Jornal Aldrava Cultural
ISSN 151-9665
Deia Leal - curriculum vitae

Minha obra não é abstrata, nem impressionista; é aldravista.


Deia Leal
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal

 

Deia Leal, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, também poeta e contista, Doutora Honoris Causa pela Universidade Aberta da Academia de Letras do Brasil. Mestranda em Literatura, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa, Pós-graduada em Artes Visuais, Cultura & Criação pelo SENAC-MG, licenciada em Letras pela UFOP, Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Membro Benemérito da Academia Feminina Mineira de Letras, Membro Correspondente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, Membro da Academia de Letras do Brasil, Membro da Academia de Letras do Brasil - Mariana, Membro da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, Membro da Academia Maceioense de Letras, Membro da Academia Cachoeirense de Letras, Membro dos Sindicato dos Artistas Plásticos profissionais de Minas gerais, produz arte aldravista, de orientação metonímica, cujos traços apresentam apenas parte de algo na expressão de uma totalidade, ou uma totalidade que expressa apenas uma visão específica de uma representação pincelada pela liberdade constitutiva da arte. O movimento aldravista tem início na literatura, no ano de 2000, com os poetas do Jornal Aldrava Cultural, de Mariana, MG, e consolida-se com a publicação do livro Aldravismo – a literatura do sujeito, em 2002. O primeiro artista plástico a experimentar a arte aldravista é o marianense Camaleão, com a obra “O bêbado” (2001). Deia Leal é Membro Efetivo da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, ilustradora do Jornal Aldrava Cultural. Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Stª Bárbara. Desenha e pinta desde a adolescência.Teve aulas de pintura também com o artista plástico de Maringá, Camilo Leal.

Prêmios Nacionais e Internacionais:

1. Deia Leal conquistou o 3º Prêmio do Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, na categoria “telas pequenas”, dezembro de 2006, em Granada, Espanha, com as obras “Outono” (40X30 – acrílico e óleo sobre tela, 2006) e “Outono em chamas” (40X30 – acrílico e óleo sobre tela, 2006) Essas telas encontram-se no acervo da Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, – Granada, Espanha.
2. Selecionada pela COLEGEARTE para representar Mariana e Minas Gerais no XII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Áustria, China e Tailândia, nos meses de maio e junho de 2007.
3. Medalha de Mérito Cultural, da crítica internacional, pela participação no XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. MASP, 21/07/2007.
4. Diploma e Medalha de Mérito Acadêmico "Francisco Silva Nobre", concedida pela Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil. Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2007.
5. Certificado e Medalha de Honra ao Mérito, concedida pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - InBrasCI. Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2007.
6. Certificado de Título de Fundadora da 1ª Representação Distrital do InBrasCI em Minas Gerais. Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2007.
7. Placa de reconhecimento da Câmara Municipal de Santa Bárbara pela arte metonímica apresentada na casa do poeta Carlos Drummond de Andrade - Fazenda do Pontal - 2008
8. Prêmio Internacional de las Artes "Memorial LUCÍA MARTÍNEZ 2004 - 2008" – Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar - Espanha - Outubro / 2008.
9. Medalha de Bronze no Salão de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL no ESPAÇO CULTURAL da JUSTIÇA DO TRABALHO no TRT - 1ª Região. TEMA “O BRASIL QUE QUEREMOS TER“ - Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2008.
10. Conquistou o 1º Prêmio Absoluto do Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, dezembro de 2008, em Granada, Espanha, com a obra “Revolta da Mata” (100X80 – acrílico sobre eucatex, 2007). Essa tela encontra-se no acervo da Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, – Granada, Espanha.

 

Exposições e Mostras:

Individuais

Exposição de arte aldravista. Galeria Guimarães Rosa - Câmara Municipal de Belo Horizonte. de 22 de junho a 02 de julho de 2010.

emaranhaminas - Exposição de Arte Aldravista. Galeria de Arte SESI - Mariana. Mariana, MG. maio de 2010.

Portais de Minas- Exposição de Arte Aldravista. Galeria Renato de Almeida - Centro Cultural Pró-Música. Juiz de Fora. Setembro de 2009.

emaranhaminas - Exposição de Arte Aldravista. Memorial Affonso Penna. Santa Bárbara, MG. Agosto de 2009.

Portais de Minas- Exposição de Arte Aldravista. Fundação Carlos Drummond de Andrade - Fazenda do Pontal, Itabira, MG, de 16 a 30 de julho de 2008 - Festival de Inverno de Itabira. Apoio e curadoria: Aldrava Letras e Artes.

emaranhaminas - Exposição de Arte Aldravista. Pinacoteca da UFV - Universidade Federal de Viçosa. de 02 a 29 de abril de 2008. Vila giannetti, casa 3. Apoio e curadoria: Aldrava Letras e Artes.

Exposição de Arte Aldravista - Mostra Portais de Minas. III Semana da Cultura de Santa Bárbara. Local: Arquivo Público Municipal de Santa Bárbara. De 16 a 22 de agosto de 2007. Promoção: Secretaria de Cultura do Município de Santa Bárbara com curadoria da Associação Aldrava Letras e Artes.

Exposição de Arte Aldravista, de 25 de novembro a 08 de dezembro de 2006, no Museu Casa Alphonsus de Guimarães, Rua Direita, 37, Mariana, MG.

Coletivas

Cores na Rodoviária. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e SIAPEMG. de 12 de novembro a 05 de dezembro de 2010.

Mostra Brasileira de Arte. Museu do Louvre - Paris, França. Dezembro de 2009.

XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira -. COLEGEARTE. Museu Pablo Neruda. Santiago, Chile. Dezembro de 2009.

Exposição 25 anos do sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais de Minas Gerais. Galeria ABCDEF. Dezembro de 2009.

Exposição Ano da França no Brasil. Associação Mineira de Imprensa. Belo Horizonte, MG. Outubro de 2009.

V Salão de Artes Plásticas de Suzano. Suzano, SP. agosto de 2009

- Exposição Coletiva LUGARES E FORMAS no "Atrium Cultural Central Plaza Shopping" - São Paulo - Curadoria: Academia Brasileira de Artes, Cultura e História - Período: 17 de abril a 04 de Maio de 2009.

- Selecionada para o V Salão Nacional de Artes Plásticas de Suzano - São Paulo- 2009. 07 de maio a 06 de junho de 2009 no Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi".

- Exposição Coletiva - Hungria - At. Kossuth Klub - Budapeste - 04 a 10 de maio de 2009. Curadoria: Colege Arte. (Participação como Convidada no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira)

- Exposição Coletiva - Áustria - At Vorarlberg - Hard- 12 a 24 de maio de 2009. Curadoria: Colege Arte. (Participação como Convidada no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira)

- Exposição Coletiva - Eslováquia - At Zicyho Palác - 26 de junho a 6 de julho de 2009. Curadoria: Colege Arte (Participação como Convidada no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira)

- Exposição Coletiva - Cesumar - Centro Universitário de Maringá - Paraná - 20 a 26 de junho de 2009. Curadoria: Colege Arte.
(Participação como Convidada no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira)

1° Salão de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL: “O BRASIL QUE QUEREMOS TER" ESPAÇO CULTURAL da JUSTIÇA DO TRABALHO no TRT - 1ª Região. Rio de Janeiro - 12 a 21 de novembro de 2008.

Exposição Homenagem ao Mês da Proclamação da República no Espaço Cultural Clóvis Graciano em São Paulo - Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, com sede no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi em São Paulo. 12 a 30 de novembro de 2008

2ª etapa do XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira na República Dominicana e no Museu de Arte de Londrina em novembro e dezembro de 2008.

1ª Exposição de Artes Visuais – Cultura & Criação – Loja Templuz – SENAC – Belo Horizonte – julho e agosto/2008.

Palais Schlick (Europasaad) Viena - Áustria. de 19 a 25 de abril de 2008. In: XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.

Hugendukel Bücher, Frankfurt- Alemanha. de 10 a 16 de abril de 2008. In: XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.

Galeria Elektor, Varsóvia- Polônia. de 01 a 06 de abril de 2008. In: XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.

Exposición Internacional Arte dos 5 Continentes - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar - de 06 a 30 de novembro de 2007. Casa da Cultura Maracena - Granada - Espanha.

Exposición Conjunta de Arte Internacional Mirador de La Vega et dans l'Entrée de l'ACVRA - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar - de 2 a 8 de julho de 2007. Granada, Espanha. Tela: O irreversível - acrílica com rasgos e costura.

Exposición de Arte Internacional Nocturnal Dreams - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar - de 30 de junho a 1 de julho de 2007. Recinto Interno de la C. S. S. Vera - escultura. Granada, Espanha. Tela: O irreversível - acrílica com rasgos e costura.

Mostra Aldravista de Arte - Mostra Internacional - em cooperação com o Concurso Internacional de Artes Plásticas Antônio Gualda - 2006: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Mariana, MG, de 30 de maio a 13 de junho de 2007.

Playground - 818 Toi Tukhumvit, 55, Tukhumvit Rd.Klongton Nue Wattana, Bangkok - Tailândia de 09 a 17 de junho de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.

Beiling Art District 798 - Dashanzi - Pequim / China. de 29 de maio a 06 de junho de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.

Sporthalle Am See, Teestrasse, 60, Hard - Voralberg - Áustria. de 22 a 26 de maio de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.

Castelo D'Ayala Valva, Itália. Mostra Sguardi di Donna (março 2007) com 12 telas selecionadas pela Associazione Culturale Sèmata de Taranto, entre as premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda- 2006.

Exposição Virtual das telas premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, desde dezembro de 2006, no site http://usuarios.lycos.es/avra/index.htm

Primeira Exposição Aldravista de Arte. (coletiva) Casa de Cultura de Mariana, Fevereiro de 2006.Promoção: Associação Aldrava Letras e Artes e Jornal Aldrava Cultural.