Jornal Aldrava Cultural
Hebe Rôla - Personalidade Feminina de 2007

 


Mesa Diretora da reunião solene da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa e do InBrasCI
Rio de Janeiro - 04 de abril de 2008

Hebe Rôla, recebeu Comenda Irmã Dulce, personalidade feminina brasileira de 2007.


   A professora Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Hebe Rôla, recebeu no dia 04 de abril de 2008 no auditório da Confederação Brasileira das Academias de Letras e Artes do Brasil no Rio de Janeiro a Comenda Irmã Dulce - personalidade feminina brasileira de 2007, conferida pela sede nacional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - InBrasCI, como reconhecimento da relevância de seu trabalho em prol da Cultura e de um futuro melhor para a humanidade com crianças, jovens e idosos de Mariana.
   Hebe Rôla é Licenciada em Língua Portuguesa, em Língua Francesa e Especialista em Leitura e Produção de Textos. Professora Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto, desenvolveu projetos de extensão na UFOP com Contadores de Causos e Histórias, Toque e Repiques, Vivência e Processos Mnemônicos na Terceira Idade, Projeto Língua Portuguesa através da Música e de Contação de Histórias nas Escolas Estaduais e Municipais da Região dos Inconfidentes – Minas Gerais. Fundadora da Academia Infanto-Juvenil de Letras e Artes de Mariana, criadora e promotora do “Cantando Alphonsus”. É pesquisadora do folclore, especialmente: personagens, cantigas, linguagens dos sinos de Mariana e de Ouro Preto, histórias, parlendas e causos da Região dos Inconfidentes. Publicou os livros: Bem-te-sino e é co-autora da obra Aldravismo, O Dia de Minas, Mãos de Mariana, publicações mensais no Jornal Aldrava Cultural e no prelo Cadê o Gato. Hebe Rôla também é Presidente das Voluntárias das Obras Sociais Monsenhor Horta, por 10 anos, coordenando atividades e desenvolvendo projetos no Hospital Monsenhor Horta, na creche Casinha de Nazaré e no Lar Santa Maria – Mariana – MG, desenvolve trabalhos junto à Banda União XV de Novembro, é Vice-Presidente da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes e Secretária da Associação Aldrava Letras e Artes. Coordenou Curso de Preparação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos no Programa Alfabetização Solidária da UFOP nos anos de 1998 a 2000 e supervisionou os trabalhos de alfabetização nas cidades de: Pedras de Fogo, Pilar, Juripiranga e Itabaiana- no estado da Paraíba. Participou do Programa Alfabetização Solidária da UFOP na preparação de alfabetizadores de jovens e adultos para atuarem na Região dos Inconfidentes em Minas Gerais, período 2001 a 2007.
   A comenda “Irmã Dulce” outorgada pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais no Rio de Janeiro é uma das maiores honrarias ofertadas a uma personalidade feminina do país. No ano de 2006 a indicada foi a Embaixadora da Paz no Brasil, Drª Delasnieve Daspet, do Estado do Mato Grosso do Sul. Em 2007 coube a Governadoria do InBrasCI em Minas Gerais, a indicação da personalidade feminina.A comenda “Irmã Dulce” outorgada a Hebe Rôla, natural de Mariana – (Primaz de Minas) é motivo de orgulho para Minas Gerais.


Gabriel Bicalho faz discurso de saudação a Hebe Rôla


Hebe Rôla ercebe de Betriz Dutra (Secretária Geral da ALR) a flâmula da Academia de Letras Rio


Hebe Rôla recebe Diploma "Comenda Irmã Dulce" do InBrasCI


Discurso de agradecimento


Hebe Rôla recebe "Medalha Irmã Dulce"


Hebe Rôla com a poeta Roseana Murray


Hebe Rôla com o neto Léo e a filha Ana Márcia


Dr. Antônio Francisco Alves Neto, J.S. Ferreira, J. B. Donadon-Leal e Gabriel Bicalho
Andréia Donadon Leal, Hebe Rôla, Marilza Albuquerque, Ana Márcia e Beatriz Dutra