RD - InBrasCI - MG
Diplomas de Mérito Cultural em Santa Bárbara

InBrasCI
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
CNPJ: 09.225.702/0001-48

Clique na imagem e veja posse da representação de Minas Gerais,
parcerias e açoes do InBrasCi-MG

O InBrasCI-MG outorga medalha de reconhecimento a Santa-Barbarenses

Cerimônia de entrega de Diploma a Pe. João

Depois da cerimônia de reconhecimento de Tião Crispim e Viko Gomide (veja relato abaixo), InBrasCI - MG conclui série de atos de reconhecimento a santa-barbarenses. Dia 14 de junho de 2008, às 19 horas, em missa presidida pelo Monsenhor João Francisco Ribeiro (Padre João) e concelebrada por dois sacerdotes do santuário do Caraça, Padre João recebeu Diploma e Medalha de Mérito Cultural do InBrasCI - MG.
A cerimônia também contemplou o lançamento do livro Cenário Noturno, de Andréia Donadon Leal, livro de poemas que é dedicado a Padre João.


J.S. Ferreira entrega Diploma InBrasCI a Padre João


Gabriel Bicalho entrega Medalha InBrasCI a Padre João


Tião Crispim - Mestre de Cerimônia


Andréia Donadon Leal - discursa em homengem a Padre João

Agradeço Padre João Francisco Ribeiro

                           Andréia Donadon Leal

Sua presença nos momentos felizes e tristes de minha vida.
Agradeço Padre João Francisco Ribeiro pelo batismo,
Pela primeira comunhão
Pela crisma
Pelo matrimônio...
Agradeço quando enxugou minhas lágrimas
com as palavras de Cristo...
Quando algum ente querido partiu
com a brevidade da brisa...
Agradeço Padre João Francisco Ribeiro
Tudo que me foi ensinado pelo tempo afora
A consciência
O perdão
A humanidade
A humildade
A fé em Cristo
O amor ao próximo...
E amar a mim mesmo.
Agradeço sua presença em todos estes momentos
De minha vida.


J. B. Donadon-Leal lê biografia de Padre João

Nascido num mês de setembro, em Cristiano Otoni MG, filho do Casal: José Ribeiro de Castro e Joana Henriques de Castro, em uma família de nove irmãos. Foi para o seminário no dia 02/03/1952.Terminou o curso seminário menor 27/11/1958, Ordenou - se na Catedral de Mariana no dia 29/06/1965 por Dom Oscar de Oliveira.
Celebrou 1ª missa em Cristiano Otoni 02/07/1965 data na qual comemora aniversário do seu pai.Trabalhou em várias comunidades, veio para Santa Bárbara em 08/04/72, assumindo a paróquia de Santo Antonio, Catas Altas, e demais comunidades rurais a ela pertencentes.
Trabalhou em Furquim, Entre Rios de Minas, Santo Antônio do Gama, Rio Casca e Santa Bárbara. Foi Professor no Colégio Estadual Imaculada Conceição. Em Santa Bárbara, além de Pároco, foi professor na Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração e um dos fundadores da CASA DA CULTURA DE SANTA BÁRBARA,
INCENTIVADOR INCANSÁVEL DA CULTURA MINEIRA.
Padre João Francisco Ribeiro, sacerdote da fé, da humanidade e da justiça. João Significa agraciado por Deus e indica uma pessoa forte, espírito de liderança. Seus atos sempre visam ao benefício da maioria, pois possui nobreza de caráter e prega os fundamentos do humanismo cristão.

Diretor da Rádio FAMA-FM – 88,5 – Emissora da Arquidiocese de Mariana, localizada em Carandaí, – MG. Ecônomo da Arquidiocese, Diretor do Departamento Patrimonial e Jurídico da Arquidiocese, Reitor da Igreja São Vicente em Santa Bárbara – MG, Supervisor dos hospitais Católicos da Arquidiocese e Diretor da Editora Dom Viçoso, em Mariana.

08/05/08 - SE EU DEIXASSE

                              Pe João

Se eu deixasse algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos.

A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.

Deixaria para você, se houvesse,
o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão; o trabalho.
Além do trabalho; a ação.

E quando tudo mais faltasse, um segredo:

o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.
com a bênção de Deus


Missa concelebrada


Coral infanto-juvenil abrilhantou a missa e a cerimônia


Viko Gomide, Gabriel Bicalho, Andréia Donadon Leal, Tião Crispim e J.S. Ferreira


Prefeito Municipal de Santa Bárbara, Antônio Eduardo Martins, prestigia evento

Ficha técnica

Governadora e presidente das solenidades: Andréia Donadon Leal
Vice-governador: Gabriel Bicalho
Secretário geral: J. B. Donadon-Leal
Diretor financeiro: J.S. Ferreira

**********

Cerimônia de entrega de Diplomas a Viki Gomide e Tião Crispim

No dia 05 de junho de 2008, o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, representação - MG outorgou Diploma e Medalha de Honra ao Mérito, aos ativistas culturais santa-barbarenses, Sebastião Fonseca e Silva (Tião Crispim) e Levy de Figueiredo Gomide (Viko Uai Gomide), pelas atividades relevantes no campo da cultura. A Medalha e o Diploma de Mérito do InBrasCI-Minas Gerais é o reconhecimento oficial que este instituto faz a pessoas ou entidades que contribuíram efetivamente para a valorização da cultura mineira.
O evento foi abrilhantado com a execução do Hino Nacional pela flautista Mirim, Daniele Chaves da cidade de Barão de Cocais, vídeo-hacais e vídeos-poemas dos poetas aldravistas da cidade de Mariana e presença da ilustre família dos homenageados, santa-barbarenses e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara, Paulo Domingos da Silva.



Antônio dos Anjos, J. B. Donadon-Leal, Viko Gomide, Andreia Donadon, Tião Crispim, J.S. ferreira e Gabriel Bicalho


Daniele Chaves


Platéia


Tião Crispim recebe Diploma e Medalha do InBrasCI-MG

* Há 35 anos no Serviço Público Municipal de Santa Bárbara, Tião Crispim já exerceu o cargo de Coordenador-adjunto de Cultura, Secretário da Educação, Secretário de Turismo e Cultura, Assessor de Comunicação Social. Implantou e viabilizou a Casa de Cultura de Santa Bárbara na coordenação-adjunta de Cultura, com Padre João Francisco Ribeiro. Participou e participa de vários movimentos culturais na cidade como o Congado, a Cavalhada (de Brumal), a Corporação Musical Santo Antônio, a Semana Santa encenada ao vivo, os bonecões no carnaval, escreve também em colunas de jornais. Promoveu na década de 1980 vários festivais de música, exposições de artistas-plásticos, concursos literários e as “singulares” exposições de poesias. Sebastião Fonseca e Silva – Tião Crispim, nasceu na cidade de Santa Bárbara, MG, filho do saudoso ferroviário Realino da Silva Fonseca e D. Maria da Silva Fonseca.


Viko Gomide recebe Diploma e Medalha do InBrasCI-MG

* Levy de Figueiredo Gomide é VIKO UAI GOMIDE, mineiro de Santa Bárbara, cidade histórica, tri-centenária, aos pés da Serra do Caraça, na zona metalúrgica. Filho de Levy de Oliveira Gomide (in-memorian) e de Ana Figueiredo Gomide. Escreve colunas em jornais e também faz jingles políticos e comerciais. Faz saraus de poesias e ministra palestras em escolas, falando de Deus, Vida, Família, Escola, Defesa do Meio Ambiente, Amizade e Cidadania, além da Estrada Real e turismo. Recebeu no ano de 2006 o Troféu Carlos Drummond de Andrade.Livros publicados de Poesias: Tributo à Vida, Guilhotina da Alma, Chaves do Coração e Lágrimas da Paixão.


Platéia


Daniele Chaves