Jornal Aldrava Cultural
Nas sendas brasileiras do haicai

Poeta e professor J. B. Donadon-Leal participa da
I Semana de Letras da E. E. Dona Reparata Dias de Oliveira
em Cachoeira do Brumado - Mariana, MG

A I Semana de Letras da E. E. Dona Reparata Dias de Oliveira em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, Minas Gerais, teve em sua programação uma palestra sobre haicais com o poeta aldravista e professor da Universidade Federal de Ouro Preto J. B. Donadon-Leal. Aconteceu no dia 28 de maio de 2008, às 9 horas, no saguão da Escola Municipal Aníbal de Freitas. 150 alunos do ensino fundamental participaram do encontro, fizeram perguntas e mostraram-se interessados em saber como saber mais sobre esse gênero de poesia e como produzir haicais.
A palestra "nas sendas brasileiras do haicai" é uma apresentação da trajetória do haicai no Brasil desde o início do Séc. XX, com mostras de haicais de imigrantes japoneses, de nomes de eminentes poetas de todas as gerações e tendências da literatura brasileira ao longo do Séc. XX e dos poetas aldravistas.
Por se tratar de público escolar, na palestra o professor enfatizou a utilização de haicais em projetos de alfabetização, com exemplos de haicais produzidos por alunos da educação infantil de da fase incial de alfabetização da E. E. Dom Benevides, em Mariana, em projeto desenvolvido no ano de 2006 e princípio de 2007.

Esta é uma das ações dos poetas do Jornal Aldrava Cultural e do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - representação de Minas Gerais.


Alunos da E. E. Dona reparata Dias de Oliveira


Alunos da E. E. Dona reparata Dias de Oliveira


Poeta J. B. Donadon-Leal fala aos alunos


Livros dos poetas aldravistas foram doados para a Biblioteca da Escola