Semana Luso-Brasileira
Lisboa, 6 a 10 de Abril de 2013

Recepção da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravistas
Organização:
Academia Portuguesa de Ex-Líbris
Academia Internacional de Heráldica (Portugal)
e Academia de Letras e Artes

1ª Bienal do Mediterrâneo
Exposição Internacional de Arte Contemporânea e Literatura - Portugal
Covento dos Cadaes - Lisboa


Curadoras - Nilze Monteiro e Andreia Donadon Leal

Terça-Feira, dia 9 de Abril:

14.30 horas – 1ª Bienal do Mediterrâneo do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - Minas Gerais, no Convento dos Cardaes, em Lisboa.

A 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais – InBrasCI-MG foi idealizada como projeto itinerante e terá inicio em Lisboa, cidade da bacia do Mediterrâneo, integrando as atividades comemorativas do Ano do Brasil em Portugal.
É um projeto inovador em nível organizacional, pois uniu governos nacionais, municipais e associações sem fins lucrativos, para realização de importante exposição internacional no ano de 2013; e transdisciplinar, que junta trabalhos em diversas expressões artísticas, como pintura, desenho, colagem, gravura, fotografia, escultura e literatura.
A 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 do InBrasCI-MG visa, também, promover a valorização do patrimônio artístico de cada região participante, colocando-a, ao mesmo tempo, em um panorama nacional e internacional que favoreça o intercâmbio de ideias nas diversas áreas relativas às artes, difundindo valores, hábitos e costumes que definem a maneira de ser e de agir característicos do grupo social ao qual artistas e escritores pertencem e que, também, são intérpretes da consciência coletiva da nossa época.
Dessa forma, a 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 atuará como instrumento de educação, inserção cultural e social, estimulando a produção e o consumo de bens culturais, além de importante catalisador da economia criativa e símbolo da contemporaneidade.
Elegemos o Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123 - 1200-434, Lisboa para sediar de 09 a 20 de abril de 2013 a 1ª Bienal, porque é uma das poucas estruturas prépombalinas existentes que mantém a originalidade dos conventos barrocos do século XVII. Mistura a talha dourada, pinturas, azulejos e mármore.
Possui raro acervo de arte sacra, conservado ao longo dos séculos pelas irmãs Dominicanas que habitam a edificação. A história deste Convento é ainda mais rica com a atitude iniciada no século XIX - o acolhimento de cegas e senhoras com multideficiência.
O valor cobrado para sediar exposições e o ingresso para a visita guiada são maneiras de angariar fundos para a restauração das suas várias obras de arte e manter as despesas do Convento. Em seguida a Bienal irá para Mourão, Distrito de Évora, Portugal, e será na Galeria Municipal, Rua Doutor Joaquim José Vasconcelos Gusmão de 27 de abril a 27 de maio de 2013.
De Mourão ela seguirá para a terceira e última etapa em Portugal, em Campinho, Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora. Lá, a Bienal estará exposta à visitação pública no Espaço Cultural, Rua do Guadiana, 22 de 01 a 30 de junho de 2013. Campinho é sede de uma das Subdivisões administrativa do Conselho de Reguengos de Monsaraz. É uma das Aldeias Ribeirinhas do Grande Lago do Alqueva, maior lago artificial da Europa. O turismo está em crescimento, sendo palco de muitos eventos culturais, náuticos e aeronáuticos.


Panorama do público


Exposição de livros e jornais


Detalhe da Exposição


Nilze Monteiro - Curadora


Andreia Donadon Leal

Andreia Donadon Leal



Nilze Monteiro e Marilza de Castro - InBrasCI


Marilza de Castro, Nilze Monteiro, Andreia Donadon Leal e Irmã Ana Maria


Tavares Manuell, Emily Porter, Nilze Monteiro, Marilza de Castro e Andreia Donadon Leal


Emily Porter - Reino Unido

Tavares Manuell - Portugal

Pierluigi Bonifacio Gianzana - Itália

Pedro Charters D'Azevedo - Portugal

Habiba Zouabi - Líbano

Joana Pinto - Portugal


Nilze Monteiro - Brasil

Convite - catálogo



** **
APOIO
:
Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais
Prefeitura Municipal de Mariana