A ALACIB é uma Associação Literária sem fins econômicos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento.

Diretoria da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos

Reunião Solene da ALACIB com Palestra do jornalista Euclides Santos Mendes
abre ano acadêmico de 2013


Mesa de Honra da Solenidade

A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, realizou reunião solene em 22 de fevereiro de 2012, às 19 horas, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. O Jornalista e Editor do Painel do Leitor da Folha de S.Paulo, Euclides Santos Mendes, proferiu a palestra Mediações jornalísticas na era da comunicação de massa: a experiência do Painel do Leitor, da “Folha de São Paulo", para os acadêmicos da ALACIB e estudantes do Curso de Jornalismo, História e Letras da UFOP.
Jornalista da “Folha de S.Paulo” desde 2008, desempenhando, atualmente, a função de editor do Painel do Leitor; Euclides Santos Mendes é formado em jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), é mestre em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando em cinema pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autor do livro de poesia “Águia Sideral, Vinha de Bruma: A Idade dos Deuses, do Diabo e da Terra” (Edições Uesb), vencedor do Prêmio Literário Professora Zélia Saldanha, promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Segundo o palestrante, a Folha é o jornal de maior circulação do Brasil. Diariamente, recebe centenas de comentários de leitores sobre o noticiário do dia, bem como reclamações de consumidores insatisfeitos com serviços e produtos em geral.
Principal canal de mediação do jornal com o seu público, o Painel do Leitor exemplifica uma das funções estratégicas definidas pelo teórico Jesús Martín-Barbero na formação das redes comunicacionais: o deslocamento do eixo do debate dos meios às mediações, em que se consolidam as articulações entre práticas de comunicação e movimentos sociais, temporalidade e pluralidade de matrizes culturais.
No encerramento da palestra alunos e acadêmicos participantes fizeram perguntas sobre jornalismo, em especial, sobre a atuação do palestrante na edição do Painel do Leitor da Folha de São Paulo.
---------------------------------------.
Euclides Santos Mendes recebeu da ALACIB, o título de Membro Correspondente, e da Aldrava Letras e Artes, o Certificado de Grande Mérito Cultural, pelos relevantes serviços prestados ao Jornalismo.



J. B. Donadon-Leal e Euclides Santos Mendes


Vista parcial da plateia


O jornalista Euclides Santos mendes recebe Diploma de Membro Correspondente da ALACIB


Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal, Andreia Donadon Leal, Euclides Santos Mendes,
Nilze Monteiro e J.S. Ferreira

 


Alunos do Curso de Jornalismo da UFOP fotografam com Euclides Santos Mendes

 

Registro de presenças

Assinam Livro de Presenças: 47 pessoas

Membros da ALB-Mariana presentes:
Andreia Aparecida S. Donadon Leal
José Benedito Donadon-Leal
José Sebastião Ferreira
Gabriel José Bicalho
Anício Chaves
Nilze Monteiro

Publicação

Caderno de Turismo da Folha de São Paulo de 07 de março de 2013

O jornalista Euclides Santos Mendes, acompanhado dos poetas aldravistas, visitou museus e monumentos históricos de Mariana, Ouro Preto e Congonhas, e preparou espetacular matéria publicada nas páginas 3, 4, 5, 6 e 8 do caderno de Turismo da Folha de São Paulo,
em 07 de março de 2013


 


Edição e fotos: J. B. Donadon-Leal