RD - InBrasCI - MG
Medalha de Mérito Cultural a Gustavo Dourado

InBrasCI
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
CNPJ: 09.225.702/0001-48

Clique na imagem e veja posse da representação de Minas Gerais,
parcerias e açoes do InBrasCi-MG

PARTICIPAÇÃO DO INBRASCI-MG E JORNAL ALDRAVA CULTURAL EM SARAU
NO SINDICATO DOS ESCRITORES EM BRASÍLIA


Participação de Andréia Donadon Leal em Sarau do Sindicato dos Escritores de Brasília


Andréia Donadon leal recebe homenagem do Sindicato dos Escritores de Brasília


No dia 21 de junho de 2008 em Brasília, o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, representação - MG e Diretora do Jornal Aldrava Cultural, Andreia Donadon Leal, outorgou Medalhas de Mérito Cultural do InBrasCI-MG ao ativista cultural, cordelista e presidente emérito e conselheiro do Sindicato dos Escritores do DF, Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil - Almub(2000/02), Membro efetivo da Academia de Letras do Distrito Federal, Gustavo Dourado e Jornalista da TV Câmara de Brasília, Luiz Carlos Rezende Linhares. O poeta e o jornalista também serão Membros Correspondentes da RD-InBrasCI-MG em Brasília.
A Governadora do InBrasCI-MG foi apresentada pelo escritor Gustavo Dourado e recebeu o livro PRESERVAÇÃO E LEGALIDADE - BRASÍLIA - ano 2007- Federação das Indústrias do Distrito Federal
O evento cultural foi abrilhantado com poema dedicado a atual Presidente do Sindicato dos Escritores do DF, Meireluce Fernandes, sarau com poetas do Rio Grande do Sul, do Distrito Federal e presença ilustre de diversos intelectuais.


Gustavo Dourado declama


Cenas do sarau


Cenas do sarau


Cenas do sarau

Gustavo Dourado e Luiz Carlos Rezende Linhares recebem Medalha de Mérito Cultural
InBrasCI - MG

Sobre Gustavo Dourado

Professor, porta, cordelista, ensaísta, articulista, escritor, jornalista, pesquisador. Autor de 11 livros. Premiado na Áustria e recomendado pelo World Poetry Day e World Portal Libraries, ambos da Unesco. Dourado foi objeto de tese de mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto e de doutorado na Sorbonne e na Universidade Federal da Paraíba. Sua obra (principalmente o Cordel) foi discutida em várias universidades do Brasil e do exterior: Sorbonne (Silvie Raynal), Manz (Wolf Lustig), UnB (Michelle Sampaio), entre outras. Faz parte do Grupo da Memória da Educação do DF(UnB/SEEDF). Organizou o livro 40 anos de Educação no Distrito Federal, com ênfase na experiência do educador Anísio Teixeira. O seu site www.gustavodourado.com.br , o blogue http://cordel.zip.net a antologia poética www.ebooks.avbl.com.br/biblioteca1/gustavodourado.htm além de serem recomendados pela Unesco, aparecem com destaque no PageRank de páginas literárias do Google, Yahoo, MSN, Dmoz, Alexa e dos principais diretórios de busca do mundo.

Foi entrevistado e/ou recitou poema/cordel na TV Globo (Jornal da Globo, DF TV), Globo News(J.10), SBT, Record, Band, CBN, Radiobrás/Nacional FM/TV, TV/Rádio Senado, TV Câmara , TV Brasília, TV UnB, Gazeta(SP). Foi entrevistado e/ou publicou texto/poema/cordel no Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Jornal da Comunidade, Revista Excelência, Bric-a-Brac, JBN, Se7e, Cronópios, Yage, Xicoatl, entre outros. Faz parte de várias antologias poéticas. Participa de centenas de portais e sites na Internet. É verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira. Criou o portal Usina de Letras(1999), onde publicou gratuitamente milhares de autores do Brasil e de outros países. Foi presidente e é presidente emérito e conselheiro do Sindicato dos Escritores do DF. Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil - Almub(2000/02). Presidente-Fundador da UBE-DF e representante da UBE-São Paulo. Membro efetivo da Academia de Letras do Distrito Federal, Academia Brasileira de Literatura, ATL, ALIPOL, AVSPE, ALI, ATDF e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. É pós-graduado em Educação, arte-educação, teatro, literatura e cultura popular, linguagens artísticas e gestão pública(ONU). Membro da Academia Internacional de Lutèce-Paris e da Academia Internacional de Cultura.


Gustavo Dourado e Andréia Donadon Leal

Foi assessor de literatura do GDF(1995/1998), período em que coordenou o Fórum Permanente dos Escritores, Festival de Cinema, Poesia nos ônibus, Encontro com a Palavra, Classe Arte e organizou centenas de eventos culturais, recitais poéticos e lançamentos de livros em teatros, escolas, bibliotecas, cafés, bienais e feiras de livro. Criador da Estante do Escritor Brasiliense.

Foi produtor cultural de bares, cafés e restaurantes, como o Café Belas Artes e a Livraria Presença, onde promoveu com Ivan da Silva, o célebre Almoço com o Escritor. Participou com autor, das Bienais do Rio e de São Paulo e de encontros na Bahia, Paraná, DF, Minas e Goiás, coordenando por 4 anos consecutivos(1995/1998) o Real Expresso da Cultura, com a participação de dezenas de autores. Participou de centenas de palestras, recitais, encontros, debates, seminários e fóruns de literatura em escolas, universidades e faculdades. Seu trabalho literário foi elogiado por Antônio Houaiss, Drummond, Ferreira Gullar, Rachel de Queirós, Affonso Romano de Sant´Anna, Moacyr Scliar, João Antônio, Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Darcy Ribeiro, Jorge Amado, João Carlos Teixeira Gomes, entre outros importantes nomes da literatura brasileira. Escreveu o Cordel do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, publicado no portal da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Cordel para Mário Quintana, de sua autoria foi publicado no portal do Governo do Rio Grande do Sul. É Cidadão Honorário de Brasília e de Taguatinga.

Foi convidado pela Presidência da República do Brasil para escever um cordel para Ariano Suassuna(80 anos), que foi destacado na Intranet da PR/Palácio do Planalto, em 2007.


Principais obras:

Phalábora - 1997
Transformação - UnB - 1980
Linguátomo - 1991
Espejos de La Palabra / Espelhos da Palavra - 1999
Carmo Bernardes Imortal (versos de Amargedom) - 1996
Tupynambarbarie - 1984
Cordel - Torquato Neto - 1991. Secretaria de Cultura/Festival de Brasília do Cinema Brasileiro/Jornal de Brasília.
Coletivo de Poetas (Participação) Org. Menezes Y Moraes - 1997/98
Brasília: Vida em Poesia (Participação) Org. Ronaldo Mousinho - 1997
Autores em Braille (Participação) Org. Dinorá Couto - 1995/2002
Dicionário de Escritores de Brasília (Verbete), de Napoleão Valadares - 1994
Encíclopedia da Literatura Brasileira - Equipe Afrânio Coutinho/Rita Moutinho (Verbete) - 2001/02

Coral da UnB - Cordel - 1981. Editado por David Junker e Fred Brasiliense.DAC/UnB.
6 posteres e 6 postais de Poesia - Edição do Autor - 1980/2001
2 Adesivos Poéticos - 1983 - Lançamento no Restaurante Beirute - Brasília
Catálogo de Escritores Brasilienses (Verbete) - Governo do Distrito Federal - 2001
Poesia de Brasília, de Joanyr de Oliveira (Participação) - 1999
Cordel da Criatividade. Equipos/Sarah - 1986
Pesquisa do Filme Castro Alves - Retrato de um Poeta, de Sílvio Tendler, Prêmio Margarida de Prata, da CNBB. - 1999.

Participação Poética/Entrevistas em Filmes e Vídeos de Maria Coeli, Márcia Macedo, Reginaldo Gontijo, Maria Maia, Vladimir Carvalho, José Accioli, Argemiro Neto, Anand Rao, George Jesus Duarte, Neto Borges, UnB, Universidade Católica de Brasília, Grupo HUNDREDONE.-1980/2002.

Seu trabalho literário foi selecionado pela Unesco em vários níveis.

Conquistou alguns prêmios literários no Brasil e no Exterior. Tem textos traduzidos e publicados em centenas de sites, blogs e portais.

Está incluído em dezenas de diretórios dos principais sites de busca: Google,Yahoo, Dmoz etc.Em 2005 foi destaque de página inteira no Correio Braziliense, pelo trabalho desenvolvido como poeta e pesquisador na Internet. Em abril de 2005 apresentou com sucesso em Itaúna-Minas, o Grande Cordel da Ufologia Brasileira, uma verdadeira epopéia espacial.

Recebeu o título de membro honorário e a mais alta comenda da Federação das Academias de Letras e Artes de Minas Gerais, no dia 22 de abril de 2005.

É Presidente Emérito do Sindicato dos Escritores e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico. É Cidadão Honorário de Brasília.

No Festival de Brasília do Cinema Brasileiro-2005 foi entrevistado pela jornalista e professora francesa Sylvie Debs e pela jornalista Nádia Timm.

Participação especial no filme: "A Poesia do Barro."

Sobre Luiz Carlos Rezende Linhares

Luiz Carlos Rezende Linhares é jornalista da TV Câmara de Brasília há 30 anos. Trabalhou como ator em teatro. Natural de Sete Lagoas - Minas Gerais, é ativista e divulgador cultural. Membro Correspondente do InBrasCI-Minas Gerais em Brasília.


Luiz Carlos Rezende Linhares recebe Diploma e Medalha de Mérito Cultural


Luiz Carlos Rezende Linhares exibe Medalha e Botom InBrasCI-MG


Participação do Jornalista Luiz Carlos Rezende Linhares
que exibe a tela Flora de Déia Leal e camisa alusiva a Minas Gerais