Jornal Aldrava Cultural
II Seminário do PNLL

I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura

PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura


Abertura - Pronunciamento do Ministro da Cultura Juca Ferreira

Numa ação conjunta entre a Coordenação Executiva do PNLL (Ministério da Cultura e da Educação) e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, aconteceu o II Fórum do PNLL e I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias no período de 14 a 17 de agosto de 2008 na cidade de São Paulo. Após dois anos do lançamento do Plano Nacional do Livro e Leitura em que foi organizado o I Fórum Nacional do Livro e Leitura no mesmo período da Bienal Internacional do Livro em São Paulo em março de 2006, detectou-se um crescente e estimulante número de iniciativas para a promoção e incentivo à leitura nas diversas regiões do país, tanto nos governo federal, estaduais e municipais quanto na sociedade, reunidas, em grande parte, no site do PNLL.

Os quatros dias de evento se traduziram em uma experiência enriquecedora, de compartilhamento de idéias, de interação com novos colegas (poder público e sociedade) que promovem a leitura em todo território nacional, não medindo esforços nem sacrifícios para atuarem como AGENTES no processo de estímulo ao desenvolvimento e criação de oportunidades efetivas de inclusão social, resultantes do conhecimento e prazer propiciados pela leitura.


Platéia em uma das conferências do Fórum


Platéia em uma das conferências do Fórum

O Plano é produto do compromisso do Governo Federal de construir políticas públicas e culturais com base em um amplo debate com a sociedade e, em especial, com todos os setores interessados no tema. Sob a coordenação do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, participaram do debate que conduziu à elaboração de material de toda a cadeia produtiva do livro – editores, livreiros, distribuidores, gráficas, fabricantes em papel, escritores, administradores, gestores públicos e outros profissionais do livro -, bem como educadores, bibliotecários, universidades, especialistas em livro e leitura, organizações da sociedade, empresas públicas e privadas, governos estaduais, Prefeituras.

Foram selecionados 60 projetos entre os 600 cadastrados no PNLL para apresentação.

Dois projetos de Minas Gerais foram selecionados: Mariana - Poesia Viva e Jornal Aldrava Cultural e Clube da Leitura – Pirapora.


Pôster digital do Jornal Aldrava Cultural


Pôster digital do Jornal Aldrava Cultural


Apresentaçãoa do pôster por Andréia Donadon Leal


Apresentação do pôster por J. B. Donadon-Leal


Participantes do painel Aldrava recebem Jornal Aldravinha Cultural

O evento teve participação especial do Ministro Interino da Cultura, Juca Ferreira; Ministro da Educação, Fernando Haddad; João Sayad – Secretário da Cultura do Estado de São Paulo; José Henrique Paim Fernandes – Secretário Executivo do Ministério da Educação; André Lázaro – Secretário da SECAD- MEC; Jeferson Assumção – Coordenador-Geral do Livro e Leitura do Ministério da Cultura; José Castilho Marques Neto – Secretário Executivo do PNLL; entre outras autoridades. Palestras internacionais de GONZALO OYARZÚN S. – Diretor da Biblioteca de Santiago (Chile) – Experiência das Bibliotecas públicas do Chile; Dr.MAX BUTLEN – Université Cergy Pontoise – França – Formação do Bibliotecário para o contexto da biblioteca como centro cultural multimidial; Silvia Prado – Gerente Red Capital de Bibliotecas Públicas – BIBLIORED (Colômbia) – BIBLIORED: uma red construida desde SUS comunidades – Colômbia.


Andréia Donadon entrega livros e jornal aldrava ao Ministro Juca Ferreira


Gonzalo Oyarzún S. diretor da Biblioteca de Santiago (Chile) com J. B. Donadon-Leal


J. B. Donadon-Leal com José Castilho Marques Neto - Secretário Executivo do PNLL

Fernando Morais com Andréia Donadon Leal

RELATÓRIO

A semana de 14 a 17 de agosto de 2008 no Centro de Convenções da América Latina em São Paulo no I Seminário Nacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e II Fórum Internacional do Livro e da Leitura em São Paulo, foi repleta de discussões e palestras nacionais e internacionais com GONZALO OYARZÚN S. – Diretor da Biblioteca de Santiago (Chile) – Experiência das Bibliotecas públicas do Chile; Dr.MAX BUTLEN – Université Cergy Pontoise – França – Formação do Bibliotecário para o contexto da biblioteca como centro cultural multimidial; Silvia Prado – Gerente Red Capital de Bibliotecas Públicas – BIBLIORED (Colômbia) – BIBLIORED: uma red construida desde SUS comunidades – Colômbia, Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Ministro Interino da Cultura, Juca Ferreira e demais autoridades.


Andréia Donadon Leal entrega livros a funcionária da Biblioteca Municipal Paulo Bonfim - SP


Leonardo da Piedade - coordenador do projeto Clube da Leitura


J. B. Donadon-LeaL com Marisa Lajolo


Aldravistas na Bienal do Livro de São Paulo

Fomos convidados a fazer palestras e levar o projeto da Arte Poética a Alfabetização "Nas Sendas de Bashô" - haicais - para algumas cidades do interior de São Paulo.
Na Bienal Internacional do Livro, nós, poetas aldravistas, fizemos e puxamos o Sarau. Encontramos com o escritor Fernando Morais e registramos nossa conversa. Tiramos fotos com leitores e alguns visitantes da Bienal, junto a imprensa oficial de São Paulo.
No Fórum, conseguimos passar o vídeo poemas com haicais. Nossos colegas ficaram encantados com o vídeo, mesclando POESIA, ARTE E MÚSICA. Estamos muitíssimos cansados! Aprendemos MUITO. O caminho é longo e esses encontros aumentam nossa visão de leitura (bagagem cultural) e o que está sendo feito pelo MInC, Estados, Prefeituras, Ongs, Associações sem fins lucrativos, que foram surgindo com o modelo de Paulo Freire, nas décadas de 70 e 80 e justamente elas têm alavancado o processo de leitura no país. Precisamos de políticas voltadas para as bibliotecas comunitárias com programações culturais, abrindo EDITAIS, para entrada, acesso e freqüência massisa de toda COMUNIDADE. Acesso e viabilização da leitura e do letramento. CRIAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS, como os agentes de saúde.
Os relatos de experiências da Colômbia, do Chile e da França no processo de Biblioteca e projetos de incentivo a leitura e Bibliotecas Redes deram uma aula para o país; estamos precisando MOBILIZAR o poder público a CAPACITAR Bibliotecários para as bibliotecas ao invés de colocar professores em ajustamento funcional (ou doentes, nesse caso, ou aquele professor sem função, vulgarmente chamado de excedentes) nesses espaços de acesso a cultura.

Estamos no caminho como agentes VOLUNTÁRIOS, mas cabem as Prefeituras (dever), capacitarem agentes (vai depender da boa vontade das Secretarias de Cultura e Educação; vamos REPASSAR O MATERIAL, CONSEGUI ALGUNS KITS), entrarem no PNLL e fazerem o cadastro para participarem de fóruns, debates, planejamentos, projetos, escutar, aprender, ouvir, etc; imprescindíveis para a popularização das bibliotecas públicas do Município. O caminho começa pela e na LEITURA!!! Que as Secretarias de Educação e de Cultura se unam em prol de uma política pública importante para o crescimento cultural do ser humano. Que as Secretarias de Educação e de Cultura compreendam que LEITURA é Patrimônio Cultural e Educacional e garantam acesso a LEITURA CULTURAL e não FUNCIONAL. Que os livros criem asas e voem das prateleiras das bibliotecas para casas, para mercados, para supermercados, para hospitais, comunidades, presídios, asilos, áreas afastadas dos centros culturais com o AGENTE DE LEITURA.


Estande do PNLL na Bienal do Livro de São Paulo


Andréia Donadon, Priscilla de Paula (PNLL) e Elisete Caser (ES)


Declamação aldravista no sarau do PNLL/Imprensa Oficial de SP


Dinorá Couto Cançado, Lúcia Jurema Figueirôa (Viva Leitura), Jeferson Assunção (MInC)e Andréia Donadon

Mãe e filha escolhem livros no estande PNLL


Estudante fala a J. B. Donadon-Leal sobre suas leituras

Ao final do Seminário, um grupo de trabalho foi criado, com participação de (02) representantes de Mariana, MG, (01) de Vitória (ES), (02) de São Paulo (Capital), (01) de Itu (SP), (01) de Franca (SP) e (01) de Marília (SP). Esse grupo continuará a debater, via internet, sobre as questões discutidas na instalação do grupo, entre 14 e 16 horas do dia 16 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo.


Grupo de trabalho - Região Sudeste


Painel de problemas e sugestões produzido pelo Grupo de Trabalho



Fizemos nosso papel como cidadãos, como voluntários, como poetas, como pessoas que investem tempo e investimento em projetos culturais.


Andreia Donadon Leal - Déia Leal