Jornal Aldrava Cultural
InBrasCI - Representação de Minas Gerais

InBrasCI
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
CNPJ: 09.225.702/0001-48

FEMUP de Paranavaí-PR recebeu prêmio de reconhecimento do InBrasCI
A entrega do Diploma de Mérito InBrasCI ocorreu em 14/11/2008.


Andréia Donadon Leal em seu discurso de premiação ao FEMUP


O Prefeito Maurício Yamakawa recebe a medalha InBrasCI


J. S. Ferreira entrega o Diploma InBrasCI ao FEMUP


Andréia Donadon Leal, Maurício Yamakawa, J. S. Ferreira e Zeli do Carmo de Souza


Teatro do Centro Cultural de Paranavaí completamente lotado

Discurso de Reconhecimento ao FEMUP
Andréia Donadon Leal

Os homens pré-históricos, numa manifestação artística intuitiva, começaram a expressar suas primeiras idéias e criações nas famosas pinturas rupestres. Percebe-se desde então a ligação genuína entre arte e poética num desejo que culminou, e culmina até hoje na forma de expressão artística, pictórica, oral ou lingüística. Com esse ato criaram a noção de uma linguagem que, ultrapassava os então meios de comunicação social. Dessa proposição surge à idéia que é sempre possível inovar com a arte de utilizar a palavra para produzir idéias, beleza e renovação do pensamento ou com o discurso artístico de conceber produtos de uma elaboração estética resultante da criatividade em objeto único. Isso é CULTURA.

Cultura é o resultado da formação ou educação dos seres humanos, expressos em obras, feitos, ações e instituições. Torna-se sinônimo de civilização. Cultura passou a significar a relação que os humanos, socialmente organizados, estabelecem com o tempo e com o espaço, com os outros humanos e com a Natureza. Cultura é criação. CULTURA É O FEMUP (Festival de Música e Poesia de Paranavaí e Concurso Literário de Contos), que desde 1966 cumpre seu papel cultural e missionário, na realização dos sonhos de muitos escritores e artistas que expressam suas idéias e criações entre a arte e a poética.

Fiz a transcrição de uma passagem emocionante em um dos contos classificados no ano de 2007:

(Prezado sr. Amauri, antes de tudo, grato pelo telefonema e pela premiação, que será aplicada na recuperação de um ex-menino de rua, a quem procuro, há seis anos, oferecer educação, cidadania, dignidade e um começo de vida decente, depois de muita marginalidade. “FIAT LUX”! é um conto de NATAL e o prêmio me vem como um presente de natal antecipado. Esse prêmio será aplicado na compra de um carrinho para venda de água-de-coco, para dar a esse cidadão um meio de se manter dignamente (e foi exatamente para esse fim que entrei no concurso) para realizar um sonho. Prof. Laércio Nora Bacelar.

Em um dos mais importantes e tradicionais Festivais do PAÍS, é preciso falar dos sonhos. Não falo dos sonhos das coisas impossíveis, das quimeras, não falo dos sonhos individuais em meio ao sono; falo do sonho real, busca e procura incessante de divulgar, promover e incentivar talentos revelando artistas para o Brasil. Isso é realidade. Isso é sonho. Isso é o FEMUP com a comissão organizadora, parceiros, administração municipal, jurados e voluntários que se reúnem ano a ano para comemorar o FESTIVAL DA CULTURA em Paranavaí.

O FEMUP tem se destacado em âmbito nacional e internacional; por isso estamos aqui hoje, representando a Sede Nacional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (Rio de Janeiro), Chancelaria na Ilha da Madeira – Portugal, a Governadoria do InBrasCI-Minas Gerais para outorgar a Medalha de Ouro e Certificado de Mérito Cultural para um dos mais antigos festivais de música, poesia, conto e declamação do país e seu destaque nas atividades no campo da literatura e música, promovendo e enriquecendo a cultura nacional. Esse é um dos objetivos do InBrasCI.

Alguém se torna bom professor, bom padre, bom marceneiro, bom comerciante, bom padeiro, bom advogado, bom vereador, bom prefeito, bom ativista cultural se tiver o sonho de fazer bem aquilo a que se dispõe fazer, sabendo que não faz para si, mas porque faz para os outros, para a sociedade. Isso é sonho: ser relevante para a humanidade. A Comissão Julgadora e demais membros organizadores do FEMUP sabem bem disso, fazem bem isso, por que deixam suas casas e vêm para a leitura e seleção dos mais variados trabalhos dos quatro cantos deste país. Que os nossos sonhos sejam assim: a realidade de um mundo cada vez melhor, na preservação do patrimônio cultural da humanidade.
Paranavaí, PR, 14/11/2008, às 21h.


Veja repercussão na imprensa local

Clique nas imagens e leia as matérias