A ALB-Mariana é uma Associação Literária sem fins lucrativos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no Regimento Interno da ALB-Mariana e no Estatuto Geral da Academia de Letras do Brasil, organização de caráter público e de nível nacional.

Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos

Reunião da ALB - Brasília em 18 de novembro de 2010.

Homenagem a Vânia Moreira Diniz e Antônio Paulo Filomeno

Por Andreia Donadon Leal

EXMO. Sr. VÂNIA MOREIRA DINIZ – PRESIDENTE ALB-DF
EXMO Sr. Antônio Paulo Filomeno – Vice- Presidente da ALB-DF

A Academia de Letras do Brasil de MARIANA nasceu do idealismo de escritores reconhecidamente atuantes nos mais diversos setores da vida cultural, da história das letras e das artes, em suas mais variadas formas de expressão. São homens e mulheres marcantes na sociedade Marianense/Mineira/Brasileira e Internacional, por sua produção relevante e viva; sempre em busca do aperfeiçoamento literário, intelectual e cultural.

No dia 28 de dezembro de 2008, o Presidente Nacional da ALB (sede Academia Distrito Federal) e do CONALB – CONSELHO NACIONAL DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO BRASIL, Dr. Mário Carabajal, elegeu a cidade de Mariana, por ser a 1ª cidade de MINAS, para ter uma sede regional, nomeando oficialmente a escritora Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, para ser a Presidente Fundadora da Academia e Membro do Conselho Nacional das Academias de Letras e Artes do Brasil.

A ALB-Mariana foi fundada oficialmente no dia 06 de abril de 2009, CNPJ 10.778.442/0001-17. A ALB-Mariana é uma associação literária sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Mariana, Minas Gerais, e tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às letras e às artes. O Lema oficial de nossa Entidade é “SAPIENCIA UNIVERSUM MOVET”.

Atualmente é composta de 20 Membros Efetivos; 06 Membros Correspondentes e 04 Honorários.

A ALB-Mariana tem representação: Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Alagoas, Acre. Exterior: Espanha, Portugal e França.

Parcerias: Academia Infanto-juvenil de Letras de Mariana; AMULMIG, Academia de Letras e Artes de Portugal, Academia Cachoeirense de Letras, Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Academia de Letras de Ouro Preto, Academia de Letras da Mantiqueira e outras instituições literárias e culturais.

2010 foi significativo para a ALB-MARIANA. Iniciamos o ano com eventos de grande, médio e pequeno porte, enriquecendo a cultura e divulgando a cidade de Mariana:

- posse de Membros Efetivos, Correspondentes e Honorários (meses de fevereiro e março).
- Palestras com a Presidente da Academia Brasileira de Trova – Dra. Messody Ramiro Benoliel (Mês de abril); - Palestra com os jornalistas e escritores do Acre: José Simplício e Mauro Modesto (mês de maio)
- Exposição de Artes Visuais na Galeria do SESI-MARIANA (maio) em parceria com a Associação Aldrava Letras e Artes.
- Exposição de Artes Visuais na Galeria Guimarães Rosa, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (junho).
- Reunião de expediente interno da Diretoria da ALB-MARIANA. (agosto/setembro)
- Protocolo de cooperação assinado entre a Academia de Letras e Artes de Portugal e ALB-Mariana – (setembro)
- Palestra: Novosti: experiências Culturais - com o Professor Dr. José Luiz Foureaux de S. Júnior. (outubro).
- Reunião de expediente interno da Diretoria da ALB-MARIANA (novembro)
- Palestra: (18 de dezembro de 2010) – Linguagens Folclóricas – sinos, festejos e folguedos. Palestrante: Professora Hebe Maria Rôla Santos e Confraternização Natalina. Sede Banda – 16:00 - SÁBADO

Além dessas atividades, a ALB-MARIANA outorga altas insígnias a pessoas que tenham relevante atuação no campo acadêmico/literário e ou cultural, com a outorga da Medalha e o Diploma de Mérito da Academia de Letras do Brasil-Mariana.

A Presidência da Comissão Superior de recompensas da ALB decidiu outorgar a Medalha e o Diploma de Mérito Acadêmico à Escritora, Humanista, Pesquisadora, Palestrante, Presidente Fundadora da ALB-DF, Dra. Vânia Moreira Diniz e ao Vice-Presidente da ALB-MARIANA, Dr. Antonio Paulo Filomeno.

Deus estava incrivelmente inspirado quando criou o mundo. “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” (...). Deus criou a água, a luz, a erva, a árvore frutífera, todos os seres do universo e fez o homem a sua imagem, e entre os seres do universo – estão os homenageados de hoje: DRA. VÂNIA MOREIRA DINIZ E DR. ANTONIO PAULO FILOMENO.
Há uma lista incalculável de homens e de mulheres que contribuíram ou deram os primeiros passos para o avanço em diversas áreas no mundo. O vanguardista Picasso estava em plena inspiração quando inventou o cubismo e seu estilo inconfundível na arte pictórica; o impressionista Monet, ao libertar a pintura do espartilho modelado pela Escola de Belas-Artes, criando o trabalho: “Impressão, sol, nascente”, que o levou a reunir os integrantes do movimento impressionista; Machado de Assis, ao introduzir o realismo, na literatura brasileira e fundar a Academia Brasileira de Letras; Santos Dumont, ao inventar o avião e Anita Malfatti, ao levar o modernismo à pintura. A criatividade dos gênios também se relaciona com a produtividade e o trabalho árduo. Às vezes, os exemplos mais contundentes de gênios envolvem pessoas que produzem seu melhor trabalho em uma idade ainda muito tenra. Nem todo gênio, entretanto, produz um trabalho excepcional no início da vida, como fizeram Einstein e Mozart. Às vezes, eles realizam sua obra, quando estão mais velhos.

De onde vem a criatividade? Da alma? Do cérebro? Ou os dois conjugados? Talvez nunca saibamos com precisão de onde ela vem, porque algumas pessoas usam sua criatividade mais do que as outras ou por que são mais criativas durante períodos específicos da vida. Pode ser que nunca saibamos.

Outorga de Medalhas e o Diplomas de Mérito Acadêmico

Primeira homenageada:

DRA. Vânia Moreira Diniz - Nasceu na cidade Maravilhosa, lugar repleto de pessoas, movimentos e sonhos. Atualmente reside em Brasília com sua família.

Vânia Diniz escreve desde os seis anos com persistência, garra, amor, fantasia, e jamais deixou de aspirar um lugar significativo na história da literatura brasileira. Apaixonada pelos livros e pelas letras, lê e escreve desde criança. Para ela, escrever é como respirar.
Foi editora do Jornal do Colégio muitos anos, mas nunca deixou de ser criança.

Aos 12 anos, começou a acompanhar as professoras do Colégio ao Morro Santa Marta para ensinar crianças de sua idade, que não tiveram oportunidade de estudar ou conviver em um ambiente cultural.

Membro Nacional Vitalício da Academia de Letras do Brasil- Cadeira nº. 001/ALB /DF-2009. Empossada no dia 23-08-2010 como Presidente da ALB - Seccional Brasília, ocasião em que recebeu o maior Título da ALB Doutora Honoris Causa- ph.I- Filósofa Imortal. Presidenta do Conselho Superior da ALB- Brasília/DF

Recebeu o Diploma da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Administração Regional de Brasília - Divisão de Cultura e Fundação de Incentivo à Cultura, pela dedicação à palavra escrita, por ocasião do Encontro "O Livro no III Milênio", em homenagem ao Dia do Escritor 1999

É Membro efetivo da AVBL (Academia Virtual Brasileira de Letras) Cadeira n° 98 (desde 2001)
Membro da Diretoria do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.
Pertence a UBE (União Brasileira de Escritores)
Pertence à Rebra- Rede de Escritoras Brasileiras
Consul dos Poetas del Mundo em Brasília. Asa Sul- Plano Piloto.
Premiada com Medalha de Ouro pela InBraCI- Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais por sua atuação e divulgação na cultura brasileira.
Embaixadora Universal da Paz
Realiza e participa de campanhas de combate à fome promovida pelo site www.vaniadiniz.pro.br

Autora das seguintes obras:

Co-autora do livro Manual da Saúde Física e Mental do Servidor Público em parceria com o médico Antonio Paulo Filomeno e o Professor Doutor Paulo de Matos Ferreira Diniz contextualizando o tema DROGAS: 1998 - Livraria Brasília Jurídica.
Romance Laura, da Editora Cia. Projeto Editorial Ltda. 2000.
Livro Olhos Azuis - Poemas. Edição multimídia em CD. Edição 2001 com 224 poemas. 2001.
Pelos Caminhos da Vida - Crônicas e Contos 2005.
Pelos Caminhos da alma -Poesias 2005.
Pelos Caminhos da Vida- Crônicas -2005.
Livro Ciganinha- Infanto-juvenil.
Livro de Poemas Aquarela em Poesia em parceria com a poeta e xará Vania Serra- 2009

Autora dos e-books

Esse Amor que é Nosso - poemas – 2004.
Acordes - Poemas 2004
Além do Horizonte- poemas 2005
O caminho a Seguir- Crônicas e contos 2005
Olhos Azuis 2ª edição - poemas 2005
Acordes - Poemas 2004
Além do Horizonte- poemas 2005
O caminho a Seguir- Crônicas e contos 2005
Olhos Azuis 2ª edição - poemas 2005
Ciganinha infanto-juvenil 2005
Ternura- 2006
Rabiscos- 2007
Raízes em parceria com a irmã e Poeta Cristina Arraes- 2007
Coração em versos-2009
Letras da Vida- 2010
Ciganinha infanto-juvenil 2005

Participante de mais de 30 antologias

Segundo homenageado

O 2° homenageado com o Diploma e Medalha de Mérito Acadêmico da ALB-MARIANA, indicado pela Presidenta da ALB-DF, Vânia Moreira Diniz é o Acadêmico ANTONIO PAULO FILOMENO.

Nasceu em 1946 na cidade de Laguna/SC. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde – UnB – em 1972. Especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Cidadão Honorário de Brasília. Título concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Autor das seguintes obras:

“De Laguna a Brasília – Memórias e Histórias”, vol. I e II;
“Manual da Saúde Física e Mental dos Servidores Civis da União”, em parceria com os acadêmicos Paulo Diniz e Vânia Diniz.
Articulista do jornal “A Verdade”, Brasília/DF.
Autor de artigos publicados em revistas científicas especializadas.
Fundador e diretor do I.T.V – Instituto Trabalhando pela Vida – instituição filantrópica.

Patrono: Professor Doutor Darcy Ribeiro. Nasceu em Montes Claros/MG, em 1922. Escritor, historiador, educador, antropólogo e fundador da Universidade de Brasília. Acadêmico imortal da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 1997.

A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal. Machado de Assis

Todos os feitos desses dois acadêmicos merecem nossos aplausos. Os gênios são vitais para o aprimoramento da ciência, da tecnologia, da política, enfim, da cultura. Sem eles, nossa compreensão da matemática, da literatura, da música, seria completamente diferente ou nem existisse. Sem eles, o avanço acadêmico/cultural e humanístico, seria muito difícil.

Os Estimados acadêmicos, Dra. VÂNIA MOREIRA DINIZ E DR. ANTONIO PAULO FILOMENO, seres do bem, da cultura, da ciência, recebem hoje, a MEDALHA ACADÊMICO DA ALB-MARIANA, pelos relevantes serviços prestados à cultura. É nímio e indiscutível o trabalho e a contribuição às causas de um PAIS MELHOR.

Se os Imortais e os gênios citados foram e são exemplos para o Mundo, VÂNIA DINIZ é exemplo de Mulher E ANTONIO PAULO FILOMENO é exemplo de Homem!

A vida em sociedade fica mais fácil se entendermos que dependemos uns dos outros para viver melhor. A união de um grupo heterogêneo em sua produção intelectual/cultural/literária/pictórica, a força do conjunto, é crucial para a construção da história cultural de um país.


Vânia Diniz discursa

Acadêmico Leon Frejda recebe o livro Flora

Lançamento do livro Flora; amor e demência

Andreia Donadon Leal autografa seu livro Flora


 

Revista da ALB-Mariana


Clique aqui e boa leitura.