Jornal Aldrava Cultural
Dicas de Leitura

Projeto Aldrava de Incentivo à Leitura


Pico do Itacolomi - Patrimônio paisagístico de Mariana e Ouro Preto

Melhor que indicar um livro é indicar algumas bibliotecas:

___________________________________________

Conheça a biblioteca Virtual do MEC - Domínio Público

___________________________________________________________

Visite também as bibliotecas de Mariana!

BIBLIOTECA DA ESTAÇÃO

Visite Mariana, a primeira Vila, primeira Cidade e primeira Capital de Minas Gerais. Não deixe de visitar a belíssima Biblioteca da estação. Com acervo de 4500 volumes dedicados à literatura infanto-juvenil, essa Biblioteca ainda conta com computadores para livre acesso à Internet (basta agendar). Parte do Projeto Trem da Vale, a Biblioteca da Estação fica na Estação Ferroviária de Mariana e tem recebido uma média de 400 usuários por dia. Aberta de terça-feira a domingo, das 08 às 17 horas.

 

BIBLIOTECA ALPHONSUS DE GUIMARAENS

A Biblioteca Alphonsus de Guimaraens fica no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. São mais de 30.000 volumes dedicados às Ciências Humanas - especialmente Literatura, Lingüística, História e Educação. O prédio que abriga essa Biblioteca é o do Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte, primeira instituição de ensino de Minas Gerais, construído em 1750. Aberta de segunda-feira à sexta-feira, das 08 às 21 horas.

 

BIBLIOTECA BENJAMIM LEMOS

A Biblioteca Benjamim Lemos é a Biblioteca Pública Minicipal. Aberta das 08 às 17h, de segunda a sexta-feira, essa Biblioteca tem um acervo de 3.000 obras e um grande catálogo de jornais e revistas. Há ainda 05 terminais de computadores para acesso à Internet, restritos a pesquisas escolares. A Biblioteca, que oferece também uma sala de vídeo (DVD e Vídeo-Cassete) com 38 lugares (uso deve ser agendado), fica na Rua do Catete, s/n, Centro de Mariana, próximo à Rua Direita. Há um amplo estacionamento no local.

 

Nessas Bibliotecas você encontra as principais revistas, os principais jornais diários

e os principais jornais da Região dos Inconfidentes.

 

LEIA O JORNAL ALDRAVA CULTURAL!