Jornal Aldrava Cultural
Andreia Donadon Leal entrevista Mhário Lincoln do Brasil

MHÁRIO LINCOLN DO BRASIL- UM ATIVISTA CULTURAL


Mhário Lincoln Félix é advogado aposentado, jornalista ativo e editor-chefe do Portal Mhário Lincoln do Brasil, um dos primeiros blogs jornalísticos do país. Têm livros publicados nas duas áreas e 35 anos de trabalho no jornalismo impresso, rádio e TV. Dois livros na área do Direito (Teoria e Prática do Inquérito Administrativo e Inviabilidade das Comissões Permanentes de Inquérito) e um livro na área de reportagem: INA ( A violação do Sagrado). Nascido na Ilha de São Luís do Maranhão no dia 27 de março, atualmente reside na cidade de Curitiba. Foi baterista durante alguns anos e integrou movimentos culturais em suas diversas modalidades. Da música à poesia romântica, passando pelo teatro e cinema, além de ter trabalhos publicados em diversos estágios culturais de sua vida.


Com vocês, MHÁRIO LINCOLN DO BRASIL

01- Por que Mhário Lincoln do BRASIL?
Queria colocar na rede algo que arrancasse do solo brasileiro talentos desconhecidos. Essa era a idéia prima. E eu começava a provocar o navegador. Colocava notícias, criava debates e aí surgiam comentários maravilhosos. Com base nesses comentários, então, ia buscando meus parceiros nessa luta. Hoje, 3 anos depois, a lista de colaboradores é grande e de qualidade, como você, por exemplo, uma guerreira cultural e um talento que só vim conhecer através deste Portal. Você é um exemplo vivo disso, ANDRÉIA LEAL. Para mim, os intelectuais e os talentos nacionais eram praticamente os mesmos. Não havia reformulação. As editoras não buscam novos talentos. Os incentivos culturais são para os mesmos. Assim é que cresceu o Portal. Apostando em quem não era tão conhecido assim. De repente, vários colaboradores estão hoje sendo analisados e respeitados em 90 Países, onde chega o Portal. Isso é respeito ao talento. Soraya Fialho Felix, de minha cidade, nunca havia publicado nada. Só mostrava seus trabalhos nas festas de família. Aí fui lá e resgatei seus trabalhos. Ano passado ela ganhou dois importantes prêmios nacionais e está em duas coletâneas poéticas brasileiras. Viva o Talento! É o resgate da força da Língua Brasileira. Veja, não há traduções. O portal é lido em 90 Países por quem entende português. Isso é ótimo.Quem quiser que aprenda o português e leia o Portal. Deu certo! A língua pátria se impôs.


02- Quantos anos têm o portal ML do Brasil?
Um pouco mais do que 3 anos e já alcançamos inúmeros resultados positivos. Uma instituição que é ligada à ONU ensaiou nos entregar em Milão um prêmio DIREITOS HUMANOS, por defendermos várias bandeiras sociais. Isso é muito bom. O Portal tem sido levado com muito trabalho, já que não temos patrocínios. Muitas das vezes, o dinheiro para a manutenção sai do próprio bolso de seus cultivadores.


03- Você abre o Portal para publicação de diversos assuntos. Quer abranger e atingir um grupo maior de leitores ou deseja que seja um portal mais voltado para a publicação cultural?
Quando se fala em talento, não se mede seção, nem campo, nem segmento. Há talentos nacionais agonizantes em vários segmentos da sociedade e do coletivo à espera de uma simples gota de incentivo. Tenho recebido publicações emocionantes de onde menos esperava. A cultura é importante, aliás, o que não se faz com cultura (conhecimento e prática) não se faz com talento. O ignorante não prospera. Pode assanhar a brasa, mas se apaga e vira cinzas. No mundo moderno qualquer que seja o ramo, tem que estar diretamente ligado ao conhecimento, mesmo; à cultura, mesmo! À sabedoria, mesmo! Não se traça mais uma linha num papel branco sem cultura pessoal ou geral. Por isso Salvador Dali dizia: "Enquanto alguns transformam um sol num borrão amarelo, outros, com conhecimento e talento, transformam um borrão amarelo em sol". Um poeta de minha terra, chamado Chico da Ladeira quando questionado sobre suas tiradas poéticas, assim, de repente, ele afirmava: "Li tudo que me caía às mãos. Até nos botecos, as folhas de jornal e revistas usadas para enrolar os ovos de galinha ou a farinha d'água ou a sardinha, eu lia". Pronto! Daí, o Portal ser, na verdade, um portão imenso onde o talento, o conhecimento e a abrangência literária e cultural podem entrar à vontade.


04- Você declarou em uma entrevista que o maior desafio foi recomeçar sua vida aos 45 anos por problemas profissionais intensos. Quais foram estes problemas e as causas?
Primeiro, trabalhei mais de 35 anos de minha vida contra as mais importantes figuras políticas do País. Por convicção. Isso dentro de uma imprensa absolutamente acessível a esse tipo de coisas. Curvava-se por depender financeiramente de quem puxava o saco. Segundo, numa cidade pequena como a minha era praticamente impossível vencer tomando certas atitudes contrárias ao correr do rio. A princípio, pensei em ter o destino me pregado uma peça, logo após mudar-me para o sul: a oposição finalmente havia ganho o governo do Estado. Mas logo percebi que lá por aquelas bandas, as mudanças são meramente troca de lugares. O Rei continuava nu!


05- Para você Curitiba é a melhor cidade do mundo para se viver. Por quê?
Com 45 anos, morrendo de saudades de minha terra, de parte de minha família e de minha mãe (minha colega de trabalho com mais de 50 anos de jornalismo) tomei a decisão de migrar para o Sul, especificamente para Curitiba onde existem também algumas influências políticas, mas mínimas. Quanto tomadas, não influenciam a cidade toda, nem a imprensa, nem seus jornalistas e cidadãos comuns. Com a estréia do Portal Mhário Lincoln do Brasil, seguindo uma linha independente e séria, comecei a alcançar meus objetivos como formador de opinião. Um dia haverão de reconhecer este trabalho.



06- Profissionalmente falando: Mhário Lincoln mais jornalista, mais advogado ou ativista cultural?
Fui advogado por força de meu cargo público que exigia essa formação. Mas sempre fui jornalista. Investigativo, barulhento, de bastidores, procurando publicar em minha coluna diária (por onde passei) nos jornais impressos e em meus programas de teve, na Difusora (SBT) e na TV Cidade (Rede Mulher) sempre a verdade. Neste último Canal, após entrevistar uma pessoa que o diretor-dono não gostava, fui chamado e demitido sumariamente. Mesmo discutindo um assunto-bomba, transformado em furo de reportagem, num ibope nunca alcançado por aquela emissora. Quanto ao ativismo cultural - esse é um dos objetivos que mais agrada aos formadores de opinião do nosso Portal. Esse é um dos braços fortes do PMLB.



07- Como define hoje a atividade jornalística nos meios virtuais?
Lembra do Rádio? Lembra do Repórter Esso? O apresentador ou o locutor dormia na emissora para dar o furo. Era a emissora de rádio quem primeiro dava a notícia, claro. Assim é informação na net. Chega rápida, à cores, com fotos e imagens. Essa é a informação do futuro. Mas... todo cuidado é pouco. A rapidez é a maior inimiga da perfeição.

08- Quais os pros e os contras dos recursos eletrônicos na atividade de um jornalista?
Agora o que importa mesmo é o preparo do jornalista. Passei mais de 20 anos nas redações dos jornais impressos e vi, inúmeras vezes, meus colegas saírem para importante entrevista sem fazerem um plano ou briffing que fosse. Desconheciam o conteúdo do assunto e o da pauta. Isso tende a prejudicar o jornalismo virtual porque a maioria de seus editores são os mesmos repórteres e vice-versa. Na net se copia muito. É a velha história do "copiar & colar". Isso é um perigo. E o pior; pouquíssimos blogs ou portal ou site tem a hierarquia dos grandes conglomerados informativos, muito menos um editor-especialista que venha a corrigir o texto. Há mais chances de grandes "barrigadas" na net do que em jornais impressos que ainda devem existir por um bom período. Não se iluda. A net chegou, mas com ela, pouca chance, ainda, de ser o grande veículo informativo. Outra coisa, com esse avanço energizante e energizado dos ativistas ecológicos é mais fácil o jornal e a revista acabarem por proibição da retirada da celulose das árvores, do que esmagadas pela net. Anote e confira!


09- Para ser um bom jornalista é preciso...
Não sei se é regra geral. Mas para chegar até aqui me esforcei para seguir três regras básicas: CONHECIMENTO GERAL, ou de todo jornalista e louco, todos nós temos um pouco (adaptado); INDEPENDÊNCIA (pelo menos ideológica) e PACIÊNCIA para ouvir os dois lados.


10- Como analisa a tarefa e a repercussão da mídia nos assuntos que mexem com a sensibilidade do ser humano?
Há mídia que não se preocupa com o que a população vai ler ou ouvir ou ver. Quer aumentar seu ibope para reaproveitá-lo em maiores vendas. Eu mesmo trabalhei num pequeno jornal, começo de minha carreira, onde a principal editoria era a policial. Tinha surgido o off-set e os jornais começavam a ser coloridos. Então os diretores aproveitaram isso para colocar sempre na primeira página, fotos de brutais assassinatos, enforcamentos, atropelamentos etc. As fotos (com cores vivas) eram chocantes. Vendeu muito jornal... mas por um tempo. Depois, até mesmo os anunciantes decidiram tirar seus produtos de uma mídia daquelas. Tudo isso porque a partir da década de 70 criou-se uma cultura midiática da Medição do Audiência Pública. Isso virou ferramenta importante de vendas. Ora, se eu anunciar na Globo, por exemplo, por 1 milhão de reais durante o Programa do Faustão, sei que meu produto irá ser visto por tantas dezenas de milhões de telespectadores no País e fora dele. Essa é a cultura vigente. Assim, aqueles menos éticos (como tem em qualquer lugar) usam isso (artificialmente) como ferramenta de concorrência. Filmes violentos, cenas de sexo explícito, etc, acabam concorrendo com programas de grande audiência em uma emissora mais forte. Isso apodrece a livre concorrência. Para se ter idéia, quanto não "faturou" a Globo em seus jornais (especialmente o JN) em cima do caso Isabela, enquanto em outro canal era exibida a história de MOZART? Um exemplo, só!



11- Têm trabalhos publicados na área literária? Quais são?
Entre 1980 e 1990 fui, várias vezes, editor de cultura de um jornal dos Diários Associados. Toda semana. Tem muita coisa que se perdeu no tempo e no espaço. Dessa época, não guardei absolutamente nada. Livro, tenho dois na área de Direito e um na área de jornalismo. Guardados, três romances, um livro-reportagem e um livro de auto-ajuda. Poesias tenho muitas. É como eu sempre digo quando pinta uma idéia:
"Minha anatomia ficou louca. Acordei hoje todo coração".



12- Fale dos projetos para 2008
O único problema dos projetos novos (ampliação inclusive dos projetos culturais) é o investimento. Fiz uma tentativa em março de modificar o lay-out e ampliar as seções do Portal. Mas os custos ultrapassaram os limites. Não sei se ainda consegurei este ano. Vou lutar para isso. Uma das novidades é o download de livros de autores divulgados aqui no Portal. Depois, a venda de peças, esculturas e obras de arte de artistas que militam em nosso PMLB. Uma espécie de Clube de Negócios que renderá frutos para todos nós.


13- Uma mensagem para seus leitores.
CONCEDEI-ME, Senhor, a SERENIDADE necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;
CORAGEM para modificar aquelas que posso; e
SABEDORIA para distringuir umas das outras.


Mhário Lincoln
Editor-Chefe Portal Mhário Lincoln do Brasil
mhario@globo.com
05/05/2008

 

Voltar