Jornal Aldrava Cultural
Cartas recebidas em 2008 - Arquivo

 

Cartão de Natal da Fundação Carlos Drummond de Andrade - Itabira , MG

 

Linda homenagem. Viajei no tempo e fiz das suas palavras uma homenagem silenciosa ao meu pai, que já não mais está conosco. Impressionante, pais são todos iguais?
Um abraço e obrigada por nos proporcionar momentos tão ternos e íntimos.
Margareth Marton, Mariana, 19 de dezembro de 2009.

Bela homenagem, Andreia, à figura tão simpática e amável de seu pai. É a melhor herança: a lembrança venturosa do ser que se imortaliza no coração de outra pessoa.
Falando em Santa Bárbara: quê cidade, heim? Nas três vezes que fomos (minha família) ao Caraça, tivemos que dar um pulo até lá. Mais ainda uma vez que meu filho namorava uma moça de lá (ambos estudávam em São Joao Del Rei): quando fomos, todos, e lá ficamos três dias inesquecíveis, com belos passeios pelas redondezas. Já a sua terra natal, Itabira, quê vergonha, não conheço até hoje, a não ser pela poesia do Drummond. Minha filha esteve lá, com uma colega de lá, que estudava, com ela em Belo Horizonte. Itabira-Santa Bárbara-Mariana: está explicada grande parte de sua vêia lírica, de sua mente arejada e rútila. Abraços do
Lázaro Barreto, Divinópolis, 19 de dezembro de 2009.

Prezada Andréia, o que a torna especial é a pluralidade dos seus sentimentos. É o gesto, espontâneo e certeiro, a atingir o coração do mundo, deixando as longas reflexões para quem as quiser. Você se multiplica, não somente no sangue da família tão querida, quanto exporta os encantos da sua simplicidade para tantos que cruzam com você nesta jornada. Parabéns, querida amiga, Feliz Natal e que Deus continue sendo a referência magna da sua arte, da sua vida. Lembranças ao Donadon e aos demais confrades dessa terra abençoada.
Daladier, Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2008.

Andréia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal, Como agradecer-lhes tão precioso apoio, participação e incentivo ao nosso Projeto? Como agradecer as premiações (a todos nós, participantes do Projeto)? Como agradecer a arte de Déia Leal nas capas das Antologias? Como agradecer as fotos maravilhosas de J.B.Donadon-Leal, que eternizam o nosso Recital para nós e para o mundo? Por mim mesma, não poderia! Mas temos um Deus maravilhoso a quem pedimos, fervorosamente, que os envolva em seu Amor e resplandente Glória todos os dias das suas vidas.
O b r i g a d a, por existirem.
Débora Novaes de Castro - Projeto TodaPoesia-2008. São Paulo, 01 de dezembro de 2008.

Acabo de receber a notícia de seu prêmio na Espanha e gostaria de parabenizá-la. Espero que o Curso esteja sendo uma boa experiência e um estímulo à sua produção. Em nome da Coordenação do Curso no Senac Nacional quero expressar o nosso contentamento com sua premiação.
Parabéns! Cordiais abraços,

Lucia Prado, Coordenadora do Curso SENAC NACIONAL
, São Paulo, 24 de novembro de 2008.

Querida Deia, Boa tarde e um forte abraço extensivo ao seu esposo. Sou escritora, prefiro falar mais que escrever. Porém quando o assunto é você: me faltam palavras para escrever. Quanto a SUA TELA que foi premiada... Faltou palavras. Olhei, namorei, analisei e admirei. Ao ler o texto inerente a ELA fechei as minhas emoções é a arte mais bela, fala, reclama, debate chora eee... Oi, não são só as matas e as árvores de Minas;as de Goíás também estão tristes e sofrendo.
Abraços, de sua admiradora,
Profª
Zilda Pires, 24 de novembro de 2008.

Parabéns, Andréia. Muito bom que uma "mineira" fora do circuito Rio e São Paulo seja premiada interncionalmente. Bela obra. Abraços,
Iara Abreu, Belo Horizonte, 24 de novembro de 2008.

Querida amiga Déa Leal. Parabéns por mais esse significativo prêmio que se soma ao seu currículo. Muito nos alegra que possa elevar o nome de nossa Mariana através de seu trabalho como artista plástica e poeta. Jovem que é ,ainda nos trará muitas e boas surpresas nessa área, cada vez mais, honrando a arte de nosso estado. Mariana precisa disso. De novos talentos que possam influenciar e incentivar as gerações vindouras nesse mesmo caminho. Caminho árduo, às vezes, mas que nos traz bastante alegrias. Siga em frente, artista, nos seus ideais que são os mais nobres e sinceros possíveis. Conte sempre com nossa admiração e apoio. Abraços de amizade extensivos ao nosso bom Benetido.
Layon, Mariana, 24 de novembro de 2008.

Querida Déia Leal: A sensibilidade e a consciência, o clamor das matas, o forte desejo da sobrevivência intensificado no verde vivo das florestas...
São formas de sentir, apreciar, observar e agir perante esse grito de alerta. Além do belo, mais que o belo, um despertar!
Receba o meu abraço, admiração e todo respeito pela manifestação, dada a importância e beleza da sua arte através da "Revolta das Matas", obra premiada com louvor.
PARABÉNS! Sucesso sempre! Beijos

Graça Campos, Belo Horizonte, 24 de novembro de 2008.

Ampliei a tela premiada no download do meu laptop, voltando no tempo em que seguia pelo caminho da fazenda da Lagoinha, nos passeios a cavalo, quando morávamos em Rodeio. O trabalho dela é muito lindo e o ponto dominante está localizado numa pincelada de azul mais claro, situada à esquerda na parte central da tela. O prêmio foi merecidíssimo, e o estilo dela, na minha opinião, é impressionista. Gostei demais.
(Ela cursou Belas Artes no Rio, na mesma turma de Zé Keti e foi pintora atuante há muitos anos)

Beatriz Georges, Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2008.

Transmito os meus parabéns pelo prêmio e crescente destaque internacional à artista plástica Déia Donadon por seu brilhante trabalho. É interessante destacar "A Revolta da Mata" por seu caráter artístico, mas também pelo tema que nos faz pensar sobre a questão ambiental. O texto enviado por J.B Donadon Leal foi publicado no blog www.imersaolatina.blogspot.com.
Um abraço,
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL). BH, 23/11/2008.

Dobrados, múltiplos parabéns pela premiação internacional. Pelo que constato na leitura do ALDRAVA, sinto que o mérito não é só dela, mas também do marido dela (basta ler o texto deste e-mail, que é um poema em termos de crítica de uma obra de arte). Sei - e sei que vocês sabem - que o mérito é de ambos. Dela, pelas mãos abençoadas, do senhor pela inspiração e o apoio - e a bela, tocante convivência intelectual e poética, que tanto engrandece a existência da família humana, nesta altura de uma desagregação tão destruidora do planeta. Parabéns, parabéns! Do leitor, amigo e admirador intelectual,
Lázaro Barreto. Divinópolis, 23 de novembro de 2008.

Caraca, que bacana! Parabéns, Déa! Vi o quadro, e mesmo na tela do pc deu pra ver que mereceu o prêmio. Abraço. Qualquer hora chego aí pra dar esse abraço pessoalmente. Um beijo grande. E viva o movimento aldravista!
Paulo José Cunha, Brasília, 23 de novemnbro de 2008.

Prezada Sra. Andréia Leal, Acabo de receber um valioso comunicado do amigo Tião Crispim. A itabirana de nascimento, moradora em Santa Bárbara durante certo tempo, é um magnífico exemplo da qualidade da arte e cultura mineiras. Meus calorosos cumprimentos, extensivos ao Sr. Donadon, pelo belo triunfo no Concurso Internacional de Artes Plásticas Compositor Antônio Gualda – 2008, promovido pela Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, em Granada, Espanha, com a tela Revolta da Mata.
Abraços do
Affonso Augusto Moreira Penna, Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2008.
Bisneto do Presidente Affonso Penna

Amigo(a)s, Déia Leal é, de nascimento, Itabirana, a da terra de Drummond, santa-barbarense, da terra de Affonso Penna, de coração, alma e paixão e cidadã do mundo por sua arte metonímica que nos remete, não apenas à interpretação de sua obra, mas à reflexão dos temas tão primorosamente abordados. Já não me surpreendo mais com as premiações arrebatadas por ela, mas não deixo de me emocionar a cada notícia de premiação recebida. Emociona-me profundamente o sucesso da artista que Santa Bárbara viu nascer.
Congratulemo-nos com ela.
Abraço a todos.
Tião Crispim, Santa Bárbara, 22 de novembro de 2008.

Prezado Donadon, transmita à Andréia os meus calorosos parabéns pela merecidíssima premiação. A sua descrição do sentido da obra pode ser considerada uma pequena e memorável lição de como um instrumento particular de desenvolvimento de um tema pode ultrapassar fronteiras e revelar-se universal. Abraça-os o modesto amigo
Daladier
, Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2008

Estimados confrades, casal Donadon, estou maravilhada com o trabalho realizado por vocês, é claro sempre foi brilhante. Os recentes acompanhei mais de perto, a palestra na CONFALB, o Prêmio em Paranavaí e toda esta História feita e registrada. O nosso País precisa de pessoas que fazem não espera acontecer. Vocês são um par Ímpar. Parabéns! Deus continue iluminando-os. Abraços,
Zilda Pires, Governadora do InBrasCI - Goiás. 19 de novembro de 2008.

DÉIA,
fico/estou positivamente impressionado com sua ebulição cultural! A página "Divulgações Culturais" é um trabalho
merecedor de reconhecimento por quantos militam na área, seja amador ou profissional, uma vez que a publicação eletrônica passa pente fino nos eventos, em nível mundial, contribuindo com denodo para que possamos, todos nós, termos referências do que acontece de bom e sério produzido por artistas.
Ali estão pintores expondo, músicos, poetas, atores, folcloristas, museólogos, professores, um universo de pessoas que trabalham no sentido de fazer com que os homens permaneçam humanos.
"Divulgações Culturais" é com certeza uma das melhores páginas de informação que (re)conheço no mundo. Bem produzida, bem editada em níveis de informação e visualidade, atenta às efemérides, eventos, perspectivas e prospecções, reconhecedora dos valores que merecem destaque, enfim - um canal de olho na cultura para todos.
Ressalto nesse trabalho a contribuição específica que "Divulgações Culturais" dá à mineiridade. Tomara que o mundo oficial tome a página como referência e ajude você e o Aldrava a mantê-la com toda energia e sinergia cultural.
Parabéns por mais uma obtenção de mérito, por sua Medalha de Bronze em evento de pintura. Como já lhe disse anteriormente, você é mesmo uma pessoa muito, muito especial.
Fica uma sugestão: divulgar , se for possível, as páginas eletrônicas mineiras (como a Tanto), ou produzidas por mineiros (como a Germina) ou, ainda, onde mineiros atuam como colaboradores efetivos, como a Cronópios e outras muitas pelo país. Isso, com certeza, tornará a dialógica ainda mais enriquecedora.
Parabéns! Abraço afetuoso e admiração do
Márcio Almeida, 18 de novembro de 2008.

Prezado prof. Donadon, receba o meu abraço e do Roque de parabéns pela medalha Artur da Távola no Rio de Janeiro. Mariana se orgulha do seu trabalho em prol da Cultura. Nossas homenagens também a profª Andréia Donadon-Leal pelos prêmios tão merecidos que vem recebendo nas áreas das artes plásticas e das letras. Roque gostaria de ter tempo para participar mais dos movimentos culturais, infelizmente, suas obrigações na área pública o impedem de fazê-lo com mais intensidade. Saibam que o trabalho do grupo Aldrava: Donadon, Andréia, profª Hebe, Gabriel, Ferreira, Geraldo Reis, prof. Tyller e Camaleão já é uma referência para nossa cidade. Gostaria de convidá-los em nome do prefeito municipal de Coluna, Jarbas Luz de Oliveira, para levarem até os colunenses o trabalho de vocês, no próximo ano. Mais uma vez parabéns!
Merania de Oliveira, Mariana, 18 de novembro de 2008.

Queridos Dito e Andréia,
Que bacana esse boletim! Poxa vida, é muita atividade cultural - e tudo é de muita classe!
Parabéns e obrigado por reunir esse material informativo. Boa sorte aí nessa agenda cheia e deliciosa. Mais uma vez agradeço a gentileza, simpatia e hospitalidade ao me receberem aí em Mariana. Foi muito bom conversar com vocês e com os demais presentes à palestra.
Também fiquei muito honrado com as homenagens e com o convite para participar da associação dos divulgadores da cultura.
Fortes abraços,
Dário Borim Jr., Associate Professor and Chair, Dartmouth, USA, 18/11/2008.
Department of Portuguese, U-Mass Dartmouth
Host of the live radio show Brazilliance Thr 3-6 PM on
WUMD, www.893wumd.org
Blog: www.drborim.blogspot.com
Web Page: www.umassd.edu/cas/portuguese/dborim.cfm

Andréia,
Não faltará oportunidade para cumprimentá-la pessoalmente. A cada notícia de um premio, de um livro publicado, de uma exposição ou apenas de uma citação ao nome "Deia Leal" me emociona e entusiasma. Parabéns mais uma vez. Você, como poucos merece, não só o premio, mas o respeito e a admiração do meio intelectual brasileiro.
A propósito gostaria de cumprimentar J. B. Donadon-Leal pelo irretocável "Paradoxos Contemporâneos" (Jornal Aldrava Cultural, ano VIII, nº 73, ago./set 2008). Uma obra prima de quem tem a sensibilidade aflorada, a cultura latente e a modernidade cultural como norte da vida. Parabéns, duplamente parabéns, tri-parabéns.
Tião Crispim. Assessor Municipal de Cultura - Santa Bárbara, 12 de novembro de 2008.

Déia,
Receba o nosso carinhoso e orgulhoso abraço em nome da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e de toda comunidade itabirana.
Agradecemos por colocar em evidência o nome de Itabira, junto com o de Mariana e Minas Gerais no cenário brasileiro, através de sua belíssima e criativa arte aldravista.
De coração lhe desejamos cada vez mais sucessos e que Deus continue iluminando a sua vida e seu caminho.
Abraços fraternos,
Maria da Glória Menezes, Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Itabira, 12 de novembro de 2008.

Prezada Andreia Leal,
Recebí o ALDRAVA com as ressonâncias - uma nota que no seu jornal ganha os ares de um poema. - de seu belo Cenário Noturno. Pelo que muito agradeço. O Movimento Cultural de vocês aí em Mariana recupera-me a memória de nosso Movimento AGORA da remota década de 60 em Divinópolis, quando reuníamos na convivência dos mesmos propósitos de lembrar aos contemporâneos que existe algo mais nos círculos e quadrantes além do materialista pão nosso de cada dia. A diferença de vocês aí é que éramos um grupo de estudantes - e vocês são um grupo de professores. Assim é normal que o produto (a arte final) de vocês é mais considerável, menos amadorístico. Mesmo assim, com todas as nossas deficiências, ainda temos saudades.
Mandei hoje pelo correio uma publicação miniaturizada (quase ailegível) da coleção do jornal, em torno do qual a moçada proseava, tentando poetizar. Mando com os agradecimentos e as congratulações à toda a Equipe briosa e esclarecida do tão legível ALDRAVA.
Sinceramente, Lázaro Barreto, Divinópolis, 11 de novembro de 2008.

Essa é a ARTE QUE QUEREMOS TER, e já TEMOS, CLARO QUE JÁ TEMOS, graças às luzes que emanam do SER QUE HABITA O SEU SER, mas nem sei se TEMOS ou se É, acho que a sua ARTE É, tudo isto simboliza uma questão da diferença em TER E SER, e você vem com ela porque É, sempre O FOI e sempre o SERÁ, ela é expressa no SER QUE HABITA O SEU SER e sintonizada com a energia das árvores, circulante, de alto a baixo, do céu a terra e vice-versa, dos caminhos de terra batida, das flores ao léu, das crianças sorrindo, pois criança é mesmo ENERGIA PURA, dos céus cobertos de MEG TOOTHS, mensageiros das nuvens, de amores eternos, e até de quem sabe OUVIR A ORGANISTA DE MARIANA, que eu vi pela TV, aquele toque de MÚSICA SACRA, vindo do SACRO E SUBINDO AOS CÉUS dos órgãos todos .....Dos Senhores de alma leve, coração pulsante, alegria no olhar por mais que a vida lhes passassem, eles pemanecem, do TIO INCORFOMADO COM A ATITUDE DOS QUE O CERCAM , meros escravos de um sistema mais que falido e claro, tanta energia quando SALTA PARA FORA, manda mesmo pedra e paus contra os ESCRAVAGISTAS, pois seu subconsciente é sublime, livre, leve e solto, da Mãe, do Pai, dos que a cercam, a amam e sabem ANDRÉIA LEAL É, e está tudo dito; agora o que É, bem é tanta, mas tanta coisa e ao mesmo tempo faz da ARTE o CAMINHO ou O AVATAR, do ser que habita o seu ser para então o mundo entender este UNIVERSO QUE SE TRANSFORMOU e se TRANSMUTOU em forma de MULHER, chamado ANDRÉIA LEAL, a menina que em MARIANA faz com que o MUNDO ENTENDA o que é BRASIL, e assim faz com que o mundo entenda melhor as delícias de ser BRASILEIRA e Cidadã das Artes Mundiais, inseridas no SER QUE HABITA O SEU SER, com um simples toque de olhar, sentir, amar, pintar, escrever, sonhar e transbordar amor À ARTE, a ARTE DE VIVER E BEM CONSIGO MESMA, pois só assim se pode amar a vida a sua volta, e dar a ela a beleza Artística do seu SER DE LUZ.
Beijos minha querida GOVERNADORA, AMIGA, ARTISTA E GRANDE MULHER BRASILEIRA, que Deus lhe dê muita saúde e força sempre pois O BRASIL é VOCÊ!
Édison Pereira de Almeida, Corpo e Alma de um simples e humilde escritor Brasileiro, radicado do outro lado do mundo em auto exílio por saber que para se mudar um País, é preciso muita ARTE E ENGENHO, e Andréia Leal é tudo isto e mais alguma coisa. Ilha da Madeira, 25 de novembro de 2008.

Déia, agradeço-lhe a gentileza de mandar para mim um texto tão lindo. Conheço-a pouco, só através das suas telas, dos seus escritos. É bom que seja assim, pois a idéia que vai se formando é isenta de influências. É impressionante a imensidão de sensibilidade que se mostra nos seus trabalhos, a arte que flui naturalmente e vai ocupando os espaços da vida. Mais ainda: é a sua vida que se desnuda, transparente, lírica, verdadeira. Obrigada pela atenção. Você, hoje, cobriu minha caminhada de flores. A professora recebeu o desenho no papel. Eu recebí o seu email.
Um abraço,

Míriam. São Gonçalo do Rio Abaixo, 15 de outubro de 2008.

Andréia, recebi da amiga Clevane o "Cenário Noturno", delícia de se ler; puríssima poesia. Parabéns, Déia! O livro é lindíssimo de forma e conteúdo. Amei os poemas... Quem sabe um dia possamos nos conhecer pessoalmente. Admiro o seu trabalho e talento. Que Deus a ilumine e você tenha sempre a oportunidade de fazer da sua arte esse intrumento belíssimo que toca os corações e mentes registrando de todas as formas a vida, a criação!
A minha filha Luciana ficou encantada com você e me trouxe o seu abraço. (Lá da Lagoa do Nado)
Na verdade, recebi de você também um tesouro embrulhado em " Cenário Noturno".
Obrigada! Desejo-lhe muito sucesso sempre!
Um abraço

Graça Campos, Belo Horizonte, 14 de outubro de 2008

Do lugar poético em que recebo e leio a sua poesia, a fragmentação das frases curtas e das letras que, na descida, se tornam velozes e pequenas e, ao final da leitura, somem no precipício da sua rica subjetividade, é para mim muito mais do que um gesto de amor fraterno aos poetas que acompanham o seu trabalho. A rigor, é uma saudação à sedução das palavras e um canto de esperança a resgatar os versos que vão e retornam do fundo de nós. Parabéns, minha cara amiga. O meu afetuoso abraço e beijos para essa terra debruçada nas montanhas das gerais.
Daladier
, Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2008.

Queridos amigos Déia, Donadon, Gabriel e Sebastião,
Fiz boa viagem, cheguei no horário, ainda meio cansado, mas com um ar de felicidade que não dá pra esconder.
Gostaria de agradecer, de coração, a boa acolhida e a oportunidade que me deram de levar aos meninos da doce Mariana um pouco da experiência deste cinquentão, na tarefa inglória de botar um pouco mais de humanidade neste mundo árido em que vivemos.
Como viram, simplesmente esqueci do Piauiês. Não fez falta alguma, apesar do carinho que nutro por esse projeto. Mas é coisa para piauienses se olharem no espelho... Aí, a conversa teria de ser e foi - outra.
Deixo com vocês o meu abraço mais carinhoso, e o desejo de retornar o quanto antes, e com mais vagar, a esse presépio onde vocês vivem. Encantei-me com a cidade, com as pessoas, com a arte de Déia, com o esforço dos aldravistas, com a vontade de fazer uma faculdade à altura do desafio de Mariana. Vocês estão no caminho certo. Um mundo novo a gente faz com pessoas como vocês.
Ainda comovido, e com uma saudade destamanho.

Paulo José Cunha, 07 de outubro de 2008.

Prezada Andréia, fiquei muito feliz com a premiação para o J.S. Ferreira. Só uma sensibilidade madura e amorosa poderia conquistar a atenção e o carinho das crianças às quais, penso, é dirigida a obra premiada. Por seu intermédio, mando-lhe o meu abraço.
Daladier, rio de Janeiro, 03 de outubro de 2008.

Dear Déia,
Thank you very much for your beautiful book and pictures. Its very nice to hear from you. I love the way the book is designed. I wish you a lot of luck and creativity. Thank you also for printing a page of my work in your cultural paper, I am very grateful.

Your friend, Michael Hafftka. 02.10.2008
http://www.hafftka.com
http://www.sixgallerypress.com

PARABÉNS A VOCÊ E TODA SUA EQUIPE, QUE VEM OFERECENDO UM TRABALHO CULTURAL IMPECÁVEL, ONDE MERECEM TODAS ÁS HOMENAGENS E GLORIAS DESTE MUNDO WEB, COM ADMIRAÇÃO A TODOS,
Efigênia Coutinho, Presidente Fundadora AVSPE www.avspe.eti.br/ 20/09/2008

E lá vai o Aldravismo abrindo horizontes!!!
Graças a vocês, meus amigos!
Que honra partilhar a sua amizade e fazer parte dessa família!
Saudades imensas.
José Luiz Foureaux de Souza Júnior, Zagreb, Croácia, 19/09/2008.

Gostaria de ter palavras diferentes para falar de minha admiração pelo trabalho de vocês, principalmente o empenho e dedicação de Andreia. Sinto que estou meio repetitiva. Então só vou mais uma vez cumprimentá-los pela excelência do trabalho que a cada dia é mais e mais admirado e reconhecido. Parabéns!
Um abraço

Margareth Marton, Mariana, 19/09/2008.

Andréia,
Parabéns pelos constantes sucessos merecidos. Seu trabalho engrandece as artes e as letras. Agradeço-lhe as notícias com que sempre me presenteia. Transmita a seus pares o nosso cumprimento.
Um abraço,
Míriam Stella Blonski. 19/09/2008.

Parabéns Andréa, Benedito e equipe aldrava.
Torço por vocês. O projeto de vocês é singular e raras vezes tive o privilégio de conhecer um trabalho de tamanha qualidade e importância.
Um abraço,
Zery, bibliotecária em Maringá - PR, 19/09/2008

Andréia, parabéns por mais essa conquista tão significativa para a sociedade marianense e principalmente para nós educadores. Contamos com vocês!
Um abraço!
Elizabeth Cota - Diretora de escola, 19/09/2008

Querida Andreia, Fico sem palavras diante de tamanha generosidade, suas palavras me deixaram muito, muito feliz, sobretudo porque não sei se sou merecedor e por ser encantado pelo seu talento, não só o de artista, como o de uma pessoa que tem em sua essência o amor ao próximo.
Super Agradecido
Claúdio Márcio Barbosa - Belo Horizonte, 18/09/2008.

Andréia, li e adorei o seu texto"Voa Pensamento". Voei em suas palavras e na forma com que escreve com tanta propriedade! Agradeço o carinho com que fui recebida em sua casa, por você, Benedito, Cacilda, Sebastião, Gabriel e seus amigos. É privilégio de poucos ter amiga como você, com conquistas e merecidos títulos e de uma simplicidade imensa. O mais importante de todos os títulos é a LUZ que aquece e ilumina aos que aproximam de você. Suas ações são de AMOR e ALEGRIA.
Que Deus ilumine todos os seus passos!Abraços
Ana Cláudia Barreto Tavares, Mariana, 18/09/2008

Feliz aniversário!!!
Andréia, a natureza estava em estado de graça no dia em que tua história começou.
Ah, não foi no dia do nascimento, foi antes; nem no dia da concepção, mas no dia em tua história foi planejada por Deus, Ele aproximou teus avós, teus pais, para que tu existisses.
A luz que irradias vem de teus ancestrais, da beleza da cidade de Mariana, da força do povo mineiro; teus saberes vêm da cultura erudita em harmonia com a popular; tua arte é o estandarte contemporâneo da transformação da inspiração em realização.
Nós, artistas, escritores e admiradores da arte e da beleza, estamos de parabéns pela tua atuação, pela tua vida de conquistas compartilhadas.
O sorriso de teus olhos e a morenice de tua pele representam a brasilidade!
Parabéns!!!
Um carinhoso abraço,
Rozelia, 17 de setembro de 2008.
PS: Agradeço a Clevane por me contar sobre teu aniversário!
Somos do mesmo signo, virginianas!

Andréia, parabéns pela sua participação em tão relevante evento do Plano Nacional do Livro e da Leitura em São Paulo. Que ventos como estes sejam mais constantes para incentivar os jovens brasileiros a terem mais acesso à leitura, hoje abafada pelos meios de comunicação e eletrônica. Abraços,
Marli Bicalho, Santa Bárbara, 20 de agosto de 2008

Querida Andreia Leal,
Ao lermos, no Jornal Aldrava, a tua apreciação sobre o Livro “Olhares: Crônicas Escolares”, ficamos bastante emocionados e envaidecidos. Tenhas certeza de que tuas palavras soaram aos nossos corações como um fervoroso incentivo para continuarmos nosso Projeto Literário.
Hoje, estamos na 2ª Etapa. Essa teve, como culminância, a publicação do E-Book: “Palavras! A Linguagem da Vida” que está hospedado no Site do Grupo “Teia dos Amigos”, o qual reúne crônicas, poemas e cartas de nossa Turma, 2ª série do Ensino Médio do Colégio Conhecer – Porto Alegre/RS.
Em março de 2008, ganhamos alguns colegas novos. Diego Duarte, Felipe Borba, João Cavalcanti e Roberta Hoffmann foram convidados a participar do Projeto e, para a nossa alegria, não só aceitaram o convite como realizaram as atividades propostas em 2007.
Sensibilizados, agradecemos tuas carinhosas palavras que muito nos honraram.
Abraços e beijos.

Alex Schvartzmann Dubin, Daniela Wainberg, Felipe Araújo Mendes, Júlia Baú Shmitt, Lucas Goulart P. de Moura, Marjorie Cassol S. Cansan, Nadine Tomasel Lorenzato, Natália Lohmann Mendel, Paola Maciel Gioscia, Pedro Jorge P. Baptista, Ricardo Seffner, Tobias Tres e Profª Ilda Maria Costa Brasil

Quê beleza, heim Andréia? Estive na Bienal quase um dia inteiro e entrei em contato com muita gente, inclusive na estande do Pnll, onde tive o súbito prazer de ver o glorioso ALDRAVA de vocês com um poema de minha pobre autoria. Tinha apenas um exemplar. A moça (da foto com você) disse que o estoque estava esgotado. Ela leu meu poema, mostrou para uma outra senhora, que fez questão de ficar com o exemplar. Fiquei muito feliz com tudo - e desejo que a pertinácia de vocês a favor do enriquecimento cultural do Estado e do País é algo merecedor de não só de encômios como de amplo, geral e irrestrito reconhecimento. Mil parabéns para toda a equipe. Do leitor e amigo Lázaro Barreto, São Paulo, 18 de agosto de 2008.

Prezada Déia Leal, comovida e encantada com as fotos dos quadros, estampados no convite da exposição "portais de Minas", em Itabira, agradeço honrosa lembrança. Lamentável foi não poder comparecer nessa belíssima exposição que, foi de grande êxito, com certeza.
Déia
nos emaranhados da vida
temos dificuldades deles sair,
mas, olhando com fé e coragem
logo enxergamos
que os coloridos inexplicáveis de seus pincéis
nos ajudam a novos caminhos encontrar.
São esses os enigmas de sua arte singular.
Parabéns e a abraço de
Ana de Assis Coelho (Ninita), Mariana, 04 de agosto de 2008

Caro Ferreira, agradeço-lhe por ter enviado as fotografias. Foi um prazer estar presente num evento tão lindo como aquele na Fazenda do Pontal em Itabira. Déia é uma grande artista, e as telas expostas traduzem muito da ânsia de liberdade, ao mesmo tempo que aprisionam em mistérios e labirintos, tais como a própria vida. Agora é aguardar os trechos dos contos que você prometeu. Para tudo há um tempo, sem pressa. Até a próxima,
Míriam Blonski, Secretaria de Cultura de São Gonçalo do Rio Abaixo, 19 de julho de 2008.

Oi, Andréia, infelizmente não pude comparecer a tão importante evento de uma Santa-barbarense que tem elevado o nome de nossa Tricentenária Cidade. O Tião me relatou o sucesso do evento e ainda disse que você vai expor no Museu do Louvre. Parabéns, você é um motivo de grande orgulho para Santa Bárbara. Atenciosamente,
MArli Bicalho. Santa Bárbara, 18 de julho de 2008.

Prezada Andréia, muito obrigada por seus gentis convites e também pelo material de alta qualidade que vocês nos têm enviado. Outro dia, estive conversando com o Armênio sobre o ótimo conteúdo do jornal e sobre a beleza de suas poesias. Desejo muito sucesso para esse grupo de elite da literatura mineira. Lamento não poder comparecer à Exposição de Portais, mas tenho certeza de que será brilhante, como tudo que vocês fazem. Abraços.
Maria Amélia Palladino. Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, em 17 de julho de 2008.

Déia, Parabéns pela sua exposição em Itabira. Lindíssima! Suas telas, ao mesmo tempo que mostram aprisionamento,contém fragmentos de liberdade, de ânsia pela vida. Que os franceses saibam apreciar a grande artista que você é. Até a próxima e um abraço,
Míriam Blonski
, Secretaria de Cultura de São Gonçalo do Rio Abaixo, 17 de julho de 2008.

Prezada Andréia, soube pela querida Clevane que você esteve em Brasília e lamentei muito não termos nos encontrado. O prazer seria imenso e gostaria de abraçá-la e recebê-la com muito carinho. Gustavo e eu somos amigos e sempre nos comunicamos ou encontramos em algum evento, mas não soube que você estava aqui. Da próxima vez que vier como sempre estarei ao seu inteiro dispor. Lamentei muito, realmente.É só me escrever quando vier, ficarei muito contente.
Um grande abraço de sua admiradora e que gostaria de chamá-la de amiga.

Vânia Moreira Dinizi, Brasília, 28 de junho de 2008.

Estimada confreira e amiga, Déia Leal, que pena que eu não tenha condições de participar de coisas tão maravilhosas em prol da arte e da cultura do nosso Brasil. Quem sabe, um dia ?!...
Parabéns...Parabéns...Parabéns... Sucesso...Sucesso e muito sucesso é o que lhe deseja o admirador e confrade.
Recebi o seu material e na próxima semana estarei lhe remetendo Diplomas e medalhas da Academia Maceioense de Letras, bem como o Termo de Posse e o Juramento, ambos em duas cópias, sendo que uma cópia deverá ser devolvida. Seja benvinda à nossa AML. Você é um presente para ela no seu aniversário de 53 anos de existência ajudando a escrever a história cultural das Alagoas.

A artista Andreia Leal,
cresce nas Minas Gerais
e no meio cultural
vai crescendo sempre mais .

Abraços do Jucá Santos, Maceió, 28 de junho de 2008.

A escritora Deia Leal (heterônimo artístico de Andreia Donadon Leal), e poetisa, lança neste ano, tão benéfico à Poesia, seu livro solo de Poemas, CENÁRIO NOTURNO, que não é apenas um apanhado de versos de um autor, mas uma refinada elaboração temática. O próprio título traz uma nesga de revelação, pois Andréia é produtiva e criativa, com frequência à noite, em parte da qual é notívaga, com as quatros fases/faces da lua soberana e mutável qual o self feminino.
Suas carcterísticas de artista plástica, inequivocamente, mesclam-se à força das palavras que usa, com o despojamento aldravista, cujas metonímias são um convite à interatividade da interpretação do apreciados de Arte pictórica,do leitor exigente.
Quais as pinceladas breves, orientais, que sugerem e levam o barco da imaginação a lagos ou ocenaos, ondas leves ou maralto, os versos que a autora nos oferece em CENÁRIO NOTURNO provocam na alma o frisson da interpretação, o toque do belo que se expande ou se recolhe, conforme o momento da leitura.

Clevane Pessoa -
Poeta Honoris Causa - Clube Brasileiro da Língua Portuguesa. Jornalista, Psicóloga.

Comentário publicado no Jornal Agora, ano XXXVII, nº 9.558, de 1/06/2008, Caderno TV - Cultura & Cia, pág. 02. Texto de Pedro Pires Bessa, Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela UFMG, pos-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular do Fundação Educacional de Divinópolis, Membro de corpo editorial da Revista da FACED, Membro de corpo editorial do Verbo de Minas, Membro de corpo editorial da Elaboração e Membro de corpo editorial da Contemporaneum.

Ao Jornal Aldrava Cultural:
Parabenizo o Jornal Aldrava Cultural, pela bela festa-literária - homenagem aos 18 anos de atividade cultural artístico-literária de Tânia Diniz, representada pelo Lançamento da coletânea, MULHERES EMERGENTES-ME18 (publicação em que participo), no dia 13 de maio deste ano.
Respeitosamente,
Débora Novaes de Castro, São Paulo, 15 de maio de 2008.

Impressionante, Andréia, o volume e a qualidade do trabalho de vocês aí do ALDRAVA na exposição e divulgação dos eventos culturais de toda parte. Nem mesmo o poder público (com verbas específicas) consegue um desempenho tão abrangente e satisfatório. Creio que nem toda a cultura nacional saberá agradecer tanta distinção, tanto carinho, tanta atenção. Fico admirado de ver a profundidade, a extensão de suas antenas. Parabéns e bons votos e abraços do
Lázaro Barreto, Divinópolis, 14 de maio de 2008.

Déia Leal, admiro seu trabalho de educadora e fico muito impressionada com a beleza de suas telas. É importante certificar-se de que a mulher "mineira", em especial, continua as conquistas para o Brasil, mostrando ao mundo que o nosso país contém preciosidades desde sempre e é isso que deverá ser mostrado. Que os anjos estejam a iluminá-la em toda a sua trajetória!
Parabéns, Déia!
Um abraço
Graça Campos
, Belo Horizonte, 08 de maio de 2008

Olá, Andréia!
Hoje reservei um tempo para ler sobre você; o que queria fazer desde que li um poema seu. Pesquisando por aí, descobri quanta coisa boa você tem feito, tanto na literatura quanto na pintura (belíssimas e originais obras!), além de outras atividades ligadas à cultura, especialmente em Mariana! Uma artista, sem dúvida, muito bem-dotada, \\\antenada\\\ com o cotidiano, atenta ao que ocorre ao nosso redor. Percebo isso pelos seus textos, tão bem escritos e enfocando os mais diversos temas.
Um abraço carinhoso deste mineiro de Nova Era.
Obrigado pela alegria que a leitura de suas poesias me proporcionou.

Remisson Luz, Nova Era, 08 de maio de 2008.

Agradeço a atenção do convite para a Exposição emaranhaminas e te parabenizo pela qualidade de seu trabalho. É difícil encontrar profissionais que se expressem tão bem nas artes e nas letras. Acho que esta possa ser sua maior metonímia!
A obra do convite com Tiradentes tipificando Cristo, é verdadeiramente interesante, pois a liberdade está instrisicamente ligada à salvação. Sua produção instiga e promove reflexões que denotam representar muito bem a ideologia Aldravista. Provavelmente não estarei em Viçosa no mês de abril, mas certamente divulgarei seu trabalho entre os amigos.
Um grande abraço,
Roberta Lopes
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais - Cultura & Criação - SENAC

Hoje é um dia especial. É seu aniversário!
Que as alegrias se perpetuem no sempre,
e eu lhe desejo:

Um mundo de PAZ,
onde a LUZ da VIDA
seja repleta de SAÚDE.

Que os desejos transformados em SUCESSO, componham a sua FELICIDADE, coroando seu viver de REALIZAÇÕES.
O meu abraço de carinho, Malu Mourão, AVSPE, 01 de maio de 2008.

O soneto do abraço eterno é um luxo, uma beleza, na forma e no conteúdo. Algo mesmo aí de Mariana, bela e verdadeira desde os tempos dos cantores do eterno Ribeirão do Carmo. Parabéns e abraços do
Lázaro Barreto, 01 de maio de 2008

Estimado poeta J. B. Donadon-Leal

Hoje as flores da idade que envolve a tua
vida, são as mesmas que invadem a tua
alma e que tornam mais tenro o teu
amanhecer.
Acaso uma dessas flores tenham te
acometido por uma chuva fina que abrangeu a tua
essência, deslembra a torrente,
vives este momento sagrado em que
comemoramos mais um ano de tua existência !

Desejo-te:

PAZ
LUZ
VIDA
SAÚDE
SUCESSO
FELICIDADES
E INSPIRAÇÕES EM TEU VIVER !

Com Carinho, Socorro Lima Dantas, AVSPE, 01 de maio de 2008.

Hoje é o seu aniversário!

O dia em que Deus determinou o seu
único lugar e objeto no universo.
Celebre seu início, sua existência,
o seu vir a ser.

Sinta os parabéns pessoais de Deus,
a você, no carinho das pessoas amadas,
na maravilha da natureza,
na bondade presente em seu coração.

O que Deus lhe deseja é que
constantemente
sinta a proximidade de sua graça
dentro e fora de você.

Se você fizer questão das pessoas
para relembrar seu aniversário
recorde-as

Se quiser uma festa e ninguém quiser
a preparar faça-a você mesma.

Se estiver sentindo um vazio interior
não tente preenchê-lo distraindo-se
na diversão, desça primeiro ao vazio
de sua alma e deixe Deus ajudar você
a descobrir os incontáveis
anseios do seu coração.

Cada aniversário é um degrau
mais elevado na subida da
montanha; contemple a visão que
se torna mais
clara e mais expansiva, conforme você
sobe e que continuamente vai revelando
mais e mais de sua glória para você!

Feliz Aniversário, J.B. Donadon-Leal!

São os votos de Fernando Barbosa e Silva e dos amigos do
Espaço Cultural Casa do Fernando

Para J.B. Donadon-Leal

                                          Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Bardo cantante sopra aceiro
-brasas se erguem e pontilham os ares:
luzes vermelhas,mornas sensações
de bem estar.Agulhas de fogo
bordam o manto da noite.
Crepitam sonhos.
Homem aniversaria,
mas Poeta não tem idade.


Donadon: quando o poeta faz outra idade, é uma estrela super-nova que re/nasce...
Abraços da Clevane Pessoa, Belo Horizonte, 01 de maio de 2008

Ao amigo J.B. Donadon-Leal, a ave da paz e uma estrela "supoer-nova"

J. B. Donadon Leal, faço minha as intenções, a poesia e as palavras de Clevane Pessoa que com letras tão sublimes homenageia este grande homem das artes, das letras das aldravas que ressoam abrindo as portas da vida na passagem de seu aniversário.
Parabéns J. B. Donadon Leal pelo aniversário
.
Tião Crispim, Santa Bárbara, 02 de maio de 2008

Minha prezada amiga Andréia, fiquei muito feliz de reencontrá-la, assim como ao Bicalho, Donadon e Ferreira, na última sexta, aqui no Rio. Repito que a sua fala foi particularmente especial para mim, por evocar-me as lembranças de quando a minha mãe - eu aos treze, catorze anos - punha-me para passar palha de aço nos tacos do apartamento, encerá-los com cera vermelha e dar-lhes brilho com escovão de base de ferro. Agradeço de coração a gentil oferta do livro Cenário Noturno. Já iniciei a leitura, mas confesso que vou colocar nela toda a atenção de que for capaz e, metonimicamente, espero poder caminhar entre porções de versos com a sensibilidade que o meu espírito e o momento puderem me oferecer. Li alguns, pois pretendo, como disse, examinar a todos com atenção e carinho. Destes, gostei bastante de 'Pedaços', 'Trem de Ferrugem', 'Olhos de Deus' e 'Sociedade dos Poetas Mortos. No primeiro, considero belíssima a composição e decomposição dos seus pedaços. A noite que a devora é a mesma que lhe recomenda os seus restos para fazê-la inteira no instante seguinte. Em Sociedade dos Poetas Mortos vislumbrei o húmus a derramar-se sobre a palavra viva e evocar as linguagens adormecidas. Penso, por isso, que a poesia é um planeta para onde fluem versos que nunca acabam.
'Olhos de Deus' trouxe-me a perspectiva de sermos vistos como sempre fomos: apenas humanos. Quando abraço o meu próximo, liberto-me da solidão, mas preciso estar sempre atento aos ollhos de Deus. Não estou certo, amiga, de existirem versos fora de moda, afinal, a poesia não se desgasta, mas ilumina-se e vai pousar no infinito.
Finalmente, no trem sepultado conferimos as recordações do nosso corpo corroído. A saudade rompe o desencanto do que encontramos na porta da estação.
Creia-me, Andréia, que o que disse aqui é muito pouco para a beleza e força da sua explosão poética, incluindo a liberdade de construção do seu pensamento, o ritmo, parecendo a mim haver você deixado alguma palavra pendurada na concha do verso, escondida, pronta para sair, mas, delicadamente proposta ao leitor fazê-lo, seja com reverência ou estóica atenção. Vou continuar a leitura e, se você quiser, poderei comentar os demais poemas.
Em outro e-mail mandarei para você o poema do qual lhe falei, construído a partir de uma entrevista do poeta surrealista Claudio Willer, a qual li dias passados, O meu poema se intitula 'Arte e Representação nos Versos Demolidores', sendo que já o havia encaminhado para o nosso amigo comum, Arley. Fico por aqui, porque já falei demais. Grato mais uma vez pelo presente e até novo contato, deixando lembranças para o Donadon e o pessoal do Aldrava. Atenciosamente,
Daladier,Rio de Janeiro, 13 de abril de 2008.

Prezada Andréia, muito obrigada por ter me brindado com o envio deste seu belo trabalho. Parabéns pela criatividade e ousadia. Fiquei muito sensibilizada com a tela 18 (Portal da partida) que me trouxe um "quê" de nostalgia e de delicadeza antes mesmo de eu ver o título. Não pude deixar de pensar na despedida nossa de cada dia que acaba, de cada pessoa que se vai de nossas vidas e até de nossa própria juventude em virtude da nossa maturidade e experiências de vida. Mais uma vez obrigada e Parabéns. Ana Alcântara, 13 de abril de 2008

Meus efusivos cumprimentos pela magnitude do projeto envolvendo o tema hai-kai, que depois de 1998, passo a grafar haicai, pois me achava então como mestranda na Puc, tendo como objeto de pesquisa o haicai japonês, naturalizado brasileiro, concluindo o Curso de Comunicação e Semiótica: Intersemiose na literatura e nas Artes - Defesa e Dissertação "O Haicai no Brasil: Comunicação & Cultura" - Puc-SP, em março/2004. (...) Memória - retrocedendo uma década e dois anos mais, 1995, J.B.Donadon Leal, citado no Projeto: “Hai-kai – Da Arte poética à alfabetização”, participou de uma Antologia, “Hai-kais ao Sol”, coordenada por mim, com Lançamento numa bonita festa cultural na Biblioteca Pública Municipal "Mário de Andrade", no Centro de São Paulo. Poderia Lembrá-lo? Voltando ao grande feito haicaístico desenvolvido pelo projeto na sua cidade, mais uma vez cumprimento a Escola Estadual Dom Benevides e todos os envolvidos no magnífico evento cultural. Valeu ter recebido tão boas-novas! (...)
Débora Novais de Castro - Professora da USP - www.haicai.com.br

Profª Déia, Impossibilitados de comparecer, enviamos nosso abraço de cumprimentos pela posse na Academia de Letras do Rio de Janeiro. Trata-se do reconhecimento merecido à grande artista plastica e escritora mineira, cujo trabalho contribui para o engrandecimento das artes em Minas Gerais, no Brasil e no Exterior.Um abraço,
Miriam e Glória, Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, 04 de abril de 2008.

Estimados Poetas e Amigos, Hoje me sinto muito feliz. Realizou-se nos Salões da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, Solenidade de posse do Dr. ANTONIO FRANCISCO ALVES NETO (Saquarema – RJ) e da Profa ANDREIA DONADON LEAL (Mariana – MG), na categoria de Membros Efetivos Correspondentes. Na ocasião, a ilustre Profa e acadêmica MARIA AMÉLIA AMARAL PALLADINO proferiu uma palestra intitulada: “A minha Pátria é a língua portuguesa” (Fernando Pessoa). Também registrou-se a presença do Presidente do Jornal Aldrava, o Poeta Gabriel Bicalho, a Poetisa /Escritora Hebe Rola, a Presidente do InBrasCI – Acadêmica Dra.Marilza de Castro Albuquerque, o Poeta J.B.Donadon Leal e tantas outras autoridades poéticas de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foi um Evento de muita importância para nossa cultura, na divulgação da Arte Maior, a POESIA. Luiz Poeta, Andreia Leal, J.B. Donadon Leal e eu, Malu Mourão, presentes e participantes, Membros Efetivos da AVSPE - Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, a representamos com muito orgulho.
Uma Vitória.

Ontem era virtual,
Hoje tornou-se real
Conheccer Déia Leal.

A surpresa no seu dom,
Deu-me ainda de bom,
Conhecer J.B. Donadon.

Mas o destino esteta,
Em sua maior faceta,
Trouxe a mim Luiz Poeta.

E nesta feliz ocasião,
Enchi o meu coração
Da mais pura Emoção,

Que trago em doce vénia,
Para nossa Efigênia,
Com perfume de gardênia.

Malu Mourão, Rio de Janeiro, 04/04/2008

Andréia, partilhamos com você e sua família a alegria desse momento de conquista e mais uma Vitória:. MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS RIO - CIDADE MARAVILHOSA. Parabéns e sucesso na sua vida profissional. Com carinho
Ana Lúcia Cota e família. Santa Bárbara, 4 de abril de 2008

Andréia, registramos e agradecemos o convite para sua cerimônia de posse como membro da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa. Infelizmente, por compromissos de trabalho anteriormente agendados para a mesma data, não nos será possível a participação. Na oportunidade, desejamos os nossos mais sinceros votos de sucessos nesta trajetória e tomamos a liberdade de dizer em nome de toda nossa comunidade itabirana, que agradecemos pela honra que nos proporciona sabermos que tão importante cargo está nas mãos de uma nossa conterrânea.
Itabira a aplaude com o coração.
Receba com carinho nosso grande abraço amigo,

Maria da Glória Menezes, Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

Itabira, 03 de abril de 2008

Andréia, parabéns pela posse na Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, também por representar Mariana e Minas no XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Obrigado pelos exemplares do Jornal Aldrava. Parabéns por esse jornal magnífico. Logo que for publicar seus poemas e dos outros autores lhe comunico.
Grande abraço

Pedro Bessa, Divinópolis, 03 de abril de 2008.

Prezada Andréia, como amigo e admirador de seu virtuoso trabalho a favor do enriquecimento cultural das pessoas, fico feliz ao saber dos novos encargos e responsabilidades como representante da Academia de Letras da Cidade Maravilhosa e do XIII Circuito Internacional da Arte Brasileira, atividades perfeitamente compatíveis ao contexto do trabalho que já desenvolve, ampliando a beneplácita missão de favorecer a gestão pública da arte e da cultura. Parabéns! O Álbum é belíssimo e instrutivo - e será objeto de muitas consultas e pesquisas. Aceite, pois, o agradecimento e o abraço do amigo e admirador intelectual.
Lázaro Barreto. 02 de abril de 2008.

Oi, Andréia, vi seu artigo na internet e fiquei muito interessado. Sou graduando do curso de Pedagogia pela UFRN e atuo como professor de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I; estou iniciando minha carrera como docente deste do ano passado. Trabalho em uma escola de uma comunidade carente e tenho por interrese trabalhar com poesias na sala de aula, mas encontro muitas barreiras para começar a desenvolver esse trabalho e espero que você possa me ajudar de alguma forma. Caso consiga material para introduzir essa cultura em meus alunos, tenho desejo de inscrevê-los na olímpiada de Língua Portuguesa. De antemão agradeço por sua atenção em ler meu e-mail e por se disponibilizar em me ajudar com sua experiência com a poesia em sala de aula. Atenciosamente
Juclebson Neves de Araújo. Natal, 02 de abril de 2008


A SRE Ouro Preto, na pessoa de sua superintendente, parabeniza-a pela grande conquista na Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, e agradece o convite para um evento tão marcante que é a projeção do seu nome além das fronteira de MINAS, o que engrandece a todos nós .
Cordialmente,
Elizabeth Cristina dos Santos, DIRETOR II - SRE / OURO PRETO, 27 de março de 2008.

Prezada Andréia,
Agradecemos-lhe pelo honroso convite. Parabenizamos-lhe por ser a protagonista deste grande mérito. Você faz parte do grupo intelectual que promove a educação mineira tornado-a destaque no cenário nacional.
Estamos orgulhosos com a sua conquista.
Atenciosamente,
Dora Simil, Coordenação do Centro de Referência Virtual do Professor - CRV, 14/03/2008.

Caríssima Andréia (Déia), Lembrei-me de você, pois, recebi mais um e-mail da Gaya Rasia (Concurso Literário). Fico-lhe muito grato, pois, você me colocou em contato (links e mais links) com mais um universo literário em minha vida, principalmente, com o da nossa mineirice. É certo que não tenho muito tempo, devido ao meu trabalho, para mergulhar de cabeça nas minhas, também, enormes paixões: a literatura e a música (além de poeta e escritor, sou compositor). Mas, ô, saudade de Minas Gerais! Mas, tenha certeza que você é 'Donadon' e, não, 'Drummond'? Pois, é de Itabira! rsrsrs Com todo o respeito, parabéns pelo que você é, e pelo que vocês, mulheres, representam dentro da nossa riquíssima cultura literária mineira (e brasileira) e, muito mais ainda, quando alguém, como você, soma uma outra face, a de artista plástica. Vi suas obras divinamente dadivosas, via internet. BELÍSSIMAS. Não sou nenhum expert em artes plásticas, mas confesso que fiquei vislumbrado com o que vi, sem contar com as menções honrosas e a sua 'internacionalização'. É muita sensibilidade. Não me esquecendo também, é claro, da sua riquíssima arte literária. Congratulations!!! Daqui, de Brasília, mando um grande abraço a você e a todas as mulheres, principalmente, às mineiras, pelo "Dia Internacional da Mulher", dia 8 de março.
Roberto Abreu. Brasília, 07 de março de 2008

Andréia, salve !!!
Belíssimos o poema e a pintura "portal de afrodite".Quadro e poema se fundem na elegância das cores falantes com a elegância do colorido das palavras.perspicácia, delicadeza, feminilidade e gestualidade estão sempre presentes em suas manifestações artísticas; quadro e poema são, enfim, uma entidade indissolúvel, instituída e regida pelo equilíbrio harmônico das muitas coisas que você vê, sente e diz.
Precisamos de artistas assim da sua linhagem, para mais fôlego nas áridas discussões do cotidiano da vida. Parabéns com meu entusiasmo,

Arley Camillo, Mariana, 04 de março de 2008

Querida Déia, que homenagem maravilhosa! Só consigo agradecer e dizer-te que és uma pessoa tão especial e sensível que só poderia ser uma estrela/artista de primeira grandeza. Déia, que dia 08 de março represente para ti um dia de vitórias e conquistas, porque ser mulher/artista/esposa/mãe/aluna/professora é uma missão, jamais uma simples escolha apesar de acreditarmos nisto.
Beijos da amiga
Afrodite, Belo Horizonte, 04 de março de 2008

Prezada Andréia,
Parabéns pelo seu lindo poema 'Portal de Afrodite', em homenagem ao Dia da Mulher. Fiquei vivamente impressionado com a beleza da sua construção poética, quando você traz a própria voz para 'romper barreiras', 'ressurgir das trevas', ainda que sobre 'pontos escuros do amor', como diz em seus sensíveis versos.
Estou muito feliz por havê-la conhecido pessoalmente e poder ainda compartilhar este sentimento sincero com você. Faço também referência à tela da sua autoria, provavelmente dirão muitos comigo, uma obra prima que precisa sair mundo afora. Salvei a imagem para o meu acervo, como providência mais comesinha que poderia tomar diante de arte tão atraente.
Grato por lembrar desse poeta bissexto aqui. Abraços e lembranças ao Donadon.
Daladier, Rio de Janeiro, 04 de março de 2008

Prezados poetas e amigos J. B. Donadon-Leal e Andréia Donadon Leal
Voltando de viagem, ontem à noite, debaixo de chuva, senti o súbito prazer de receber os toques e as aberturas aldravistas do talento, da sensibilidade e da riqueza-beleza da literatura mais legível e expansiva.
Senti aqui ao lado a prova de tudo que digo, que recebi sem merecer – e que não sei como agradecer. Fico pré-lidando o prazer e o interesse da assimilação de novas incursões, novos sons, novas luzes, novas encenações da palavra. Tenho agora, pois, uma porta aberta para ver, sentir e aprender novas modalidades, n pontos de vista e de apoio. As minhas estantes poéticas (a mental e a física) estão, pois sobremaneira enriquecidas.
Estive dando uma olhada, mas parei! O que está aqui, ao lado, é matéria para muita imaterialização. Ontem, pois, abastecido, agraciado, sinceramente agradecido aos amigos. Com a admiração intelectual do amigo e o leitor
Lázaro Barreto. Divinópolis, 28 de janeiro de 2008 (transcrita de carta via correio)

Caríssima Irmã de sonhos, Déia Leal, muito grato pela sua prestimosidade em me enviar, com regularidade, os exemplares do Jornal Aldrava, cuja leitura me fascina! Espero continuar recebendo esse tão importante veículo cultural e parabenizá-la por seu desprendimento com relação à publicação virtual do referido jornal, ok? Que você tenha um excelente final de semana, na doce companhia de todos que lhe são queridos. Com o meu abraço de amizade fraterna, estima e muita consideração.
Cordialmente,
Joamir Medeiros, 28 de fevereiro de 2008

Andréia, teu fogo, é puro, incandescente, pujante e eterno.....ah MARIANA , SOIS O QUE SOIS, pois tens em suas ruas, vilas e estradas a mais bela das POETISAS BRASILEIRAS, e claro, a Arte em Mariana ultrapassa os caminhos dos Oceanos Siderais, pois Andréia Leal, é LEAL ao que explode em seu coração e como se enganam aqueles que pensam ser ela apenas e tão somente de MARIANA, pois o MUNDO JÁ A CONHECE e em breve ela voará para onde seu coração mais quer voar......ou seja ao INFINITO DO SER QUE HABITA O SEU SER...."
Édison Almeida, Ilha da Madeira, 28 de fevereiro de 2008

Querida Déia Leal.
Belíssima e muito merecida a poesia de sua autoria dedicada ao nosso genial poeta Bicalho. Gabriel Bicalho,hoje, sem dúvida, engrandece Mariana no meio literário nacional com sua doce, simples e marcante presença intelectual. E Você jovem poeta-pintora, nesse trabalho impregnado de ternura e encanto, estrapolou limites para posicioná-la, na minha opinião, entre os melhores poetas de nossa região. Siga em frente. Talento e sensibilidade não lhe faltam.
Abraços de estima e admiração.

Elias Layon, Mariana 26/02/08,

Andreia,
Agradecemos seu contato com a Revista Nova Escola
Saiba que sua manifestação é um importante e valoroso estímulo para os jornalistas e designers que fazem a revista. E são leitores como você, interessados em melhorar a educação do nosso país que nos fazem estar sempre em busca do novo. Continue em contato conosco!
Um abraço,
Marina C. Simeoni, Atendimento ao Leitor da Revista Nova Escola, 26 de fevereiro de 2008


Déia, parabéns por mais esta vitória, este título (personalidade especial da Associação Valentín Aznar - Espanha) é mais do que do merecido pele seu talento e por engrandecer-nos com a sua arte e com sua força de divulgação brilhante em nosso País e no mundo.
Carinhosamente.
Rosilene.
Mariana, 19 de fevereiro de 2008.

Andréia, li todos os textos (especial de poesia e conto aldravista), e a seleção está ótima.
Os aldravistas são todos, das palavras, artistas e, no meio, há uma artista de fato, que usa também pincéis para revelar o belo. Parabéns a todos.
Assim que meu computador permitir, vou republicar, se vc permite. E os demais autores.
Um abraço grande:
Clevane Pessoa. Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2008

Querida Andréia, sou uma leitora e fã de suas poesias. Faço parte de Poetas Del Mundo, amiga da Clevane Pessoa e vivo no Rio de Janeiro, apesar de ter meu cantinho em BH, onde morei durante 37 anos, portanto a maior parte de minha vida! Tenho lido o Jornal Aldrava Cultural, mas gostaria que vc me explicasse o que seria ser aldravista. Seria aquele que escreve no Jornal Aldrava? Adoro as montanhas e as pessoas mineiras. Sinto em sua poesia o cheiro de Minas, que me faz sentir muitas saudades... Sua poesia é riquíssima, transparente, coloquial, amorosa... e sobretudo mineira! Tive uma querida amiga em Mariana – a Madalena , que tinha um restaurante de um prato só ao dia. E cheguei a visitá-la recentemente. Infelizmente ela se foi... As terras mineiras moram em meu coração onde semeio belas lembranças... Gostaria de me inscrever como leitora do jornal, mas quando entrei em FALE CONOSCO, pediram uma senha que não me deu acesso. Dia 02.03 eu vou lançar meu quarto livrinho infanto-juvenil em BH e gostaria muito que vcs aldravistas estivessem presentes. Ainda não foi confirmado local e horário, mas enviarei o convite. Com muito carinho
Maria J Fortuna, Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2008

Caros editores, sobre meu poema na capa deste Jornal Aldrava Virtual... A beleza plástica da ilustração forma, com o poema, um conjunto harmônico, como se um não pudesse existir sem o outro. Que sigam, pois, de mãos dadas, na espinhosa tarefa, que é da Arte, de dar vida às coisas e emocionar pessoas. O resultado foi excelente. Parabéns. Se o poema NAQUELE JANEIRO, pela emoção tentada é uma vertigem, com a ilustração podemos dizer que as vertigens agora são duas.
Cumprimentos de
Geraldo REIS, Belo Horizonte, 12 de fevereiro de 2008.

Parabéns pelo novo lay-out do ALDRAVA. A força da palavra aliada à força de uma excelente programação visual só poderá resultar em mais sucesso.
Tião Crispim. Santa Bárbara, 09 de fevereiro de 2008.

Caríssima Andreia Donadon, Que beleza de ensaio \"Como trabalhar poesia em sala de aula\"! Uma das minhas práticas constantes, durante minha atividade docente. Hoje continua a exercê-la nos grêmios que fundei com esse objetivo. Pena que não encontramos muita ressonância nas escolas. Um ou outro professor está disposto a praticá-la. Mesmo assim, aqueles que se dispõem a trabalhar o texto escrito, em sala de aula merecem todo apoio. Tive um grande prazer em ler o seu trabalho.
Afetuoso abraço
Benedita Azevedo, Majé, RJ, 03 de fevereiro de 2008.

Parabéns pelo seu sucesso! Prêmio mais que merecido pela sua competência e dedicação. Cumprimente o Gabriel por mim. Cumprimente também a todos os aldravistas, pois tenho certeza de que este prêmio é um pouco de todos vocês.
Abraços
Margareth Marton
, Mariana, 06 de fevereiro de 2008.

Andréia, você merece todas as reverências. Eu tenho grande admiração e respeito por você, pela pessoa, pela artista e escritora que você é. Você é uma pessoa virtuosa e fraterna; obrigada, digo eu, por ainda neste pedaço de estrada ter conhecido Andréia Leal.

ANDRÉIA LEAL

Andarilha das artes
Nobres; na aquarela
Derrama tons de magia,
Reverte versos ao reverso,
Esboça mil facetas culturais
Inovando o mundo literário,
Ampliando conhecimentos.

Livre, liberta sua alma,
Eleva o sonho ao real.
Alma companheira leal,
Leveza do sentir e existir!


Estimada poeta, desejando ser-lhe grata, com tantas atenções de sua pessoa, tentei escrever este acróstico, que lhe ofereço com todo meu afeto ,
Efigênia Coutinho, 04-02-2008, Balneário Camboriú

"Quem Bate?"

Aqui, há pouco, no portão, bate o carteiro. Chama e vou receber o envelope. Contém exemplares do Jornal Aldrava Cultural, de Mariana, de nov/dez/2007, sempre pleno de boa poesia e prosa, com autores conhecidos, outros aos quais não conheço, além da verve peculiar dos autores aldravistas. E mais: muito "chic", em papel couché, a edição histórica do primeiro "Aldravinha", onde todo o trabalho educativo aldravista aparece bem; textos de crianças não apenas as marianenses, mas também de outras localidades.
Além dos citos veículos de Cultura e Arte, mais um livro organizado pelo grande poeta J.B.Donadon-Leal, Doutor em Semiótica e Línguística: "REFLEXÕES - A Lingüística na sala de aula."
Também nesse trabalho, o autor demosntra o espaço que oferece aos mais jovens: a revisão é feita por uma plêiade de 31 alunos do Curso de Letras da UFOP/Santa Bárbara.
Segundo ele, "os trabalhos reunidos na obra são uma mostra da preocupação central dos professores do Curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (...) que é a de fazer dos alunos, professores em atividade na Rede Municipal de Educação daquele município, docentes capazes de refletirem sobre os mais diferentes aspectos das linguagens que usam e ensinam".
Obtido esse propósito focal, por extensões múltiplas, todo o País e não apenas Minas se beneficia, uma vez que, desta árvore de conhecimentos, os braços são longos e pluridirecionados, atingem outras cidades, estados e Países. E aqui, repito, pois cabe qual uma luva, a máxima: "Uma alma que se eleva, eleva o Mundo".
Congratulações por mais esse feito. Um livro merece muitas saudações quando vem à luz.

Entro e venho ao PC, reinicio-o e encontro o do Chanceler do InBrasCI na Ilha da Madeira - Portugal, Édison Pereira de Almeida, que faz interessantes analogias com os costumes mineiros, Mariana e seus luminosos marianenses. Claro, apresso-me a postar, para compartilhar - quem bate?

Clevane Pessoa de Araújo Lopes, Diretora Regional do InBrasCi em BH, MG
Manhã aldravista e clara, aqui em Belo Horizonte, 23 de janeiro de 2008.

Que linda obra " portal do inverno" te felicito, amiga; as cores alegres como você, não te conheço, mas imagino que és assim!
A perspectiva... parece que entramos neste portal; me encontro muito com esta obra. Parabéns!!!
Carinho....
Ivaenia De Giacomi, Artista plástica e professora de artes - Foz do Iguaçu, 18/01/2008

Bom dia, Andréia Leal. Nada mais gratiticante do que através de pessoas amigas como a Clevane Pessoa ter toda essa atenção para comigo e me fazer chegar até vocês. Nada mais gratificante do que ter sido apresentado a você. Nada mais gratitifante do que ter conhecido o seu trabalho. Nada mais gratiticante do que ver com quanto empenho vocês desenvolvem o Jornal Aldrava Cultural e INBRASCI MG. Nada mais gratificante esse intercâmbio que estamos mantendo, ainda que não seja diariamente, mas ainda sim é com muito respeito, carinho, e aprendizado, afinal faço diariamente meus estudos aprendendo e muito com tudo que vocês me enviam. Nada mais gratificante, repassar, encaminhar para pessoas que considero importantes seus e-mails, e amanhecer com um telefonema, e ouvir um sonoro parabéns de amigos, dizendo estarem felizes por verem o Espaço Cultural Casa do Fernando http://fernandobarbosaesilva.arteblog.com.br/ estampando aqui a meio esse trabalho maravilhoso e de uma importância cultural e literária para nossa comunidade, para nossa sociedade e para o mundo.
Obrigado, Andréia, mas muito obrigado mesmo, e sei que no fundo você sabe o quanto, nós aqui nos sentimos honrados e estimulados a dar continuidade ao nosso trabalho, inspirados no que há de melhor, e por que não dizer muito incentivados por vocês.
Tudo de bom mais uma vez e votos de muita saúde, paz e sucesso para todos vocês e para toda comunidade de Mariana, cidade essa que tanto prezo. Grato,
Fernando Barbosa e Silva. Belo Horizonte, 16 de janeiro de 2008.

Andréia, quero felicitá-la por mais esta conquista, que por sinal é mais do que merecida! Que este seja mais uma, de muitas outras que virão. Parabéns! Carinhosamente,
Rosilene, Mariana, 15 de dezembro de 2008.

É isso aí, QUERIDA DÉIA LEAL, você merece tudo que há de bom nesse planeta e muito mais!!!
Votos sinceros de felicidades!!
Abraços do
Everi Carrara e equipe telescópio. SIGA EM FRENTE!! 14 de dezembro de 2008

Em primeiro lugar desejo um feliz ano de 2008, com muita saúde, paz e amor com todos os seus familiares. Estou deslumbrado com a magia da sua arte e da sua fértil imaginação, que Deus a abençõe e a conduza ao mais elevado e merecido lugar da fama, com certeza ja está reservado para a mais nobre musa da arte plástica do meu adorado Brasil.
Raimundo Jaime, 13 de janeiro de 2008

Muito bem MINEIROS e MINEIRAS, a conquista do espaço não é apenas para as naves e sim para o que os ALDRAVISTAS vêm sendo: batem de porta em porta, de estrela em estrela, de planeta em planeta de pessoa a pessoa, enviando no TOQUE a sua mensagem de luz, paz, harmonia e CULTURA.
É bom conhecer gente assim dinâmica, culta e atuante.
PARABÉNS Andréia Leal, Efigênia Coutinho e todos que participam desta aventura deliciosa da CULTURA em ciber espaço, além do espaço terreno, cósmico e humano onde MARIANA, a PRIMAZ de Minas Gerais, vem se destacando e demonstrando que nem sempre é nos grandes centros que se produzem grandes obras ou grandes artistas. A vida em sina e na sina da vida cada qual encontra seu alento.
Édison Pereira de Almeida
. Ilha da Madeira, 10 de janeiro de 2008

Meus cumprimentos para Andréia Leal, que a todo momento vem nos brindar com relíquias culturais.
Efigênia Coutinho,
Presidente Fundadora, Avspe www.avspe.eti.br/ Balneário Camboriú, SC - 09 de janeiro de 2008

Caríssima Mestra Andreia Leal !
Estou maravilhado com sua gentileza para comigo e, creio, que também com todos os seus amigos de ofício literário. Dentro das possibilidades, faço todo o possível para divulgar tudo que recebo de sua pessoa, como por exemplo, essa Biblioteca Virtual da Editora Aldrava, Letras e Artes - Literatura e Língua Portuguesa. Isso é algo de extraordinário, a gente dispor de uma Biblioteca Virtual em nossa casa, não é mesmo?
Sempre que posso, com prazer repasso e-mails interessantes para sua digna pessoa.
Gosto imensamente de estar em contato com sua figura e leio todos os e-mails que a nobre Mestra me envia. Por hoje é. Aqui permaneço sempre ao seu inteiro dispor.
Um grande abraço,
Joamir Medeiros Cônsul do RN - Movimiento Poetas del Mundo. 08 de janeiro de 2008.

Bom dia Andreia!
Conversei com o Dito a um tempo sobre publicar no Jornal Ponto Final um histórico do Movimento Aldravista e dos seus representantes. Gostaria de receber, se possível for, esse material. Poderia ser um histórico de cada um, quando entrou nesse movimento, o porquê de ter entrado, uma poesia, poema, texto, etc. Sugeri a ele que fosse publicado cada representante em uma semana ou dependendo do número dois ou mais por semana para que esse movimento chegue a mais pessoas da cidade de Mariana. Seria possível?
Atenciosamente,
CAROL, Redação - Jornal Ponto Final www.jornalpontofinal.com.br Mariana, 07 de janeiro de 2008

Olá Donadon. Como Vai. Espero que tenha passado um ótimo Natal em paz em família e que no ano de 2008 você carregue ótimos fluidos para dar continuidade aos seus projetos... e com muito sucesso!
Donadon, li o Aldrava, e achei muito bom também o Aldravinha, pois é mesmo necessário despertar nas crianças a sensibilidade e consciência sobre a vida e como viver em grupo, possibilitando assim uma melhor relação de uns com os outros, e, só a arte a poesia e a literatura poderão fazer essa mudança nas pessoas. Gostei muito também do site do jornal. Fácil de acessar e/ou navegar. Vocês foram muito felizes na escolha do nome "Aldrava", pois arte, poesia literatura e cultura de um modo geral é mesmo um "Bater de porta insistente", não é? E por falar em poesia, assisti a uma entrevista (materia da TV Minas) com um poeta concretista (Palácio das Artes) que dizia que a poesia está mais próxima das artes plásticas e da música do que da literatura.Você também acha isso. Achei interessante!
Donadon, mandarei via correio para você, as minhas imagens do projeto "Mozart", para você fazer uma leitura como sugeriu. Vai ser um prazer.
No segundo semestre desse ano (2008) farei uma exposição individual na Biblioteca Publica Luis de Bessa (praça da Liberdade) que terá como tema a urbanidade, com toda essa "parafernália" das cidades pequenas e grandes, mas que também tem o seu lado poético.
Gosto dessa mistura de arquitetura, do aspecto, físico urbano, do aspecto humano diverso que se apresenta nas ruas e toda essa diversidade cultural e visual urbana. Só não gosto do aspecto desumano sempre aos nossos olhos, mas mesmo ele, nas mãos dos poetas ou dos artistas, qualquer que seja a sua linguagem, se transforma em poesia, ainda que para uma denúncia, não é mesmo? E é em cima desse visual e realidade que eu me expresso, seja com o desenho, a pintura ou criando objetos.
Parabéns pelo Jornal, muito sucesso e que o Aldrava e o Aldravinha levem a lugares bem distantes a arte, a poesia, enfim a cultura a todos os lugares, fazendo um ótimo intercâmbio cultural.
Abraços da
Iara Abreu
. Belo Horizonte, 03 de janeiro de 2008.

Agradecida com a grande escritora Andréia Leal, uma das maiores divulgadoras em seu Jornal Aldrava Cultural de toda esta arte maior, a poesia, poetas e eventos, receba meus agradecimentos e cumprimentos ao seu belo trabalho feito com competência e conhecimentos culturais, que abrange um público leitor de estirpe,
Efigênia Coutinho. Balneário Camboriú, SC - 02 de janeiro de 2008