Logo ALACIB

ALB-Mariana
Março/2009 a Maio/2012

A ACADEMIA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS BRASIL, também designada (o) pela sigla (ALACIB), fundada (o) em 28 de dezembro de 2.008 e registrada no dia 17 de abril de 2009, vinculada à Academia de Letras do Brasil, com o nome de Academia de Letras do Brasil de Mariana, é uma associação, sem fins econômicos, que terá duração por tempo indeterminado, sede no Município de Mariana, Estado de Minas Gerais, na Rua Dom Frei José da Santíssima Trindade, 22, Bairro São José, e foro em Mariana. A cerimônia Solene de instalação da ALB-Mariana se deu em 30 de maio de 2009, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, com a presença do Presidente da ALB, Dr. Mário Carabajal. Em 18 de dezembro de 2010, a ALB-Mariana foi desvinculada oficialmente da Academia de Letras do Brasil, para trilhar sua senda autônoma. Em 06 de abril de 2012, a diretoria da ALB-Mariana aprovou, para consolidar a autonomia da Academia e ampliar a abrangência de suas atividades para a áreas das artes e das ciências, a mudança de nome da Academia para: Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil - ALACIB, e seu Estatuto.

Primiera Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos

 

Cerimônia de Instalação da Academia de Letras do Brasil - Mariana

A Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG, realizou em 30 de maio de 2009, às 19:30, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana-MG, a solenidade de posse dos Membros Efetivos Fundadores e outorga da Medalha de Mérito Cultural aos destaques do ano de 2009.

Posse dos Membros Fundadores

Cadeira n° 01, patrono: Presidente santabarbarense Affonso Penna.
Acadêmica: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
.
Artista visual, poeta e contista, Licenciada em Letras pela UFOP e Pós-graduada em Artes Visuais Cultura & Criação. Publicou os livros: Haicais “Nas Sendas de Bashô” – Quase!, “Cenário Noturno” em 2007. No prelo livro de Contos: “Flora: amor e demência”. Participou de exposições coletivas internacionais representando o estado de Minas Gerais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia.

Cadeira n° 02, patrono: escritor e artista plástico Camilo Leal,
Acadêmico: Dr. José Benedito Donadon-Leal.

Nascido em São João do Caiuá, Paraná. Poeta, ensaísta, crítico literário e de artes plásticas, é produtor cultural e curador. Membro da Academia Marianense de Letras. Doutor em Semiótica pela USP, Pós-Doutor em Análise do Discurso pela UFMG, Professor de Lingüística, Semiótica e de Comunicação Social da Universidade Federal de Ouro Preto. Publicou os livros: Dô – Caminho - Livro de hai-kais.em 1992, Marília - sonetos desmedidos em 1996, Jardim & Avenida. Livro de hai-kais em 1997, Gênese da poesia e da vida, em 1997- Sáfaro em 1999, Aldravismo – A literatura do Sujeito em 2002, Leituras, Ciência e Arte na Linguagem – 2002 – Organizador, Nas Sendas de Bashô - 2005: Senda V: Brejinho, Reflexões – A lingüística na Sala de Aula, ano: 2007, Vereda dos Seixos (haicais).

Cadeira n° 03, patrono: escritor aldravista Lázaro Francisco da Silva
Acadêmico: J.S. Ferreira.

Nascido em São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais. Poeta e escritor, formado em Letras. Recebeu várias premiações em Concursos estaduais, nacionais e internacionais de Literatura. Detentor da “Medalha E. D’Almeida Vitor” – Revista Brasília-DF. Autor dos livros de poesia “Lixos & Caprichos”, em 1991, e “Bateia Lírica” – Gráfica Ouro Preto-MG, em 1996 e JENIPAPO (Livro de poesias infanto-juvenil da série Giro-Lê – Projeto CLESI), 2005. Participação no Livro “Aldravismo – A Literatura do Sujeito”

Cadeira n° 04, patrono: escritor Antônio Brant Ribeiro
Acadêmico: Gabriel Bicalho.

Nascido em Santa Cruz do Escalvado, MG. Presidente da Associação Aldrava Letras e Artes. Membro da Academia Marianense de Letras e da Academia Barbacenense de Letras. Em 1974 lançou seu primeiro livro individual de poesia “Criânsia”. Premiado no Concurso nacional de poesia - Literatura para Todos – MEC / 2006, com o livro de poesia aldravista “Caravela – redescobrimentos”. Autor também de Euge, poeta! (1984), Poemas in: Aldravismo -a literatura do sujeito (2002) apesar das nuvens (2004) e enquanto sol - senda 02 de nas sendas de Bashô (2005) e livro de poesia: Beiral antigo (setembro / 2007).

Cadeira n° 05, patrono: Alphonsus de Guimaraens
Acadêmica: Hebe Maria Rôla Santos.

Vice-Presidente da Academia Marianense de Letras, Licenciada em Língua Portuguesa, Língua Francesa e Especialista em Leitura e Produção de Textos. Professora Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Desenvolve Projetos de Extensão na UFOP: Contadores de causos e histórias; Toques e Repiques; Vivência e Processos Mnemônicos na terceira idade; Projeto Língua portuguesa através da música e da Contação de Histórias nas escolas estaduais e municipais da Região dos Inconfidentes – Minas Gerais. Autora do livro o Bem-te-Sino. Co-autora da obra Aldravismo. Co-autora da obra O Dia de Minas; Co- autora da obra Mãos de Mariana e Publicações mensais no Jornal Aldrava Letras e Artes. No prelo: Cadê o Gato.

Cadeira n° 06, patrono: Dom Silvério
Acadêmico: Anício Chaves.

Estudou no Externato Marianense dirigido por Cônego Braga onde teve o primeiro contacto com o Latim e Francês. Cursou 2 (dois) anos de Filosofia nos Estados Unidos.Voltou ao Brasil em 1967 e iniciou o curso de Teologia no Monteiro S. Bento, curso que não foi concluído por interrupção da carreira eclesiástica. É autor do livro “Por detrás da Face”.

Cadeira n° 7, patrono: artista Amílcar de Castro
Acadêmica: Cacá Drummond.

Artista plástica e poeta, estudou arquitetura nas Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix, onde se formou. Fez pós graduação em Gestão de Patrimônio Histórico com ênfase em Turismo pelo CEPEMG– Newtom Paiva – Colégio Providência, pós graduação em Jornalismo. Publicou livros, dentre eles o de poesias denominado “Sem Reservas” – 2003 – Edição Independente – lançado na Semana de Letras da UFOP. Lançará mais dois livros de sua autoria, provavelmente em maio de 2009, sendo um a retrospectiva de seu trabalho e o outro mais uma coletânea de poesias.

Cadeira n° 08, patrona: Beatriz Brandão.
Acadêmica: Cláudia Gomes Pereira.

Natural do Rio de Janeiro e residente na cidade de Ouro Preto – Minas Gerais .Doutoranda e Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG, especialista em História Social da Linguagem e graduada em Letras pela UFOP. Leciona há 10 anos nos níveis superior, médio e fundamental. Tem os seguintes livros publicados: Beatriz Página 2 de 10 1/6/2009 Brandão: Mulher e escritora no Brasil do século XIX. 1ª.ed. São Paulo, 2005 e é co-autora de Mulheres em Letras: antologia de escritoras mineiras. Florianópolis, SC: Editora Mulheres, 2008, e A fragilidade das verdades. In: José Luiz Foureaux de Souza Júnior. (Org.). Exercícios de leitura. 1ª ed. São Paulo.

Cadeira n° 09, patrono: José Batista Mendonça
Acadêmica: Marília Siqueira Lacerda.

Poeta, Coordenadora do Clube dos Escritores de IpatingaDiretora Regional da RD-InBrasCI-MG – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, em Ipatinga e Colar Metropolitano do Vale do Aço e Membro Efetivo da Academia de Letras de Ipatinga. Publicou os livros:Utopia – poemas- 2006, Outonos – poemas / 2003; (Vol. I da Coleção ...Entre Outonos e Primaveras, – Entre Estações – poemas / 2003;Primaveras – poemas / 2003;Belas Bailarinas – Infantil – bilíngue – Outubro/2008.

Cadeira n° 10, patrona: Orides Fontela.
Acadêmica: Marilene Vieira Monteiro de Castro.

Poeta, cronista, Natural de Gov.Valadares/MG e residente na cidade de Ipatinga. É Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga/MG e Graduada em Direito pela FADIVALE (Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce- 1995. Pósgraduada em Literatura Brasileira (PREPES) UCMG e em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-CADES) Membro fundador da Academia de Letras de Ipatinga; É autora de ”Mariana Catibiribana”, livro integrante do Projeto Giro-Lê. Tem no prelo o livro de poesias, “Desvario”, um livro de Crônicas e dois livros infantis para serem lançados em breve.

Cadeira n° 11, patrono: Laís Corrêa de Araújo.
Acadêmica: Clevane Pessoa de Araújo Lopes.

Escritora de prosa e verso, psicóloga, artista plástica – ilustradora, palestrante, divulgadora cultural, revisora e uma série de outros comprometimentos ligados à arte em geral, incluindo oficinas literárias e também de psicologia.É autora dos livros:Poesia: Sombras Feitas de Luz (editora Plurarts); Asas de Água (Editora Plurarts); A Indiazinha e o Natal (Ed.Haruko);Partes de Mim ( RGD Ed.) Prosa: Mulheres de sal, Água e Afins – de Contos, em editora do Rio de Janeiro (Urbana) e Libergráfica Editora em Belo Horizonte.

Cadeira n° 12, patrono: Francisco Sodero.
Acadêmica: Angela Togeiro.

Natural de Volta Redonda/RJ, radicada em Minas Gerais desde jovem. Angela Togeiro é escritora, artista plástica, formada em Administração de Empresas, pela FACE/FUMEC – Belo Horizonte/MG, com os cursos de Pós- Graduação em Política Econômica e Finanças das Empresas e Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos, ambos pela FACE/FUMEC – Belo Horizonte/MG. É membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Academia Feminina Mineira de Letras, Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette - Conselheiro Lafaiete/MG. Publicou os livros: Contato Urbano – poesia, Pudim de claras com baba-de-moça – novela, Cavalo Alado – contos, Trem mineiro – poemas para a garotada, Na luz dos teus olhos – poesia, O Compositor – romance, Sou mulheres – poesia, O Dente de leite apresenta: o molar fugiu do sonho da menina – teatro infantil.

Outorga de Título de Mérito Cultural
Destaque 2009 - InBrasCI - MG

Na segunda parte da Cerimônia de Instalação da Academia de Letras do Brasil - Mariana, o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais outorgou a entidades e personalidades que se destacaram na promoção cultural em 2009, a Medalha de Mérito Cultural. Os agraciados foram:
Affonso Augusto Moreira Penna, bisneto do ex-presidente Affonso Penna.


Affonso Augusto Moreira Penna

Dr. Mário Carabajal - Presidente da Academia de Letras do Brasil,


Dr. Mário Carabajal

Rádio Transamérica, 92,5 – FM – Santa Bárbara.


Sr. Juvenal - Diretor da Rádio Transamérica de Santa Bárbara

Jornal Ponto Final – Mariana,


Rômulo Passos - Diretor do Jornal Ponto Final

Sílvia Motta - Presidente do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa,


Escritora Sílvia Motta


Aníbal Albuquerque – Presidente da Academia Varginense de Letras


Escritor Aníbal Albuquerque

Posse de Membros efetivos

Tomaram posse como Membros Efetivos do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais:
Tomaram posse como Membros Efetivos o promotor cultural Sebastião Fonseca e Silva, da cidade de Santa Bárbara, MG e da profesora e promotora cultural Míriam Stella Blonski, da cidade de São Gonçalo do rio Abaixo.


Membros do InBrasCI - MG - Sebastião Fonseca e Silva Míriam Stella Blonski


Grande público presente


Grande público presente


Grande público presente


Sebastião Fonseca e Silva - Mestre de Cerimônia