Convites

 

ALEPON faz Reunião Acadêmica em Dezembro

****** ******

Eventos já ocorridos

Alunos da EJA - Mariana lançarão livro de poesia

**********

Goretti de Freitas lançará livro de Aldravias em Ipatinga

**** ****

Em novembro de 2013 acontecerá a Primeira Oficina de Aldravias na Europa

A ALA - Academia de Letras e Artes (PORTUGAL), oferecerá a primeira OFICINA DE ALDRAVIA - forma poética criada pelos Poetas do movimento Aldravista de Mariana e produzida inicialmente pelos Poetas Aldravianistas no Brasil! A Sessão de Poesia e a Oficina de Aldravias acontecerá no dia 09 de novembro de 2013, às 15 horas na sede da ALA, Rua Castelhana nº 13, Monte Estoril - Portugal.

*** *** ***

Lançamento de O Livro II das Aldravias - edição biliíngue


No dia 29 de novembro de 2013, às 19h, a Câmara Municipal de Mariana, a 1ª Casa Legislativa de Minas Gerais – recebe os escritores da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas e da ALACIB, para o 1° lançamento oficial de “O livro II das Aldravias – nova forma/nova poesia” (Edição bilíngue- português-espanhol). O evento terá declamação com o artista Alcides Ramos, sarau lítero-cultural com os autores do livro e homenagem à Câmara Municipal de Mariana e ao Presidente Bruno Mól Crivellari, pelos relevantes serviços prestados à Literatura Aldravista e à Cultura.
A Programação terminará no Restaurante Lua Cheia com Jantar de Confraternização e Entrega da Medalha de Grande Mérito Literário aos participantes da antologia.

Aldravia é poema sintético, capaz de inverter ideias correntes de que a poesia está num beco sem saída. Essa nova forma representa a ruptura necessária com o convencional, na busca de fazer uma Literatura representativa de uma nova experimentação estética. Os poemas são compostos por seis versos univocabulares, conforme o espírito poundiano de poesia: o máximo de poesia com um mínimo de palavras. Os criadores da aldravia são os poetas do Movimento Aldravista da cidade de Mariana: Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira e J.B.Donadon-Leal.

O livro II (edição bilíngue: português, espanhol) reúne aldravias de 66 poetas (brasileiros, espanhóis, franceses e portugueses).

Para a poetisa Andreia Donadon Leal, uma das criadoras da Aldravia, a realização do 1° lançamento oficial da edição bilíngue de "O Livro II das Aldravias - nova forma/nova poesia", no nobre espaço da Câmara de Mariana, é de suma importância para a divulgação do nome da cidade como palco de criação da nova forma de poesia, para a demarcação de lugar definitivo da Literatura Brasileira no cenário Literário Universal.
O segundo lançamento será realizado em Portugal e na Espanha.


Poetas Participantes:
Autores: Alcione Sortica, Amélia Luz, Andreia Donadon Leal, Anicio Chaves, Arturo Amez, Athanase Vantchev Tracy, Auxiliadora Lago, Begoña Montes, Benedita Azevedo, Bertha Díaz Olmos, Carmen Escohotado, Carmen Guimarães Lourenço, Carmen Escohotado Ibor, Catia Lemos, Cecy Campos, Celeste Cortez, Célia Lamounier, Clevane Pessoa, Débora Novaes de Castro, Edir Meirelles, Édison Pereira de Almeida, Elizabeth Rennó, Elisa Flores, Else Dorotéa Lopes, Elza Aguiar Neves, Fabrício Avelino, Francisco Nunes, Francisco Vieira Chagas, Gabriel Bicalho, Gilberto Madeira, Gloria Fontes Puppin, Gustavo Ortega, Humberto Martins, Ilda Brasil, Iranilda Divina R. Paes, Izabel Eri Camargo, Jorge Ventura, J.B.Donadon-Leal, José Carlos Baeta, J.S.Ferreira, José Carlos Panazzolo, José de Castro, José Luiz F. de S. Júnior, Juçara Valverde, Kathleen Lessa, Luiz Carlos Abritta, Luiz Poeta, Marcia Barroca, Maria Beatriz Del Peloso, Maria Catarina dos R. Fois, Maria da Glória Jesus de Oliveira, Maria Goretti de F. Oliveira, Marilza A. de Castro, Matusalém Dias de Moura, Maura Martins, Messody Benoliel, Miriam Blonski, Nilze Monteiro, Odone Antônio S. Neves, Pedro Vera, Regina Coeli Nunes, Suzana Peixoto, Vilma Cunha Duarte, Vítor Escudero, Wilma Maria Quintiliano, Zaíra Melillo Martins.

Convite para Reunião ALACIB de encerramento do ano acadêmico de 2013

 

Poetas aldravistas premiados

Andreia Donadon Leal, J.S. Ferreira e Gabriel Bicalho são premiados em concursos literários 2013 da União Brasileira de Escritores - Rio de Janeiro. Andreia Donadon Leal receberá o Prêmio Adalgisa Nery pela "criação poética"; J.S. Ferreira receberá o Prêmio Murilo Mendes. A cerimônia de entrega dos prêmio ocorrerá no dia 25 de outubro, às 15 horas, na Academia Brasileira de Letras - Rio de Janeiro.

J. B. Donadon-Leal venceu o Prêmio Literário do FEMUP (Paranavaí - PR) na categoria Poesia. O FEMUP 2013 será em 22 e 23 de novembro, no Centro Cultural de Paranavaí, dentro do qual há a cerimônia de premiação. (Em breve lista completa dos premiados)

Lançamento de livros


Dia 12 de outubro de 2013, às 16 horas, na Reunião da ALACIB
Rua Cônego Amando, s/n - Auditório do ICHS - Mariana, MG

 

** ** ** ** **

Sessão Magna da ALJGR/PMMG
de entrega da Medalha Cultural "Acadêmico Saul Alves Martins"

A Academia de Letras "João Guimarães Rosa" da Polícia Militar de Minas Gerais realizará Sessão Magna Comemorativa do Décimo Oitavo Aniversário, no dia 03 de outubro de 2013, às 20 horas, no Salão Rubi do Clube dos Oficiais da PMMG, na Rua Diábase, 200, Prado - Belo Horizonte, MG. A sessão será de entrega da Medalha Cultural "Acadêmico Saul Alves Martins", a mais alta honraria da ALJGR/PMMG. Os recipiendários da Medalha são: escritor Affonso Romano Sant'Anna; jornalista Alexandre França; Coronel César Braz Ladeira; cinegrafista Deniston Fernandes Diamantino; acadêmico Flávio Jáckson Ferreira Santiago; acadêmico Gilmar Luciano Santos; escritor José Benedito Donadon-Leal; Tenente-Músico José Carlos da Rocha; folclorista José Moreira de Sousa; jornalista Márcia Cândido; filósofa Maria de Lourdes Caldas Gouveia; Coronel Pedro Seixas da Silva; escritor Petrônio Braz; Tenente-Coronel Sílvio José de Sousa Filho; jornalista Vittorio Medioli e acadêmico Wander Veloso Vargas. O orador oficial será o escritor Petrônio Braz.

*********

 

Cecy Barbosa Campos lança livro de aldravias Crepusculares
Museu de Arte Murilo Mendes - Juiz de Fora
dia 11 de setembro de 2013, às 19 horas
Mesa redonda com os poetas: J. B. Donadon-Leal, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J.S. Ferreira

 

Conferência Municipal de Cultura de Mariana
dia 06 de agosto de 2013

 

 

Reuniões da ALACIB em 28 e 29 de junho

Dia 28 de junho, às 19 horas - Palestra: Muito mais há para ser dito sobre Fernando Pessoa. Palestrante: Prof. Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior
Dia 29 de junho, às 16 horas - Reunião ordinária da ALACIB
Local: auditório do ICHS - Rua Cônego Amando, s/n - Fundos do Museu da Música


** ** ** ** **

** ** ** ** **

Escrita criativa -Texto, estilo e escrita criativa:
módulo II – Pequenas Literaturas- UFV,

OFICINAS DE POESIA NO DLA 16
Local: Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Letras

HAICAIS E ALDRAVIAS
Ministrantes: Prof. Dr. J.B.Donadon-Leal e Ms.Andreia Donadon Leal

DIA - 08/05/2013 – Quarta-feira:
10:00 – Oficina de Poesia I – HAICAI

Eu a visse agora
véu sobre cabelos brancos
choraria um rio

J. B. Donadon-Leal

DIA 09/05/2013 – Quinta-feira:
10:00 – Oficina de Poesia II – ALDRAVIAS

bambus
flexionam-se:
saudação
extasiante
ao
viajante

Andreia Donadon Leal

imbaúba
quaresma
cascata
penhasco
palhoça:
Minas
!
J. B. Donadon-Leal

** ** ** ** **

A Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, por sua Presidente Elizabeth Rennó, tem o prazer de convidar para a Sessão Literária, a se realizar em sua sede, na rua Agripa Vasconcelos, 81, Mangabeiras, no dia 9 de abril de 2013, às 16 horas, que marcará o início das comemorações de seu Cinquentenário.
Agradecemos a sua presença.
Participação do Conjunto Musical Clélia dos Santos

 

Lançamentos da Aldrava Letras e Artes

Apresentação

Que novidade os aldravistas poderiam deixar para as gerações futuras? Elaborei esta questão no texto em que apresentei ao mundo a nova forma de poesia no Jornal Aldrava Cultural de dezembro de 2010. No final de 2012 contabilizo centenas de poetas aldravianistas, publicando a já consagrada aldravia em sites literários, em periódicos e em livros. A Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas já conta com cinquenta sócios efetivos. Por isso, tenho o prazer de apresentar mais um livro de aldravias, essas pétalas ao vento, de Maura Martins, nova na estrada literária, atraída que foi pela singularidade sutil da poesia breve.
O título deste livro, pétalas ao vento, sintetiza, tal qual a natureza o faz nos fins de primavera, os desejos de propagação da poesia com todos os discursos possíveis, para todos os lugares. Uma das funções da linguagem e, por consequência, da poesia, é a comunicativa, da qual se depreende que para se dizer algo deve haver algo a dizer, a comunicar. Dizer algo, sabendo o que se diz, é essencial para que as palavras não sejam jogadas ao vento em vão.
Quando as pétalas são jogadas ao vento nos fins da primavera, levam consigo polens para fecundação; levam consigo sementes já prontas. Daí se compreender a função de se jogar alguma coisa ao vento, sem jogá-las em vão. A singeleza profética dos versos de Maura Martins conspira para o predomínio do discurso religioso, o que remete o leitor a caminhos líricos. Sim, o discurso religioso, na formulação Semiótica e na apropriação dela derivada à Análise do Discurso contemporânea, é aquele que organiza as ideias sem ter que dotá-las de provas documentais. O amor é exemplo máximo de discurso religioso, pois ele não se concretiza na sua comprovação material, mas em crenças da existência de profundo afeto que dispensa a instância da comprovação. É no universo do amor que os desejos afloram, não só os desejos revelados pela necessidade de presença ou de toque ou de posse (aldravia 198):
com
seu
toque
me
toco
amor
mas também os desejos de vida melhor para a humanidade, para aquele que está in absentia. Assim, poemas líricos não precisam dizer do amor em primeira pessoa, como a aldravia 89:
nem
sempre
o
amor
vive
perto
Embora predominem na poética de Maura Martins os poemas assumidamente confessionais ao seu incondicional amor ao marido inspiração, sua poesia transcende o amor-egoísmo, o amor-possessivo, para revelar que amar é mostrar-se amando e assim aspergir amor da mesma forma com que se lançam pétalas ao vento. As aldravias representam hoje na poesia universal não apenas uma forma, mas uma demonstração de que todas as pessoas carregam dentro de si expressões poéticas. As formas rebuscadas e complexas do passado inibiam a livre expressão da poesia própria dos momentos em que a sensibilidade gritava por figurações líricas. A simplicidade do verso encontrada na aldravia não só permite a expressão desse grito, mas também incentiva a busca de novas motivações para dizer mais e mais tudo aquilo que os pudores institucionais calaram ao longo de nossa história de censuras. Cada um, ao seu modo e com a elaboração que faz dos seus discursos, pode experimentar o que Maura Martins brilhantemente experimentou neste belo ramalhete de aldravias que agora é dado à leitura, para o sopro enunciativo de cada leitor que verá, cada um ao seu modo, em sua rebeldia, o voo das pétalas dessas flores discursivas, como se lê no poema 17:
rebeldia
no
sopro
risos
com
alegria
Leitura recomendada a amantes de todas as idades e de todos os credos.

J. B. Donadon-Leal
Presidente da SBPA
Editor da Aldrava Letras e Artes

 

Crepusculares - livro de aldravias de Cecy Barbosa Campos



** ** ** **

InBRasCI-MG promove Bienal no Mediterrâneo

“1ª BIENAL DO MEDITERRÂNEO”
INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS
MINAS GERAIS
EDITAL 2013

A 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais – InBrasCI-MG foi idealizada como projeto itinerante e terá inicio em Lisboa, cidade da bacia do Mediterrâneo, integrando as atividades comemorativas do Ano do Brasil em Portugal.
É um projeto inovador em nível organizacional, pois uniu governos nacionais, municipais e associações sem fins lucrativos, para realização de importante exposição internacional no ano de 2013; e transdisciplinar, que junta trabalhos em diversas expressões artísticas, como pintura, desenho, colagem, gravura, fotografia, escultura e literatura.
A 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 do InBrasCI-MG visa, também, promover a valorização do patrimônio artístico de cada região participante, colocando-a, ao mesmo tempo, em um panorama nacional e internacional que favoreça o intercâmbio de ideias nas diversas áreas relativas às artes, difundindo valores, hábitos e costumes que definem a maneira de ser e de agir característicos do grupo social ao qual artistas e escritores pertencem e que, também, são intérpretes da consciência coletiva da nossa época.
Dessa forma, a 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 atuará como instrumento de educação, inserção cultural e social, estimulando a produção e o consumo de bens culturais, além de importante catalisador da economia criativa e símbolo da contemporaneidade.
Elegemos o Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123 - 1200-434, Lisboa para sediar de 09 a 20 de abril de 2013 a 1ª Bienal, porque é uma das poucas estruturas prépombalinas existentes que mantém a originalidade dos conventos barrocos do século XVII. Mistura a talha dourada, pinturas, azulejos e mármore.
Possui raro acervo de arte sacra, conservado ao longo dos séculos pelas irmãs Dominicanas que habitam a edificação. A história deste Convento é ainda mais rica com a atitude iniciada no século XIX - o acolhimento de cegas e senhoras com multideficiência.
O valor cobrado para sediar exposições e o ingresso para a visita guiada são maneiras de angariar fundos para a restauração das suas várias obras de arte e manter as despesas do Convento. Em seguida a Bienal irá para Mourão, Distrito de Évora, Portugal, e será na Galeria Municipal, Rua Doutor Joaquim José Vasconcelos Gusmão de 27 de abril a 27 de maio de 2013.
De Mourão ela seguirá para a terceira e última etapa em Portugal, em Campinho, Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora. Lá, a Bienal estará exposta à visitação pública no Espaço Cultural, Rua do Guadiana, 22 de 01 a 30 de junho de 2013. Campinho é sede de uma das Subdivisões administrativa do Conselho de Reguengos de Monsaraz. É uma das Aldeias Ribeirinhas do Grande Lago do Alqueva, maior lago artificial da Europa. O turismo está em crescimento, sendo palco de muitos eventos culturais, náuticos e aeronáuticos.
1. Das Inscrições
1.1 A inscrição para 1ª Bienal do Mediterrâneo do InBrasCI MG está aberta a artistas e escritores brasileiros e estrangeiros e será aceita até 28 de fevereiro de 2013 em formulário próprio, disponibilizado também por um dos Curadores.
1.2 Cada artista poderá fazer a inscrição apresentando dossiê contendo: ficha de inscrição preenchida, imagem de no mínimo 5(cinco) e no máximo 10(dez) obras.
1.3 Cada escritor poderá fazer a inscrição apresentando dossiê que deverá conter imagem da imagem da capa referência bibliográfica e resenha do livro que será lançado.
1.4 A assinatura da Ficha de Inscrição implica em declaração de autoria do proponente com relação à obra apresentada, sendo de responsabilidade exclusiva do proponente a veracidade da declaração de autoria da obra exposta.
1.5 A inscrição poderá ser enviada pelo correio ou por e-mail.
1.5.1 A inscrição postada em correio ou feita pessoalmente, os documentos do dossiê deverão estar impressos e entregues em endereço previamente combinado.
1.5.2 A inscrição realizada por e-mail, os documentos do dossiê deverão ser enviados 1.5.2.1 Contatos do Corpo de Curadores
Brasil Belo Horizonte:
Nilze Monteiro
Tel 31 3291 0297 Cel 31 9976 8685 nilzemonteiro@globo.com,
Cris Montheiro
Cel 31 9984 0584
Mariana: Andréia Donadon Leal.
Tel 31 3558 1436 Cel 31 8893 3779 deialeal@jornalaldrava.com.br
Rio de Janeiro: Vera Hermano - UniRioTel 21 3119 2229 Cel 21 9916 6802 verahermano@hotmail.com
New York: Antonio Oliveira Filho Cel 1 3478311303 antonio.nyc@hotmail.com
Portugal: Tavares ManuellCel 351 968 050 410 tavaresmanuell@hotmail.com
1.6 Só será aceita inscrição efetuada até o dia 28 de fevereiro.
1.7 A confirmação da seleção do artista/escritor será em até 24 horas após o envio do dossiê.
1.8 O artista selecionado deverá entregar a sua obra previamente selecionada nas medidas máxima de 100 x 100 cm, obra bidimensional e 50x30x30cm, nas tridimensionais até o dia 20 de março de 2013, no Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123. 1200-436, Lisboa
1.9 O escritor selecionado deverá entregar sua obra literária até o dia 20 de março de 2013, no Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123. 1200-436, Lisboa.
2 Da Montagem
A montagem da exposição será de responsabilidade da Comissão Técnica e caberá a ela, exclusivamente, a organização do espaço artístico. Não será permitida a presença de artistas durante a montagem.
3 Das Premiações
3.1 Em Lisboa, o vernissage e a entrega da premiação acontecerão dia 09 de abril às 14hs e 30 min. no Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123 e ficará aberta para visitação até 20 de abril de 2013, das 14 h e 30 min. às 17h e 30 min.
3.2 Todos os participantes receberão Diploma de Mérito Artístico do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais.
3.3 A comissão julgadora vai eleger os melhores trabalhos da Bienal (Artístico e Literário) que serão avaliados seguindo os critérios:
3.3.1 Criatividade e inovação do trabalho-originalidade do texto e da obra de arte (Artes e Literatura) qualidade literária e artística da obra (Artes e Literatura)
3.3.2 Composição, isto é, colocação ou distribuição dos elementos como: linhas, tons, cor, luz, sombras, etc. (Artes).
3.3.3 Contextualização da obra de arte. (Artes e Literatura)
3.4 Respeito pelas datas pré-estabelecidas;
3.5 Apresentação completa da documentação solicitada.
3.6 Do 1º ao 3º lugar serão outorgadas com Medalhas e Diplomas de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais.
3.7 Do 4º ao 10º lugar receberão, também, menções honrosas: Medalhas de Prata e Diplomas de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais.
4 Da Divulgação
Divulgação do evento em mídia impressa e eletrônica, a critério da organização. Os candidatos selecionados farão parte de blogs e jornais etc.; Serão produzidos, sem custo para os artistas, convites impressos 4/1 colorido, formato 15 X 9 cm, em papel couchê 300gr, acabamento plastificado
com brilho na frente. Cada artista receberá 05 convites. Será produzido, ainda, catálogo virtual para divulgação na net.
5 Da Taxa de Inscrição
Será cobrada uma taxa de inscrição para participação nas 3(três) exposições internacionais no valor de $200(duzentos dólares) e poderá ser paga em duas vezes com dois cheques no valor do cambio do dia.
O pagamento à vista tem desconto de 5%, e deve ser depositado na Caixa Econômica Federal agência 0821, conta corrente 2279-0.
O comprovante de pagamento deve ser enviado por e-mail até 28 de fevereiro de 2013.
O pagamento em moeda estrangeira, também, terá desconto de 5% e deverá ser entregue no endereço previamente combinado.
6. Das Considerações gerais
6.1 O ato de inscrição implica automaticamente que o artista/escritor aceita as normas deste edital.
6.2 O trabalho apresentado só poderá ser comercializado diretamente com o artista /o escritor.
6.3 A obra não poderá ser retirada antes do término do encerramento das exposições.
6.4 Todos os procedimentos e custos referentes ao envio e devolução da obra são de inteira responsabilidade do artista.
6.5 A 1ª Bienal do Mediterrâneo do InBrasCI MG não se responsabiliza por quaisquer danos causados à obra por intempéries ou manipulação indevida por visitante.
6.6 Os artistas licenciam, automaticamente, seus direitos autorais à 1ª Bienal do Mediterrâneo do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais para reprodução das obras com fins de divulgação em material impresso, eletrônico e na Imprensa.
6.7 As decisões da Comissão Curadora serão irretratáveis e irrecorríveis, sendo os casos omissos decididos por ela.
6.8 Os artistas e os autores selecionados residentes fora de Portugal são totalmente responsáveis por seu transporte, sua estada e alimentação, por ocasião da 1ª Bienal do Mediterrâneo, que se isenta de qualquer responsabilidade sobre essas despesas.

 

** ** ** **

Deia Leal participará do
1º Salão de Artes Visuais Centro de Cultura França-Alemanha CCFA - Niterói, RJ

A artista aldravista Deia Leal participará do 1º Salão de Artes Visuais Centro de Cultura França-Alemanha (CCFA) de Niterói, com abertura prevista para o dia 21 de fevereiro de 2013, às 19 horas. Duas obras da artista mineira foram selecionadas no Edital 2013, e ela será a representante do Estado de Minas Gerais.

** **

Eventos já ocorridos

** **

Reunião da ALACIB com Palestra

A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil tem o prazer de convidar V.Sa. para a palestra: Mediações jornalísticas na era da comunicação de massa: a experiência do Painel do Leitor, da “Folha de São Paulo”, que será proferida pelo jornalista Euclides Santos Mendes, no dia 22 fevereiro de 2013 (sexta-feira), às 19:00 horas, no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.

Apoio: ICHS/UFOP - Aldrava Letras e Artes e InBrasCI-MG

Local: Rua Cônego Amando, s/n – Centro - Fundos do Museu da Música - Palácio dos Bispos. Mariana/MG

P.S: Haverá Certificados de Participação, àqueles que preencherem a ficha de inscrição e entregarem até o dia 19-02-2013, para o e-mail: deiadonadon@yahoo.com.br


Resumo: Mediações jornalísticas na era da comunicação de massa: a experiência do Painel do Leitor, da “Folha de S.Paulo”

Com média diária de 297.650 exemplares, segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação), a Folha é o jornal de maior circulação do Brasil. Diariamente, recebe centenas de comentários de leitores sobre o noticiário do dia, bem como reclamações de consumidores insatisfeitos com serviços e produtos em geral.
Principal canal de mediação do jornal com o seu público, o Painel do Leitor exemplifica uma das funções estratégicas definidas pelo teórico Jesús Martín-Barbero na formação das redes comunicacionais: o deslocamento do eixo do debate dos meios às mediações, em que se consolidam as articulações entre práticas de comunicação e movimentos sociais, temporalidade e pluralidade de matrizes culturais.

Euclides Santos Mendes é jornalista da “Folha de S.Paulo” desde 2008, desempenhando, atualmente, a função de editor do Painel do Leitor. Formado em jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), é mestre em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando em cinema pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autor do livro de poesia “Águia Sideral, Vinha de Bruma: A Idade dos Deuses, do Diabo e da Terra” (Edições Uesb), vencedor do Prêmio Literário Professora Zélia Saldanha, promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

A Academia de Letras, Artes e Ciências Braisl - ALACIB - é uma Associação Literária sem fins lucrativos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Fundada em 28 de dezembro de 2008, com o nome de Academia de Letras do Brasil de Mariana, teve seu novo nome e Estatuto registrados em 22 de junho de 2012. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento.
Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Tesoureiro: José Sebastião Ferreira
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos
Conselho Fiscal e Cultural: José Luiz Foureaux de Souza Júnior, Magna das Graças Campos e Anício Chaves

 

O que esteja na agenda em 2009 O que esteve na agenda em 2010 O que esteve na agenda em 2011
O que esteve na agenda em 2012

Visite Mariana - Minas Gerais


Rua Diretira, Marian
drava Cultural