Convites

Andreia Donadon Leal receberá Comenda Israel Pinheiro

Em cerimônia festiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, neste sábado, 06 de dezembro de 2014, personalidades receberão a Medalha Israel Pinheiro 2014. São duas categoorias, Associados e Pessoas Gradas. Andreia Donadon Leal, Presidente da ALACIB, será uma das agraciadas com a honraria.

 

********** ***********

Eventos já realizados

 

Lançamento de O Livro I das Aldravipeias
Dia 28 de novembro de 2014

 

Reunião Solene da ALACIB a ser realizada em 29 de Novembro de 2014

 

Reunião Solene da ALACIB
18 de outubro de 2014, às 16 horas, no auditório do ICHS

 

 

Lançamento do Livro II das Aldravias no Chile

Dia 25 de Setembro de 2014, às 19h
Sociedad de Escritores de Chile
Calle Almirante Simpson 7 - Santiago, Chile

 

*************

ALACIB convida para reunião solene

Dia 23 de agosto de 2014 às, 16 horas
Auditório do ICHS - Rua Cônego Amando - fundos do Museu da Música/Palácio dos Bispos

Andreia Donadon Leal fará palestra na Arcádia de Minas Gerais

Andreia Donadon Leal fará palestra sobre Aldravismo - movimento literário mineiro que produziu nova concepção de poesia, na Arcádia de Minas Gerais, dia 03 de setembro, às 16 horas. Na ocasião, Andreia Donadon Leal será empossada como Membro Correspondente da Arcádia.

 

Projeto de incentivo ao livro de Belo Horizonte e Mariana se unem

No dia 03 de agosto de 2014, às 10H, na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte (MG), os poetas do Movimento Aldravista de Mariana e do Projeto Poesia Viva – a poesia bate à sua porta, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira e José Benedito Donadon Leal, farão lançamento de seis títulos inéditos de Literatura, e falarão sobre “Vastos Caminhos da Memória de Leitura”, evento em parceria com o SANTA LEITURA: uma biblioteca a céu aberto, projeto de incentivo à leitura e à literatura, coordenado pela marianense Estella Cruzmel, que acontece no 1° domingo de cada mês. Os poetas aldravistas farão distribuição gratuita de duzentos (200) livros, para os primeiros leitores participantes do Projeto SANTA LEITURA – uma biblioteca a céu aberto.

A artista plástica Estella Cruzmel é idealizadora do Projeto Leitura na Praça, que acontece todo primeiro domingo do mês na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte, Minas Gerais e o Aqui Tem Livros na comunidade Sagrada Família no Taquaril. Estella trabalhava desde 1997 com moda feminina, mas em 2010 juntou seus poucos livros, comprou mais cinquenta exemplares, montou no fundo de sua loja uma biblioteca e passou a emprestar os livros para os clientes e para os moradores do bairro Ipiranga, onde ficava a loja.


Palestra sobre Aldravismo na AML

Andreia Donadon Leal fará palestra sobre o Aldravismo: movimento mineiro do século XXI, na Programação da Universidade Livre da Academia Mineira de Letras. Dia 26 de junho de 2014, às 17 horas, no Auditório Vivaldi Moreira. Rua da Bahia, 1466.

ALACIB realizará reunião de posses

28 de junho de 2014, às 16 horas, no Auditório do ICHS
Rua Cônego Asmando, s/n - Mariana, MG

 

Andreia Donadon Leal receberá título de Cidadã Honorária Especial de Mariana

Andreia Donadon Leal receberá título de Cidadã Honorária Especial de Mariana no dia 03 de julho de 2014, às 19 horas, no Teatro do SESI-Mariana, Rua Frei Durão, 22.

 

**********

Aldrava Letras e Artes na
Vitrine Cultural de Mariana

A Aldrava Letras e Artes instala uma sala de leitura na Vitrine Cultural de Mariana. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e inicia neste 05 de junho e se estende até 29 de junho.
Horário de Funcionamento: das 11h às 18h - das quartas-feiras aos domingos
Local: Centro de Convenções de Mariana



Exposição Show de bola nas artes

Nilze Monteiro organiza a exposição Show de bola nas artes - Montanhas de Minas, na Galeria de Artes do Hotel Mercure BH, Av. do Contorno, 7515, de 04 de junho a 08 de julho de 2014.

 

Aldravistas Lançam livro no
13º Circuito de Literatura CLESI

Autores aldravistas lançarão livros no 13º Circuito de Literatura CLESI, no Teatro do Centro Cultural USIMINAS, dia 24 de maio, às 20 horas, em Ipatinga, MG.

 

Projeto Poesia Viva Lança livros
em distrito de Mariana

A Secretaria Municipal de Educação e os escritores do Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - do Mec/Minc em 2009, Poesia Viva: a poesia bate à sua porta, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira lançarão dia 17 de maio, na Escola Municipal Serra do Carmo (distrito de Mariana) coleção de seis livros inéditos de literatura, extensão do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, sendo que cada aluno receberá um livro, segundo sua faixa etária e nível escolar.
Foram editados dois livros para crianças: Os Quatro Meninos da escritora Andreia Donadon Leal e As crianças que ainda somos do poeta Gabriel Bicalho, e quatro livros para todas as idades: João-sem-braço, contos de J. B. Donadon-Leal; Algo nas Nuvens, poesia de J.S. Ferreira; Brevidades, crônica, e Megalumens, aldravia, ambos de Andreia Donadon Leal.
A edição dessa coleção foi idealizada pelo Prefeito Municipal de Mariana, que elaborou projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal para celebração do Convênio 080/2013. Os autores das obras da coleção e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação farão a distribuição dos livros nas escolas, estabelecendo contato direto entre alunos e autores, com o objetivo de aumentar o interesse pela leitura e gosto pelo livro, além de disponibilizar acervo literário para as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

************

ALACIB abre ano acadêmico em 29 de março

Prezados Membros da ALACIB, escritores vencedores do 1° Concurso Internacional de Literatura da ALACIB e Convidados

Paz e Bem! Feliz 2014! Envio-lhes data de cerimônia de Premiação do 1° Concurso Internacional de Literatura da ALACIB.
Os escritores vencedores residentes em Portugal receberão a premiação no mês de abril de 2014, em Lisboa, na reunião da ALACIB. (Local a ser confirmado)

Será uma honra contar com sua presença!

1ª REUNIÃO da ALACIB de 2014.
DIA 29 DE MARÇO DE 2014. (Sábado: 16:00)
Local: Auditório do ICHS/UFOP
Rua Cônego Amando, s/n° - Centro
Cidade: Mariana-MG

Pauta:

Minipalestra - 1º: Comunicação: "O Saci no Folclore e na obra de Monteiro Lobato"- com a Acadêmica Miriam Stella Blonski.

Miriam Stella Blonski é natural de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. É professora, e posteriormente Inspetora Escolar. É pesquisadora da Cultura Popular, dedicando-se ao registro de lendas, casos, testemunhos,fazeres e lembranças das pessoas que encontra, nas trilhas que percorre, em especial da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais, onde reside.
Especializou-se, na UFMG, em Literatura Brasileira, defendendo a dissertação de Mestrado: “A representação do Saci na Cultura Popular e em Monteiro Lobato”. Atualmente é diretora do Centro Cultural de São Gonçalo.É articulista do Jornal “São Gonçalo Notícias”. Colabora com vários periódicos da região. Publicou alguns livros, e entre eles: O pescador de lembranças – breve introdução à leitura de Max´s de Figueiredo Portes; Corporação Musical Santa Cecília – memória afetiva e histórica de São Gonçalo do Rio Abaixo; Trilha de Lembranças, vols. 1 e 2.
Faz parte de instituições culturais de Brasil e do estrangeiro. Membro efetivo da ALACIB.
2- Leitura das Poesias Classificadas (somente Poesia) no 1° Concurso Internacional de Literatura da ALACIB, pelos Membros da Academia Infantojuvenil de Letras, Artes e Ciências.

3- Entrega dos Prêmios e da coletânea: Prosa e Verso (textos vencedores do Concurso - 1,2 e 3º lugar) do 1º Concurso Internacional de Literatura da ALACIB.


Coletânea ALACIB - prosa e verso

4- Entrega aos autores do Livro I da ALACIB


O Livro I da ALACIB

5- Café Colonial

**************

IIª Semana Luso-Brasileira de Arte Aldravista

Acontecerá de 23 a 35 de abril, em Lisboa e Cascais, a IIª Semana Luso-Brasileira de Arte Aldravista. Poetas das duas nações se encontrarão para o lançamento do Livro II das Aldravias e debaterem sobre os rumos da poesia.

Lançamento de O Livro II das Aldravias em Madri

Poetas aldravianistas estarão em 27 de abril de 2014, às 19 horas, no Ateneo de Madri, para o lançamento de O Livro II das Aldravias. Os criadores dessa nova forma de poesia (aldravia) e organizadores do livro - Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal - falarão sobre essa forma sintética de poesia. Os autores presentes apresentarão suas aldravias.

 

*************

A escritora aldravista Andreia Donadon Leal participa da antologia Brèsil en Scène da Divine Acadèmie, de Paris - França, que será lançada em março de 2014, no Salão do Livro de Paris (Port de Versailles - Pavillon 1 - Paris, de 21 a 24 de março de 2014) e em novembro deste ano, em Cerimônia de Gala, no Rio de Janeiro.

Oficina de Aldravias na ALEPON

*********

Acadêmicos da ALACIB tomarão posse na Academia de Letras e Artes - Portugal

Os acadêmicos da ALACIB Gilberto Madeira Peixoto e José Luiz Foureaux de Souza Júnior tomarão posse na ALA - Academia de Letras e Artes - Monte Estoril - Portugal. A cerimônia ocorrerá em 21 de fevereiro, às 19 horas na sede da Academia. Este acontecimento consolida ainda mais o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal.


NOVOS ACADÉMICOS

Académicos Correspondentes na Classe de Letras
- Dra. Ana Maria Coutinho e Castro
- Manuel António Amendoeira
- João Coelho dos Santos
- Dra. Maria Margarida Porto Cristina Afonso
- Dr. Hélder José Godinho Mendes
- Arqtº. Ruy de Sequeira Manso Gomes Palma Jervis d’Athouguia Ferreira Pinto Basto - Académico de Honra (A Título Póstumo)

Académicos Correspondentes Estrangeiros na Classe de Letras
- Dr. Emérson Rocha dos Santos
- Dr. Gilberto Madeira Peixoto
- Dra. Glória Brandão
- Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior
- Dra. Michelle Franzini Zanin

Académicos Correspondentes Estrangeiros na Classe de Artes
- Prof. Antonio Sciortino
- Dr. Miguel Fuentes Del Olmo

O que esteja na agenda em 2009 O que esteve na agenda em 2010 O que esteve na agenda em 2011

Visite Mariana - Minas Gerais


Rua Diretira, Marian
drava Cultural