Jornal Aldrava Cultural
Alhambra

Alhambra

Alhambra foi uma autêntica cidade amuralhada, construída pelos Reis Nazaristas, no último período de dominação muçulmana na Espanha. Os muçulmanos dominaram a Espanha entre 711 e 1492.

Em Alhambra há prédios religiosos, palácios, prédios civis e fortificações militares e fica na área urbana de Granada, Espanha.


La Alcazaba (Reinado de Muhammad I - 1238-1273)


La Alcazaba (Reinado de Muhammad I - 1238-1273) vista interna
Ao fundo o Palácio de Carlos V


Chafariz na parede lateral do Portal da Justiça
Artistas: Diana Soto (México), Deia Leal (Brasil) e Antonio Gualda (Espanha)


Palácio Carlos V


Praça do Palácio Carlos V


Deia Leal no Jardim do Palácio de Comares - Reinado de Yusuf (1333 - 1354)


Vista de Alhambra desde o Palácio Generalife

Com a companhia e orientação de Antonio Gualda Jiménez, estivemos neste domingo visitando Alhambra e Generalife.
A visita representou um avanço em nosso conceito de preservação, administração e cuidado com o Patrimônio Cultural da Humanidade. Não se trata apenas de se ver um conjunto arquitetônico de grandes proporções, mas de se perceber a existência de uma política de respeito ao patrimônio histórico ao mesmo tempo em que se faz uma política controlada de visitação e explicações responsáveis da história específica de cada parte do monumento.
Inicia-se essa política com um sistema de transporte cuidado e bem organizado entre a cidade de Granada até o conjunto histórico de Alhambra e Generallife. No conjunto histórico há um sistema claro de placas indicativas e de identificação de cada prédio, ruína, palácio ou jardim.
Essa visitação servirá de parâmetro para contribuições a futuras definições de políticas de preservação e de exploração turística de Mariana, MG.
Durante a visita, pudemos trocar experiências de produções literárias e de artes plásticas entre Antonio Gualda (Espanha), Diana Franco Soto (México), Andreia Donadon Leal e José Benedito Donadon-Leal (Brasil), que se pode resumir numa aula de artes e de intercâmbio de experiências artísticas dos três países, a partir da diversidade cultural vislumbrada em Alhambra, com arquitetura árabe e romana, pintura muçulmana e católica.