Registrada em 06 de abril de 2009

A ALACIB é uma Associação Literária sem fins econômicos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento. Registrada em 06 de abril de 2009.

Diretoria da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil
Presidente: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Vice-Presidente: J.S. Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Tesoureiro: J. B. Donadon-Leal
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos
Conselho Fiscal e Cultural: José Luiz Foureaux de Souza Júnior, Magna das Graças Campos e Anício Chaves

Acadêmica ZARIFE SELIM DE SALLES
Cadeira nº 36
Patrono: Lima Barreto


 

Notas Biográficas de Zarife Selim de Salles

Zarife Selim de Salles. Escritora e poetisa,nascida em 13 de julho de 1942,em Santana do Paraíso- Minas Gerais. Filha de Selim José de Salles e Canuta Rosa de Salles Barbosa.Mãe de três filhos: Jonas Salles Barbosa, Cláudia Salles Barbosa Duarte(in memorian) e Ana Flávia Salles Barbosa. Avó de sete netos:Otávio, Arthur, Eduardo, Luiz Henrique, Ana Luísa, Ana Clara e Jonas Barbosa Herédia. Professora aposentada,graduada em Magistério/1963; Iniciação Teológica/1994,Filosofia Curta/1995 e Pedagogia/1996. Membro Efetivo da Academia de Letras de Ipatinga- Cadeira Patronal número 30.Membro Diretor do CLESI- Clube dos Escritores de Ipatinga.Membro Efetivo da Academia de Letra,Artes e Ciências Brasil- ALACIB,em Mariana-MG,Cadeira número 36,Patrono Lima Barreto e Membro Correspondente de outras entidades congêneres.
Autora de dez livros publicados:
Uma Esperança de Evangelização- Janeiro/2018- Doado ao Seminário São José da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano.
Um Remédio Chamado Esperança-maio/2013- Adotado pela Faculdade de Direito de Ipatinga- Fadipa/2014.
Uma Luz Poderosa em Minha Vida- Primeira e segunda edição em 2011;
A Essência do Pensamento-Volume!!/2005
A Essência do Pensamento- Volume !/2003- Adotado pela Faculdade de Direito de Ipatinga- Fadipa2004;
Mistério,Razão e Fé/2002
Um Homem Chamado José/1999;
Maria Mulher/1996
Sementes de Vida/1990
Uma Luz que Brilhou nas Trevas/1987.
Reconhecimentos:
Medalha Irmã Dulce e Certificado pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-InBrasCI-Rio de Janeiro/2014;
Medalha e Certificado de Mérito Cultural da Academia de Letras,Artes e Ciências Brasil-ALACIB- Mariana-MG/2013;
Moção de Aplausos do Papa Francisco-Vaticano/2013
Placa de Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais,em homenagem ao dia Internacional da Mulher- Belo Horizonte/Março/2012;
Medalha de Mérito Legislativo,Câmara Municipal de Ipatinga-MG novembro2010;
Medalha de Mérito Legislativo, Câmara Municipal de Ipatinga-MG- dezembro2004;
Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Ipatinga- MG-março de2002;
Moção de Aplausos do Papa João Paulo !!- Vaticano- fevereiro/2000.
Participações em outras publicações que destaca:
Acróstico Shopping do Vale do Aço-novembro/2017;
Acróstico Dom marco Aurélio Gubiotti -maio/ 2015;
Acróstico Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano-maio/2015
Acróstico Dom Odilon Guimarães Moreira-junho/2014;
AcrósticoPontoÓptico-Ipatinga-/2014;
Jornal Usiminas Mecânica número 53,Ipatinga-MG- fevereiro/2001;
Acróstico Marília Siqueira Lacerda/20011;
Acróstico Centro Universitário de Minas Gerais- Unileste- Coronel Fabriciano- MG.2002
Sachetti- Tradução Itália-novembro/2001;
Acróstico:Rinaldo Campos Soares- Belo Horizonte/1996.

Discurso de Posse
Patrono: Lima Barreto -Posse em 28/06/2014.

Cumprimento a Exma. Sra. Presidente fundadora da ALACIB,Andreia Aparecida Donadon Leal,os demais componentes da mesa, Ilustres Diretores, Acadêmicos e Autoridades presentes.
Boa tarde, amigos, filhos,netos e familiares!
Não é a história que faz o homem,mas o homem que faz a própria história! Pela sabedoria e pela unidade ele vem conquistando uma linguagem renovada, capaz de criar seu próprio meio de libertação como pessoa.Pois é um ser diferente em essência,em natureza e em dignidade. Dispondo da evolução mais privilegiada que é a comunicação da palavra.
Sabe-se que o som da fala é a expressão mais profunda e calorosa do espírito humano. Porém,a palavra não é apenas um sinal artificial para se transmitir um pensamento,mas ela revela a intimidade misteriosa da alma. E graças a ela que é possível chamar alguém pelo nome,e é,através dela que se manifesta a sabedoria divina em cada aprendizado.
Enquanto os profetas recebem de Deus as palavras, iluminando o caminho humano nos acontecimentos concretos da vida,nós, aprendizes de escritores,devemos torná-la eficaz e vivenciá-la entre uma comunidade de fé e partilha,pois,a letra mata,mas o espírito comunica a vida.
Esta vocação de saber discernir a palavra,como um verdadeiro escritor,implica numa dimensão pessoal,pois cada um de nós é chamado a entrar nessa Bem- Aventurança,pelo dom presenteado por Deus,como co-herdeiros DELE. Recebemos talentos que enriquecem nossa identidade, com os quais devemos produzir abundantes frutos,pois, o amor é a raiz de toda comunicação em profundidade.
Através desta distinção tão honrosa, que hoje recebo como reconhecimento de meu trabalho profético,poético e Acadêmico,tão especial em minha vida, sinto-me muito orgulhosa e feliz! Pois, nem eu mesma acreditava que um dia iria chegar a minha vez de estar entre tão conceituados Escritores,com minha humilde produção literária.
Que eu possa fazer jus no cumprimento dos meus deveres,com disponibilidade permanente,para unir meus simples esforços ao bem comum e ao outro,com o melhor de mim mesma,nessa realidade profunda de uma nova experiência,como Membro Efetivo dessa égide e qualificada Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil- ALACIB,em comum união profética com o Pai,e poética entre os irmãos de caminhada,pela intercomunicação de conhecimento á Luz da Verdade Absoluta, nessa inspiração de um constante enriquecimento cultural entre meus nobres instrutores.
Assim toda sabedoria que provém de suas palavras,será um novo aprendizado em minha carreira. Dessa forma,ela estará presente em tudo e em todos os momentos,e se estabelecerá onde for reconhecida e cultivada.
E é isto que você faz querida ALACIB,com todo seu baluarte de potencialidade. Daqui para frente, você será o espelho que refletirá em meu interior, iluminando o meu caminhar,através deste precioso canal de ensinamento,com seu gesto de amor,bondade e doação.
Que Deus Pai, sempre a abençoe,cada vez mais,para que possa continuar a dar abertura a outros colegas,que por ventura vierem a ser convocados,como eu,através dessa égide Casa Literária,em defesa da Literatura e da cultura em geral,apoiando a todos nós,com sutileza e dedicação.
Aos diretores de sua extraordinária administração e a todo o seu conjunto efetivo,que possam continuar a serem célebres,sábios Bem-Aventurados,para sempre transcender a fórmula da felicidade humana,ao construir os caminhos da verdadeira palavra com liberdade em cada missão.
Ao aceitar o convite para assumir a Cadeira de número trinta e seis,concederam-me o direito de escolha do meu Patrono. Entre os nomes apresentados,nada mais justo do que a preferência pelo nome de Lima Barreto,por suas histórias de lutas durante sua curta vida, evidenciadas em suas obras,principalmente contra as injustiças sociais.
Falar de Lima Barreto é lembrar de imediato o romancista de Triste fim de Policarpo Quaresma e o contista de O homem que sabia javanês. Mas, também é falar que ele teve longa experiência nas crônicas,empenhando sua ampla visão e atirado senso crítico no dever jornalístico de fixar os fatos do cotidiano.poucos foram os assuntos dos quais, Liam Barreto,cronista,não se ocupou. Ele não apenas fazia questão de demarcar sua posição,como temperava suas crônicas com escárnio e zombaria- causando reações contrárias e aumentando sua fama de escritor polêmico.
Afonso Henriques de Lima Barreto, filho de pais pobres e mestiços,nasceu no Rio de Janeiro a 13 de maio de 1881 e faleceu na mesma cidade,a primeiro de novembro de1922. O pai, Joaquim Henriques de Lima Barreto, era topógrafo da Imprensa Nacional e sua mãe, Amália Augusta, professora pública. Começou a estudar por influência da mãe,que almejava fazer dele um grande homem. Mas,ela veio a falecer quando ele tinha apenas sete anos.
Cursou depois a Escola Pública e o Liceu Popular Niteroiense a expensas de seu padrinho de batismo, o Visconde de Ouro Preto, ministro do Império,concluindo o curso secundário no Colégio Pedro !!,local onde estudava a elite literária da época.Matriculou-se em seguida na Escola Politécnica,cursando até o terceiro ano de Engenharia,tendo porém, que abandonar o curso para assumir a chefia e o sustento da família,devido ao enlouquecimento de seu pai,em 1902.
Candidatou-se a um cargo na Secretaria da Guerra,mediante concurso público,passando em segundo lugar e ocupando a vaga por desistência do primeiro colocado,em 1903. Mesmo sendo este seu primeiro emprego,desde logo negligenciou suas funções burocráticas,entregando-se á vida boêmia e á bebida,que o arruinou completamente. Morando com sua família em casa simples em Todos os Santos, Lima Barreto,iniciou-se na vida literária colaborando em jornais e revistas estudantis,de efêmera duração.mas durante anos colaborou intensamente,escrevendo suas crônicas para boa parte da Imprensa Carioca.
Em 1904, iniciou a primeira versão do romance Clara dos Anjos,e no ano seguinte,começou o Romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha publicando-o inicialmente na pequena revista Floreal,lançado com um grupo de amigos.Esse romance só veio a aparecer em livro dois anos mais tarde,editado em Portugal,em1909.O texto acompanha a trajetória de um jovem mulato,que vindo do interior,sofre sérios preconceitos raciais. Era qualquer coisa de novo,que vinha sacudir os meios literários.è que Lima Barreto,tal como reconhece Monteiro Lobato,introduzia em nossa literatura um novo tipo de romance- o da crítica social,sem aquela doutrina dogmática.
Depois vieram outros romances: Triste Fim de Policarpo Quaresma; Numa e Ninfa; Vida e Morte de M .J.de Sá, entre outros e várias coletâneas de contos. Até essa época, seus romances apresentavam nítidos traços autobiográficos.
Com uma linguagem descuidada, suas obras eram impregnadas da justa preocupação com os fatos históricos e com os costumes sociais. Lima Barreto,tornou-se uma espécie de cronista e caricatirista se vingando da hostilidade dos escritores e do público burguês. Poucos aceitavam aqueles contos e romances que revelavam a vida cotidiana das classes populares,sem qualquer idealização. A única obra prima de Lima Barreto,que não foi perturba pela caricatura foi Triste Fim de Policarpo Quaresma., pois nela o autor conta o drama de um velho aposentado, o Policarpo,em sua luta pela salvação do Brasil.
Lima Barreto candidatou-se três vezes na Academia Brasileira de Letras. Na primeira seu pedido de inscrição,não foi sequer considerado. Depois de publicar o romance Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá tendo como editor Monteiro Lobato,recebeu bom pagamento e promoções,além de aplausos de velhos e novos expoentes da crítica literária. Candidatou-se pela segunda vez,há uma vaga na Academia de Letras,sendo aceita, mas não consegui ser eleito, porém,tendo o voto permanente de João Ribeiro.
Em 1920, concorreu ao Prêmio Literário da Academia brasileira de Letras,para o melhor livro do ano anterior,inscrevendo Gonzaga de Sá,vindo a receber Menção Honrosa.Em julho de 1921,candidatou-se pela terceira vez,á vaga na Academia de Letras,retirando porém, a mesma,por motivos inteiramente particulares e íntimos,já com a saúde bastante abalada.
Veio a falecer aos quarenta anos,em primeiro de novembro de 1922, em Todos os Santos,subúrbio em que morou por mais de vinte anos. Foi sepultado no cemitério São João Batista,como era de sua vontade. Após sua morte é que fez sucesso; tanto no Brasil como no exterior.
Somente em 1956, sob direção de Francisco de Assis Barbosa e outros amigos,toda a sua obra,em dezessete volumes foi publicada,compreendendo todos os romances,crônicas e também os títulos não publicados em vida.muitas de suas obras foram traduzidas para o Inglês, Francês, Russo, Espanhol, Theco, Japonês e Alemão.
Quando de seu centenário de nascimento,em 1981,teses de doutoramento o tiveram como tema nos Estados Unidos e na Alemanha.Confirmando seu reconhecimento e multiplicando estudos universitários no Brasil eno Exterior.è considerado como pioneiro do romance social,pois ganha a cada dia,um desabrochar de interesse entre os novos escritores brasileiros e estrangeiros,em favor de sua obra,e cuja produção literária- vasta,em proporção ao número de anos que viveu- o merecido destaque que lhe é devido.
O conjunto da obra que ele nos deixou é das mais importantes.Mais de um crítico o colocou no mesmo plano de Machado de Assis,todavia mais humano.
, com capacidade para amar e compreender os personagens.Criou tipos imperecíveis e perpetuou os nossos meios urbanos fixando a paisagem familiar do Rio de Janeiro. Dentre os nossos escritores,ninguém foi em verdade,mais carioca e mais brasileiro.!

Obrigada! Muito Obrigada!
Zarife Selim de Salles- 28 de junho de 2014.



Edição em 06 de março de 2019 por J. B. Donadon-Leal