Jornal Aldrava Cultural
PROALFA / Escola Estadual Dom Benevides

Projeto de alfabetização da
Escola Estadual Dom Benevides,
em parceria com o
Jornal Aldrava Cultural,
conquistou o 1º Lugar no PROALFA 2007
na jurisdição da SRE de Ouro Preto
(Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto).

PROALFA
(Programa de Avaliação da Alfabetização do Governo de Minas Gerais)

A avaliação mostrou que a
Escola Estadual Dom Benevides obteve o melhor índice de proficiência no ano de 2007

A nota de proficiência da Escola saltou de 507 em 2006 para 627 em 2007.
(Nota maior do Estado: 726,5 - em Sete Lagoas)
Trata-se da melhor nota entre as 18 escolas da jurisdição de Ouro Preto
e de nota superior à da média estadual.

Veja abaixo quadro com a média estadual em 2006 e 2007

As ações com vistas aos festejos do centenário, em 2009,
que incluem também a reforma do prédio escolar,
contemplam principalmente a busca de qualidade de ensino
e preparação de seus alunos para a vida.

Escola Estadual Dom Benevides
Nova imagem, novos tempos


Equipe de trabalho:
Maria de Fátima Moreira de Assunção
Maria da Conceição de Pinho Duarte
Maria Auxiliadora de Rezende Bicalho
Sandra Barbosa do Espírito Santo Jesus
Maria da Conceição A. Gomes Rocha
Maria Auxiliadora Silva Cota
Maria do Carmo da Trindade
Andreia Donadon Leal ( Coordenadora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural)
Ana Maria Santos Gonçalves
Ana Cláudia Barreto Tavares
Imaculada da Glória Bailon Ribeiro
Dirce Namba (Supervisora Escolar)

 

Governador divulga resultados do PROALFA

O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (06/12), da abertura do encontro gerencial da Secretaria de Estado de Educação com as 46 superintendentes regionais de Ensino de Minas Gerais, realizado no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Durante o evento, foram divulgados os resultados do Programa de Avaliação do Ciclo Inicial de Alfabetização (Proalfa-2007), exame criado em 2005 para verificar os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos da rede pública de Minas Gerais.
Os resultados deste ano revelaram crescimento nos indicadores de educação em todos os anos do ensino fundamental avaliados – 2º, 3º e 4º anos. Minas é o único estado que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos alunos de toda a rede pública. É também o único que avalia os alunos no 3º ano, considerado o último do ciclo inicial de alfabetização.
Para Aécio Neves, o bom desempenho dos estudantes da rede pública de Minas é fruto das ações desenvolvidas pelo Estado nos últimos cinco anos para melhorar a qualidade da educação. Segundo ele, a busca pela excelência na educação será a principal meta do Govero de Minas para os próximos três anos.
“A educação continuará sendo e será cada vez mais a grande prioridade desse nosso mandato. Se tivemos o primeiro mandato marcado fortemente pela questão do ajuste, do equilíbrio de nossas contas, com o sacrifício de tantas que estão aqui, agora temos que avançar apresentando resultados consistentes. Os primeiros já estão aí, mas Minas tem que ousar, tem que pensar grande. O que quero é poder deixar o governo em 2010 dizendo que Minas fez inúmeras transformações, mas ressaltando uma: Minas voltou a liderar o ranking da educação pública em todo o Brasil. Esse é o nosso desafio. Essa é a maior herança que poderemos deixar às gerações que estão vindo”, afirmou Aécio Neves.
O Proalfa 2007 comprovou que as crianças de 8 anos, matriculadas no 3º ano, estão lendo melhor. O número de alunos que alcançou o nível “recomendável” de leitura subiu de 45% em 2006 para 58,1% este ano. O percentual de crianças que não sabem ler (nível baixo) caiu de 33,4% para 24,3%. O de alunos que lêem mal (intermediário) caiu de 21,4% para 17,6%.
O Proalfa foi desenvolvido através do trabalho integrado entre a Secretaria de Educação, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É um instrumento de políticas públicas transformadoras na área de Educação já que permite mapear exatamente onde estão localizados o sucesso e o fracasso dos alunos por rede, por município e por escola.
“Esse instrumento criado por vocês, em parceria com a UFMG e a UFJF, é algo que dentro de pouco tempo vamos ter que cobrar royallites para exportar para outros estados brasileiros, porque permite que tenhamos instrumentos que ninguém tem. Os dados da avaliação individual nos permitem detectar onde está o problema e como enfrentá-lo”, disse o governador.
Reconhecimento
Segundo Aécio Neves, o Governo de Minas tem atuado em várias direções para garantir crescimento econômico e desenvolvimento social para os mineiros, mas ele ressaltou que é trabalho e a dedicação das superintendentes de ensino e professoras de Minas está transformando a realidade do Estado.
“Sinto um orgulho muito sincero do trabalho que vocês estão fazendo e não tenho dúvidas que o que está sendo feito vai mudar de verdade este Estado. Estamos fazendo um conjunto enorme de obras, de investimentos em infra-estrutura em todas as regiões do Estado. Estamos enfrentando a questão da segurança. Todas elas são ações extremamente importantes, mas a única transformadora é a que está sob responsabilidade de vocês”, afirmou Aécio Neves”, disse o governador, referindo-se à educação.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, professora Vanessa Guimarães Pinto, a análise dos dados do Proalfa 2007 indica que a estratégia do Governo do Estado vem apresentando bons resultados: "Mais importante que o crescimento médio da proficiência em todo o Estado, que foi bastante significativo, é verificar que as regiões de menor desenvolvimento socioeconômico, como o Norte, o Jequitinhonha e o Mucuri, vêm respondendo positivamente ao esforço diferenciado que estamos fazendo lá".
Minas supera média nacional
Entre 2003 e 2005, a proficiência média do 4º ano do ensino fundamental no Brasil, segundo o SAEB realizado pelo governo federal, cresceu 1,7%, subindo de 169,4 para 172,3, o que representa uma evolução anual média de + 0,86%. Já em Minas, a proficiência cresceu 6,8% no 4º ano e 6,5% no 3º ano. Embora não seja possível uma comparação linear, o crescimento verificado no Estado representa, para o intervalo considerado, uma evolução quase quatro vezes superior à média nacional verificada nos últimos dados disponibilizados pelo SAEB.
O ponto de partida para a melhoria do desempenho dos alunos da rede pública foi a ampliação, a partir de 2004, da duração do Ensino Fundamental, de oito para nove anos em todo Estado. Com seis anos de idade as crianças passaram a ingressar na rede pública, dedicando mais tempo para formação educacional. Desde então, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Educação, investiu pesadamente na capacitação de professores. Realizou ainda três congressos estaduais de alfabetização - em cada edição, reuniu cerca de 3 mil professores e especialistas das escolas estaduais e representantes de prefeituras municipais - e implantou em todas as escolas o Plano de Intervenção Pedagógica, a partir dos resultados das avaliações, como âncora do processo de planejamento focado no desempenho dos alunos.

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br/index.asp?ID_PROJETO=28&ID_OBJETO=28224&ID_PAI=24414&tipo=Objeto&n=s

Clique acima para ver os projetos do Jornal Aldrava Cultural


Hai-kai gerador de trabalhos no 4º ano


Trabalhos do 4º ano expostos na sala


Hai-kai de Pedro Henrique - 4º ano


Placa da nova sinalização indicativa do Projeto Turístico de Mariana

Andréia Donadon Leal
Coordenadora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural