Jornal Aldrava Cultural
34º Festival de Inverno de Itabira

34º Festival de Inverno da Itabira
01 a 27 de julho de 2008


Programação completa


A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade apresenta as seguintes atrações para o 34º Festival de Inverno de Itabira. Confira:

01 a 06 de julho

Intervenções artísticas - Trupe Festival, com o Grupo Tapa de Luva Pesquisas Cênicas – Ouro Preto/MG (com base nas personagens da Comédia Dell´Arte, o grupo tem desenvolvido dentre suas pesquisas um trabalho voltado para a improvisação de rua, no qual procura, de maneira lúdica e interativa, levar a platéia ao espetacular imaginário do teatro)
Local: bairros de Itabira

02 de julho - quarta-feira - Abertura oficial
Teatro da FCCDA
19h – Palestra “No meio do caminho”, com Letícia Malard – BH/MG - (entrada com convite especial)

05 de julho – Sábado
Praça do Areão - 18h - Cinema na Praça – Filme: Happy Feet
Vale promove sessão de cinema em Itabira em Comemoração ao Dia do Meio Ambiente
Parceria: Vale, Prefeitura de Itabira, Secretaria Municipal de Educação e FCCDA

06 de julho - Domingo
Praça do Areão - 12h – Brinquedos Infláveis
9h – Coral Família Querubins (infanto-juvenil) – Barão Cocais/MG (patrocínio da Gerdau, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura)
20h – Show com Bossa Nova Negra – Itabira/MG (a banda expõe a brasilidade de suas músicas fazendo leituras personalizadas de clássicos e dando voz a novos talentos da composição musical brasileira sob a ótica de artistas negros)
22h30 – Show com Roberto Frejat/RJ (vocalista do Barão Vermelho) que convida Edgar Scandurra - SP (ex-Ira)
Cine Rural - Bateias
18h - Filme: “Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil” – Direção: Carla Camuratti

07 de julho - Segunda-feira

Teatro da FCCDA -
20h - Espetáculo de Dança “E esse alguém sabe quem...” Mímulus Cia. de Dança – BH/MG (é uma encenação perspassada por um romantismo bem humorado. O repertório de músicas brasileiras, bem conhecidas do público, trazem em seus versos tons de declaração como nos programas de antigamente que colocavam, os enamorados em contato. Nos intervalos da canções, jingles comercias e o trecho de uma rádio-novela reforçam a idéia de um grande programa de rádio.

08 de julho - Terça-feira - Lar de Ozanan
15h - Projeto De Repente – Intervenções artísticas: “Cirque du Chulé”, com o Grupo Último Tipo - Campinas/SP (o grupo explora todas as referências de circo: o pequeno circo de interior, o circo da China, Cirque du Soleil, artistas desgarrados, excluídos, clowns, malabaristas que fazem seus números em semáforos...)
Capsi - 16h - Projeto De Repente – Intervenções artísticas: “Cirque du Chulé”, com o Grupo Último Tipo - Campinas/SP
Quadra do Bairro Clóvis Alvim II - 19h30 – Espetáculo Circense “Cirque du Chulé”, com o Grupo Último Tipo - Campinas/SP
Foyer da FCCDA - 19h - Abertura da exposição Caminhos na Pedra – Artistas Mineiros

09 de julho – quarta - feira
Igreja do Rosário - 19h – Show “Outros Mineiros”, com André Scarabelot e Marcelo Z – Mariana/MG (espetáculo musical/instrumental baseado em composições originais, mais freqüentemente para o formato de duo de violões e/ou violão e guitarra)
Paredão da Rua Tiradentes - 19h – Apresentação dos Drummonzinhos
19h30 – Lançamento de Livro “A Lápide do Amor e outras Poesias” de Tiago Rattes de Andrade - Juiz de Fora/MG
21h – Gravação de DVD – 10 anos de Carreira - Show “Quintais”, de Marcos Assumpção e Banda/RJ, participação especial de Vander Lee/BH/MG (o espetáculo será centrado nas músicas dos quatro CDs do artista. Apadrinhado por Fagner, que o lançou, cantará também “Espumas ao Vento” e “Mucuripe”)

10 de julho - Quinta - feira
Teatro da FCCDA - 15h – Espetáculo teatral Infantil “Musicircus”, com a Cia. Navegantes - Teatro de Bonecos - Mariana/MG (o palco se transforma em picadeiro, arena das ilusões. Nele, as marionetes da Cia. se encontram com o universo encantador da música e com a magia do circo)
Paredão da Rua Tiradentes - 20h30 – Show com as Meninas Mineiras/Itabira – MG (Ana Maria, Maíra Camargo, Renata Araújo e Rosa Márcia. Grupo formado por cantoras itabiranas o show valoriza a MPB em suas diversas expressões com um repertório que vai desde o clássico aos cantos do congado mineiro)
22h30 – Show em homenagem aos Pais com João Gera e Banda. Participação especial do pianista Gui Praxedes – BH/MG e Edson Morais (Sax-Soprano)BH/MG

11 de julho - Sexta –feira
15h – Intervenções artísticas nas ruas da cidade com alunos da Oficina de Vivência Circense
Teatro da FCCDA
20h30 – Espetáculo Teatral “Quixote”, com a Cia. 4comPalito – BH/MG (livre interpretação da obra Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. A montagem trabalha com elementos lúdicos, utilizando bonecos, alçapões, teatro de sombras e trilha sonora original onde a história de Dom Quixote é contada de maneira livre, proporcionando diversão, reflexão e emoção ao espectador.

Fazenda do Pontal
22h30 – Show “Recital”, com Titane & Túlio Mourão – BH/MG (Titane e o compositor e pianista Túlio Mourão se lançam no delicado desafio de dar formas a afinidade e admiração que, há muito os une. O repertório privilegia uma ambiente de finidade onde a música mineira tem destaque, assim como os temas autorais e recriações do cancioneiro brasileiro)

12 de Julho – Sábado
Praça do Centenário
15h – Show Infantil “Osquindô”, Grupo Lunática – Mariana/MG (o show foi criado a partir do folclore infantil brasileiro. O elenco reúne gente que canta, que toca, que ri e faz rir, fazendo uma mistura para todo mundo cantar, dançar e brincar)
20h – Show “Duas Asas e Quatro Casas” com Newton Baiandeira – Itabira/MG (cantor, poeta e compositor itabirano apresentará show lítero-musical)
22h30 – Show Samba, com Coral da FCCDA - participação especial de Elza Soares e Banda/RJ
Abertura do Circuito do Sabor – 3ª Edição - Comida de Bar, Restaurante, Pizzaria, e Sanduíches de Itabira

13 de julho – Domingo
Praça Acrísio Alvarenga – Feira Itabirana de Artesanato
11h – Apresentação dos Drummmonzinhos – Itabira/MG
14h – Apresentação do Grupo Folclórico Tumbaitá – Itabira/MG
15h – Intervenções artísticas com Negra do Tabuleiro - Associação dos Municípios do Circuito do Ouro (a personagem escolhida esse ano para representar o Circuito Turístico do Ouro em feiras e eventos é a Negra do Tabuleiro, que remete as negras que vendiam quitandas pelas ruas, no século XVIII, época do ciclo do ouro. Embaixo dos tabuleiros, escondiam pepitas de ouro, que também eram comercializadas, a fim de conseguirem recursos para comprar suas cartas de alforria.)
16h – Show com Chopp-Duplo Instrumental – BH/MG (show instrumental resgata de forma vigorosa todos os sentimentos que inspiram o surgimento do choro e chorinho brasileiros em toda sua dimensão cultural, social, artístico e musical)
Cine Rural - Morro Santo Antônio
18h - Filme: “Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil” – Direção: Carla Camuratti
Primeira Igreja Batista – Caminho Novo
19h30 - Show com a Banda Ministério Herdeiros – Itabira/MG
Praça do Areão – Dia Mundial do Rock
20h – Show “Clássicos do Rock”, com Mário e Banda/Itabira (apresentará clássicos do rock e MPB dos anos 70 a 90, de grande importância na história da música mundial).
22h30 – Sargt. Peppers Band– BH/MG (o som de Minas que vem dos Beatles é fruto de uma paixão: pela vida e a obra de quatro cabeludos que mudaram o mundo. Paixão que se traduz em trabalho árduo e pesquisa rigorosa para trazer de volta toda a beleza e radicalidade de uma revolução chamada The Beatles.)

14 de julho – Segunda – feira
Hall da FCCDA
9h – Abertura do Projeto Leia Fácil (exposição de livros de literatura brasileira, estrangeira, infantil, infanto-juvenil, técnicas e culinárias). Aberta ao público até o dia 27.
Teatro da FCCDA
20h30 – Espetáculo teatral “Acredite! Um Espírito Baixou em Mim”, com a Cia. Cangaral – BH/MG (comédia de maior sucesso de toda a história do teatro em MG, com Ílvio Amaral e Maurício Canguçu)

15 de julho – Terça – feira
Igreja São Geraldo Majela
19h - Coral Musicanto - Contagem/MG (patrocínio da Gerdau, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura)
Praça Acrísio
19h30 - Espetáculo Teatral “O Ó do Borogodó – Grupo de Teatro Casa de Invenção – alunos da Funcesi – Itabira/MG (o espetáculo conta as aventuras e malandragens do sertanejo Tatu e Formiga em busca do testamento gordo do famigerado coronel Clemente)
Bairro São Marcos
20h – Teatro de Rua “Café Pequeno da Silva e Psiu” com a Cia. Off-Sina – Rio de Janeiro/RJ (espetáculo de circo – teatro de repertório estrelado pelo palhaço mais bonito do Brasil: Café Pequeno da Silva e Psiu. Café Pequeno é um palhaço que representa o cidadão comum, que enfrenta os problemas do cotidiano à sua maneira e acaba criando situações caóticas, tentando resolve-las com uma enorme persistência e bom humor.

16 de Julho – Quarta - feira
15h - Intervenções Circenses com a a Cia. Off-Sina – Rio de Janeiro/RJ, na Prefeitura de Itabira, Secretaria de Ação Social, Shopping Plaza Avenida, Câmara Municipal e FCCDA
Fazenda do Pontal
19h30 - Abertura de Exposição: Portais de Minas – Mostra de Arte Aldravista – da artista plástica Déia Leal
– Mariana/MG (exposição de arte com 33 obras em acrílico e óleo sobre tela em torno do tema Portais)
Igreja do Campestre
20h30 - Concerto na Igreja do Campestre, com Weber Lopes (BH/MG) e Paulo Bellinati (SP) (Os instrumentistas dividem o palco para mostrarem um diálogo e estilos e técnicas diferentes, resultando em uma mistura saborosa com repertório de músicas autorais e clássicos da música brasileira arranjadas, especialmente, para duo de violões. Bellinati é um dos instrumentistas mais respeitados no exterior e Weber Lopes, é considerado um dos melhores da nova geração)

17 de Julho – Quinta - feira
Auditório da Fide
18h - Mesa Redonda com o tema “Ecos da literatura portuguesa na poesia de Carlos Drummond de Andrade”
Palestrante: Edgard Pereira Reis, Mediadores: Débora Souza, Maria das Graças Lage Lacerda e Gilmar Pereira
Abertura com declamação dos Drummonzinhos
Paredão da Rua Tiradentes
20h - Show “O Canto com Arte”, com Rosa Márcia & Banda e Convidados – Projeto aprovado pela Lei Drummond (Lei Municipal de Incentivo a Cultura)
22h30 - Show com Saldanha Rolim/CE e os Tambores de Cantaria do Maranhão (o cantor e compositor Saldanha Rolim pertence a uma segunda geração de cantores e compositores nordestinos, que no Inicio da década de 80, se lançaram na região sul do país. Cearense de Parambu, e criado em São Luiz do Maranhão, já aos dezessete anos de idade ele participava de movimentos culturais estudantis no Nordeste, especialmente no Maranhão e Ceará. Saldanha Rolim sempre vivenciou as diversas manifestações culturais de seu povo, expressas através do cantar do dia-a-dia e da diversidade de ritmos que fazem parte do repertório de seus shows.)

18 de julho - Sexta-feira
Bairro Pedreira – em frente à Associação Comunitária
19h - Espetáculo Teatral “Nossa Pequena Mahagony”, com o Grupo Teatro Invertido – RJ (música e teatro aliados a um humor satírico e atual fazem do espetáculo uma divertida viagem ao universo televisivo. Atrações e arapucas se revelam ao espectador através da personagem Paulo da Lasca – vencedor da promoção “Ganhe um milhão em Mahagonmy)
Teatro da FCCDA
20h30 – Espetáculo Teatral “A Corda e o Livro”, com o Grupo Cara de Palco – BH/MG (em uma rua de BH o encontro do bom humor e sabedoria de um mendigo com os desvarios de um jovem de classe média. Nesse belo cenário o drama se transforma em comédia em um espetáculo divertido e comovente)
Fazenda do Pontal
22h - Show com Clevinho Martins e Banda- Itabira/MG (show com o compositor e cantor que apresentará canções autorais)
Distrito de Senhora do Carmo – Centro de Tradições
21h - Show “O Canto com Arte”, com Rosa Márcia & Banda e Convidados (a cantora participa de vários shows e festivais em Minas Gerais e outros estados. Lançou seu 1º CD “Minha Vida, Meu Canto” em 2006). Projeto aprovado pela Lei Drummond (Lei Municipal de Incentivo à Cultura)

19 de Julho – Sábado
Teatro da FCCDA
20h30 - Espetáculo de Dança “Geraldas e Avencas”, com o Grupo de Dança Primeiro Ato – BH/MG (Geraldas e Avencas traz a cena uma reflexão sobre a plastificação e a padronização da estética na contemporaneidade, e sobre o embrutecimento das relações, gerando muitas vezes a descaracterização e a expectativa de perfeição no ser humano, mutilando, agredindo e provocando deformações. Suely Machado, diretora e responsável pela concepção, coreografia e direção da obra. A trilha sonora original é de Zeca Baleiro que mescla canções e músicas instrumentais acompanha e enriquece o tom crítico e poético presente no conceito e na dramaturgia da obra)
Distrito de Ipoema
Noite de Lua Cheia – Roda de Viola
19h - Apresentação do Grupo Folclórico Tumbaitá – Itabira/MG

20 de Julho – Domingo
Distrito de Senhora do Carmo – Centro de Tradições
15h - Espetáculo Circense “Pulitrica”, com Leonardo Carnevalle - RJ (Afonso Xodó é um falastrão, um andarilho, um transeunte. Conhecedor de ciências ocultas, tenta mostrar uma elevada capacidade em números que criam efeitos e fenômenos extraordinários, contrários às leis da natureza. Utilizando-se do humor como ponto de partida para sua cena, tenta iludir os espectadores, que acabam acreditando mais nos efeitos do riso, do que nos efeitos da magia)
Distrito de Ipoema
17h - Espetáculo circense “Pulitrica”, com Leonardo Carnevalle - RJ
18h - Cine Rural - Engenho
Filme : “Carlota Joaquina - a Princesa do Brasil” – Direção: Carla Camuratti
Praça do Areão
17h - Espetáculo “Projeto Pé na Rua”, com a Cia. Galpão Cine Horto/BH – Aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (tendo como base a idéia de que atuar na rua é uma vivência das mais ricas para o ator, esse projeto busca aproximar o teatro de suas funções primordiais na sociedade, além de ampliar as perspectivas dos atores/alunos do Galpão Cine Horto, interessados em novas imersões artísticas)
20h – Show “Duas Mãos” - Júlia Ribas e João Luis Nogueira convidam Zélia Fonseca (o projeto Duas Mãos reúne composições próprias dos cantores Júlia Ribas e João Luiz, além de composições de Zélia, incluindo algumas releituras de Marku Ribas, Milton Nascimento e Chico Buarque)
22h30 – Show “Distorções do meu Jardim”, com Jorge Israel e Banda (ex-Kid Abelha)
Igreja Batista da Pedreira
19h30 - Show com a Banda Ministério Herdeiros – Itabira/MG

21 de Julho – Segunda - feira
CVRD - Campestre
12h - Intervenções circenses “Palhaços a Vista”, com a Cia. Circunstância de Circo - Teatro - BH/MG (dois palhaços andarilhos e seu fiel faxineiro mantêm, à duras penas as tradições e a dignidade de um cirquinho que herdaram. O espetáculo se desenrola através de quadros que resgatam entradas e reprises de palhaços inspirados na história do circo-teatro brasileiro)
Teatro da FCCDA
20h30 - Espetáculo de Dança “No Baixo do Sapateiro”, com Steven Harper – EUA/Suiça e Bruce Henri – EUA (apresentando um estilo de sapateado fortemente personalizado e, em alguns momentos inspirados nas gingas das danças brasileiras, tem merecido elogios entusiásticos da crítica especializada e de um público a cada dia mais numeroso)
Steven Harper - bailarino, coreógrafo e professor de sapateado. É um dos poucos mestres no Brasil com projeção internacional. Foi coreógrafo do Criança Esperança e professor de Gilberto Gil, Patrícia Pillar, Débora Secco, Leandra Leal, Zezé Polessa, Carlinhos de Jesus, etc.
Bruce Henri – contrabaixista, cantor e compositor. Veio para o Brasil nos anos 70 e tocou com Gal Costa, Fagner, Tom Jobim, Marina Lima, Nana Vasconcelos, Gilberto Gil, Quateto em Si, Berimbrow, etc.

22 de Julho – Terça - feira
CVRD – Conceição
12h - Intervenções circenses “Palhaços a Vista” Cia. Circunstância de Circo e Teatro - RJ
Praça Acrísio Alvarenga
19h - Espetáculo “Mania de Explicação”, com o Grupo Canguru Teatro de Bolso e Bonecos - BH/MG (o teatro de bonecos e animação fala de uma garotinha que busca explicação para várias palavras que são apresentadas de uma forma especialmente poética, lúdica, encantando todas as idades. O espetáculo, rico em imagens metafóricas nos surpreende a cada instante, levando-nos a refletir sobre questões como amizade, perda, amor, dor, entre outros)
Memorial Carlos Drummond de Andrade
18h – Lançamento do Livro “Poetabirano”, de José Eustáquio Lage Moreira. Projeto aprovado pela Lei Drummond (Lei Municipal de Incentivo à Cultura)
20h30 – Show Duas Casas Quatro Asas, com Newton Baiandeira

23 de julho – quarta -feira

Teatro da FCCDA
15h – Espetáculo Teatral Infantil “Viagem ao Centro da Terra”, Cia. de Teatro Artesanal/RJ (o espetáculo marca os 10 anos da companhia com um texto leve e divertido que mantêm-se fiel ao espírito de Júlio Verne e aos acontecimentos do fianl do século XIX – uso da eletricidade, das máquinas a vapor, o trem como meio de transporte, o surgimento do cinema – que são de grande importância para a formação cultural do mundo contemporâneo
Pista de Skate do bairro Juca Batista
19h - Espetáculo de Dança de Rua “Qual é a Cor”,com o Grupo BSD. Participação especial da Associação de Skatistas de Itabira. (o espetáculo traz a reflexão e a observação de uma raça, do nascimento ao grito até a libertação através dos ritmos deste povo que luta e se transforma. Pulsação e movimento de corpos e mentes embalados pelo sonho de igualdade.)
Igreja Batista Central
20h - Concerto de Piano com Eudóxia de Barros – Perdizes/SP (uma das melhores artistas brasileiras desenvolve uma carreira admirável. Em 1995 recebeu o “Prêmio Nacional da Música”,pela Funarte, como intérprete. Foi escolhida “Melhor Recitalista de 1997” pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.)

24 de julho – quinta - feira
15h – Intervenções artísticas com os Doutores da Alegria
Locais: Hospital Nossa Senhora das Dores, Pronto Socorro Municipal, Centro de Hemodiálise Nossa Senhora das Dores e Ambulatório Nossa Senhora das Dores
Paredão da Rua Tiradentes
20h30 – Marku Ribas - BH/MG – Lançamento do DVD “40 Anos de Carreira” (sua múltipla e rica música é uma mistura de variados ritmos brasileiros com elementos afros do Caribe, balanço black, jazz, entre tantas outras tendências que ele ouvia e ouve em casa. Dono de uma discografia ímpar e participações em vários trabalhos de outros artistas, seis filmes longa-metragem - dois na França e quatro no Brasil-, dois documentários e muitos shows pelo mundo afora.)
21h30 - Show “Sou Popular”, com Gisele Andrade – Santa Maria de Itabira/MG (personalidade artística mais poderosa e influente da noite GLS de BH, arrasta uma legião de fãs e admiradores por onde passa. Ela vem lotando todos os shows no Estação 2000, SóPraNós e em sua casa noturna o Gis Club. Em abril de 2001, Gisele inaugurou o GIS Club, uma casa noturna com capacidade para 1.000 pessoas no Barro Preto.Os fãs gostaram e transformaram a casa em uma das mais badaladas da cidade até hoje. Às sextas, Gisele se apresenta cantando sucessos da MPB, rock e pop music e no domingo, boate.)

25 de julho – sexta -feira
Hospital São Camilo
14h - Intervenções artísticas com os Doutores da Alegria
Asilo São Vicente de Paula
16h - Intervenções artísticas com os Doutores da Alegria
Campo do Boa Esperança
20h – Encerramento da Oficina Dança de Rua, com o Grupo BSD e alunos
20h30 - Espetáculo Circense “No Mundo do Circo” com o Circo Irmãos Simões BH/MG (o circo existe há mais de 100 anos onde a 4ª e 5ª gerações passam suas técnicas de pai para filho e assim mantêm via a tradição e magia do circo)
Teatro FCCDA
20h30 – Show com Derico Sciotti & Sindicato do Jazz de São Paulo (A banda traz um repertório voltado para a Bossa Nova, o Jazz, o Blues e MPB na linguagem instrumental, além de contar com a irreverência e simpatia de Derico, saxofonista do programa Jô Soares)
Fazenda do Pontal
22h – Show com Gilvan de Oliveira e Banda – BH/MG, participação especial da Orquestra Jovem de Violões
Gilvan de Oliveira. Violonista, compositor, arranjador, cantor e professor, Gilvan nasceu em Itaú de Minas - MG, em 1956. Estudou na Escola de Música da UFMG, com o mestre José Lucena Vaz e ainda com Joe Diorio, do Guitar Institute of Technology de Los Angeles-USA. Na sua trajetória, músicos consagrados, vários Cds e muitos palcos mostram a arte de Gilvan, divulgando seu trabalho como diretor musical arranjador e músico solista.)

26 de julho - Sábado
Praça do Areão
19h – Concerto com a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais – OSEMG
22h30 – Show “Mutantes Depois” com Mutantes/SP (as glórias do passado se juntam aos sonhos do futuro. No universo Mutantes, o mistério é moeda forte e vigente. Sempre foi assim e também será neste show: um exercício de criatividade e imaginação que faz\ bem aos que amam a boa música)

27 de julho - Domingo
Praça do Areão
12h - Brinquedos Infláveis
20h - Show “No Balanço”, com Ana Luiza e Banda – Itabira/MG
22h30 - Show “MTV AO VIVO”, com Fernanda Abreu e Banda que convidam a Bateria da Escola de Samba da Portela/RJ (apesar de ser plural, Fernanda é a personificação da mulher carioca, um título que os leitores do Globo Online lhe conferiram numa eleição direta em março de 2006. Do subúrbio à Zona Sul, no ensaios de escolas de samba, nos bailes funk das comunidades populares, onde chega Fernanda é bem chegada. O meio musical reconhece seu talento e determinação de sair do backing vocal da Blitz para desenvolver, ao longo de 20 anos, uma assinatura própria dentro da música brasileira. Ela sabe ser sofisticada de uma maneira simples que atinge todos os públicos, não tem erro.)
Cine Rural - Núcleo do Sapé
18h - Filme: “Carlota Joaquina - a Princesa do Brasil” – Direção: Carla Camuratti
Igreja do Evangelho Quadrangular – Vila Piedade

19h - Show com a Banda Ministério Herdeiros – Itabira/MG