Jornal Aldrava Cultural
A Arte Passeia por Mariana


Telas premiadas no CONCURSO INTERNACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS "Compositor ANTONIO GUALDA" - 2006, de GRANADA, Espanha, são expostas nas ruas e praças de Mariana.

O público pára, aprecia, comenta e se encanta com a arte contemporânea

que invade as ruas e praças de Mariana.

(Exposições públicas nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2007)

Alunos da Escola Estadual Dom Benevides

Alunos da Escola Estadual Dom Benevides

 

Alunos da Escola Estadual Dom Benevides

Alunos da Escola Estadual Dom Benevides

 

Mestre de Obras da Escola Estadual Dom Benevides

 

Populares na Praça Dom Benevides

Escola Estadual Dom Benevides (Professora Ana Cláudia)

 

Escola Estadual Dom Benevides (Leda Lopes - secretária)

 

Jovem na Praça Gomes Freire

 

Jovem na Praça Gomes Freire

 

Praça Gomes Freire

 

Praça Gomes Freire

 

Praça Gomes Freire

 

Escolares na Praça Gomes Freire

 

Praça Gomes Freire

 

Rua do Centro Histórico de Mariana

 

Praça Gomes Freire

 

Alfaiate Benjamim Gomes de Carvalho

 

Alfaiate Benjamim Gomes de Carvalho

Alfaiate Benjamim Gomes de Carvalho

 

Alunos da Escola Estadual Dom Benevides

 

Alfaiate Benjamim Gomes de Carvalho

 

Ateliê Déia Leal

 

Ateliê Déia Leal

Jardim do Seminário São José

Igreja de São Pedro

 

Igreja de São Pedro

 

Chafariz da Igreja de São Pedro

Chafariz da Igreja de São Pedro

 

Jardim do Seminário São José

 

Jardim do Seminário São José (J. S. Ferreira)

 

Jardim do Seminário São José (J. S. Ferreira)

 

Jardim do Seminário São José

Jardim do Seminário São José

 

Jovens usuários da Biblioteca Pública de Mariana

Biblioteca Pública de Mariana (Benjamim Lemos)

 

Eunice das Neves (Diretora) e Cátia Petrillo Zanol (Bibliotecária)

 

Jovens usuários da Biblioteca Pública de Mariana

 

Ala infantil da Biblioteca Benjamim Lemos

 

Ala infantil da Biblioteca Benjamim Lemos

Ala infantil da Biblioteca Benjamim Lemos

 

Déia Leal apresenta as obras a crianças

Saguão de entrada da Biblioteca Pública Benjamim Lemos

Déia Leal apresenta as obras a crianças

 

Déia Leal apresenta as obras a crianças

Crianças analisando a obra "Escolha o teu Destino"

 

Déia Leal apresenta as obras a crianças

 

Exposição em Carruagem de city tour em Mariana

 

Déia Leal apresenta as obras a crianças

 

Exposição em Carruagem de city tour em Mariana

Artista Geraldo Zuzu visita exposição na Praça Minas Gerais

Guia turístico visita exposição na Praça Minas Gerais

EXPOSIÇÃO NA PRAÇA DOM BENEVIDES

Dia 22 de Maio de 2007

As telas não falam aos ouvidos…
Mas falam por si mesmas aos olhos…
Não saem do lugar
mas
:
são capazes de caminhar sozinhas
e
viver eternamente.


Andreia Donadon Leal

A Artista Plástica Déia Leal, funcionária da Escola Estadual Dom Benevides leva para Praça Dom Benevides no dia 22 de maio de 2007, 16 obras do Concurso Internacional de Artes Plásticas compositor "Antonio Gualda" Espanha para uma exposição itinerante para os alunos da primeira escola pública de Mariana.
Alunos deste educandário, do Ciclo Inicial e Complementar de Alfabetização têm a oportunidade de conhecerem os diversos estilos da arte contemporânea com a exposição.
O leque de obras apresentadas pertencentes a diferentes estilos, confirma a importância do destino no contexto das práticas artísticas contemporâneas e contempla uma diversidade de usos, desde o desenho como desenho até ao desenho como elemento constituinte ou princípio estruturante de obras que não se deixam classificar como tal. A exposição mostra aos alunos e passantes na rua o desenho, em sentido estrito, como lugar renovado de inquietação, invenção e inovação. Individualmente, e no seu conjunto, as obras expostas afirmam as potencialidades criativas e a vitalidade de uma obra de arte.
Os alunos aprenderam nesta aula aberta o valor da expressão nas artes visuais além de exercitarem a leitura da linguagem icônica, um importante material didático para a Alfabetização.

“Desde cedo as crianças são pequenos pintores. Adoram desenhar, pintar e são os artistas mais criativos e livres do mundo. Expressam arte sem intencionalidade, mas com uma intensidade admirável aos olhos de um adulto”. Professora Maria da Conceição de Pinho Duarte - Ciclo Inicial de Alfabetização da E.E. Dom Benevides.

EXPOSIÇÃO NA PRAÇA GOMES FREIRE E OUTRAS RUAS DE MARIANA

Dia 22 de Maio de 2007

As telas não falam aos ouvidos, mas falam por si mesmas aos olhos… Não saem do lugar, mas são capazes de caminhar sozinhas e viver eternamente.
Céu pleno de luz, o jardim florido, e obras de arte se mesclam com as maravilhas da Praça Gomes Freire em Mariana. Um dos senhores mais tradicionais da bela cidade de Mariana, o alfaiate Benjamin Gomes de Carvalho comenta com a exposição de obras de arte nas ruas de Mariana:“minha idade não impede que meus pés andem pela rua para ver arte, uma das maravilhas do mundo. O desenho desta estrada de ferro traz saudades de minha vida de menino. A estrada é grande, muito larga, mas nosso tempo é curto e nela escolhi meu destino: ser um homem honrado”.
Nesta mostra, as pessoas olham admiradas as telas e pedem, por favor, posso ver? A arte é mágica e hipnótica. Nada mais existe ao redor dos expectadores: paisagem, casas, pessoas e a própria vida são segundo plano. A arte exposta na rua é simplesmente mágica.


EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL BENJAMIM LEMOS

Dia 23 de maio de 2007

No dia 23 de maio de 2007, 16 obras do Concurso Internacional de Artes Plásticas compositor "Antonio Gualda" - 2006 foram expostas na Biblioteca Municipal Benjamim Lemos. A diretora Eunice das Neves recebeu a exposição com entusiasmo digno de citação e disponibilizou todos os espaços para a realização da mesma. A bibliotecária Cátia Mara Petrillo Zanol acompanhou o grupo aldravista em todo recinto e convidou estudantes, leitores e crianças para apreciarem as obras de arte internacionais. Segundo a bibliotecária uma exposição singular para a biblioteca municipal da cidade de Mariana. Uma iniciativa inovadora da Associação Aldrava Letras e Artes em intercâmbio com a Associação Cultural Valentím Ruiz Aznar, coordenada por Antonio Gualda na Espanha e a pintora Déia Leal em Mariana: levar a arte até os recintos públicos e surpreender as pessoas que passam por este estabelecimento.

Impressões da Obra de Arte pelos alunos e leitores.

"Uma aposta, muitos palpites...
olhares curiosos
impressões
da obra de arte..."


Andreia Donadon Leal

Alguns comentários dos alunos do 1° período da Escola Municipal Padre Avelar que visitaram a Exposição.

TELA BOTÕES DO CORAÇÃO (Cristina Ferreras – Argentina)

As crianças se identificaram de imediato com esta tela. Os meninos adoram olhar pinturas de bonecos. Um menino falou: “é um coração, olha os braços do boneco, tem vários corações este menino. É para bater mais forte.”

Desenho A Lenda de uma pessoa solitária (Mantas Arbaclauskas – Lituânia)

Desenho com figuras estranhas, exóticas ou simplesmente assustadoras também chamam a atenção das crianças que viajam na imaginação dos contos de assombração: “este quadro é um homem com chifres e tem a cara muito feia, tia”. É um lobisomem de chifres”.

BATA-O AFASTADO (Tammy Duffy – Estados Unidos)
“Como faz esta tela? Isto é um rabisco. Parece com os rabiscos que a gente faz com a tia”.

ESCOLHA O TEU DESTINO (Rocio Navas Campo – Espanha)
Esta tela atraiu muito as crianças por causa da estrada de ferro. “Nesta estrada vou para casa de mia avó. Mas cadê a Maria Fumaça? O pintor tirou a Maria Fumaça?

CONTEMPLAÇÃO (Marieta Nikolaeva Nankova – Bulgária)
Quadro que causou mais discussão entre as crianças. “É uma garagem este quadro. Meu pai guarda o carro numa garagem como esta”. O outro menino retrucou: não é uma garagem, é uma casa sem porta. “É um carro”? “É uma gruta”! A briga foi grande quanto ao tema desta tela. Os aldravistas logo explicaram para as crianças que aquela tela era tudo aquilo que eles falaram e ficaram satisfeitos com a explicação.

O DOENTE IMAGINÁRIO (Raymond Furlotte – Canadá)

“Olha é um homem velho, de barba, chapéu e com o livro nas mãos.” “Parece com meu avô.” “É um homem estranho! Quem é este homem?” Os aldravistas contaram para os meninos que aquela tela era a pintura de Vincent Van Gogh, um grande pintor que nasceu há muito tempo atrás. Freqüentou a escola como eles e estudou muito. Começou a trabalhar jovem, de aprendiz em uma galeria de arte e estudou muito a pintura. O mais interessante neste dia foi à atenção, interesse das crianças e dos freqüentadores com as obras de artes expostas dentro de uma biblioteca municipal.


EXPOSIÇÃO NA PRAÇA MINAS GERAIS

Dia 24 de maio de 2007

As pessoas param nas ruas. Não adianta: a arte pede licença e passagem nas ruas de Mariana. Os passantes correm os olhos, contemplam e viajam para dentro das telas. Passam, param, olham e depois falam: - muito obrigado!
Dia muito convidativo para um passeio nas ruas da cidade de Mariana, mesmo apesar do frio. Um dos mais belos municípios mineiros, com sua simplicidade, faz parte da história do nascimento de Minas, pois foi sua primeira capital.
Um passeio, uma exposição para presentear os passantes e turistas com belas telas do Concurso Internacional de Artes Plásticas Antônio Gualda – Espanha. Para esta mostra os aldravistas escolheram a Praça Minas Gerais, onde se encontram três monumentos históricos da cidade, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, Igreja São Francisco e Igreja Nossa Senhora do Carmo. O cenário é a igreja Nossa Senhora do Carmo e uma charmosa condução que nos leva aos saudosos passeios românticos de carruagem nas ruas de pedras. As telas também passeiam em um CITY TOUR, guiadas pelo senhor Gilberto Soares e apreciadas pelas pessoas.

 

(Veja dados das obras no catálogo abaixo)

 

ASSOCIAÇÃO ALDRAVA LETRAS E ARTES

Brasil

ASOCIACIÓN CULTURAL VALENTÍN RUIZ AZNAR

Espanha

 

(Fotos cedidas por Antonio Gualda)

Compositor sinfônico, artista plástico e escritor Antonio Gualda

CATÁLOGO DE OBRAS PREMIADAS NO

CONCURSO INTERNACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS "Compositor ANTONIO GUALDA" - 2006, GRANADA, España).

A Exposição Aldravista de Arte terá abertura oficial dia 02 de junho às 20 horas

no Museu casa Alphonsus de Guimaraens - Rua Direita, 35 - Mariana, MG.

1
2

(1)"IANUA COELI, IANUA INFERNI"
"PORTA do CÉU, PORTA do INFERNO"

Dibujo. 60 x 50 cm
Autor: Kaloyan Iliev.
Varna. (BULGARIA)

 

(2) "LA MURGA"
"A BANDA POPULAR NA RUA"

Dibujo. 30 x 20 cm
Autora: Julia Elena Pérez Veiras.
Montevideo (URUGUAY).

 

3
4

(3) "Knock him out of the way"
"Bata-o afastado"

Mixed Media. 50,8 x 40,64 cm
Autora: Tammy Duffy.
EEUU - USA.

 

(4) "COMPOSITION OF COLOR"
"COMPOSIÇÃO DA COR"

Acrílico. 41'5 x 38 cm
Author: Alban Meka
Gjakove (KOSOVO - ALBANIA)

 

5
6

(5) "MAR DE LAS PAMPAS"
"MAR PAMPAS"

Acrilico. 60 x 80 cm
Autor: Óscar Gagliano.
Buenos Aires - Argentina.

 

(6) "LAS PUERTAS DE LA CONCIENCIA"
"AS PORTAS DA CONSCIÊNCIA"

Arte Digital Impreso. 30,7 x 45,7 cm
Autor: MAURICIO SILERIO.
Celaya (MÉXICO).

7
8

(7) "BROTES DEL CORAZÓN"
"BOTÕES DO CORAÇÃO"

Óleo. 45 x 45 cm
Autora: CRISTINA FERRERAS.
Buenos Aires (ARGENTINA).

 

(8) "CONTEMPLATION"
"Contemplação"

Mixed Media on Canvas.
30 x 30 cm
Autora: MARIETA (Nikolaeva) NANKOVA.
Veliko Tarnovo (BULGARIA)
.

 

9
10

(9) "LE MALADE IMAGINAIRE"
"O DOENTE IMAGINÁRIO"

Acrílico. 29 x 37 cm
Autor: RAYMOND FURLOTTE.
Montréal (CANADÁ)

(10) "L'ALTRO SGUARDO - (L'AUTRE REGARD)"
"O OUTRO OLHAR"

Pintura / Vidrio (Pittura su vetro).
40 x 30 cm
Autora: GIUSEPPINA GRAVINA.
Taranto (ITALIA).

11
12

(11) "THE BATH"
"O BANHO"

Grabado. 18 x 28 cm
Autor: Vijayluxmi Beeharry-Panray.
Floreal (ISLAS MAURICIO).

 

(12) "THE RIGHT PATH"
"O TRAJETO DIREITO"

Acrílico. 21 x 29,7 cm
Author: Dev Chooramun.
Flacq (ISLAS MAURICIO).

 

13
14

(13) "RÍOS AZULES"
"RIOS AZUIS"

Acrílico. 100 x 70 cm
Autor: Horacio Carrena
Buenos Aires (ARGENTINA)

 

(14) "ELIGE TU DESTINO"
"ESCOLHA O TEU DESTINO"

Dibujo (Estilógrafo). 64 x 50 cm
Autora: Rocío Navas Campo.
Llodio (ESPAÑA).

 

15
16

(15) "LONELY PERSON's LEGEND"
"A LENDA DE UMA PESSOA SOLITÁRIA"

Grabado (Lithography). 40,3 X 26cm
Author: Mantas Arbaciauskas.
Marijampole (LITUANIA)

 

(16) "DOS EN LA CIUDAD"
"DUAS PESSOAS NA CIDADE"

Grabado (Linóleo / Serigrafía). 20,5 x 27 cm
Autora: Paulina Márquez Pérez.
La Habana (CUBA)

 

EXPOSIÇÃO DE ARTE ALDRAVISTA

CATÁLOGO DE OBRAS DA ASSOCIAÇÃO ALDRAVA LETRAS E ARTES

1
2

"RADICAL BIKER"
Acrílico e óleo. 60 x 50 cm
Autora: Déia Leal
Mariana (Brasil)

 

"CHUVA ÁCIDA"
Acrílico e óleo. 80 x 50 cm
Autora: Déia Leal
Mariana (Brasil)

 

3
4

"PORTALUMEM "
Acrílico e óleo. 80 x 100 cm
Autora: Déia Leal
Mariana (Brasil)

 

"PORTAL ARQUEOLÓGICO"
Acrílico e óleo. 80 x 100 cm
Autora: Déia Leal
Mariana (Brasil)

 

5
6

"BIG BANG"
Acrílico e óleo. 50 x 40 cm
Autora: Déia Leal
Mariana (Brasil)

"LIXO"
Acrílico. 40 x 32cm
Autor: Camaleão
Mariana (Brasil)

 

7
8

"GABRIEL"
Acrílico. 40 x 30cm
Autor: Flávio Porto
Mariana (Brasil)

 

"O GRITO DA NATUREZA"
Acrílico. 16x 39cm
Autor: Camaleão
Mariana (Brasil)

 

9
10
11

"POETA"
Acrílico. 40 x 28cm
Autor: Flávio Porto


Mariana (Brasil)

"SEDE"
Acrílico. 107 x 27cm
Autor: Camilo
Maringá - Paraná (Brasil)

 

"TRONCO"
Acrílico. 91x 19cm
Autor: Camilo
Maringá - Paraná (Brasil)

 

12
13

"PRAÇA MONUMENTO"
Acrílico. 50 x 60cm
Autor: Dom Leal
Maringá - Paraná (Brasil)

 

"SINHÁ OLÍMPIA"
Acrílico sobre camurça - 100 x 100 cm
Autora: Cacá Drummond
Mariana (Brasil)

 

14
15

"CAVERNA DE PLATÃO"
Acrílico. 50 x 60cm
Autor: Dom Leal
Maringá - Paraná (Brasil)

 

"MARIA FUMAÇA"
Acrílico sobre camurça - 100 x 100 cm
Autora: Cacá Drummond
Mariana (Brasil)

 

16
17
18
"MULHER DE TRINTA CABELOS"
Acrílico. 45 x 55cm
Autor: Elias Layon
Mariana (Brasil)
"DESINTEGRATIUS BRUMATUM ET"
Acrílico. 41x 33cm
Autor: Elias Layon
Mariana (Brasil)
"DESINTEGRATIUS BRUMATUM ET 1"
Acrílico. 41x 33cm
Autor: Elias Layon
Mariana (Brasil)

Mariana - 310 anos fazendo a história de Minas Gerais

Século XVII
Capela de Santo Antônio (antiga capela Nossa Senhora. do Carmo)
Século XVIII
Século XIX
Século XX
Século XXI
Seminário Nossa Sra. da Boa Morte
Colégio Providência
Maria Fumaça/Estação Ferroviária
Biblioteca Pública
Chafariz/Casa do Conde
Colégio Providência
Estação Rodoviária
Escola Pública
Voltar