Aldravismo é tema de Dissertação de Mestrado

O Aldravismo foi tema da dissertação de Mestrado defendida deia 27 de março de 2013, às 14 horas, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. A dissertação "Aldravismo: movimento mineiro de século XXI" foi elaborada por Andreia Donadon Leal como resultado do projeto desenvolvido em dois anos de pesquisa nos arquivos da Aldrava Letras e Artes e demonstrou a original e grandiosa literária produção dos poetas aldravistas radicados em Mariana, desde a fundação do Jornal Aldrava Cultural em novembro de 2000. A pesquisadora destacou os manifestos e a poesia produzidos ao longo desse doze anos de existência do movimento que ousou apresentar, em dezembro de 2010, uma nova forma de poesia, a aldravia, que atualmente é produzida no Brasil e no exterior. A dissertação foi aprovada com "excelência", e as duas docentes arguidoras, o orientador e o co-orientador recomendaram a sua publicação. A banca foi composta pelos seguintes docentes: Prof. Dr. Nilson Adauto Guimarães da Silva (orientador); Prof. Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior (co-orientador), Profa. Dra. Cláudia Gomes Dias Costa Pereira e a Profa. Dra. Francis Paulina Lopes da Silva. Prestigiaram a sessão pública de defesa o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFV, Prof. Dr. Gerson Luiz Roani e os poetas aldravistas Gabriel Bicalho, J.B. Donadon-Leal e JS Ferreira, estes que tiveram suas obras estudadas na dissertação.


Andreia Donadon Leal defende a dissertação Aldravismo: movimento mineiro do século XXI

Resumo. Esta dissertação propõe traçar quadro histórico, estético e literário do aldravismo; movimento literário e artístico que se desenvolveu na Região dos Inconfidentes, no século XXI, na cidade de Mariana, Minas Gerais. Surgido no ano de 2000, o aldravismo explicita a proposta de poetas que se reuniram para experimentar uma forma de provocar significação sem impor a vontade do autor, nem desconsiderar a vontade do leitor, abrindo uma possibilidade de produção de algo que pudesse ser complementado pelo leitor, no processo de significação. Nascia a proposta de Literatura Metonímica, em que o produtor apresenta um indício, uma parcela da coisa representada e o leitor/espectador é livre para compor seu complemento de significação. A primeira parte desta pesquisa desenvolve reflexão sobre o contexto histórico do movimento aldravista, nos panfletos e jornais; do período pré-aldravista até a consolidação do movimento (1995-2000). A segunda traça o conceito de interdiscursividade dos manifestos publicados nas edições impressas do Jornal Aldrava Cultural (período: 2000 a 2003) e no livro de base “Aldravismo – A literatura do sujeito” (2002). A terceira analisa produção literária nos jornais publicados no período de 2000 a 2012, para explicitar a efetividade do conceito semiológico de metonímia, ou seja, o modo de sua realização textual, em que uma parcela de algo assume significação de uma totalidade, uma insinuação que se faz discurso e uma Forma que se faz resultado. O ciclo analítico do aldravismo se fecha com a apresentação da nova forma de poesia – a aldravia, criada em 2010 pelos poetas de Mariana, consolidando, assim, o aldravismo como o movimento literário do século XXI.


Banca Arguidora: Dra. Francis Paulina Lopes da Silva e Dra. Cláudia Gomes Dias Costa Pereira


Presidente da Banca Arguidora, Dr. Nilson Adauto Guimarães da Silva, lê ata de defesa


Andreia Donadon Leal com a Banca Arguidora:
Dra. Cláudia Gomes Dias Costa Pereira, Dra. Francis Paulina Lopes da Silva, Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior e Dr. Nilson Adauto Guimarães da Silva


Poetas Aldravistas com o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFV, Dr. Gerson Luiz Roani


Aldravistas com os mestres em literatura João José
Lopes e Cintia Ferraz

Adriana Santana Gonçalves, secretária do Mestrado em Letras
da UFV, e Andreia Donadon Leal

Declaração de defesa com "excelência"

Ata de Defesa

** ** ** **

Visite Mariana - Minas Gerais


Rua Diretira, Marian
drava Cultural