Jornal Aldrava Cultural
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais

Cerimônia de Outorga de Medalhas de Honra ao Mérito
Dia 30 de maio de 2009

Esta cerimônia ocorreu em conjunto com a cerimêonia de posse dos 12 membros fundadores da Academia de Letras do Brasil, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.

Outorga de medalha de Honra ao Mérito a

Affonso Augusto Moreira Penna - bisneto do Presidente Affonso Penna
Aníbal Albuquerque - memebro da Academia Varginense de Letras
Rádio Transamérica de Santa Bárbara - recebem seus diretores Juvenal Coelho Brito e Fabíola Lima Coelho Brito
Jornal Ponto Final - recebe o seu diretor Rômulo Passos

Posse de Membros efetivos:

Mírian Stella Blonsky - ativista cultural em São Gonçalo do Rio Abaixo
Sebastião Fonseca e Silva - ativista cultural em Santa Bárbara

 

Discurso da Presidente nacional do InBRasCI, Dr. Marilza de Castro

Exma. Senhora Presidente hoje desta Mesa de Trabalho e Presidente-Fundadora da egrégia ALB – Academia de Letras do Brasil, seção Mariana, MG e Governadora do InBrasCI-MG,
Dr.ª Andréia Donadon Leal.
Exmº Sr. Presidente Executivo da ALB-Mariana,MG e Secretário Geral da ALB marianense, Prof. Dr. José Benedito Donadon-Leal.
Exmº Sr. Presidente Internacional da ALB, Dr. Mario Carabajal.
Demais nobres componentes desta Mesa e da Tribuna de Honra.
Digníssimos Confrades e Confreiras desta Academia e Homenageados InBrasCI.
Autoridades outras presentes.
Senhoras e Senhores.
Meus amigos.
É com grande júbilo e honra que aqui hoje estamos presentes nesta Sessão Solene de Posse e Homenagens da ALB-Academia de Letras do Brasil, em Mariana, MG e do InBrasCI I- MG; honrados não só por estarmos presentes, mas também por compartilharmos da mesma, testemunhas que somos do excelente trabalho desenvolvido por estas duas Entidades em prol da Cultura brasileira e internacional.
O ideal do InBrasCI é desenvolver a Cultura e, através dela,unir as pessoas, fazendo aflorar o Amor em cada indivíduo, estabelecendo nele a paz interior, trilha para a tão almejada paz mundial.
Cremos que cabe principalmente a cada labutante cultural essa tarefa e não é porque hoje estou Presidente do InBrasCI que batalho por alcançar tal meta, porque funções são transitórias, mas ideais são permanentes e, quando alcançados, sempre podem ser ampliados.
Sou e sempre serei um “soldado da Cultura” e minha arma principal na luta que empreendo é a palavra.
Observando o histórico do trabalho cultural de cada Membro da Diretoria e dos Quadros componentes da ALB e do InBrasCI-MG e de cada um dos hoje aqui homenageados, certificamo-nos de que todos fazem parte do mesmo batalhão da Cultura, cada um em seu campo específico, valendo-se de suas pacíficas armas próprias para alcançarem o mesmo ideal por nós aqui acima citado. Desta forma, são todos merecedores das funções atualmente exercidas na Cultura e das homenagens que aqui estão sendo prestadas.
Parabenizo a todos e, principalmente, o Estado de Minas Gerais e a cidade de Mariana que pariram tão
nobres figuras culturais, pois mesmo aqueles que aqui não nasceram, mas daqui fizeram seu lar e aqui buscam construir Cultura, expandindo-a para o Brasil e o Mundo, já absorveram a naturalidade mineira-marianense pelo amor que têm no coração por esta terra.
Está de parabéns, sem dúvida, o Brasil inteiro e toda Cultura mundial, pois em Minas Gerais se trabalha não só para a gente mineira, mas para todos os brasileiros e por toda a humanidade.
Ufanem-se ilustres Membros da ALB e do InBrasCI –MG pela sua própria obra e pelos ideais e luta destas suas Entidades.
Senhoras e Senhores, obrigada.

Ato de entregas de Medalhas e Diplomas de Honra ao Mérito

Rádio Transamérica

Em Julho de 1999, o sistema de Radiofusão ZAM BRASIL LTDA, afilia-se a REDE TRANSAMÉRICA, maior rede de Rádio do Brasil, tornando-se uma franqueada do segmento POP da Rádio Transamérica. Atualmente os proprietários da Rádio são Juvenal Benedito Brito e Fabíola Lima Coelho Brito.
Oferece 24 h do dia muitas informações, entretenimento e intérpretes consagrados da Música Popular Brasileira com programação tradicional de qualidade, aliada ao dinamismo da rede, e presta serviços sociais há pelo menos 04 anos, através do programa Rodeio Transamérica, em que o Anderson Penna é o locutor. Ele já conseguiu ajudar pessoas que necessitavam de atendimento médico, alimentação, cadeira de rodas, cirurgias de vista. Quando houve problema de enchente em Fonseca, conseguiu através da Rádio Transamérica, ajudar a população que estava em dificuldades. A Missão da Rádio Transamérica, 92,5- FM é se tornar referência no ramo de radiofusão e ser uma das principais emissoras da região, oferecendo serviços de qualidade, buscando sempre a inovação e o custo benefício.
Sei da importância de uma rádio na vida dos ouvintes que escutam diariamente a RADIO TRANSAMÉRICA, no Médio Piracicaba, e os benefícios dos meios de comunicação, para o crescimento intelectual e cultural das pessoas e na manutenção de uma vida com informações. E sei também dos percalços que a FAMÍLIA BRITO enfrentou... As intempéries fazem parte da vida... JUVENAL foi o criador de muitas ações da emissora, como os eventos que ela promove: Festa Transpiração, Transfolia, Cobertura do Torneio do Real Esporte Clube e outros eventos. Juvenal pôs a Rádio nos eixos, nas ruas, nos clubes... Têm muitas coisas que jamais serão retiradas de um homem: integridade, inteligência e genialidade. Os gênios tendem a ser excepcionalmente inteligentes, pois usam a IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE para inventar, descobrir ou criar algo novo em seu campo de interesse. Os gênios inovam em vez de simplesmente lembrar ou reproduzir informações existentes.
Os gênios não trabalham sozinhos. Eles analisam o trabalho de outras mentes inteligentes e usam essas informações para fazer novas descobertas.
A criatividade dos gênios também se relaciona com a produtividade e o trabalho árduo. Às vezes, os exemplos mais contundentes de gênios envolvem pessoas que produzem seu melhor trabalho em uma idade muito tenra. Nem todo gênio, entretanto, produz um trabalho excepcional no início da vida, como fizeram Einstein e Mozart. Às vezes, eles realizam seu melhor trabalho quando estão mais velhos.
De onde vem a criatividade? Da alma? Do cérebro? Ou os dois conjugados? Talvez nunca saibamos com precisão de onde vem a criatividade, por que algumas pessoas usam sua criatividade mais do que as outras ou por que algumas pessoas são mais criativas durante períodos específicos em suas vidas. Pode ser que nunca saibamos... Mas uma certeza: os gênios são vitais para o aprimoramento da ciência, da tecnologia, da compreensão. Sem eles, nossa compreensão da matemática, da literatura e da música seria completamente diferente ou nem existisse.
Nossos cumprimentos ao senhor JUVENAL pela magnífica visão empresarial e altruísta, isso ninguém consegue retirar do ser humano: a criatividade - e vejam que ela semeou, colheu os frutos, continua viva, produzindo cada dia mais. Parabéns Juvenal.Parabéns Rádio Transamérica!
" Música é vida interior, e quem tiver vida interior, jamais padecerá de solidão! "

CONVIDO os PROPRIETÁRIOS DA RÁDIO TRANSAMÉRICA, 92,5 – FM – Juvenal, FABÍOLA LIMA COELHO BRITO para receberem o Diploma e a Medalha do InBrasCI pelos 10 anos elevando a cultura Mineira e pela parceria com os Poetas do Jornal Aldrava Cultural, no Projeto POESIA VIVA: Poesia bate à sua porta.


Juvenal Coelho Brito e Fabíola Lima Coelho Brito receberam
Diploma e Medalha InBRasCI-MG

Affonso Augusto Moreira Penna

O segundo agraciado com a Medalha de Ouro e Certificado de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, é o bisneto do 4° Presidente da República, o santa-barbarense, AFFONSO PENNA.

• Engenheiro civil, com aperfeiçoamento em Estradas de Ferro e de Rodagem, diplomado em 1957 pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (Rio de Janeiro).

• Sócio fundador da empresa Affonso Penna Consultoria Ltda. (Rio de Janeiro/RJ) – 1988/ 1994.
• Sócio (50%) fundador, em 1989, juntamente com Georges e Bernard Worms, da firma Unimex Comercial Exportadora Ltda. (São Paulo/SP), sucedida em 2000 por Affonso Penna
• Consultor de Comércio Exterior, atualmente.
• Cidadão honorário de Paraíba do Sul / RJ e de Santa Bárbara / MG.
Affonso Augusto Moreira Penna, com apoio de diversas instituições mineiras, conseguiu a transferência do Mausoléu do Presidente AFFONSO PENNA para seu berço natal: cidade de Santa Bárbara.
Seu gesto e luta pela preservação da memória do ilustre santabarbarense, representa um resgate importante para todas as gerações, além da valorização da cidade, que tem o núcleo histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG).
O bom filho a casa torna. Esse famoso ditado popular vai expressar mais uma vez a volta de um ilustre brasileiro à terra natal. Os restos mortais do ex-presidente Affonso Penna foram transferidos do Rio de Janeiro para Santa Bárbara, cidade onde ele nasceu.
Parabéns Affonso Augusto Moreira Penna por esse ato que transformará a cidade de Santa Bárbara em um novo pólo cultural e histórico!
CONVIDAMOS O BISNETO DO SANTABARBARENSE AFFONSO PENNA, DR. AFFONSO AUGUSTO MOREIRA PENNA PARA RECEBER o Diploma e a Medalha do InBrasCI-MG.


Affonso Augusto Moreira Penna

Mário Carabajal

Educador, jornalista e psicanalista. Trinta livros publicados: poesias; psicanálise; metafísica; ciências; romance; política; psicopedagogia; cultura mundial, entre outros. Presidente da Academia de Letras do Brasil. Professor Federal. Licenciatura e Habilitação em: jornalismo/Reg. 255, música/546/OMB-Amapá, educação física e psicanálise clínica. Especialista em pesquisa científica/UFRR; psicossomatologia/ESPC e tecnologia educacional/UnB. Em 2008 cursa nova especialização em Controle da Gestão Pública/UFSC. Mestre em Psicanálise. Doutor em Psiconeurofisiologia/ESPC. Conclui em janeiro/2009 Mestrado em Relações Internacionais/UAA-Py. Conclui
em janeiro/2010 doutorado em Ciências Educacionais com tese em psicopedagogia. Professor universitário de graduação das cadeiras de metodologia científica e psicologia do curso de Pedagogia da Faculdade de Pedagogia de Boa Vista e, de pós-gradução/ disciplinas: neurocognição; psicomotricidade, entre outras, dos cursos dos cursos de especialização em Psicomotricidade e, Psicopedagogia/Universidade Gama Filho. Autor das teorias: ¨evolução psíquica maturacional da consciência humana¨ e ¨origem concreta do pensamento¨. É previsto para julho de 2009, seu ingresso em nova especialização, em neurociências, pelo Instituto Edumed do Rio de Janeiro, sob a coordenação do neurocientista, Pós-Doctor Renato Sabattini. Mário Carabajal é propositor, através dos objetivos da ALB, da fundação de diversas instituições culturais e científicas no Brasil e exterior.
Em 2008/2009 desenvolve pesquisas sobre a miséria e a Fome no Mundo, defendendo tese sobre o tema e analisa o Projeto do Milênio da ONU, que propõe a redução em 50% da Fome no Mundo até 2015.

CONVIDAMOS O PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL, DR. MÁRIO CARABAJAL, PARA RECEBER o Diploma e a Medalha de Ouro InBrasCI-MG.


Mário Carabajal

Aníbal Albuquerque

ANÍBAL ALBUQUERQUE nasceu em Castro (PR), a 17 set. 1938. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, ingressou, por concurso, no Magistério do Exército. Engenheiro civil e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduado em Literatura Brasileira, pela PUC-MG. Mestre em Literaturas de Expressão Portuguesa, pela mesma universidade católica mineira. Professor universitário, editor, poeta, contista, cronista, ensaísta, romancista e tradutor É membro efetivo da Academia Tricordiana de Letras e Artes e da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências. Pertence à União Brasileira de Escritores e à Arcádia Brasílica de Artes e Ciências Estéticas, do Rio de Janeiro. É Membro Honorário da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, da Academia Paraguaçuense de Letras e Membro Emérito da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete.
Publicou: Mineiras emoções (poemas, 1993); o livreto infantil Letícia e seus amigos (Varginha: ALBA, 1994); De PC a Senna, dos 7 anões ao real: três dúzias de crônicas (São Paulo: Scortecci, 1994); o romance Atalaia, fragmentos de vida (São Paulo: Scortecci, 1996); O E.T. de Varginha, sua verdadeira história (Varginha: ALBA, 1996; 4ª ed. 2006); A Viúva e outras estórias (Varginha: ALBA, 1997, 2ª ed. 1999), o ensaio Um passeio pela obra de Cícero Acaiaba (Varginha: ALBA, 2001); a novela Fazenda Paraíso (Varginha: ALBA, 2006), que conquistou, em 1996, o Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete, em concurso nacional promovido pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete. Reside em Varginha (MG). Obteve inúmeros prêmios nacionais em conto, crônica, ensaio, poesia e romance.
CONVIDO O contista, poeta e crítico literário, ANIBAL ALBUQUERQUE, PARA RECEBER o Diploma e a Medalha de Mérito Cultural do InBrasCI-MG pelo relevante trabalho realizado em prol da cultura e da literatura mineira.


Aníbal Albuquerque

Sílvia de Lourdes Araújo Motta

Pedagogista, Escritora, Poeta, Sonetista, Trovadora, Professora de Línguas e Literatura Portuguesa e Inglesa com Graduação e Pós-Graduação em duas Faculdades. Estuda Direito, Italiano, Japonês e Espanhol.Nascida em Belo Vale-Minas Gerais aos 06 de janeiro de 1951, mas registrada no Cartório, no dia 07 de janeiro.Vive em Belo Horizonte/MG/Brasil há 34 anos. Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa desde 17-02-2000:
Autora em prosa e verso: contos, crônicas, poemas modernos, acrósticos e poemas clássicos de forma fixa e outros.
Poeta autora de mais de 4 mil acrósticos. Tem 1800 publicados no site: recanto das letras
Vice-Presidenta da Academia Mineira de Trovas/BH/MG, desde 1995.
Membro Efetivo da Arcádia de Minas Gerais desde 1995, onde foi Diretora de Eventos, Secretária e Secretária-Geral.
Membro Efetivo do Elos Clube de Belo Horizonte, filiado ao Elos Internacional da Comunidade Lusíada, em oito países lusófonos.
Membro Emérito da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette/MG.
Membro Honorário da Academia Nevense de Letras
Membro efetivo da IWA:International Writers and Artists Association/Ohio/USA.Autora de 82 poemas em Inglês.
Membro efetivo da UBT:União Brasileira dos Trovadores-Seção Belo Horizonte/MG, com 3500 TROVAS, Cartrovas e Carversos de sua autoria.
Parceira-Assessora da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais, onde faz parte da Comissão Julgadora de Concursos de POESIA e PROSA.
Poeta-Sonetista-Trovadora-Contista-Cronista-Crítica Poética e Textual, Autora de 29 Livros, E-Books, Organizadora de Antologias publicadas no Brasil, EUA e Portugal.
CONVIDO A Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, escritora e trovadora: SÍLVIA MOTTA, PARA RECEBER o Diploma e a Medalha de Mérito Cultural do InBrasCI-MG pelo relevante trabalho realizado em prol da cultura e da literatura mineira.


Sílvia de Lourdes Araújo Motta

Jornal Ponto Final

Por tradição há quase 25 anos, a família Passos trabalha na mídia com programas de rádio, TV e jornais. A comunicação é algo subliminar que os envolvem e costumam dizer que é algo inato, como o sangue que corre livremente nas veias para gerar vida. O amor pelo ofício é indomável. O Jornal Ponto Final iniciou há 13 anos, mantendo-se na região dos Inconfidentes como o único semanário, que ininterruptamente, circulou a mesma linha editorial, seus princípios éticos e suas convicções.
O Jornal PONTO FINAL pauta com a exclusiva intenção de informar milhares de leitores, na ética e no profissionalismo no meio a um processo político e social tão conturbado por tendências e corporativismo.
Para o diretor Rômulo Passos, a principal motivação é a de continuar irredutível nesta árdua, porém vitoriosa e honrada, missão: manter o índice de aprovação popular que tem o Jornal Ponto Final. A indicação da InBrasCI, creditando ao Jornal Ponto Final o prêmio da medalha de ouro, multiplicou nosso compromisso de permanecer com nossas diretrizes, ampliando ainda mais nossos serviços na área de comunicação. Honrados com a premiação e com auto-estima elevada, nossa equipe de trabalho está emocionada com a premiação, que para nós é de proporção imensurável. Este é um marco histórico para o Jornal Ponto Final, que faz de seu cotidiano um modesto (mas riquíssimo) aprendizado do jornalismo.

Convido o proprietário do Jornal Ponto Final, Senhor Rômulo Passos para receber o Diploma e a Medalha de Mérito Cultural do InBrasCI pelos 13 anos elevando o Jornalismo na Primaz de Minas, na região dos Inconfidentes e divulgação da produção cultural da região.


Rômulo Passos

Outorga do Título de Membro efetivo do InBRasCI - MG

Mírian Stella Blonski é natural de Duque de Caxias – Rio de Janeiro e atualmente vive na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo –MG. Cursou o 1° e 2° graus no Colégio Imaculada Conceição em BH e Colégio Imaculada Conceição em Pedro Leopoldo. Formada em Administração e Supervisão de 1° Grau e Administração e Supervisão de 2° Grau no Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira. Pós-graduada em: Metodologia do Ensino Superior –PUC/MG, Literatura Infanto-Juvenil, Folclore e Cultura Popular. Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG com a dissertação: A representação do Saci na Cultura Popular e em Monteiro Lobato. Foi professora de 1ª a 4ª séries na E.E. Desembargador Moreira dos Santos (São Gonçalo do Rio Abaixo) Supervisora Educacional e Professora de Didática do Curso Normal.
Professora da Faculdade de Educação de João Monlevade – MG- FUNCEC – das disciplinas: Sociologia Geral, Currículo e Programas; Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio; Antropologia Cultural; Princípios e Métodos de Inspeção Escolar; Educação e Cultura Popular, Literatura Infantil e Juvenil; além de Coordenadora de Licenciaturas. Publicou o livro “Caderno de Rascunho”, volume I e II; Lilá – Literatura Infantil e Pescador de Lembranças – Análise Literária da Obra Max Figueiredo Portes, Editora Vigília e outros artigos em revistas educacionais.
Pelo trabalho e trajetória educacional e cultural, convidamos a professora MÍRIAN STELLA BLONSKI, PARA TOMAR POSSE COMO MEMBRO EFETIVO DO INBRASCI-MG, RECEBENDO O DIPLOMA E ASSINANDO A ATA DE POSSE.


Sebastião Fonseca e Silva e Mírian Stella Blonski

Sebastião Fonseca e Silva. Há 35 anos no Serviço Público Municipal de Santa Bárbara, sempre atuando nas áreas de cultura, comunicação e turismo Tião Crispim já exerceu o cargo de Coordenador-adjunto de Cultura, Secretário da Educação, Secretário de Turismo e Cultura, Assessor de Comunicação Social. Viabilizou a implantação da Casa de Cultura de Santa Bárbara onde atuou na coordenação-adjunta de Cultura, com Padre João Francisco Ribeiro. Participou de vários
movimentos culturais na cidade como o Congado, a Cavalhada (de Brumal), a Corporação Musical Santo Antônio, a Semana Santa encenada ao vivo, os bonecões no carnaval e vários outros. Promoveu na década de 1980 vários festivais de música, exposições de artistas-plásticos, concursos literários e as “singulares” exposições de poesias. Escreve para vários jornais e atualmente produz uma série especial de matérias para o Jornal Voz do Caraça onde o foco é o Caraça como centro de religiosidade, cultura e lazer. A primeira matéria da série, intitulada São Pio Mártir, o santo do Caraça, rendeu ao jornal uma tiragem histórica. Sebastião Fonseca e Silva – Tião Crispim nasceu na cidade de Santa Bárbara, MG, filho do saudoso ferroviário Realino da Silva Fonseca e D. Maria da Silva Fonseca.
Convidamos o ativista SEBASTIÃO FONSECA E SILVA PARA TOMAR POSSE COMO MEMBRO EFETIVO DO INBRASCI-MG, RECEBENDO O DIPLOMA E ASSINANDO A ATA DE POSSE.

Foto de todos os homenageados na cerimônia


Sebastião Fonseca e Silva, Mírian Stella Blonski, Rômulo Passos,
Fabíola Coelho Brito, Aníbal Albuquerque e Affonso Augusto Moreira Penna