IVª Semana de Arte Aldravista
Mariana, Minas Grais - Brasil

Dia 22 de outubro de 2015
Exposição Aldravinturas - muita cor, nenhum limite
na Prefeitura Municipal de Mariana

Na manhã de 23 de outubro de 2015, no hall do gabinete do executivo municipal, o prefeito de Mariana fez a abertura da Exposição Aldravinturas - muita cor, nenhum limite, da artista Deia Leal, na presença da delegação Portuguesa que veio participar da IV Semana de Arte Aldravista, composta por Sua Alteza Real o Infante Dom Miguel de Bragança - Duque de Viseu, a Professora Doutora Ana Cristina Martins, investigadora em História, Patrimônio na Universidade Nova de Lisboa e o professor Dr. Vitor Manuel Escudero, jornalista e docente da Universidade Lusófona de Lisboa. A IV Semana de Arte Aldravista é organizada pela Aldrava Letras e Artes, Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil e Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas, com apoio da Prefeitura Municipal de Mariana. Foram 25 obras expostas entre crílica sobre tela, acrílica sobre eucatex, acrílica sobre papel cartão, óleo sobre tela, acrílica e cordas sobre tela e acrílica sobre roupas (paletó, jaquetas, vestidos e boné), no estilo aldravista de arte, metonímico, com insinuações de um tema pré-definido e provocações de sentidos. A exposição permaneceu aberta a visitações até o dia 29 de outubro.



Prefeito Duarte Filho e Dom Miguel de Bragança prestigiam a exposição


Prefeito Duarte Filho e Dom Miguel de Bragança prestigiam a exposição


Público presente


Público presente


A artista Deia Leal discursa na abertura da exposição


A artista Deia Leal discursa na abertura da exposição


A artista Deia Leal discursa na abertura da exposição


Dom Miguel de Bragança discursa na abertura da exposição


Dr. Vitor Escudero discursa na abertura da exposição


Dr. Vitor Escudero discursa na abertura da exposição

Deu na Imprensa

Jornal da TV Top Cultura de Ouro Preto em 23 de outubro de 2015


clique e veja matéria

Matéria em O Liberal de Ouro Preto, em 30 de outubro de 2015, pág. 7

Matéria no Jornal Panfletus de Mariana, edição de 29/10 a 13/11 de 2015, pág. 9


Página WEB da Prefeitura Municipal de Mariana
clique e veja

Agência ABN News
clique e veja

Página WEB da Universidade Federal de Ouro Preto
clique e veja

Apresentação das autoridades Portuguesas

Sua Alteza Real o Infante Senhor Dom Miguel de Bragança - Duque de Viseu
Dom Miguel Rafael Gabriel Maria Félix Francisco Xavier Teresa de Bragança nasceu em Berna, Suíça, a 3 de Dezembro de 1946, filho secundogénito de S.A.R. o Senhor Dom Duarte Nuno, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal, e de S.A.R. a Princesa D. Maria Francisca de Orléans e Bragança.
Entre 24 de Dezembro de 1976 – data da morte de seu Augusto Pai – e 25 de Março de 1996 – data de nascimento de seu Augusto Sobrinho – foi Príncipe da Beira de jure, como herdeiro da Casa Real.
Foi Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta (2000-2005) e é actualmente Presidente da Real Comissão de Portugal da Sacra e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge.
É Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Bailio Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar de Malta, Bailio Grã-Cruz de Justiça da Sacra e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge, Cavaleiro da Ordem de Alcântara, Grande-Oficial da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém e Grande-Oficial da Ordem de São Maurício e São Lázaro. Cavaleiro do Real Corpo da Nobreza de Madrid.
É Presidente de Honra do Centro Nacional de Voluntariado; da Academia de Portuguesa de Ex-Líbris; da Academia Internacional de Heráldica (Delegação de Portugal); Juiz Confrade Protector da Confraria do Apóstolo Santiago da Basílica de Nossa Senhora dos Mártires; e, Presidente do Centro Cultural Harmonia Universal.


Doutora Ana Cristina Martins
Investigadora de Pós-Doutoramento (Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Instituto de História Contemporânea - Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência - Universidade de Évora - Universidade Nova de Lisboa)
Doutora Ana Cristina Martins é Investigadora de Pós-Doutoramento em História da Arqueologia, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo como unidade de acolhimento o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora. Foi, entre 2008 e 2014 Investigadora do Instituto de Investigação Científica Tropical, na área da História da Ciência, em geral, e da História da Arqueologia, em particular. É, desde 2007, Investigadora do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, no âmbito da história da arqueologia, tendo nele dirigido, de 2007 a 2014, o Grupo de Trabalho SHIU: História da Arqueologia em Portugal. É Doutorada em História, Mestre em Arte, Património e Restauro e Licenciada em História-variante de Arqueologia pela Universidade de Lisboa. Possui várias publicações na área da História da evolução do pensamento arqueológico, museológico e patrimonial, a maioria das quais resultante de comunicações apresentadas em encontros nacionais e internacionais. Colabora com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em cuja Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração coordena os Seminários de História do Património e da Ciência. Preside às Secções de Arqueologia e de Estudos do Património da Sociedade de Geografia de Lisboa, sendo, ainda Vice-Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

Jornalista Vítor Escudero ( Vítor Manuel Escudero de Campos), nasceu em Lisboa, Portugal, a 14 de agosto de 1958. Jornalista, Escritor e Investigador do Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde coordena a Secção de Genealogia, Heráldica e Falerística, sendo Vogal da secção de História do Património e da Ciência, ambas da Linha de Investigação História, Memória e Sociedade. Pós-graduoda em História pela ULHT, é Diplomado pelo Curso (I, II e II Edição) de Introdução à Genealogia e Heráldica da FCSH da ULHT. Academia de diversas academias entre elas: da Academia Nacional de Belas Artes, da Academia de Letras e Artes de Portugal, da ALACIB, da Academia Internacional de Heráldica; da Academia Melitense; da Academia Belgo-Española de História; do Instituto Português de Heráldica; da Associação Portuguesa de Genealogia; da Academia Portuguesa de Ex-Líbris.


Edição em 30 de outubro de 2015 por J. B. Donadon-Leal
Fotos: J. B. Donadon-Leal