Jornal Aldrava Cultural
Projeto Anjos negros

Projeto Anjos Negros
Releitura de telas de Déia Leal

Apresentação dos resultados e exposição dos trabalhos
22 de setembro de 2007
Teatro da Escola Dom Viçoso

Parceiros:
Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso
Jornal Aldrava Cultural

Coordenação: Professora Maria da Conceição Pinho Duarte e Escritora e Artista Plástica Andreia Donadon Leal (Déia Leal)

Professores participantes:
Claudiomiro Araújo Fonseca, Edilei Malta, Jatanaína Marguisabel Nascimento Ferreira, Marcela Maria da Silva, Marcela Moreira dos santos, Maria Aparecida de Pinho Duarte, Maria Auxiliadora de Pinho Duarte, Maria do Carmo Custódio, Maria da Conceição Pinho Duarte, Roséle das Graças de paiva Paula e Valdirene Aparecida de Paiva

Poetas participantes:
Andreia Donadon Leal, Clevane Pessoa, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal, J.S. Ferreira, Marília Siqueira e Marilza Albuquerque.

Objetivo do projeto:
Desenvolver nas crianças a percepção dos jogos de cores na composição das artes plásticas;
Despertar a criatividade através da pintura
Despertar nas crianças a percepção do belo na cor negra
Desenvolver capacidade de percepção de similaridades temáticas na poesia e pintura

Fase de desenvolvimento do projeto


Aula de Déia Leal na fase preparatória do projeto


Aula de Déia Leal na fase preparatória do projeto


Telas de Déia Leal expostas em aula da artista na fase preparatória do projeto

Exposição e apresentação dos resultados

 


Releituras de alunos da 1ª série


Releituras de alunos da 3ª série


Releituras de alunos da 2ª série


Releituras de alunos da 4ª série


Na platéia os poetas Gabriel Bicalho e J.S. ferreira


A artista Andreia Donadon Leal (Déia Leal)


Alunos da 3ª série declamam


Anjos em declamação


Anjo em cena de teatro


Anjo em cena de teatro


Anjos em cena de teatro


Anjo com os poetas J. B. Donadon-Leal, J.S. Ferreira, Andreia Donadon Leal e Gabriel Bicalho


Professora Conceição e os poetas Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal e J.S. Ferreira


Déia Leal com artista mirim


artista mirim

PROJETO

Projeto Anjos Negros
Releitura de telas de Déia Leal


RELATO DE EXPERIÊNCIAS



Educação requer mais que passar conhecimento, pois implica também à preparação do ser humano para a vida social e cultural do país.
O tema da Feira de Letras e Artes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso foi à releitura de algumas obras da artista plástica, Déia Leal. O tema estudado ao longo do projeto foi à concepção de Anjos Negros nas telas da artista. O projeto contou com a presença e orientação dos poetas do Jornal Aldrava Cultural e apoio pedagógico da educadora Andréia Donadon Leal. Orientações foram passadas aos educadores e posteriormente aos alunos da Fase Introdutória e Complementar de Alfabetização. Técnicas básicas de desenho, pintura em tela com acrílica, noções de perspectiva e arte no esboço foram o objetivo crucial das aulas.
Segundo a educadora Maria da Conceição de Pinho Duarte, Arte e Educação estão interligadas. O trabalho educacional, quando concreto fica mais interessante para as crianças. Falar de artistas que fizeram parte da história da arte do mundo nos livros faz parte do programa do currículo em todas as séries, mas poder conversar e aprender com novos artistas, poetas e outras pessoas no recinto escolar é descobrir e incentivar novos talentos. Se conseguíssemos uma boa leva de artistas que fizessem este tipo de trabalho, a educação ficaria muito melhor.
Além das técnicas aprendidas pelos alunos, a artista explicitou que faz Arte Aldravista que privilegia pintura de pequenas porções das paisagens ou imagens representadas. O projeto desenvolveu também o diálogo da pintura com a poesia, com exercícios de leitura e declamação de poemas de Clevane Pessoa, J.B.Donadon-Leal, J.S.Ferreira, Marília Siqueira, Marilza Albuquerque, Gabriel Bicalho e Andréia Donadon Leal.
A criação dos Anjos Negros de Déia Leal deve-se ao reconhecimento da unidade na espécie humana – independente da cor, todos os homens são seres de uma única espécie – a humana. O cristianismo, ao criar a idéia de alma branca como símbolo da alma pura, colegiada à idéia de anjo, ser da representação da alma pura, criou também a possibilidade da criação do mal representado pela cor preta. O advento de discussões sobre políticas afirmativas no Brasil abriu condições de se buscarem formas de atenuação de conceitos que venham a caracterizar relações preconceituosas. A cor branca da pureza pode ser utilizada como elemento de discriminação a pessoas negras. A proposta de Déia Leal é a de representar o anjo conforme sua condição humana – o anjo do negro pode ser também negro, sem que tenha que se tornar branco para se divinizar.
Ao trabalhar o tema numa escola de crianças predominantemente negras, a arte pôde enfatizar a beleza e a divindade do negro, tal como ele se apresenta na composição corpórea. Mais do que identificação com a imagem representada, as crianças perceberam que têm valor perante a vida e são valorizadas na crença.
Acostumados a visitar exposições de arte e estudar obras de artistas plásticos que fizeram parte da história da arte brasileira, surgiu à idéia de convidarmos um artista da região para demonstrar técnicas e formas de criação artística na Escola de Ensino Médio e Fundamental Dom Viçoso. Estimular e incentivar os alunos a desenvolver processos cognitivos de tal forma significativos que resultem em verdadeiros processos criativos e reflexivos. Imaginar e depois dividir com o artista o processo construtivo que culminou a obra e o contato visual com a mesma. Pensar em cada detalhe, nas cores, formas, materiais, tema e tamanho. Pensar sobre cada obra, sobre a intenção do artista e depois sabatiná-lo como organizou o material para obter o resultado esperado.


RESULTADOS ALCANÇADOS



A visita e contato com o artista fizeram com que os alunos conhecessem as diversas manifestações artísticas tanto as produzidas ao longo do tempo, como as contemporâneas. O acesso ao artista no ambiente escolar e o contato visual com as obras de arte permitem a compreensão das diferentes propostas artísticas, a identificação de significados expressivos e a sua importância na formação cultural das comunidades.
Técnicas básicas de desenho, pintura em tela com acrílica, noções de perspectiva e arte no esboço.
Produção de ilustrações a partir da leitura das obras.
Iniciação a pintura em tela e arte no rascunho.
Conhecimento de algumas técnicas de pintura.


TEMA


HISTÓRIA


· Conhecer a história e seus principais personagens com informações relevantes e simples par subsidiar a compreensão.
· Movimentos artísticos apreciados


EDUCAÇÃO ARTÍSTICA


· Técnicas básicas de desenho, pintura em tela com acrílica, noções de perspectiva e arte no esboço.
· Produção de ilustrações a partir da leitura das obras.
· Iniciação a pintura em tela e arte no rascunho.
· Conhecimento de algumas técnicas de pintura.


PORTUGUÊS


· Compreensão da linguagem icônica.


MATEMÁTICA


· Noções de medidas a partir do tamanho das telas.
· Noção de dimensão.


DESENVOLVIMENTO



Visita da artista plástica a Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso para traçar as bases do projeto com serviço de supervisão escolar e professores.
Iniciativa da professora Maria da Conceição de Pinho Duarte e da poeta e artista plástica, Andréia Donadon Leal, o projeto foi aceito pelos professores do Ciclo Inicial e Complementar de Alfabetização. A presença da artista no recinto escolar com as obras de arte incentivou a releitura dos alunos das telas expostas.
Foi estudada a biografia da artista e contextualização histórica. Descrição de técnicas utilizadas pelo artista nas obras observadas. Análise para cor, estrutura, tema luminosidade e realismo. Os alunos produziram posteriormente atividades plásticas sobre o que foi observado. Uma grande produção de telas em acrílica sob a orientação da artista e professores, além da arte no rascunho, esboços de imagens que os discentes recriaram a partir das telas apresentadas e puderam compreender a linguagem icônica das obras.


OBJETIVO GERAL


Técnicas básicas de desenho, pintura em tela com acrílica, noções de perspectiva e arte no esboço.
Desenvolver a aprendizagem dos três eixos norteadores de artes visuais dos parâmetros curriculares nacionais: a produção, a fruição e a reflexão.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Desenvolver nas crianças a percepção dos jogos de cores na composição das artes plásticas.
Despertar a criatividade através da pintura.
Despertar nas crianças a percepção do belo na cor negra.
Desenvolver capacidade de percepção de similaridades temáticas na poesia e pintura.
Compreender a importância do contato visual com uma obra de arte.
Conhecer formas figurativas ou abstratas, produzidas em diferentes técnicas, materiais e suportes como: desenhos, aquarelas, gravuras, óleo sobre tela ou sobre madeira, entre outros.
Visitação escolar a galeria e ou exposições de arte.
Entender o que é arte.
Compreender a função da arte, suas linguagens, recursos e materiais, história e seus principais personagens
Possibilitar o aluno a leitura do mundo em que vive ou viveu o artista
Compreender a arte como representação de nossa própria história.
Estudo da obra e vida do artista convidado.
Exposição dos trabalhos na Feira de Artes e Cultura da escola.
Exposição dos trabalhos em uma Galeria de Arte.
Os trabalhos dos alunos serão expostos em data a ser agendada acompanhada de apresentação de música, declamação de poesias.
Alunos envolvidos

Alunos das séries iniciais de alfabetização.

Consultorias e Pessoas envolvidas:

• Jornal Aldrava Cultural, Letras e Artes.
• Andréia Donadon Leal - Poeta, Artista Plástica, Contista.


REPERCUSSÃO NA CIDADE


· Divulgação no site cultural da Jornalista e Psicóloga Clevane Pessoa.
· Divulgação no site cultural do Jornalista Mhário Lincoln do Brasil
· Apresentação da Exposição das obras produzidas pelos alunos na Feira de Artes e Cultura da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso.
· Exposição agendada para Fevereiro de 2008 no SESI de Mariana.
· Reconhecimento do trabalho realizado pelos poetas aldravistas nas escolas pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – Chancelaria de Portugal.
· Outras escolas da rede particular e pública de ensino desejam desenvolver o projeto.

 

Relato final

A Educação requer mais que passar conhecimento, pois implica também à preparação do ser humano para a vida social e cultural do país.
O tema da Feira de Letras e Artes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso foi à releitura de algumas obras da artista plástica, Déia Leal. O tema estudado ao longo do projeto foi à concepção de Anjos Negros nas telas da artista. O projeto contou com a presença e orientação dos poetas do Jornal Aldrava Cultural e apoio pedagógico da educadora Andréia Donadon Leal. Orientações foram passadas aos educadores e posteriormente aos alunos da Fase Introdutória e Complementar de Alfabetização. Técnicas básicas de desenho, pintura em tela com acrílica, noções de perspectiva e arte no esboço foram o objetivo crucial das aulas.
Segundo a educadora Maria da Conceição de Pinho Duarte, Arte e Educação estão interligadas. O trabalho educacional, quando concreto fica mais interessante para as crianças. Falar de artistas que fizeram parte da história da arte do mundo nos livros faz parte do programa do currículo em todas as séries, mas poder conversar e aprender com novos artistas, poetas e outras pessoas no recinto escolar é descobrir e incentivar novos talentos. Se conseguíssemos uma boa leva de artistas que fizessem este tipo de trabalho, a educação ficaria muito melhor. Mariana é uma cidade privilegiada, pois é plena de artistas que poderiam fazer também parte do projeto.
Além das técnicas aprendidas pelos alunos, a artista explicitou que faz Arte Aldravista que privilegia pintura de pequenas porções das paisagens ou imagens representadas. O projeto desenvolveu também o diálogo da pintura com a poesia, com exercícios de leitura e declamação de poemas de Clevane Pessoa, J.B.Donadon-Leal, J.S.Ferreira, Marília Siqueira, Marilza Albuquerque, Gabriel Bicalho e Andréia Donadon Leal.