Jornal Aldrava Cultural
Cartas recebidas

 


Andréia,
Obrigada pela bela mensagem e pelas informações culturais que me foram enviadas durante o ano de 2007. Desejo a você e aos demais aldravistas, que o novo ano traga ainda mais criatividade artística que se reverterá em benefícios para nós - os admiradores do jeito aldrava de ser. Que vocês continuem conduzindo a vida com a alegria e energia criadora que lhes são peculiares.
Um grande abraço e Feliz 2008!

Margareth Marton, Mariana, 26 de dezembro de 2007

Querida Andréia, muito obrigada por sua participação. Que beleza de comentário. Não sabia que você era pintora. Que legal! Fiquei encantada com sua obra de arte tão pós-moderna, tão dentro dos nossos conceitos acadêmicos. E mais, as linhas em diagonal, a circularidade das rodas, as cores, tudo leva o espectador a movimentar os olhos, o pensamento, as concepções, enfim, parabéns e obriga por colocar sua criação para podermos tecer comentários.
Um grande beijo.
Afrodite Aguiar Pinter Cardoso - Thursday, 20 December 2007, 11:37 (Professora do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais - SENAC)

 

Acuso, agradecido o recebimento de sua mensagem de natal e retribuo da mesma forma. Cordialmente,
Senador Sérgio Guerra
, Brasília, 18 de dezembro de 2007

O Espaço Cultural Casa do Fernando agradece ao Jornal Aldrava Cultural a atenção que nos foi dispensada ao longo do ano de 2007, esperando que em 2008 possamos estar com muita sáude e paz, para darmos continuidade a esse trabalho maravilhoso, que com certeza, estamos contribuindo para o enriquecimento artístico e cultural do nosso país!
Atenciosamente,
Espaço Cultural Casa do Fernando

Fernando Barbosa e Silva, Belo Horizonte, 18 de dezembro de 2007

Feliz Natal, linda flor do cerrado, feliz Natal, Aldravistas, feliz Natal, Mariana, cidade onde os sinos contam da vida nova em Jesus! Foi um ano muito bom, foi ótimo conviver com vcs, foi tudo muito frutoflorróseodesabrochar!
Andréia, Jb, Dom Gabriel, Hebe, Sebastião,
FELIZ NATAAAL!

Nena
de castro. Ipatinga, 18 de dezembro de 2007

Déia, tudo bem?
Que idéia linda! Amei o Aldravinha, adorei a sua foto, você está linda!
Espero poder contribuir com o jornal; mandarei ilustrações dos meus futuros alunos.
Abraços a você e ao Dito. Se você vir o Aldo, mande um abraço para ele; também para a Magna, ao Serginho e à Vanda.
Abraços carinhosos a vocês.

Elaine Aparecida Pimenta - Itabirito, 18 de dezembro de 2007

LINDO!!!
Eu tento reproduzir os natais de minha infância, para que não se acabe a mágica do Natal.
Tem árvore, papai Noel, mesa MUITO grande com todos sentados, oração antes da ceia para lembrarmos que este dia é em louvor à Jesus. Para vc Déia, um Natal mágico cheio de amor e paz, e um Ano Novo repleto de realizações
Com carinho,
Mara Montezuma, 18 de dezembro de 2007

Prezado Donadon, seu texto é monumental na exata medida de tê-lo autorizado ( ele o representa) a desferir um corte de alto a baixo nas idiossincrasias "...de algo que se acostuma acontecimento na vida social, e não superam o Tissot etc etc". De novo, recupero as instâncias da subjetividade (sua obra e o seu corpo; seu ego e a exterioridade) para dizer ao querido amigo que traímos, sim, porque seria impossível ao poeta - no compromisso com a sua liberdade - deixar de dizer ao mundo o que é negado em sua própria casa. Talvez seja o caso de se perguntar se não estaria -também o poeta - dissimulando a verdadeira compreensão da sua comunicação poética, de modo a não somente fazer calar as mentes castigadas ( no lugar de castigar as mentes caladas) pelo alvoroço das alegorias e das concorrências, mas, especialmente, para estender a sua carne e o seu verso aonde as inconfidências jamais iriam. E isto por que, caro Donadon? Porque "...no meio do caminho tinha uma pedra". Quanto a parecer que ninguém se incomoda com isso, arrisco dizer, com humildade e reverência, que a você e a mim, sem dúvida, incomoda. Abraços fraternos do sempre seu admirador
Daladier Carlos. Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2007


In: Jornal Estado de Minas, 14/04/2006, pág. 08, Carta do Leitor

Andréia, meus parabéns! O trabalho de sua equipe merece destaque.
O Jornal Aldrava Cultural promove e educa.
Parabéns!
Beijos.
Maria Luiza Mourão. 13 de dezembro de 2007.


Olá Andréia, como estão as coisas aí em Mariana? Espero que bem. Adorei o Jornal Aldrava. Você é muito boa nessa área ... desde já um feliz ano novo para você e toda sua família .... Abraços..
Nara Lima Costa - Belo Horizonte, 13 December 2007, 14:50

Li com muita satisfação as matérias veiculadas no Jornal Aldrava Cultural, tendo a certeza de que a empreitada levada adiante pelos vereadores de Santa Bárbara foi frutífera e vem sendo elogiadamente reconhecida. Santa Bárbara, hoje, respira novos ares culturais.
Obrigado e até breve.
Frederico Magalhães Ferreira
, Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara, 10 de dezembro de 2007.

O Projeto aldravista de Incentivo á Leitura merece aplausos, admiração, seqüência. Merece que lhe sigam o exemplo. A facilitação à leitura, o desenvolver nas pessoas em formação, desse gosto necessário pela palavra escrita, publicada, o incentivo a que as crianças escrevam e também se expressem pelas artes,é sem dúvida, herança imensurável. De que forma mensurar a criatividade dos organizadores do projeto, a dedicação à infância e à adolescência, as horas perdidas (ganhas), na preparação do material, da metodologia? A didática eficiente? A arte e as letras colocadas a serviço das releituras, sob a ótica da criança, mas com a orientação precisa? Sobretudo, o não constrangimento em dar amor, amor incondicional à infância? Amor aos educadores que receberam a ajuda e auxiliaram com disponibilidade, amor à sua cidade, a primaz do Estado, ao qual se orgulham de pertencer e que vêm representando em certames e exposições, eventos e jornais, galhardamente. Aos quatro poetas cuja resumida biografia poderão ler acima, sempre chamo de quadrado perfeito, aquele que no Oriente representa harmonia, equilíbrio, perfeição nas ações, criatividade, paz e amor universal: Gabriel, Sebastião, Andréia e Benedito. Por lhes conhecer muito, o trabalho contínio e dedicado, mas penso que agora, falarei de um pentágono cuja magia e poder esotérico permite a força do Bem, pois D.Hebe Rôla, Professora emérita da UFOP, quem conheci quando estive Mariana, integra-se ao grupo, sobretudo ao som dos Sinos, de sua lavra e dos sinos marianenses reveladores de fórmulas, segredos, e acontecências.
Mais que falar? Muito mais! Mas somente aos poucos, pois do contrário, passaria aqui todos os dias, a parabenizar, a louvar a excelência da obra, dessas pessoas de talento que incentivam a Leitura, como todos deveriam tentar (pelo menos) fazer.
O que acho, é verdadeiro, legítimo, real - e dele dou fé - com esperança e fraternidade.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.
Delegada da ALPAS XXI, por MG e Ba, Representante do Movimento Cultural aBrace (Uruguai/Brasil, em Minas Gerias), Diretora de pesquisa do MUNAP (museu nacional de Poesia), Psicóloga Clínica e empresarial, treinadora em adolescência, mulher, criança e família. Belo Horizonte, 10 de dezembro de 2007.

Http://www.clevanepessoa.net/blog.php

Andreia, por fineza gostaria de mais detalhes sobre os projetos realizados.Estou muito interessada nesta questão da melhoria da leitura.Parabéns pela bela festa de culminância. Abraços.
Magda Campbell. Diretora Financeira da APPMG - Associação Professores Públicos de Minas Gerais, Vice-Presidente da COOHAM - Minas Gerais. Belo Horizonte, 10 de dezembro de 2007
Esta carta refere-se ao publicado em http://www.jornalaldrava.com.br/pag_lanc_aldravinha.htm

_______________________________________________________________

Para J. S. Ferreira e Rosane Dias (autor e ilustradora),
pelo lançamento do livro Jenipapo.
De: Stella Leonardos - UBE-RJ

 

Ah, Andréia, você é uma poeta-poesia, como a nossa querida amiga Clevane. Pessoas excepcionais, abençoadas por Deus e pela Natureza. Pessoas que redimem o gênero humano, tão brutalizado ultimamente. Deus seja louvado. Os jornais, seu livro e seus textos estão bem além com seus fulgores embelezando as paredes e o teto de minha biblioteca. Estão como flores aguardando o olfato, como alimentos aguardando a fome. Enquanto aguardam, aumentam a palatabilidade (quê palavra, heim?) - é como se já estivessemos, na prelibação, usufruindo os sabores da mais legítima poesia de nossos anelos (outra palavra...desculpe). Agradecimentos e abraços do amigo e admirador intelectual,
Lázaro Barreto. Divinópolis, 06 de dezembro de 2007

Prezada Andréia,
Obrigada pelos artigos que tem me encaminhado. Serão de grande valia para meu Projeto de Intervenção Escolar para crianças carentes num Bairro da zona norte em BH, conforme Clevane lhe falou.
É bastante extenso, portanto o meu professor me convidou a dar continuidade neste Projeto como forma de estágio educacional, acreditando no meu trabalho.
É bom poder contar com pessoas que acreditam em nós, nos servem como exemplo e possuem uma mesma linha de pensamento. Através da educação, das crianças, este mundo pode mudar.
Ficam meus agradecimentos, um forte abraço.

Karina Campos
, 15 de novembro de 2007.

Meus sinceros parabéns cara Andréia!
É uma honra termos uma irmã da nação nos representando de forma tão maravilhosa (através da arte), estive olhando algumas fotos da exposição através do site, gostaria, se possível, de ver mais trabalhos expostos, se tiver mais e puder me enviar, apenas a título de apreciação, ficarei muito satisfeita.
Grande abraço
Kérlia Nether, 14 de novembro de 2007

Parabéns aos Membros e homenageados da RD-InBrasCI-MG e ao Movimento Aldravista.
A Diretoria do InBrasCI Nacional congratula-se com os talentos mineiros e augura-lhes sucesso completo em sua luta em prol da Cultura.

Marilza Albuquerque, Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2007

Andréia, boa tarde!
Li a sua crônica e gostei muito, pois comungo com sua idéias e principalmente acredito muito no projeto de horário integral idealizado pelo grande educador Darcy Ribeiro, como uma das ferramentas de transformação social, através da construção do conhecimento. Existem muitos discursos e boas intenções em torno da educação, porém as ações aindas som poucas, acho que por falta de vontade política. Mas enquanto tivermos educadoras como você, que tem plena consciência de que medidas devem ser tomadas para que essas tranformações ocorram, acho que o meu sonho de tranformação da educação não será insólito.
Eu gostaria, caso você tenha, de ter o prazer de ler outro artigos seus.
Um abraço!
Elizabeth Cota
, Mariana, 09 de novembro de 2007.

A artista Deia Leal tem a tela "Outono" na Exposición Arte de los 5 Continentes - Maracena, inaugurada dia 02 e que vai até o dia 30 de novembro, é a Governadora do InBrasCi em Minas Gerais, sede em Mariana, cidade primaz do Estado (seu nome de poeta é verdadeiro: Andréia Donadon. Claro, Déia Leal, também é veraz, uma forma com que a artista assina sua obra - o que costuma acontecer no meio artístico plástico).
Não pôde viajar por dificuldades burocráticas em conseguir as passagens pelo Intercâmbio Cultural do MINC (questões de prazo estipulado oficialmente). Embora lamentemos que a autora da tela não esteja lá, sabemos que merecerá a devida atenção dos espanhóis e visitadores da mostra.
E, nosso país, o olhar sobre os artistas lídimos precisa ser mais amplo!
Clevane
Pessoa, Belo Horizonte, 08 de novembro de 2007

Clevane, muito bom dia!
OPINANDO, a teu pedido: Em primeiro lugar : Andréia Leal, já chegou a Espanha há muitos séculos e está retornando com força total, via os caminhos que ela mesma descobriu. Em segundo lugar : Todo artista tem que ir onde o POVO ESTÁ, é algo bem MINEIRO, se não me engando de MILTOM NASCIMENTO que eu tive o prazer de conhecer no Clube da Esquina. E claro ANDRÉIA LEAL e todos Aldravistas e Artistas conhecedores da sua Arte e das Artimanhas que a própria Arte nos LEGA, sabe ou sabem, ah se sabem que tudo acontece no MOMENTO CERTO e no LUGAR CERTO.
NENHUM BOM ARTISTA, deve forçar nada, e nem se preocupar com nada, tudo está como o UNIVERSO PRETENDE QUE ESTEJA, e sei que ela merece como todos nós merecemos muito mais que ir apenas a ESPANHA....e volto a dizer, já foi, já voltou e sempre irá onde bem entender.
Agora se estamos falando de RECONHECIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL, creio que o próprio Estado de MINAS GERAIS, é quem deve dar o contributo e fazer com que não apenas ANDRÉIA LEAL, mas todos os ARTISTAS MINEIROS de RECONHECIDO LABOR, cheguem onde MINAS GERAIS também MERECE CHEGAR e aí minha querida Clevane está algo que nós observamos e com muita atenção, respeito e consideração.
MILTOM NASCIMENTO DIVULGA O BRASIL NO MUNDO e claro, a sua obra hoje é
MUNDIAL, e reconhecida.
Andréia Leal, já é a Embaixatriz de MINAS GERAIS e do Brasil em várias partes do mundo, apenas talvez o PRÓPRIO ESTADO BRASILEIRO onde ela vive ainda não lhe deu o devido valor , assim, vamos lembrar uma frase histórica? "Antes que algum aventureiro lance mão dele!"
Vamos converter esta frase para nossa querida ANDREIA LEAL? E quando então os GRANDES MECENAS APARECEREM e levarem ANDRÉIA LEAL de Minas Gerais, como vai ser?
É só isto que eu tenho a dizer e sei que também isto irá acontecer, aliás a luta de Andreia pelas crianças e pela Cultura, é o que mais reconhecemos e entendemos como UM GRITO DE INDEPENDÊNCIA E DE LIBERDADE que o próprio
Tiradentes tanto queria que ocorresse com MINAS GERAIS E BRASIL, oras, o que a genética traz, ....quem consegue nos tirar?
Abraços e perdão por me alongar.
Édison Pereira de Almeida. Ilha da Madeira, 06 de novembro de 2007


EXPOSICIÓN "ARTE DE LOS CONTINENTES 2006/2007, da ACVRA/Casa de Cultura de Maracena (V)
Vejam, nestas cinco páginas,as telas envidas pela Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, presidida pelo artista, inventor e escritor Antonio Gualda. O mostruário é divulgado pela artista Deia Leal, cujos trabalhos em prol das Letras e das Arrtes, do Aldravismo, da educação artístico-literária de crianças,sobejamente divulgada neste blog e que deveria ser melhor contemplada pelo Estado onde mora ,com reconhecimento e aplausos. Todas as medalhas recebidas, as honrarias e títulos, não foram concedidas para ficar na gaveta.Em pleno terceiro milênio, quando o valor da publicidade devida toma proporções históricas, é inaceitável que uma artista brasileira, um povo que somos, sufocados por imporstos e desaventuranças, não possa responder a uma carta convite e participar de um evento que tanto ajudou a divulgar. Passei por algo similar quiando um conto meu mereceu o primeiro lugar ex-aeqüo - e não pude ir ao Algarve, em Portugal , receber a premiação! O Governo do Faro, gentilmente, mandou-me, por via poetal, os prêmios:coletânea, diploma, medalha, prato de bronze, onde atrás, está gravado:"agradecemos a presença da contitra brasileira entre nós", ou seja, eles confiantemente gravaram minha provável presença entre para os festejos.
Tentei Município, Estado, Governo federal. Por um engano, a primeira comunicação recebida colocou primeiro lugar para
todos.isso foi-me jogado como motivo.Nem tentaram averiguar o erro. Nem seria possível,todos autores serem classificados em primeiro lugar. Na coletânea, no diploma,estava claro, então enviei a todos que negaram o apoio financeiro. Agora, uma Copa Mundial de Futebol, que foi anunciada por estes íltimos dias e acontecerá no Brasil daqui a sete anos, já começou a mobilizar mídia, lucros, possibilidaes. Dou o devido valor a esportes,mas por que a Arte e a Literatura , em nosso País tem de ser algo de terceiro ou quarto escalão? Para editar um livro, se paga e depois da noite de autógrafos, convidados parentes e amigos (muitas vezes, os jornalistas nem comparecem), como vender, se o escritor e o poeta têm de trabalhar em outra área, para manter-se, cumprir horário, bater ponto?
Na capital mineira, as pequenas editoras - grandes praticamnte não as há - cobram para editar, mas não distribuem. E muitos editores ficam com 30% na noite de lançamento, para pagar o espaço físico, o coquetel. Os autores ficam endividados...
Os artistas plásticos, para ter suas telas, devem comprar tinta bastante cara, telas, emoldurar... Depois, se cobrar com alguma margem de lucro, quase não vende... Ah, se eu fosse milionária,seria uma mecenas.Mas se eu fosse política,
nesse país,mudaria esse detestável status quo. Declaro, para os devidos fions, que Andréia Donadon merece ir à Espanha,
merece ser patrocinada, assim como os demais artistas brasileiros que esperam merecimento.E ela MERECE.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes, Belo Horizonte, 01 de novembro de 2007 no Blog: http://www.clevanepesoa.net/blog.php

Bravo !!!
É de extrema importância o valor dado por todos desta casa a CULTURA. Parabéns pelo valioso e singular instante.
MUIIIITO SUCESSO... A ARTE DE VIVER É VIVER COM ARTE !!!
Cláudio Márcio Barbosa, 05 de novembro de 2007

Olá, Andréia
Parabéns pelo teu empenho pelas expressões artísticas do povo do Brasil e do mundo!
Daqui do extremo sul do Brasil, vou repassar teu convite que celebra a diversidade cultural.
Um abração!
Rozelia Scheifler Rasia
, 05 de novembro de 2007

Parabéns à Andréia Donadon Leal, por essa investidura tão importante junto ao InBrasci. Parabéns ainda aos demais integrantes do grupo mineiro. Juntos, vocês confirmam a tradição e a qualidade das Letras de Minas Gerais.
Daladier Carlos/ RJ 05/11/07

Andréia, quando vi na tv a reportagem sobre o Fórum das Letras em Ouro Preto, tive certeza que vocês estariam lá. Cada vez mais admiro sua batalha incansável. Deus a abençoe.
Djalma Santana, 04 de novembro de 2007

Parabéns! É sempre bom ver companheiros de ofício sendo reconhecidos pelos trabalhos realizados na área cultural, tão relegada a segundo plano pelas intituições.Abç, de Cláudio Leal, jornalista, poeta e dramaturgo. membro do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro,01 de novembro de 2007.

Distinta Governadora da RD-InBrasCI-MG, Andreia Donadon Leal. Perfeita a matéria abordando a última reunião do InBrasCI. Com certeza a Presidente do InBrasCI aproveitará parte ou o todo para disponibilizar no blog do Instituto.
Aproveito para renovar os votos de sucesso. Abraços,
Elvandro Burity, Rio de Janeiro - RJ
, 31 de outubro de 2007.

Andreia, você conseguiu, AGLUTINOU o que buscas na força que a Cultura e as Artes lhe passam e tens muito mas muito a acrescentar ao movimento HISTORICO de MARIANA, nestas vidas todas que dizem se repetem você traz esta pujança e este acreditar no que fazes e sei bem como é dura a tua vida, como é difícil até o teu estado de saúde, mas superas, sois mesmo SUPERIOR pela humildade e força de vontade. A você , a todos, em especial aos que agora darão mais luz ao IBRACI, sigla que eu nunca irei mudar, pois foi assim que acreditei , quero desejar votos de muita luta, persistência e coerência no movimento ALDRAVISTA, e não só, pois você mesma sabe que Cultura muitas vezes subjulga outras culturas e MARIANA, agora tem força na ANTIGA CORTE DO RIO DE JANEIRO, assim como na CIDADE MARAVILHOSA. Da minha parte, só tenho a agradecer você existir para dar força a este movimento que se quer CULTURALMENTE EQUILIBRADO, SÃO E ETERNO. Aceite meu abraço amigo e distante da Pátria que eu tanto amo! Édison Almeida, Ilha da Madeira, Portugual, 31 de outubro de 2007.

Prezada Andreia Leal,
parabéns pela sua posse bem como por este belo trabalho de divulgação. Felicito também a estimada Marilza Albuquerque pela fervorosa dedicação ao InBrasCi que já está dando preciosos frutos. Que Deus as abençoe para que cada vez mais o InBrasCi se desenvolva e realize expressivas manifestações culturais.
Cordial abraço,
Beatriz Dutra
Secretária - Geral da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa.
31 de outubro de 2007

Isto é fazer CULTURA!
Parabéns a todos voces!
beijos e sucesso
Regina Mello
, 31 de outubro de 2007

Andréia e Benedito, adorei a mensagem e os poemas para homenagear o dia do professor. Parabéns a todos nós, professores e professoras! Ah! o projeto sobre hai-kais com as minhas crianças foi lindo, um sucesso! Obrigada. É muito bom ouvir as crianças falando sobre hai-kais, sobre bashô...
Saudades!
Abraços carinhosos a vocês.
Sejam felizes sempre! Muito sucesso!
Elaine, Itabirito, MG.
25 de outubro de 2007.

Querida amiga, Clevane Pessoa, obriga-me o coração a agradecer-lhe tanto carinho e apreço, manifestos na divulgação do recebimento do Prêmio Mauro Mota / UBE-2007, solenidade ocorrida nas dependências do Teatro R. Magalhães Jr., onde recebemos (nós, aldravistas que somos, nesta jornada impagável em prol da Cultura!) destaque extraordinário com a interpretação de meu poema "a magia da roça".
Foram momentos inesquecíveis a um poeta, cuja pretensão maior é a de situar-se através de palavras escritas, neste mundo velho de guerras. Então, ser agraciado com um Prêmio tão distinto, que traz em seu bojo a merecida homenagem ao grande Poeta MAURO MOTA cujos poemas sempre me encantaram, desde menino, pela técnica impecável e inspiração elevada, repletos de imagens apuradas e buriladas no labor daquele que soube fazer versos tão raros e como tão poucos os conseguem fazer, é uma HONRA enorme e com letras maiúsculas!
Cá estou, bastante cansado e deveras embevecido, como menino bobo e do interior que chegasse à capital das Letras para receber aplausos e homenagens de pessoas generosas e tão importantes!
Toda essa festa me extasia e assusta-me a responsabilidade, como poeta mineiro interiorano que sempre fui, de mostrar a um público maior minha produção literária tão pequenina e tão insignificante! Mas, há de haver sempre um começo e vamos começar! "Ex-corde": muito obrigado, Clevane, por tudo quanto vem fazendo por mim e pelo Aldravismo!
Um abraço fraterno do
Gabriel Bicalho. Mariana, 21 de outubro de 2007

Resposta de Clevane Pessoa

Sei que os Aldravismo será, daqui a certo tempo, reconhecido como uma grande e inovadora escola literária. É propícia ao dizer poético dos tempos modernos. Busca a sutileza quase oriental, tanto para a representação pictórica quanto a literária.na primeira, Déia Leal faz uma carreira rápida, como soi ser, nos tempos modernos, mas emergente de muita disciplina, trabalho e convicção estilística.
Nas Letras, em especial na poesia, faz parte do quarteto invencível, J.B.Donadon professor na UFOP e Doutor semiologia, marido de Andréia Donadon (a mesma "Deia Leal"); J.S. Ferreira que vem de publicar agora pelo CLESI, em parceiria com a editora ALDRAVA, de Ipatinga, MG, seu Jenipapo, com versos adoráveis destinados ao público infantil.A precisão poética de Sebastião, nos impressiona, bem como sua poética social.
A entrevista que aqui fizemos com ele, foi muito degustada, inclusive por pessoas de vários países e grupos a quem enviei a página.
Donadon é a essência do estilo aldravista em pessoa.
Quem lê o Jornal Aldrava, encontra, naquilo que escreve, toda uma filosofia de vida, um saber literário, a argamassa de um leitor cuidadoso e voraz (possui uma bilioteca de cerca de 5 0000 títulos). Bom conhecer quem acredita no que faz. Andréia, que é a RP, a divulgadora do jornal Aldrava e do Aldravismo em todas as suas interfaces e transversalidades sempre me impressiona pela garra, possui o que hoje quase não existe mais: polidez do verbo, a capacidade de detectar possibilidades e ir atrás, sem se importar com as dificuldades, o altruísmo... Escreve da mesma forma que pinta.Estilo singular e pleno .
Os aldravistas, contemplam, por excelência, a metonímia,partem do mínimompara o máximo, sigerem, permitem entreteceres de imaginação e usam uma imbatível metologia participativa, uma vez que o leitor, o apreciador poderá adentrar-se em sua obra e ali instalar seus prórpios conceitos.
Não é fácil ser simples, para um autor. E eles o são.
Embora na cidade haja outros participantes do aldravismo, por exemplo, D. Hebe Rôla, de quem, no Dia da criança, publiquei poema enviado por Abdréia, Gabriel, Donadon, Déia e Sebatião, a meu ver, formam o que os orientais chamam de "quadrado perfeito" onde cada ser está representado. A bico de pena, fiz para Estalo, a Revista, minha interpretação do quadrado perfeito, coloquei também a mulher num deles.
E vou agora fazer quatro, cada um a representar um dos autores citos.
Eles formam essa força absoluta, pois aldravismo é um estilo de vida, além de uma corrente literária.
Gabriel Bicalho usou o pseudônimo de Antúrio Branco para concorrer.Trata-se de uma das flores mais resistentes que se sabe existir, muitas vezes, pensa-se se é de borracha ou plástico, quais as das imitações decorativas.Resiliente e bela, existe nas cores vermelha, laranja e branco.Mas não é à toa que o escritor tem nome de anjo, o guardião, o anunciador Gabriel, respeitado em muitas religiões.
E essa pessoa que se tem de esgrimar, o faz em paz, somente poderia nomear-se na cor branca,onde estão milagrosamente guardadas sete cores, reveladas pela magia milenar dos prismas de cristal.
Sempre digo que, ao nascer, colocamos personagens e passagesn em nossa vida.Os que vivem mais décadas, conforme eu e ele, sabemos que, lá na frente, a sementeira floresce. Gabriel, na carta acima, diz que, desde menino, sempre admirou a poesia de Mauro Mota. E agora, sua obra "Beiral Antigo", recebe o prêmio com o nome desse autor. Anjo de Mariana: a cumprir a missão inovadora de anunciar, com simplicidade: "Ad maiora natus sum". Anjo hodierno, antúrio branco. Aldravista, bate à porta do novo para anunciar o aldravismo. Sua batida tem a leveza e o entusiasmo de sua alegria, seus códigos de Poeta, pródigo no testemunho de seu estilo e na generosidade de suas ãcontecências. Somente neste ano, já recebeu dois grandes prêmios. Aplaudo-o, com minhas frágeis asas de borboleta.
E para que ele recorde ainda mais as impressões da alma nessa vivência linda, cercado de escritores e com seus amigos, o quadrado perfeito oriental, a máxima de Dumas para os Quatro Mosquiteiros ("Um Por Todos, Todos Por Um"), onde a quarta personagem é mulher e mais jovem, e a repetição dos flashs.
Tenho a felicidade de ter neles grandes amigos; apesar da distância, sentir abrigo em Mariana, no aldravismo, nessas almas grandiosas. Principalmente, comovo-me com seu trabalho em levar Poesia e arte às crianças marianenses, para que cresçam sob o halo da beleza absoluta.
Parabéns, Gabriel Bicalho. Parabéns, aldravistas!

Clevane Pessoa de Araújo Lopes,
Belo Horizonte, MG,Brasil. 22 de outubro de 2007
(Texto publicado no Blog http://www.clevanepessoa.net/blog.php)

Poeta Gabriel. Estava presente na cerimônia de premiação da UBE. Fiquei encantada com o poema declamado e gostaria de conhecer os outros. A força dos seus versos levou-me de volta à infância, em São Lourenço, na casa de minha avó. Gostaria muitíssimo de adquirir esse livro quando for publicado ( acredito que o senhor vai editá-lo aí em Minas) e algum outro (ou outros) de sua autoria. Aguardo ansiosa uma resposta sua. Em tempo, após o encerramento, fui procurá-lo para dar os parabéns e não o encontrei, faço-o agora. Que Deus o abençõe e conserve a sua sensibilidade.
Com admiração.
Dagmar Maia, 22 de outubro de 2007

Querida Andréia Donadon Leal:
Obriga-me o coração a agradecer-lhe tanto carinho e apreço, manifestos na divulgação do recebimento do Prêmio Mauro Mota / UBE-2007, especialmente, e quanto à nossa participação durante a solenidade, nas dependências do Teatro R. Magalhães Jr., ao recebermos destaque extraordinário com a interpretação de meu poema "a magia da roça". Foram momentos inesquecíveis a um poeta, cuja pretensão maior é a de situar-se através de palavras escritas, neste mundo velho de guerras. Então, ser agraciado com um Prêmio tão distinto, que traz em seu bojo a merecida homenagem ao grande Poeta MAURO MOTA, cujos poemas sempre me encantaram, desde menino, pela técnica impecável e inspiração elevada, repletos de imagens apuradas e buriladas no labor daquele que soube fazer versos tão raros e como tão poucos os conseguem fazer, é uma HONRA enorme e com letras maiúsculas! Cá estou, bastante cansado e muito embevecido, como menino bobo e do interior que chegasse à capital das Letras para receber aplausos e homenagens de pessoas generosas e tão importantes! Toda essa festa me extasia e assusta-me a responsabilidade, como poeta mineiro interiorano que sempre fui, de mostrar a um público maior minha produção literária tão pequena e tão insignificante! Mas, há de haver sempre um começo e vamos começar! "Ex-corde": muito obrigado por tudo, amiga! E que este agradecimento seja extensivo ao J. B. Donadon-Leal e ao J.S.Ferreira! Abraços fraternais a você e aos meus amigos, irmãos de opa: José Benedito Donadon-Leal (J. B. Donadon-Leal) e José Sebastião Ferreira (J.S.Ferreira) que me acompanham, como você, aldravistas, nesta jornada impagável, em prol de nossa cultura. Deste gratificado
GABRIEL BICALHO, 21 de outubro de 2007

Prezado Gabriel, impossibilitado de comparecer a este momento tão importante não só para você, mas também para a comunidade intelectual marianense, felicitando-o pelo merecido prêmio no Concurso Literário UBE-RJ 2007, na Categoria Poesia, com o livro inédito Beiral Antigo. O acadêmico Gabriel estar no primeiro lugar não seria surpresa para todos nós que conhecemos seu valor. A Academia Marianense de Letras se orgulha de tê-lo em sua galeria. No ano em que completamos 45 anos de existência, nossa Academia se sente também premiada com o seu sucesso.
Receba meus aplausos.
Roque Camêllo
, 19 de outubro de 2007

Andréia, meus cumprimentos ao Gabriel e aos demais aldravistas. Além da qualidade intelectual de todos, é gostoso ver a união, a participação e alegria de uns nas vitórias dos outros. Parabéns! Gostaria de ler "Beiral Antigo", como consigo?
Um abraço
Margareth Marton, 22 de outubro de 2007

Bom domingo, poeta Andreia. O movimento artístico que vejo assim de longe, aí em Mariana, é dos mais saudáveis e estimulantes. Parece que a região e a cidade transpiram essa estimulação e essa salubridade. Creio que é uma região assinalada pelos astros mais altos do céu. A boa tradição vem coadjuvar, né mesmo? Em qual outra parte de Minas floresceram poetas tão alvissareiros e contundentes como os da época da Inconfidência? A História tem, sim , o poder de impregnar em cor e luz as dádivas dos tempos mais afortunados. Tenho um primo no Rio que tem parentesco com a familia Bicalho aí da região, descendentes do Odilon de Oliveira Barreto, primo de meu avô José de Oliveira Barreto. Haverá alguma relação parental com o Gabriel? De qualquer maneira somos todos parentes por parte de Adão e Eva e muito mais ainda por parte de grego Orfeu, não é mesmo? de minha parte é um prazer e uma honra. Parabéns ao Grupo Aldrava e abraços à poeta e pintora que admiro e estimo.
Lázaro Barreto.
21 de outubro de 2007
(Obs.: refere-se à participação dos aldravistas na entrega do Prêmio Mauro Mota a Gabriel Bicalho)

Parabéns a todos! Saravá! Acho que estamos vivendo uma grande revolução literária. Uma revolução cultural digna de já ser batizada com grandes apelidos, à altura da importância. Pois a safra é otima! Quando eu chegar aí... quero que vocês me expliquem bem, de maneira clara, tudo. Assim eu ficarei mais por dentro, pois mesmo vivendo por aqui, eu ainda sou o matuto velho do Arraial da Pedra de Nossa Senhora da Conceição da Bôca das Caatingas, Pedra Azul.
Abrações
Parabéns!
Heitor de Pedra Azul
, 21 de outubro de 2007
(Obs.: refere-se à participação dos aldravistas na entrega do Prêmio Mauro Mota a Gabriel Bicalho)

J. S. Ferreira, agradeço-lhe a visita e os livros. Jenipapo é um livro lindo! Que você desfrute o merecido sucesso. Seu talento é inquestionável e seu coração é bodoso.Uma pessoa assim está fadada a ter muitas alegrias na carreira e na vida.
Até qualquer dia,
Míriam Blonski, 18 de outubro de 2007

J.S. Ferreira, recebi seu lindo livro infantil “Jenipapo”.Li e gostei muito. Você está de parabéns! Tenho recebido também o jornal “Aldrava”. Fico- lhe muito grata por me enviar sempre novos números. Nossas felicitações, do meu marido e minhas e obrigada.
Conceição Parreiras Abritta
, Belo Horizonte, 18 de outubro de 2007.

Sobre "manifestos aldravistas" publicados neste jornal na página "artigos"
Genteeeeeeeeeeeeee isto é um TRATADO de algo literato e de algo sublime em relação ao texto , ao sujeito e a tudo que a Arte exprime, seja em texto ou simplesmente em praticar a arte......muito bem, .....guardem bem este TRATADO, pois são poucos que nascem com tanta liberdade de expressão e conteúdo.
Édison Pereira de Almeida - Chanceler do InBrasCI - EUROPA.16, Oct 2007

Andreia, Benedito, Gabriel, Sebastião e demais aldravistas
Parabéns por mais esse evento de reconhecimento da arte aldravista. Sinto-me orgulhosa de vocês, por estarem elevando o nome de nossa cidade e sempre para o bem.
Um abraço,
Margareth Marton, 9 Oct 2007

Que beleza, Andreia. Vocês vestem mesmo a camisa da literatura, heim? Felicito a você e a seu marido e a todos os participantes. E também a mim por comungar da mesma fé de ofício e participar, mesmo de longe, da confraternização. Felicidades, sempre!
Lázaro Barreto. 08/10/07

O trabalho de arte e literatura com crianças é algo que além de emocionar, de fato atinge quaisquer objetivos culturais e merece meu aplauso!
Celito Medeiros, 8 Oct 2007

Prezado J. S. Ferreira, é com muita alegria que lhe escrevo, parabenizando o Jornal Aldrava Cultural e dizendo que sempre estou divulgando o trabalho de vocês e até mesmo utilizando o Jornal para as minhas aulas de literatura.
Micheline Madureira Lage, Timóteo, 27 de setembro de 2007.

BOM DIA..! ANDREIA, "ARTISTA, POETA E CONTISTA.
ARTE PURA, PURA ARTE !" OBRIGADO. TEUS TRABALHOS SÃO FANTÁSTICOS! ME TRAZEM ESTÍMULOS, EQUILÍBRIO E HARMONIA, ME FAZEM VIAJAR NO TEMPO E NO ESPAÇO... ME LEVAM À CRIAÇÃO !
ABRAÇO GRANDE
JOSÉ AMÉRICO PEDROSO MARQUES DE OLIVEIRA, 3 de outubro de 2007

Prezado amigo Gabriel Bicalho e Equipe,
A família enlutada de ZIZI sapateiro, vem através deste, agradecer as mensagens, bem como as manifestações e palavras de conforto expressas com a pureza da alma e espírito em homenagem a memória do nosso querido e saudoso pai.
Que hoje está no céu na paz que o pai celestial lhe proporciona, não só pela sua arte que divulgou Mariana por além fronteiras, mas pelas suas obras de caridade para com o próximo, o grande amor a sua família, a lealdade com os amigos,sua coragem, sua humildade, seu caráter e honestidade, que ficará conosco para sempre...
"
Pai, agora você é uma estrela serena e brilhante, que acalentará as noites de luar deste firmamento e que através da sua luminosidade estará guiando-nos para um caminho de luz para que um dia possamos nos reencontrar de novo e não nos separarmos mais..."
Atenciosamente,
Helder Santos e família
, 3 de outubro de 2007

A Arte como expressão de vida, quando vem sendo praticada pelas nossas crianças, sejam elas de que país forem, nos estimulam a perceber o quanto poderíamos também ser Artistas, pois a sua pureza revela o que de mais belo há na essência da verdadeira e pura Arte. Por isto meus parabéns a Andreia Leal, pelo que em MARIANA e no Brasil faz pelas crianças ARTEIRAS por natureza.
Édison Pereira de Almeida
- Chanceler do InBrasCI - EUROPA.2 Oct 2007

Oi Donadon, vocês estão de parabéns. O Aldrava está ótimo: textos muito interessantes e bem redigidos, além de um layout atraente e fácil de navegar. Dê um abraço de congratulações por mim na Andréia pelo sucesso que está fazendo nas artes plásticas.
Tudo de bom,
Cláudia Mafra,
Itabirito, MG, 30 Sep 2007

O Desenvolvimento do Aldravismo. Penso que ademais do meticuloso trabalho de divulgação das raízes literárias mineiras, assumido e mantido em seu próprio território, o Aldravismo se estenderá pelo país, através do InBrasCI, para ser consumido por um contingente cada vez maior de leitores.
Mensagem anônima postada no site "Observador Cultural": - 18/9/2007

Pintando, desenhando, esculpindo ou fotografando, o ser humano externa sua alma poeticamente sonhadora. A Arte une as Nações.
Parabenizando o Jornal Aldrava Cultural

Malu Mourão, 29 Sep 2007

Minha querida Andreia Leal, boa tarde!
É tão bom saber que a ARTE EM MARIANA, está em tão boas mãos...fico feliz, muito feliz pois sei que a EGRÉGORA DA ARTE permeia esta região de Minas Gerais há séculos e curioso, todo o artista no fundo vem a tona, graças ao SOFRIMENTO, e na realidade a Arte é o momento de reconciliação do Artista com o todo universal, cósmico , terreno e humano. Se olharmos toda a HISTÓRIA DA ARTE, vamos encontrar as melhores OBRAS, e claro , os melhores Autores EM MOMENTO DE GRANDE SOFRIMENTO terreno, seja na música, na pintura, na escultura, na escrita, no canto, enfim, seja no que fôr que se DIGA ARTE, lá estará o Artista e o que antes era sofrimento se transmutando em momentos ÚNICOS DO SEU VIVER...são estes momentos que não se pode apagar , nem em séculos e muito menos em eras...e por isto você consegue sempre me fazer e a muitos, mais e mais felizes. Nem todos têm esta sensibilidade e abençoadas estas crianças em a terem encontrado no percurso da ROTA DO OURO, algo que marcou muito a HISTÓRIA, mas ela poderia ser marcada de outra maneira, sem que o OURO nem fosse arrancado da terra, pois ele lá está para purifica-la e sabe-se lá quando os humanos irão entender isto..... Até isto você entendeu e MUDOU O RUMO DA HISTÓRIA. Meus parabéns, em nome de todos os que lutam pela CAUSA MAIOR DO UNIVERSO, qual seja, a integração Cósmica, Terrena e Humana. Aceite meu abraço amigo!
Édison Pereira de Almeida - Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
www.ermitaodapicinguaba.com - Ilha da Madeira - Portugal - 24 Sep 2007

 

Andréia
Cara colega e amiga..., cada vez te admiro mais, parabéns pelo projeto!
As nossas crianças serão o nosso futuro, elas se espelhan em nós..., Você é...e será o que pensa!. Portanto não temos que desanimar, aconteça o que acontecer...., caímos um pouco devido as circustâncias da vida, mas logo subimos outra vez, e assim vai até atingirmos nossos objetivos! E isso tudo faz parte do crescimento. Beijinhos
Ivaenia de Giacomi, artista plástica - Foz do Iguaçu - PR, 23/09/07

Querida Andréia:
Você consegue superar as tantas dificuldades com as quais nos deparamos em nossa vida cultural: a falta de subvenção é a maior delas, pois, na maioria das vezes, força a redução de projetos interessantíssimos destinados à area da educação e das artes, quando não os impossibilita. Entretanto, como Promotora de Eventos da nossa Aldrava Letras e Artes, a sua capacidade está sempre colocada à prova e as realizações culturais de nosso grupo vêm recebendo os encômios de todos os que delas tomam conhecimento. A superação de tantos obstáculos materiais vem baseada em pura competência: especialmente, por sua visão de artista comprometida com os ideais de servir aos menos favorecidos culturalmente. As crianças participantes de nossos projetos são de uma carência cultural e afetiva que nos comovem profundamente: quantos abraços já recebemos delas, que nos reconhecem pelas ruas de nossa cidade ou em seus colégios educacionais! Quantas lágrimas já estancamos, frente a tão grandiosa demonstração de agradecimento, a nós, aldravistas que somos, transitando artes e letras pelos pátios, salões de teatro e salas-de-aulas desses anjos negros e brancos, na esperança de que alguns deles (anjos) possam chegar aos céus telúricos de nossa sociedade, mais voltada ao materialismo do que à sensibilidade fraternal de humanos, filhos de Deus, pela igualdade necessária a todos e à Paz em nosso conturbado planeta! Por tudo o que vem fazendo em benefício desses anjos todos, EM NOME DA ALDRAVA LETRAS E ARTES, nossos louvores plenos de agradecimentos: que Deus a ilumine em sua senda de artista plástica e escritora competente que é! Abraço fraternal, grande aldravista!, do amigo
Gabriel Bicalho - Presidente da Aldrava Letras e Artes. 23/09/07

Linda flor chamada Andreia e queridos amigos aldravistas, este e-mail (sobre a exposição e apresentação do projeto anjos negros) foi o de melhor que podia abrir meu domingo (lógico que foi o primeiro que eu abri hoje, deixando os demais à espera). Fiquei encantada com tudo, mas a resposta dos artistas mirins em seus trabalhos é digna de se curvar, aplaudir e aplaudir... Quanto a vocês caros aldravistas, o meu coração aperta tanto que dispensa qualquer comentário (tem lágrimas teimosas também). Repassem o meu carinhoso abraço para todos os professores que permitiram esta parceria e os acompanharam neste lindo trabalho. Quisera eu que aqui, onde existem mais de 90 escolas, fora as universidades (só em Ipatinga), alguma delas deixasse que fizéssemos trabalhos tão interativos. O muito que conseguimos é abrir ou fechar algum evento que eles fazem, com aquela mentalidade fechada de quem não quer mais trabalho ou vinculados a idéias antiquadas que não condiz com a realidade do olhar artístico de hoje. Mas, tenho esperança de que persistindo ainda conseguiremos fazer com que enxerguem pelo menos 180 graus de possibilidades de uma leitura de poesia ou sobre outros olhares nas formas de artes, que estão aí, a cada piscar de olhos, disponíveis para serem captadas, com o mínimo de sensibilidade.
abraços
Marília Siqueira Lacerda, 23/09/07

A artista plástica Deia Donadon, que conforme vários internautas já sabem , tanto no Brasil quanto no Exterior, é o nome artístico da poetisa Andréia Leal, que pertence ao Movimento Aldravista de Mariana, Minas Gerais. De forma generosa,permite ,num encantador evento, que as crianças da Escola Dom Viçoso, da cidade primaz mineira, façam uma releitura encantadora de suas próprias telas. Enquanto alguns artistas plásticos se fecham em castelos e em torres de marfim,egocentrados em sua própria criatividade, Andréia está sempre com um olhar generoso sobre a educação artística das pessoas em formação, sem jamais minimizar suas seus constructos e fantasia. Foi assim, que ela fez uma grande exposição a céu aberto, para permear , com os marianenses, em especial os alunos das escolas púbicas, o acesso à arte, pela educação integral, há poucos meses. Desta feita, em setembro, com a professora Conceição (Maria da Conceição Pinho Duarte), a Sãozinha, preparou a meninada para um espetáculo de declamação e performances - e ontem, ele ocorreu, de forma satisfatória e gratificante, em especial para os adultos e os poetas aldravistas que tiveram seus poemas apresentados. Fui agradavelmente surpresa ao saber que versos meus também estariam inseridos nesse contexto educacional, poético e artístico a um só tempo. Assim também, os da presidente do InBrasCi, Marilza Albuquerque e a Secretária do Clesi(Clube de Escritores de Ipatinga), Marília Siqueira. Abaixo, o texto do Jornal virtual Aldrava, as fotos lindas-as crianças realmente no lugar dos anjinhos representados - e postarei as demais a seguir.Também o recado delicioso de Andréia, deliciada, a mesclar o natural cansaço à sensação de prazer e de dever cumprido. Meus cumprimentos calorosos e sinceros a ela, ao marido, J. B. Donadon, Professor da UFOP, a Gabriel Bicalho, presidente do Jornal Aldrava, a J.S.Ferreira, todos poetas do Aldravismo. Também à professora Conceição, por essa empatia com os elementos poético - artísticos, com as crianças e com os autores. Acredito que essas novas gerações, embaladas nas canções da Poieisis, hão de se tornar adultos sensíveis e abertos, capazes de interpretar o belo, a alma , o transcendental.
Clevane Pessoa, 23/09/07.

Querida amiga, queria te pedir uma ajuda (risos).
Estou pensando em participar de uma ong, uma vez por mês, durante uma hora para falar, declarar, despertar nas crianças e nos jovens o gosto pela poesia. Só que não tenho a mínima idéia de como elaborar um mini-projeto, para não ir na base do improviso e sem propósito..
Você poderia me dar umas dicas???
Abração
Valdeck, Em 23/09/07

Andréia,
Parabéns a você, aos demais professores e, principalmente, aos alunos participantes desse belíssimo projeto. Um grande abraço.
Profª Ilda Maria Costa Brasil, 23 Sep 2007

Que bom não é Déia ? Trabalhar naquilo que gosta é muito gratificante. Uma bela festa e eu imagino a alegria dos pais destas crianças. Uma filha minha, quando criança, fez um teatrinho e representou uma borboleta. Eu chorei e até hoje me emociono quando lembro daquela vozinha e da fala toda enrolada, característica da idade. É muito bom e bom também e observar os trabalhos deles: são de dentro deles, como eles imaginam as coisas e os sentimentos e por isso que são belos, puros, retratos que falam de cada um deles. PARABENS DÉIA, POR MAIS ESSA, VOCÊ E SEUS COLEGAS ESTÃO DE PARABENS. UM ABRAÇO. Djalma Santana, 23 Sep 2007.

Doçura, encantamento, paz, primavera. Substantivos e não apenas adjetivos para o trabalho que a senhora e o marido desenvolvem aí nessa merecedora Mariana. Que Deus seja louvado e cumule ambos de renovadas forças e luzes para a manutenção de tantas beatitudes a favor dos semelhantes.
Abraços do
Lázaro Barreto, 23 Sep 2007.

Ao belo casal de poetas Andreia e J. B. Donadon: a nossa amiga comum, ClevanePessoa, mandou-me a página com o meu texto "Nostalgia" em seu jornal tão bem articulado, tão primorosamente confeccionado (com o amor e o carinho de ambos, sem dúvida). Disse a ela que o texto ficou melhor do que realmente é. E tive até a impressão que era de outro autor, de mais talento e demais bom gosto. O que é a formatação, ou seja, o papel embelezador da forma num conteúdo que às vezes nem merece tanto arranjo estético! Agradeço-lhede coração o presente que me deram.
Abraços e felicidades.
Lázaro Barreto. 17 de setembro de 2007

Estimado amigo J. B. Donadon, gracias, muchas gracias por tus luminosas y fraternas y cálidas palabras sobre mis creaciones poéticas. espero que continúes visitando mi web. te lo agradezco de antemano.
Por otro lado, he dedecirte que he disfrutado leyendo "Jornal Aldrava Cultural", revista cultural que tan sabia y magistralmente diriges. Gracias una vez más.
seguimos en contacto. Siempre a tu disposición.
Un abrazo.

Carlos Benítez Villodres. Málaga, Espanha - 14 de setembro de 2007

Caro Professor Benedito:
Muito obrigada, não apenas por sua solicitude, mas também pelo seu talento. Seu poema "Vida", editado no Jornal Aldrava nº 55, expressa tão bem o que eu queria apontar em minha introdução à dissertação de Mestrado em História / USP. Meu estudo se intitula: "Poder e palavra: discursos, contendas e direito de Padroado em Mariana". E Mariana é exatamente, um dos palcos dos conflitos detectados. Pode deixar que mandarei notícias. Fico aguardando ocasiões nas quais eu também lhe possa ser útil.
Abraços,
Patrícia Ferreira dos Santos
- São Paulo, 13 de setembro de 2007

Prezada Andréia,
Muito obrigada pelo livro “Nas Sendas de Bashô”. Muito interessante o seu interesse pelo difícil mundo do hai-kai! Lerei com atenção e carinho durante minhas viagens. Buscarei inspiração nos poemas... Parabéns pelo livro e, mais uma vez, muito obrigada.
Abraços,

Chieko Aoki, São Paulo, Setembro 3, 2007
Presidente Blue Tree Hotels

Um banho de poesia, dos melhores, que tomei dentro da leitura do site do Aldrava. Uma expressão que constrói um ambiente propício, como que perfumado, diáfano, salutar, algo bem original. Parabéns e agradecimentos do leitor admirado
Lázaro Barreto. 31 Aug 2007 16:47:22
Boa Tarde!

Caro Gabriel e queridos amigos aldravistas, agradeço a vocês, amigos da Associação Aldrava Letras e Artes, por me dedicarem tanto carinho. Fiquei super orgulhosa em ver meu "Tempo dos Ipês" estampado na capa do site de vocês. Gostaria de dizer, também, que está super bacana os banners mostrando a arte aldravista, de forma alternada como está, na página de rosto do site. Bem, quando ao conteúdo, sem comentários, pois todos conhecem o meu respeito e admiração por tudo que fazem e escrevem. Postarei hoje, para minha lista de amigos, um convite para visitarem o site.
Abraços da sempre amiga,

Marilia Siqueira Lacerda
, 26 de agosto de 2007
Coordenadora do Clube dos Escritores de Ipatinga
Cônsul de Poetas del Mundo em Ipatinga, Minas Gerais, Brasil

Caríssimo Bicalho, externando-lhe sincero agradecimento por veicular meus trabalhos (humildes e singelos) no melhor jornal lítero/poético brasileiro; encaminho-lhe adiante mais uma contribuição. Você não pode imaginar quais personalidades estão recebendo os exemplares que me encaminha.
Grande abraço do amigo,

Sílvio Mascarenhas.
09 Jun 2007
Jornalista e escritor

Tudo bem, Donadon?
Consegui entrar no site do Jornal Aldrava Cultural. Parabéns! Li muita poesia e gostei também das imagens no canto superior direito (descrição de engenheiro). Quem são os autores das imagens "Caverna de Platão" - Dom Leal, "Lixo" - Camaleão e "Igreja em Chamas" - Déia Leal? Achei ótimas estas imagens.
Abraços
João Dias
- Curitiba, Fevereiro 6, 2007