A ALB-Mariana é uma Associação Literária sem fins lucrativos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento.

Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos

Cerimônia de encerramento do ano acadêmico de 2011


Nivaldo Resende, J. B. Donadon-Leal, J S Ferreira, Afonso Guerra-Baião, Adalgimar Gomes Gonçalves,
Gilberto Madeira Peixoto, Adilson Garcia, Luiz Poeta, Marzo Sette Torres, Angela Togeiro, Cecy Barbosa Campos,
Míriam Stella Blonski, Magna campos, Rosimeire da Fonseca, Andreia Donadon Leal, Messody Ramiro Benoliel,
Marilza Albuquerque de Castro e Maria Goretti de Freitas Oliveira

No dia 10 de dezembro de 2011, no auditório do ICHS-UFOP, a Academiade Letras do Brasil de Mariana fez sua reunião solene de encerramento das atividades de 2011. O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais e a Academia Marianense Infanto-juvenil de Letras, Ciências e Artes participaram da reunião. Tomou posse como Membro Honorário o acadêmico Gilberto Madeira Peixoto. A ALB - Mariana outorgou Medalha e Diploma de Mérito Cultural a Adilson Garcia e Rosimeire da Fonseca.
A reunião foi aberta com apresentação musical de Adilson Garcia (piano) e o tenor Marzo Sette Torres (voz)
. Os acadêmicos Marzo Sette Torres e Adalgimar Gomes Gonçalves receberam Diploma e Medalha de Mérito da Maçonaria do Rio de Janeiro, uma vez que não puderam comparecer à solenidade conjunta com a Academia Maçônica do Rio de Janeiro em setembro de 2011.
O ano acadêmico de 2011 foi encerrado com o grande lançamento do livro Lumens. Os autores presentes receberam Diploma e Medalha de Mérito Lumens, pela brilhante contribuição à literatura.
Atrações musicais: Messdy Benoliel e Luiz Poeta.


Mesa de trabalhos
Nivaldo Resende, Gilberto Madeira, J S Ferreira
Andreia Donadon leal, Rosimeire da Fonseca e Adilson Garcia

Posse de Acadêmico Honorário


Gilberto Madeira é conduzido por Magna campos

Assinatura da Ata de Posse

Diploma de Acadêmico Honorário

Discurso de Louvação à ALB-Mariana

Gilberto Madeira Peixoto, médico pela UFMG 1964; Ex-Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho; Ex-Presidente do Instituto Mineiro de História da Medicina; Vice Presidente da Cruz Vermelha Brasileira, regional de MG (2010-2013); Conselheiro do Fundo Cristão da Criança (Child Fund International); Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; Presidente da Arcádia de Minas Gerais, (Academia de Ciências, Letras e Artes de MG, 2011-2014); Ex Presidente da Academia Mineira de Medicina (2009-2011); Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Ciclo do Ouro MG; Membro do Conselho Científico da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de MG (FEDERASANTAS); Membro da Academia Nacional de Medicina do Trabalho; Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES); Membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES); SÓCIO HONORÍFICO DA ANELCA (ACADEMIA NEVENSE DE LETRAS CIÊNCIAS E ARTES); Membro correspondente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette; Membro correspondente de la Academia Paraguaya de la Historia.
135 PALESTRAS - Conferências - mesas redondas – painéis;
169 PARTICIPAÇÕES EM CONGRESSOS;
45 CURSOS frequentados: relacionados à Medicina do Trabalho;
24 CURSOS frequentados: relacionado a outras atividades médicas;
7 VISITAS (curtos estágios) a centros especializados no exterior;
20 TRABALHOS CIENTÍFICOS publicados;
26 TRABALHOS LITERÁRIOS OU HISTÓRIA DA MEDICINA, publicados;
3 PRÊMIOS;
6 APROVAÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS (Médico);
18 REPRESENTAÇÕES (Entidades médicas);
89 HOMENAGENS E CONDECORAÇÕES (Placas, Medalhas, Comendas);
(CITO: Medalha Santos Dumont, grau prata, e ouro; Medalha da inconfidência, bronze, prata e ouro; Medalha JK, ouro; Liberdade e Cidadania, entre as demais...);
PARTICIPAÇÃO EM 34 COMISSÕES OFICIAIS;
15 CURSOS DE CULTURA GERAL;
VÁRIAS INICIATIVAS SOCIAIS;
ATIVIDADES MÉDICO-ESPORTIVAS EDUCACIONAIS;
26 DISCURSOS OFICIAIS PROFERIDOS;
ATIVIDADES EXTRA -ROFISSIONAIS na medicina e sociais:
• Conselheiro da Fundação da Casa de Cultura de Sabará (1977/88 e 2002/2004);
• Membro do Conselho Municipal de Saúde de Sabará, 1990;
• Membro do Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Sabará, 1991/92;
• Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, COMDEMA, Sabará, 1992;
• Membro da Associação dos Amigos do Museu do Ouro (Sabará): Conselho Administrativo;
ATIVIDADES POLÍTICAS: ex Vereador (Sabará: 1988/92 e 1993/95); Autor da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara Municipal de Sabará

Outorga de Diplomas e Medalhas de Mérito


J.B Donadon-Leal, Adalgimar Gonçalves e Hebe Rôla entregam Diploma e Medalha de Mérito ALB-Mariana a Rosimeire da Fonseca

Marzo Sette Torres entrega Diploma e Medalha
de Mérito ALB-Mariana a Adilson Garcia

Goretti de Freitas entrega Diploma de Mérito GOB - Rio de Janeiro a Adalgimar Gomes Gonçalves

Angela Togeiro entrega Diploma de Mérito GOB - Rio de Janeiro a
Marzo Sette Torres

Rosimeire da Fonseca, marianense, secretária executiva do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Houve um tempo em que neste espaço habitou um jardim, descrito por Saint Hilaire como um dos mais belos de Minas Gerais. Em sua frente o palácio dos Bispos, ao fundo o Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte. Houve um tempo posterior em que este espaço passou a abrigar a Universidade Federal de Ouro Preto. No primeiro tempo, bispos, padres, seminaristas; no segundo tempo, professores, alunos e funcionários. Foi nesse segundo tempo, na implantação da UFOP que um grupo de pioneiros aqui se abrigou para construir essa universidade. Nesse grupo estavam a nossa confreira Hebe Rôla e a Rosimeire da Fonseca. A idade da UFOP em Mariana, 32 anos, é o tempo de dedicação de seus pioneiros, bravos construtores desta casa em que “alegremente se aprende e se ensina”. Com Rosimeire da Fonseca aprendemos todos o que é perseverança, o que é dedicação, o que é entregar-se para que todos possam ser felizes. Da mesma forma que à beira mar há o farol que indica a direção do cais, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP há a Meire, nome a que carinhosamente nos apegamos e o indicamos como referência de boas-vindas ao ICHS. Todos, sem exceção, fomos recepcionados pela Meire, desde nossa consulta telefônica para inscrição em concurso até nossas entradas diárias nesta casa.
A Academia de letras do Brasil de Mariana, por ocasião de sua implantação, consultou a Meire sobre a possibilidade de fazermos deste auditório nosso ponto de encontro. Meire não só nos atendeu, mas também ficou feliz por ver esta casa também abrigando os encontros de uma Academia de Letras, berço que foi (e que é) de tantos escritores destacados ao longo de nossa história. Para que algum espetáculo possa ser encenado, muitos atores ocultos trabalham muito, mas não serão vistos no palco.
É justamente pela dedicação de Rosimeire da Fonseca, atriz dos bastidores desta casa, que esta Academia outorga o Diploma e a Medalha de Mérito Cultural da Academia de Letras do Brasil de Mariana, pelos relevantes serviços prestados à educação e à cultura deste país ao longo dos seus 32 anos de dedicação ao ICHS/UFOP.

Adilson Garcia de Jesus é maestro titular da Orquestra de Câmara de Belo Horizonte. Formado em regência, harmonia e instrumentação pela Escola de Música da UFMG, com especialização em Estética Regencial e Música de Câmara pelo Conservatório da UFRJ; especialização em formação de orquestras e coros. Cursos de instrumentação e harmonia clássica, piano e órgão eletrônico, flauta transversal e doce pela Fundação Mineira de Artes. Prêmio Villa Lobos de arranjos pelo Conservatório Musical Pró-Música do Rio de Janeiro e Membro da Academia Brasileira de Música.
Para Roberto Tibiriçá - maestro titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Adilson Garcia é exemplo de êxito alcançado na preparação, condução e regência da Orquestra de Câmara de Belo Horizonte, atuando com as mais conceituadas mostras de produções fonográficas, no que se refere à pesquisa, ao resgate, à preservação e à divulgação da música erudita, na condição de brilhante maestro.

Lançamento de Lumens

Academia mrianense Infanto-Juvenil de Letras fez apresentação
encenada de Lumens

Lumens - primeiro livro publicado pela Academia de Letras do Brasil - Mariana, com participação de 38 escritores participantes de Academias de Letras, traz contos, crônicas e poemas. Organizado e apresentado por Andreia Donadon Leal, com projeto gráfico e diagramação de Gabriel Bicalho, capa de Deia Leal. ISBN: 978-85-89269-49-0, 2011, 208 páginas.

Autores: Adalgimar Gomes Gonçalves, Afonso Guerra-Baião, Amélia Luz, Andreia Donadon Leal, Angela Togeiro, Aníbal Albuquerque, Anício Chaves, Beatriz Dutra, Carlos Lúcio Gontijo, Cecy Barbosa Campos, Célia Lamounier de Araújo, Cláudia Gomes Dias Costa Pereira, Clevane Pessoa, Débora Novaes, Elvandro Burity, Gabriel Bicalho, Goretti de Freitas, Ilda Maria Costa Brasil, Izabel Eri Camargo, J.B. Donadon-Leal, José Luiz Foureaux de Souza Júnior, J.S. Ferreira, Juçara Valverde, Jucá Santos, Luiz Gondim, Luiz Poeta, Magna Campos, Marcia Barroca, Marilia Siqueira Lacerda, Marilza Albuquerque de Castro, Marly Moysés Silva Araújo, Marzo Sette Torres, Messody Ramiro Benoliel, Míriam Stella Blonski, Nena de Castro, Newton Vieira, Nivaldo Resende.


Marly Moysés Silva Araújo

Adalgimar Gomes Gonçalves

Cecy Barbosa Campos

Angela Togeiro

Carlos Lúcio Gontijo representado por Wilsom Miranda

Maria Goretti de Freitas

Marilza Albuquerque de Castro

Marzo Sette Torres

Míriam Stella Blonski

Nivaldo Resende

Messody Ramiro Benoliel

Magna Campos

Apresentações artísticas


Marzo Sette Torres e Adilson Garcia

Academia Marianense Infanto-Juvenil de Letras

Messody Benoliel e Adilson Garcia

Luiz Poeta

 

Mensagem da presidente

Final de ano

Final de ano é correria e estresse à flor da pele. Dezembro traz consigo o resumo e o balanço do que concluímos ou não, no transcurso do ano. Para estudantes que não conseguiram alcançar notas mínimas para aprovação, a maratona é correr atrás do prejuízo em parcos dias. É necessário heroísmo, para não dizer, milagre. Aprender pode ser ação intransitiva e sem “remendos”, colocada no cenário da educação contemporânea, para priorizar altos índices de aprovação. “Quem não rezou durante toda vida, pouco ou nada adianta rezar na hora da morte”. Este velho dito popular é aplicável à educação nacional, infelizmente. Mas este não é o assunto principal desta cerimônia. Ele vem como pano de fundo para reflexões e, quem sabe, ações eficazes que priorizem o aprendizado eficiente (e não deficiente), seja em quaisquer áreas de conhecimento, de concentração, de pesquisa e em todos os níveis de escolaridade.
A correria continua pelas ruas. Muitos transeuntes à procura de presentes, de liquidações, de móveis e imóveis novos, de empregos temporários, de oportunidades, e quem sabe, novos amores... Tudo é possível nessa época impregnada de romantismo, de boas ações e intenções, mas de um irrealismo contagioso e histórico. Árvores são montadas nos jardins e nas salas de estar de casas e praças; luzes enfeitam e iluminam o cenário urbano, com objetivo de tocar a sensibilidade e inserir o espírito natalino nos seres humanos. Final de ano é necessário para avaliar e planejar desejos, vontades, sonhos e projetos. Pais almejam que seus filhos passem no vestibular ou de uma série para outra; algumas famílias trocam de automóveis, de casas; outras viajam; os mais abastados fazem um tour pelo mundo estrangeiro.
As festas de final de ano reúnem famílias (deveriam também unir) para celebrar o Natal, despedir do ano que se finda e dar boas-vindas ao que se desponta. Desejos e sonhos não concretizados continuam fazendo parte da lista de pedidos, mas uns são deletados e outros inseridos. O ritual também é o mesmo: alguns mudam de planos, outros não. Crentes vão à missa do galo ou em outras celebrações para agradecer e pedir aos santos, orixás, curandeiros, pais de santos, bênçãos.
Que o ano que se desponta na virada dos ponteiros do relógio, no show pirotécnico dos fogos de artifício, no olhar esperançoso de uma criança, no abraço amigo, também seja capaz de unir energias positivas a todos os recônditos do mundo; para uma caminhada melhor, obviamente, pois continuo tendo a impressão de que nossos desejos e necessidades coletivas (educação de qualidade, atendimento eficiente nos hospitais do SUS e postos de saúde; boas políticas públicas para todas as áreas; segurança, moradia e salário digno para uma vida salutar de todos) continuam ainda sendo sonhos nas mentes calejadas sempre à espera de que as coisas comecem a melhorar, em cada ano que se finda e no que se desponta.

Registro de presenças

Membros da ALB-Mariana presentes:
Cadeira Nº 01 – Andreia Aparecida S. Donadon Leal - Patrono: Affonso Augusto Moreira Penna
Cadeira N° 02 - José Benedito Donadon-Leal - Patrono: Camilo Francisco Leal
Cadeira n° 03 - José Sebastião Ferreira - Patrono: Lázaro Francisco da Silva
Cadeira n° 05 – Hebe Maria Rôla Santos - Patrono: Alphonsus de Guimaraens
Cadeira n° 12 – Angela Togeiro - Patrono: Francisco Sodero
Cadeira n° 13 – Adalgimar Gomes Gonçalves - Patrono: Antônio Frederico de Castro Alves
Cadeira n° 17 – Nivaldo Resende - Patrono: Ignácio Pitter – Pedro Inácio de Oliveira
Cadeira n° 18 – Magna das Graças Campos - Patrona: Cora Coralina
Cadeira n° 19 – Maria Goretti de Freitas Oliveira - Patrona: Henriqueta Lisboa
Cadeira nº 21 - Marzo Sette Torres - Patrono: Zoroastro Torres
Cadeira nº 22 - Cecy Barbosa Campos - Patrona: Rachel de Queiroz

Faltas justificadas de Anício Chaves, Carlos Lúcio Gontijo, Gabriel Bicalho, Marielne de Castro e Marília Siqueira

Autoridades presentes e suas representações:

Águeda dos Anjos - Presidente da Academia Marianense Infanto-juvenil de Letras, Ciências e Artes
Marilza Albuquerque de Castro - Presidente do Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais
Messody Ramiro Benoliel - Presidente da Academia Brasileira de Trovas
Luiz Poeta - Vice-Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes
Gilberto Madeira Peixoto - Presidente da Arcádia de Minas Gerais - Belo Horizonte
Nilze Monteiro - Chanceler da Associação Fluminense de Belas Artes
Marly Moysés Silva Araújo - Academia Marianense de Letras
Wilson Miranda - Presidente da Associação Mineira de Imprensa
Míriam S. Blonski - InBrasCI e Diretora do Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo

45 pessoas assinaram livro de presença.

Conheça a Revista da ALB - Mariana

A Revista da Academia de Letras do Brasil - Mariana tem sua publicação inaugural de 08 páginas com a apresentação de textos de seus membros efetivos.


Clique aqui e boa leitura.