Jornal Aldrava Cultural
Encontro com a Escola Viva

Poetas Aldravistas apresentam vídeo-poemas para alunos da Escola Viva de São Paulo.

TOC... TOC... TOC
A ALDRAVA DE UMA NÃO ALDRAVISTA BATE À PORTA. POSSO ENTRAR?
PROFESSORA RUTH SÁ - SÃO PAULO . 24/05/08

No dia 02 de junho de 2008, os poetas do Jornal Aldrava Cultural, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal, J. S. Ferreira e Andreia Donadon Leal encontraram-se com 52 alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio da Escola Viva de São Paulo na Estalagem das Minas Gerais – SESC/MG, no Parque Ecológico do Tripuí – Ouro Preto, para apresentarem vídeo-poemas e falarem sobre poesia e a produção aldravista. Os alunos recitaram alguns poemas e depois conversaram com os poetas aldravistas sobre questões que envolvem o fazer poético como a inspiração, a tematização, sentimentos, a produção de poesia e a produção de cada um. Além disso, os poetas falaram da poesia e da arte aldravista, presenteando os alunos e os professores com o Jornal Aldrava Cultural edição número 71 e os livros Cenário Noturno, Jenipapo e Leituras - ciência e arte na linguagem. Os alunos demonstraram ter conhecimento prévio sobre a poesia mineira, especialmente sobre os poetas do Jornal Aldrava Cultural. Alguns já iniciam a produção mais efetiva de poesia, além do que se faz como tarefa escolar, fato que denota um potencial de preparação de poetas para o futuro. Quando a instituição consegue promover o contato dos alunos com poetas e artistas, este recurso funciona como uma nova peça na construção de um ensino mais eficiente e concreto, incentivando ainda mais o gosto e prazer pela leitura e consequentemente pela poesia.

Os poetas do Jornal Aldrava Cultural parabenizam a direção da Escola Viva de São Paulo e toda sua equipe pedagógica por este trabalho de preparação de seus alunos, para a vida social e cultural.

Esta é uma das ações do Jornal Aldrava Cultural e do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em Minas Gerais.


Aluno da escola Viva em declamação - Ouro Preto, 2/6/2008


Professoras e alunos da Escola Viva - Ouro Preto, 2/6/2008


Poetas Aldravistas e alunos da Escola Viva - Ouro Preto, 2/6/2008


Poetas Aldravistas e alunos da Escola Viva - Ouro Preto, 2/6/2008


Poetas Aldravistas e alunos da Escola Viva - Ouro Preto, 2/6/2008


Alunas da Escola Viva com o Jornal Aldrava Cultural - Ouro Preto, 2/6/2008


Poetas Aldravistas, professor e alunos da Escola Viva - Ouro Preto, 2/6/2008


Carta aos poetas aldravistas da professora Ruth Sá, da Escola Viva, lida em Ouro Preto, 2/6/2008

Relato do encontro de 2007

Poetas Aldravistas conversam com alunos

da Escola Viva de São Paulo.

Os poetas Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J. S. Ferreira encontraram-se com 48 alunos de 8ª Série do Ensino Fundamental da Escola Viva de São Paulo, para falar sobre poesia. Trata-se de uma escola que tem em seu projeto pedagógico o desenvolvimento de habilidades artísticas de seus alunos, com trabalhos sinestésicos de produção de poesia a partir dos sentimentos advindos da apreciação de uma obra de arte plástica ou musical; a produção de uma peça teatral a partir da leitura de um poema ou da apreciação de um monumento. É componente desse projeto o turismo educacional em cujo roteiro está a visitação às cidades históricas de Minas Gerais. Entre 07 e 12 de maio esses alunos, coordenados pelos professores Paulo Storace Rota, Henrique Delbone, Luce Diogo e Maria da Betânia das Galas, estiveram visitando os monumentos barrocos de Congonhas do Campo, Ouro preto, Mariana, São João del Rei e Tiradentes, ouvindo e conversando com a população local. Com os poetas do Jornal Aldrava Cultural os alunos conversaram sobre questões que envolvem o fazer poético como a inspiração, a tematização, a produção comercial de poesia, a produção de cada um dos poetas presentes, e a poesia na escola. Além disso, os poetas falaram da arte aldravista, presenteando os alunos e os professores com o Jornal Aldrava Cultural edição número 62, no qual há a reprodução de uma tela aldravista, o Portal da Fuga, da artista Déia Leal, com comentário do doutor em Semiótica pela USP e poeta J. B. Donadon-Leal e análise sinestésica do compositor sinfônico espanhol e artista plástico, Antonio Gualda. Os alunos demonstraram ter conhecimento prévio sobre a poesia mineira, especialmente sobre os poetas do Jornal Aldrava Cultural. Alguns alunos já iniciam a produção mais efetiva de poesia, além do que se faz como tarefa escolar, fato que denota um potencial de preparação de poetas para o futuro.
Os poetas do Jornal Aldrava Cultural parabenizam a direção da Escola Viva e toda sua equipe pedagógica por este trabalho de preparação de seus alunos, para a vida social e cultural.

Cena do encontro

Alunos da Escola Viva

O encontro aconteceu em 08 de maio de 2007, às 21 horas, em auditório da Estalagem das Minas Gerais – SESC/MG, no Parque Ecológico do Tripuí – Ouro Preto.

Poetas Aldravistas

CONFIRA RELATÓRIO DOS ALUNOS!!!

Relato do 2º dia – em Ouro Preto


Começamos o dia reunidos nos três grupos de trabalho: artes plásticas, artes cênicas e música. Fizemos uma retomada alguns acertos para as atividades do dia.
Pela manhã, o trabalho foi organizado em dois grandes grupos que misturaram as duas classes. Um grupo foi à Igreja Santa Ifigênia e nas escadarias com vista para a cidade, fizeram um recorte da paisagem registrado através do desenho.No interior da igreja, a descoberta das marcas da cultura afro-brasileira. Na volta a pé, uma boa caminhada com tempo para observação, registro fotográfico e até medidas de ângulos.
Simultaneamente, o outro grupo foi à Igreja São Francisco de Assis. No adro fizeram uma cuidadosa observação da fachada da igreja e um registro através de desenho. Depois, uma análise coletiva dos elementos que compõem a fachada e a “entrada na obra de arte” - muitas descobertas do diálogo entre a arquitetura, a pintura e a escultura. Enfim, uma experiência rica em sensações; uma viagem através da nave da igreja.
Novamente reunidos, almoçamos no restaurante Chafariz onde nos alimentamos da cultura mineira através de sua culinária, da decoração do espaço, das conversas com o proprietário e com os funcionários.
No período da tarde, os grupos inverteram as atividades e ao cair do sol todos nos encontramos na feira de artesanato de onde retomamos a caminhada de volta ao hotel.
Um breve momento de lazer seguido pelo jantar e pelo encontro com três poetas de Mariana: Gabriel Bicalho, José Sebatião Ferreira e José Benedito Donadon-Leal. Três poetas que revelam em suas produções, o ritmo e o tempo locais e a certeza de que a cultura não é apenas uma herança do século XVIII, mas se faz presente nos dias de hoje. Discutimos o olhar poético, o lapidar das palavras.
Após o encontro com os poetas mais um bolo comemorando o aniversário de Guilherme Câmara e o descanso necessário para mais um dia de atividades. Coordenação e Equipe de professores

(Relato publicado em www.escolaviva.com.br)

Alunos da Escola Viva

 

LEIA O JORNAL ALDRAVA CULTURAL!