Jornal Aldrava Cultural
InBrasCI - Diretoria de Belo Horizonte

 

Evento da RD-InBrasCI-MG e a Aldrava Letras e Artes em Belo Horizonte com lançamento de livro e homenagens a promotores culturais.


Recepção aos poetas e artistas no Restaurante Dona Preta - BH

No dia 25 de setembro de 2008 realizou-se um grande evento cultural organizado pela Diretoria da RD-InBrasCI-MG na cidade de Belo Horizonte, Clevane Pessoa. Foi lançado o livro de poesias aldravistas “Cenário Noturno” de Andréia Donadon Leal, sarau e conversa com artistas e poetas ao Pé do Fogão, na Lagoa do Nado, parte das ações do evento Poesia, Primavera e PAZ. A Govenardoria do InBrasCI-MG e a Aldrava Letras & Artes outorgaram no mesmo dia, três certificados de Honra ao Mérito Cultural – ano 2008 - com suas respectivas medalhas a instituições e organizações não governamentais que se destacaram na divulgação e promoção da cultura mineira no país e no exterior. Além da premiação, tomou posse como Membro Efetivo da Governadoria do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em Minas Gerais , a poeta e escritora Ângela Togeiro. Os nomes foram selecionados de acordo com a indicação da Diretoria Municipal do InBrasCI-MG em Belo Horizonte. O evento começou às 13:00 no Restaurante Dona Preta com exibição de filmes e vídeo-haicais, homenagem aos poetas do Jornal Aldrava Cultural com o certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida concedido pela ONG ALÔ VIDA, pela REDE CATITU CULTURAL e pela EMBAIXADORA DA PAZ, pelo Cercle Univ. de les Embassadeurs de la Paix (de Genebra, na Suíça), pelos trabalhos culturais e educacionais realizados na cidade de Mariana, outros estados e ao projeto educativo Da Arte Poética a Alfabetização “Haicais” e terminou com saraus e apresentações de poetas e artistas plásticos a noite na Lagoa do Nado.


Encontro de escritores no Restaurante Dona Preta - BH

Certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida aos Aldravistas
ONG ALÔ VIDA, pela REDE CATITU CULTURAL e pela EMBAIXADORA DA PAZ, pelo Cercle Univ. de les Embassadeurs de la Paix (de Genebra, na Suíça)


A jornalista Luciana declama poemas dos aldravistas


Certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida a Gabriel Bicalho


Certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida a J.S. Ferreira


Certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida a J. B. Donadon-Leal


Certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida a Andréia Donadon Leal


Andréia Donadon Leal ganha vídeo-poema de Masé Soares


Artistas e escritores prestigiam evento do InBrasCI-MG - Parque Lagoa do Nado - BH

Medalha e Diploma de Mérito Cultural:


Rede Catitu : Certificado de Honra ao Mérito e Medalha de Prata
Marco Llobus (Marco Antonio de Melo Lisboa

Rede Catitu, presidida por Marco Llobus (Marco Antonio de Melo Lisboa), em plena organização de um Festival Internacional de Cultura Popular, e envolvido diretamente, na Família Guiga-Chorinho mineiro e Baile do interior . A Rede Catitu integra vários projetos, inclusive o POIETISA, que entrevista, fotografa e grava poetas da capital mineira (Lei Municipal de Incentivo à Cultura). Mantém um espaço (ESPAÇO É COMUM), para cursos e é também responsável por saraus e apoiou no POESIA E PAZ de março/2008, ação onde foram distribuídos 152 mil poemas impressos e mil livros novos, embrulhados para presente, aos artesãos da feira de Artesanato, em comemoração ao seu dia, com posterior sarau a céu aberto- e que envolveu desde poetas populares e cordelistas até membros das academias literárias da capital.


TROPEIRISMO CULTURAL (Poetas Quae Será Tamen e SARAU TROPEIRO), representado por Ricardo Evangelista e
pela compositora e cantora Sueli Silva: Medalha de Prata

Ricardo Evangelista -(poeta, sociólogo e pesquisador, responsável pelo Sarau da Lagoa do Nado- em Centro Cultural da Prefeitura), que tem por mérito, de abrir espaço para divulgação de POETAS e POETISAS, congregar a juventude para os encontros, além destes, outras ações, tais qual a "Conversa Ao Pé do Fogão", com poesia e contação de "causos mineiros”. Por sua movimentação ativa, levam a cultura popular mineira a vários festivais e cidades do interior. Poetas Quae Será Tamen, foi levado pelo casal ao VIII Encontro Cultural do Movimento Cultural aBrace, em Montevidéu, março/2007.


ONG "Alô Vida" – Certificado de Honra ao Mérito e Medalha de Ouro

ONG "Alô Vida", representada por Cláudio Márcio Barbosa, poeta e produtor cultural que realiza várias frentes culturais (teatro, edição de livro, saraus, etc), com a renda destinada a esse "Pronto Socorro", que socorre pessoas em desespero, com tendência ao auto-extermínio. Além disso, CMB promove, no restaurante da família, além dessa acolhida a autores e artistas, festivais para asilos de idosos e orfanatos, oferecendo tudo que é necessário para tal.No momento, arrecada recursos para a edição do D'Versos, para o qual dez poetas doaram dez poemas.A renda da Vida antologia será doada ao Alô Vida e ao artista que fez os rostos dos poetas .Foi também beneficiado, uma vez que sua carreira encontra-se em momento delicado pessoal.O fotógrafo da sessão de fotos, comemora anos de carreira e está feliz com o trabalho. O Alô Vida é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, cujo objetivo é atender, por telefone, as pessoas que desejam desabafar. Através do diálogo, aceitação incondicional e doação de calor humano, ouvirmos com total sigilo e privacidade. É um trabalho totalmente feito por voluntários e não tem nenhum vínculo político ou religioso. O atendimento pelo telefone tem como proposta ser diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Todo serviço de atendimento é gratuito.


Angela Togeiro

Natural de Volta Redonda/RJ, radicada em Minas Gerais desde jovem, residiu em Rio Preto , Congonhas do Campo, Barroso, Conselheiro Lafaiete e hoje está em Belo Horizonte. Angela Togeiro é escritora, artista plástica, formada em Administração de Empresas, pela FACE/FUMEC – Belo Horizonte/MG, com os cursos de Pós-Graduação em Política Econômica e Finanças das Empresas e Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos, ambos pela FACE/FUMEC – Belo Horizonte/MG.

Como escritora, possui prêmios literários em prosa e verso em quase todos os estados do território brasileiro e internacionais É membro de diversas entidades culturais: Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Academia Feminina Mineira de Letras, as duas com sede em Belo Horizonte /MG, Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette - Conselheiro Lafaiete/MG, Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro/RJ, Grêmio Literário de Autores Novos - Volta Redonda/RJ, Sociedade de Cultura Latina do Brasil/Mogi das Cruzes/SP; Clube da Simpatia – Olhão/Portugal, Poetas del Mundo – Chile, e ao Proyecto Cultural Sur, sede no BeBrasil em nto Gonçalves /RS.

Livros publicados – dados no link Livros
•CONTATO URBANO – poesia - •PUDIM DE CLARAS COM BABA-DE-MOÇA – novela
•CAVALO ALADO – contos •TREM MINEIRO – poemas para a garotada
•NA LUZ DOS TEUS OLHOS – poesia
•O COMPOSITOR – romance, Prêmio FUNDEC/Teresina/PI
•SOU MULHERES – poesia, Prêmio FUNDEC/Teresina PI
•O DENTE DE LEITE APRESENTA: O MOLAR FUGIU DO SONHO DA MENINA – teatro infantil, Prêmio Prefeitura de Manaus/AM


Angela Togeiro em seu discurso de agradecimento


Clevane Pessoa com o livro cenário Noturno de Andréia Donadon Leal