A ALB-Mariana é uma Associação Literária sem fins lucrativos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento.

Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos

Cerimônia de Posse de Membros Efetivos


Maria Goretti de Freitas, Hebe Rôla Santos, Magna Campos, Marzo Sette Torres, Nivaldo Resende
Andreia Donadon Leal, Paulo José de Oliveira, Creusa Cavalcanti França, Angela Togeiro
Gabriel bicalho, J. B. Donadon-Leal, JS Ferreira, Cecy Barbosa Campos e Anício Chaves

A ALB-Mariana realizou no dia 20 de agosto de 2011, no auditório do ICHS/UFOP, solenidade de posse de acadêmicos efetivos. Na cadeira de nº 23 tomou posse o escritor Paulo José de Oliveira, representando o Município de Formiga, cuja patrona é a Profa. Maria Ruth de Souza Pinto. Na cadeira de n° 24 tomou posse a escritora Creusa Cavalcanti França, representando o Município de Juiz de Fora, cujo patrono é o escritor Murilo Monteiro Mendes. A palestra da reunião solene Letramento Literário e o Acesso à Cultura, foi proferida pela acadêmia Maria Goretti de Freitas.
A acadêmica Magna Campos proferiu discurso de saudação ao acadêmico Paulo José de Oliveira e a acadêmica Angela Togeiro proferiu discurso de saudação à acadêmica Cresa Cavalcanti França. Os neo-acadêmicos receberam saudação especial dos Membros da Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana.

Paulo José de Oliveira toma posse na ALB - Mariana
cadeira nº 23
Patrona; Maria Ruth de Souza Pinto


Paulo José de Oliveira recebe Diploma de Posse na ALB-Mariana

Paulo José de Oliveira, Brasileiro nascido em Formiga – MG em 10/09/1962, casado, pai de dois filhos, Turismólogo (Fatur/UNIFOR/MG) e Educador Ambiental (UnB), Técnico em Eventos (Cefet/MG), ativista cultural, escritor, poeta, trovador, com vários trabalhos publicados em livros, antologias, jornais, revistas, sites, promotor de eventos sócio-culturais, organizador e membro de várias entidades, diretor conselheiro da Federação das Academias de Letras de Minas Gerais – FALEMG, da Academia Formiguense de Letras – AFL, do Clube Literário Marconi Montoli – CLMM, membro correspondente da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA, da Academia de Letras e Artes da Serra – ALEAS, do Clube de Trovadores Capixabas – CTC, entre inúmeras outras. Autor do livro: Do Germinar ao Frutificar (Guia Histórico da Saúde- 2004)

Creusa Cavalcanti França toma posse na ALB - Mariana
cadeira nº 24
Patrono; Murilo Monteiro Mendes


Creusa Cavalcanti França recebe Diploma de Posse na ALB-Mariana

Creusa Cavalcanti França . Escritora e poeta, com expressão como ficcionista, ensaísta, trovadora, conferencista. Diplomada em Letras Clássicas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora e, em Psicologia pelo CEPA_RJ. Membro Titular Fundador da Academia Juiz-forana de Letras, integrado-lhe a Diretoria, desde a fundação (1982); Fundadora e Presidente do Centro de Estudos Literários – JF (1995); Membro Efetivo da Academia Feminina Mineira de Letras e da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; da Fluminense de Letras – Niterói – RJ; entre outros silogeus. Agraciada com o “Mérito Cultural” (1999) e “Personalidade Cultural” (2001), pela UBE–RJ; com a Comenda “Henrique Guilherme Fernando Halfeld” e “Pedro Nava”, maiores honrarias concedida pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora; Medalhas Tiradentes, Santos Dumont e Juscelino Kubitschek, pela FALASP. Autora das obras: “Retalhos de Ilusão”; “Memorial Literário”; “Perfís Literários”; “Contemporaneidade Literária”; “Manhãs do Tempo”; “Na Estância da Poesia”; “Na Estética das Horas”; “Horas Azuis”; “Mosaico de Emoções”; “Paisagens do Tempo”. Laureada em Concursos Literários de âmbito nacional e internacional.


Maria Goretti de Freitas profere palestra: Letramento Literário
e o acesso à cultura

Presença especial da Academia Intano-Juvenil de Letras
de Mariana

Magna Campos profere discurso de saudação a
Paulo José de Oliveira

Angela Togeiro profere discurso de saudação a

Creusa Cavalcanti França


Paulo José de Oliveira profere discurso de apresentação
da Patrona: Maria Ruth de Souza Pinto


Creusa cavalcanti França profere discurso de apresentação
do Patrono: Murilo Monteiro Mendes


Marzo Sette Torres em apresentação musical.
Repertório de tangos: 1. Por eso te quiero 2. Chitarra Romana

  


Conheça a Revista da ALB - Mariana

A Revista da Academia de Letras do Brasil - Mariana tem sua publicação inaugural de 08 páginas com a apresentação de textos de seus membros efetivos.


Clique aqui e boa leitura.