Jornal Aldrava Cultural
Poesia Aldravista no Terças Poéticas

POETAS ALDRAVISTAS PARTICIPAM DO TERÇAS POÉTICAS NO PALÁCIO DAS ARTES


J. B. Donadon-Leal, Hebe Rôla, Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal J.S. Ferreira e Vilmar Silva

Palácio das Artes
Belo Horizonte, 10 de novembro de 2009, às 18h e 30min

Terças Poéticas
Coordenação: Vilmar Silva

O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas – realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, parceria entre Suplemento Literário e Fundação Clóvis Salgado, com apoios culturais da Rádio Inconfidência e da Rede Minas de Televisão, apresentou no dia 10 de novembro, às 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, os poetas aldravistas de Mariana, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Hebe Rôla, J.B.Donadon-Leal e J.S. Ferreira e o artista Alcides das Dores Ramos. O homenageado da noite foi o poeta marianense Alphonsus de Guimaraens Filho. Os poetas apresentaram a proposta “Terça Poética com os Poetas Aldravistas”, que teve apresentação de poesias usando os recursos tecnológicos de filme em alta velocidade e leitura dramática com o artista profissional Alcides Ramos. Após a apresentação, os poetas foram entrevistados pela Puc TV Minas para falarem sobre o movimento mineiro "O Aldravismo".

Leitura e declamação de poesia aldravista pelo artista Alcides Ramos.
   Poemas lidos: Magia da Roça – de Gabriel Bicalho, Santa Inquisição – de Hebe Rola, Solidão – de J. B. Donadon-Leal e Sinfonia das Flores – de Andreia Donadon Leal.
   Poemas declamados: Nas nuvens – de J. S. Ferreira, Garimpo Limpo – de Hebe Rola, Bater Aldrava – de Gabriel Bicalho, Anjo da Terra – de Andreia Donadon Leal, Não te direi com palavras – de J. S. Ferreira e Paráfrase à mineira – de J. B. Donadon-Leal
.
   Trilha sonora: do álbum Duo Bem temperado: José Eduardo Gramani (rabecas) e Patrícia Gatti (cravo).

Após a apresentação de Alcides Ramos, os poetas aldravistas fizeram homenagem ao poeta marianense Alphonsus de Guimaraens Filho, lendo alguns de seus poemas.

O sarau aldravista foi finalizado com poesia na boca do poeta. Os poetas leram e declamaram seus poemas.

Andreia Donadon
poeta, contista e cronista, graduada em Letras pela UFOP e Pós-graduada em Artes Visuais: Cultura & Criação. Andreia é autora dos livros: quase! - senda 01 de nas sendas de Bashô, 2005. Publicou Cenário Noturno (poesia), 2007 e Aldravismo: uma proposta de arte metonímica, 2009. Tem no prelo Flora: Amor & Demência (contos). Membro Efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Benemérita da Academia Feminina Mineira de Letras e membro de outras academias de letras.

Gabriel Bicalho
poeta, idealizador do Jornal Aldrava Cultural e criador do Movimento Aldravista de Arte e Literatura, fundador e presidente da Associação Aldrava Letras e Artes. Gabriel é autor de Criânsia, 1974; Euge, poeta!, 1984; Poemas escolhidos in: Aldravismo - a literatura do sujeito, 2002; Apesar das nuvens (trovas), 2004, Enquanto sol - senda 02 de nas sendas de Bashô, 2005, Caravela - redescobrimentos, 2007 e Lírios possíveis, 2009.

Hebe Rôla
poeta, ensaísta e secretária da Associação Aldrava Letras e Artes. Hebe é professora emérita da Universidade Federal de Ouro Preto e autora de: Ensaios in: Aldravismo a literatura do sujeito, 2002; O Bem-Te-Sino, 2004 e co-autora do Pequeno Dicionário da Linguagem dos Sinos, 2006.

J. S. Ferreira
poeta e vice-presidente da Associação Aldrava Letras e Artes e autor dos livros: Lixos & Caprichos, 1991; Bateia Lírica, 1996; Poemas escolhidos in: Aldravismo- a literatura do sujeito, 2002; Criaturas & Caricaturas (co-autoria com Camaleão) publicado em 2004 e prenúncio de chuva - senda 03 de nas sendas de Bashô, 2005 e Jenipapo (poesia infanto-juvenil), 2007.

J. B. Donadon-Leal
poeta, contista, ensaísta, crítico literário e de artes plásticas, é produtor cultural e curador. Doutor em Semiótica pela USP, Pós-Doutor em Análise do Discurso pela UFMG, Professor de Lingüística, Semiótica e de Comunicação Social da UFOP. J. B. é editor do Jornal Aldrava Cultural, criador e idealizador do Movimento Aldravismo, nascido no ano de 2000, na Primaz de Minas. Autor de Dô - caminho, 1992; Marília - sonetos desmedidos, 1996; Sáfaro, 1997, Jardim & Avenida, 1999; Gênese da poesia e da vida, 1997, Aldravismo - a literatura do sujeito, 2002; brejinho - senda 04 de nas sendas de bashô, 2005 e Vereda dos seixos, 2008.

Outras fotos:


Entrevista à TV PUC - Minas


Entrevista à TV PUC - Minas


Presença de Edson José da Silva


Poetas Aldravistas

 


Vista parcial de Mariana - Primeira Capital de Minas Gerais
Visite Mariana - Patrimônio Cultural