Domingo de Protesto Aldravista
nas Praças de Mariana

Neste domingo, 07 de agosto de 2011, os poetas aldravistas fazem protesto nas praças de Mariana, a Primaz de Minas Gerais. Como se fossem despachos, caixotes com livros e protesto dos aldravistas foram colocados em cinco locais do centro histórico de Mariana: Praça da Sé, Praça Gomes Freire, Largo da Igreja de São Pedro, Igreja de São Francisco de Assis e Terminal Turístico de Mariana.


Busto de Gomes Freire - Praça Gomes Freire

PATRIMÔNIO ABANDONADO
CULTURA NO LIXO

Os poetas aldravistas são reconhecidos lá fora por:

Prêmio VivaLeitura 2009 – MINC/MEC
Prêmio Literatura para Todos – MEC – 2006
Academia de Letras e Artes de Portugal
Academia de Letras e Artes de Paris
Asociación AZNAR – Granada – Espanha
União Brasileira de Escritores – RJ
União Brasileira de Escritores – SP
Academia Mineira de Letras
Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais
Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais
Clube de escritores de Ipatinga
Academia de Letras Grande Rio – Cidade Maravilhosa
Academia Brasileira de Poesia
Academia Brasileira de Trovas
Casa das Rosas - SP
mas são desconhecidos em Mariana

Os poetas aldravistas protestam contra o descaso ao patrimônio humano em Mariana.

À maneira de Alphonsus de Guimaraens, que veio residir em Mariana por contingência de trabalho, mas se apaixonou pela terra e nela fez mais que domicílio, fez uma obra que eleva o nome desta cidade para a eternidade histórica, os poetas aldravistas aqui aportaram e mais que residirem produzem refinada arte (literária e visual), com reconhecimento nacional e internacional em mais de uma centena de prêmios literários e de artes plásticas. O reconhecimento de cada um dos poetas carrega consigo o reconhecimento de Mariana. Com prazer, cada um dos poetas, cada vez que recebe algum prêmio, faz questão de dizer em alto e bom som: “sou de Mariana, a Primaz de Minas Gerais!”
No Palácio do Planalto, em 2006, das mãos do então Presidente da República, Gabriel Bicalho recebeu o prêmio de primeiro colocado no Primeiro Concurso Nacional Literatura para Todos, do Ministério da Educação. Seu livro, Caravela – redescobrimentos, teve duas edições de 300 mil exemplares cada, distribuídas em todas as escolas de todos os países de Língua Portuguesa. O Projeto Poesia Viva – a Poesia Bate à sua Porta foi o vencedor em 2009 do maior prêmio nacional de incentivo à leitura, patrocinado pelos Ministérios da Cultura e da Educação e fundação Santillana, da Espanha, espécie de OSCAR dos projetos de incentivo à leitura – o Prêmio VIVALEITURA 2009.
O Jornal Aldrava Cultural já está no seu 11º ano de circulação, com a divulgação de escritores das mais variadas tendências e com a apresentação de uma nova forma de fazer arte e literatura – pelo reconhecimento da capacidade criadora de cada um que culmina com a criação de uma nova forma (e não fôrma) de poesia – a aldravia, que já tem seu valor reconhecido nacional e internacionalmente.
Em setembro próximo, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, a União Brasileira de Escritores lançará o livro de aldravias Cinco Vozes, composto por cinco grandes escritores cariocas: Edir Meirelles, Juçara Valverde, Luiz Gondim, Marcia Barroca e Messody Benoliel. Em março de 2012, na Feira do Livro de Paris, será lançado o livro Escritores Contemporâneos de Minas Gerais, edição bilíngue (francês e português), organizado em Mariana pela aldravista Andreia Donadon Leal. Em Novembro de 2011 a Aldrava Letras e Artes em parceria com a Academia de Letras do Brasil – Mariana lançará o livro Lumens, coletânea de textos de quarenta destacados escritores nacionais.
De 2009 até hoje a Academia de Letras do Brasil – Mariana já trouxe a Mariana dezenas de renomados escritores que proferiram palestras e brindaram esta cidade com textos literários e musicais.
Nas artes visuais, Deia Leal já conquistou dois prêmios internacionais em artes plásticas na Espanha, tem obras em museus da Espanha e do México e já expôs em 12 países, sempre fazendo acompanhar nas etiquetas e convites oficiais das exposições o nome de Mariana. Entre as exposições de que participou, destaca-se a obra “Martírio” no Museu do Louvre, Paris, em dezembro de 2009.
Todos os escritores aldravistas são vencedores de prêmios literários.
Apesar de toda essa produção cultural, os aldravistas não são reconhecidos pelo poder público de Mariana. Seus nomes não constam em nenhum catálogo de artistas da região, suas obras são desconhecidas e seus projetos não são acolhidos pelas secretarias de cultura e de educação. Em 2010, os aldravistas doaram 700 livros para a Secretaria de educação de Mariana, o que corresponde a um livro para cada professor da rede municipal. Já se passa um ano e até agora nenhum dos autores foi convidado para dar palestra ou oficina literária nas escolas ou em eventos dessa secretaria!
É importante destacar que todas as publicações da Aldrava Letras e Artes é feita sem uso de qualquer verba pública. mesmo assim, a produção e a publicação de jornais e livros é intensa e distribuída gratuitamente.
Por isso (e por outras) como se fossem despachos, caixotes com dois livros Germinais - aldravias {nova forma de poesia} e protesto dos aldravistas foram colocados em cinco locais do centro histórico de Mariana: Praça da Sé, Praça Gomes Freire, Largo da Igreja de São Pedro, Igreja de São Francisco de Assis e Terminal Turístico de Mariana.
O patrimônio humano em Mariana está abandonado. Patrimônio não é só conjunto arquitetônico!


Largo da Igreja de São Pedro

Catedral da Sé de Mariana

Igreja de São francisco de Assis

Terminal Turístico de Mariana

Encerramento da exposição protesto às 21 horas.

Os poetas aldravistas continuam a promover o nome de Mariana mundo afora, no entanto, continuam sem reconhecimento pelo poder público de Mariana, que tem se dedicado à preservação do patrimônio material, mas tem se esquecido do patrimônio mais valioso que esta terra tem – o seu patrimônio humano. O “patrimônio abandonado” são os escritores, artistas visuais e músicos que residem em Mariana, mas não têm chances nos eventos promovidos pelo poder público. Pagam altas somas para trazerem artistas de fora, palestrantes de fora, oficineiros de fora, e os “pratas da casa” não são convidados, nem têm seus projetos aprovados. O povo de Mariana e os turistas merecem os aplausos dos aldravistas, pois compreenderam o protesto exposto nos caixotes distribuídos nas praças e demonstraram carinho e solidariedade aos que desejam produzir arte em Mariana.


Caixote no terminal Turístico de Mariana às 21h

Caixote na Sé às 21:10h

Caixote noa Praça Gomes Freire às 21:15h

Caixote noa Praça Gomes Freire às 21:20h

Jovens demonstram amor aos livros

No momento da retirada dos livros, após às 21 horas do domingo de protesto, jovens que estavam nas praças de Mariana pediram para ficar com os livros que estavam expostos, numa demonstração de amor aos livros e comprovação do motivo por que respeitaram a exposição de livros sobre caixotes de frutas nas praças da cidade.

Repercussão na Imprensa


Matéria publicada no jornal Hoje em Dia de 17/09/2011, pág. 12


Hoje em Dia, 24/9/2011 - Opinião, pág. 13


Matéria publicada no jornal Estado de Minas de 08/08/2011, pág. 22


Página 22, Cadeno Gerais do jornal Estado de Minas de 08/08/2011

Cartas de apoio e solidariedade

Lamentável ter que protestar publicamente porque as autoridades municipais são cegas ao que é de qualidade, a um trabalho que só engrandece Mariana e as letras mineiras. Como já disseram: "Não se importem... O sol, todos os dias, amanhece e oferta um espetáculo maravilhoso. Apesar disso, a maioria da população continua dormindo."
Um abraço,
Miriam Stella Blonski - São Gonçalo do Rio Abaixo, 15 de agosto de 2011.

Amado irmão JB Donadon... Ave, Poetas de Mariana!!!!! Mais do que humano, o ato promovido pela Nata da Poesia Brasileira em Mariana transcende o fazer poético para elevar-se aos píncaros da verdadeira arte, que se presta principalmente à vida. Esta é a marca da correta e lírica rebeldia poética, a que faz com que a palavra seja, ainda, o melhor instrumento de persuasão, transformação, cultura, educação, sedução e liberdade. Vocês, artistas da palavra e da arte de Mariana, são preciosíssimos instrumentos divinos que fazem da sensibilidade a melhor maneira detrasformar dons em talento. Reverenciá-los por tudo que representam para a literatura é o mínimo que um poeta como eu e meus iguais podem fazer. Parabéns pela atitude sempre voltada para o crescimento do ser humano e obrigado por compartilharem esse tempo feliz da vida de cada um de vocês com a minha alma feliz por recebê-los no meu coração. Marianei-me / do amor de Mariana.
Luiz Poeta - Rio de janeiro, 13 de agosto de 2011

Bom dia! Infelizmente, Donadon, neste nosso país, o que está ocorrendo por aí não é um privilégio de Mariana/MG. Espero, no entanto, que o seu povo, assim como suas autoridades, não demorem muito para reconhecer o trabalho de seus escritores que registram a história cultural de sua cidade no maior livro da vida, sobre aquilo que sorvemos na viagem do nosso dia-a-dia. Na condição de trovador, da UBT-Curitiba/Paraná, eu diria:
Reconhece, Mariana,
teu patrimônio local,
na cultura, soberana,
que te faz universal.
De qualquer forma, agradeço o repasse dessa ingrata experiência, parabenizando-o pelo incansável labor em prol da cultura de sua cidade. Cordiais Saudações.
Nei Garcez Curitiba, 8 e agosto de 2011

Amigos Poetas de Mariana Andreia Donadon Leal, JB Donadon, Gabriel Bicalho e JS Ferreira: aprovamos esse protesto e nós poetas aqui do Rio de Janeiro, um pouco mais gritante, anos atrás. A APPERJ se reuniu e queimamos livros nossos na frente da Câmara Municipal em protesto ao desinteresse dos políticos em nos ouvirem e apoiarem eventos públicos para divulgar a poesia e abrirem espaços para nossas performances poéticas. Foi um período muito forte em que deixávamos livros nossos nas Praças do centro do Rio de Janeiro, o que ainda fazemos duas a três vezes por ano.Conseguimos no início do ano 1990, Praças Públicas com palanque e microfone para apresentarmos um projeto nosso "POESIA NA PRAÇA" Nessa época, Paulo Coelho era pobrinho e participava conosco, com Cairo Trindade, Ricardo Ruiz, Mano Melo e muitas outras feras da Poesiaoralizante. Eu e, Francisco Igreja e Sergio Gerônimo liderávamos aturma.Obtivemos vários apoios e de lá para cá, os eventos poéticos foram crescendo de tal forma que é incalculável a quantidade de grupos alternativos. Imprescindível protesto, mas façam também como nós, se possível, se apresentem nas Praças com poesia, levem poetas de outras cidades também. O principal é o que chamamos de boca a boca, a poesia tem que ser espalhada de público para ser considerada. Estou com vocês e acho justíssima qualquer manifestação oral inclusive. Abraços e sucesso nos protestos.
Messody Benoliel. Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2011.

Parabéns queridos poetas aldravistas! Veja que, depois de tantos anos em Mariana, pintando e difundindo-a por toda parte, estou para fechar meu atelier nesta cidade que amo, para mudar para Ouro Preto, exatamente pelo mesmo caso dos estimados colegas: falta de apoio público humano. Abraços e boa sorte no protesto. Somente assim mesmo poderemos despertar a atenção municipal para o nosso trabalho. Contem com meu total apoio.
Elias Layon. Mariana, 10 de agosto de 2011

Parabéns pelo trabalho.Contem com o meu apoio .Aqui (Serra - ES) nós temos a Lei de Incentivo a Cultura chamada de Chico Prego. São 800 mil para os Produtores, Escritores e Artistas todo o ano. No próximo ano será mais de um Milhão. Venha conhecer melhor a Lei no nosso Congresso em Novembro. Ficha de inscrição no site www.clerioborges.com.br Abraços www,clerioborges.com.br
Clerio Borges, Serra, ES, 10 de agosto de 2011.

Veja o manifesto colado nos caixotes:


PATRIMÔNIO ABANDONADO
CULTURA NO LIXO

Os poetas aldravistas são reconhecidos lá fora por:

Prêmio VivaLeitura 2009 – MINC/MEC
Prêmio Literatura para Todos – MEC – 2008
Academia de Letras e Artes de Portugal
Academia de Letras e Artes de Paris
Asociación AZNAR – Granada – Espanha
União Brasileira de Escritores – RJ
União Brasileira de Escritores – SP
Academia Mineira de Letras
Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais
Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais
Clube de escritores de Ipatinga
Academia de Letras Grande Rio – Cidade Maravilhosa
Academia Brasileira de Poesia
Academia Brasileira de Trovas
Casa das Rosas - SP

mas são desconhecidos em Mariana