Logo ALACIB

ALB-Mariana
Março/2009 a Maio/2012

A ACADEMIA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS BRASIL, também designada (o) pela sigla (ALACIB), fundada (o) em 28 de dezembro de 2.008 e registrada no dia 17 de abril de 2009, vinculada à Academia de Letras do Brasil, com o nome de Academia de Letras do Brasil de Mariana, é uma associação, sem fins econômicos, que terá duração por tempo indeterminado, sede no Município de Mariana, Estado de Minas Gerais, na Rua Dom Frei José da Santíssima Trindade, 22, Bairro São José, e foro em Mariana. A cerimônia Solene de instalação da ALB-Mariana se deu em 30 de maio de 2009, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, com a presença do Presidente da ALB, Dr. Mário Carabajal. Em 18 de dezembro de 2010, a ALB-Mariana foi desvinculada oficialmente da Academia de Letras do Brasil, para trilhar sua senda autônoma. Em 06 de abril de 2012, a diretoria da ALB-Mariana aprovou, para consolidar a autonomia da Academia e ampliar a abrangência de suas atividades para a áreas das artes e das ciências, a mudança de nome da Academia para: Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil - ALACIB, e seu Estatuto.

Primiera Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos

Cerimônia de Posse de Membros Efetivos

A Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG, realizou no dia 27 de fevereiro de 2010, às 16h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana-MG, a solenidade de posse de novos Membros Efetivos. A ALB-Mariana ainda outorgou o Título de Doutor Honoris Causa – Ph.I, da Universidade Livre da Sede Nacional da Academia de Letras do Brasil, às Acadêmicas Hebe Maria Rôla Santos e Angela Togeiro, pela produção intelectual e cultural de repercussões nacionais e internacionais. Na solenidade, a Academia de Letras do Brasil-Mariana outorgou o título de Mérito Acadêmico ao Jornal Aldrava Cultural, pelos 10 anos de produção e de divulgação de Literatura e Cultura para Todos. Além disso, a ALB-Mariana, a Embaixada Universal da Paz (Genebra) e o Projeto Vencedor do VivaLeitura – 2009, Poesia Viva: a poesia bate à sua porta laureou a Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana com a Medalha da ALB-Mariana e o Diploma de Agente da Leitura e da Paz.
A solenidade foi abrilhantada com a apresentação musical dos Gaveteiros em Seresta, apresentação cultural e musical da Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana: “Entre Nessa Dança”, coordenação de Hebe Maria Rôla Santos.

Cadeira n°13, patrono: Antônio Frederico de Castro Alves.
Acadêmico: Adalgimar Gomes Gonçalves.

Poeta e professor, nasceu em Bocaiúva, Minas Gerais, em 19 de janeiro de 1974. Concluiu, na sua cidade, o curso de Magistério na Escola Estadual Professor Gastão Valle. Graduado em Letras e Especialista em Linguística e Literatura Comparada pela UFV; Mestre em Teoria da Literatura pela UFMG. Ocupa o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais – UFOP; Ex-Diretor da E.E. Benjamim Guimarães, em Passagem de Mariana e Professor de Literatura Brasileira e de Língua Portuguesa. Autor de Uma Noite de Recordações; Sonhos e Outras Poesias; O Refúgio da Liberdade e Mar de Minas.

Cadeira n° 15, patrono: Bueno de Rivera.
Acadêmico: Carlos Lúcio Gontijo.

Formou-se em jornalismo no UNI-BH. É membro da Academia Interamericana de Literatura e Jurisprudência, detentor do Troféu Magnum de Cultura (em comemoração aos 100 anos de Belo Horizonte), membro da Academia Santantoniense de Letras (ACADSAL), ex-presidente da Associação Mineira de Imprensa (AMI). Trabalhou nos jornais Diário de Minas, Jornal de Minas, Tribuna de Mariana, Proeste, Hoje em Dia e, também, no Diário da Tarde, onde foi revisor, supervisor de revisão, articulista e Editor de Opinião. Livros Publicados: Ventre do Mundo; Leite e Lua; Cio de Vento; Aroma de Mãe; Pelas Partes Femininas; O Contador de Formigas (1ª e 2ª edições); O Ser Poetizado; O Menino dos Olhos Maduros; Virgem Santa sem Cabeça; Cabine 33; Lógica das Borboletas; Jardim de Corpos e a obra infantil Duducha e o CD de Mortadela.

Cadeira n° 16, patrono: Monteiro Lobato.
Acadêmica: Francirene Gripp de Oliveira.

Poeta e professora, nasceu em Governador Valadares , MG, e sua infância foi marcada pela literatura. Desde este encantamento, de palavra em palavra, a poesia tornou-se uma constante. Assim, ser um profissional das Letras parece-lhe, hoje, natural. Reside em Belo Horizonte desde 1989, onde cursou o mestrado em Teoria Literária (UFMG). Atualmente leciona Língua Portuguesa e Produção de Textos na PUC Minas. Publicou os livros: “Eu que me destilo” (1994) e “Vinte Lições” (Dimensão, 1998). Como resultado de premiações, teve publicações nas coletâneas: “A arte do professor e Palavra de Mestre”, (SINPRO/MG), nas edições de 1996/1997/1999, e tornou-se letrista das composições musicais de Basti de Matos: CD “Luanaluz”.

Cadeira n° 17, patrono: Ignácio Pitter- Pedro Inácio de Oliveira.
Acadêmico: Nivaldo Resende.

Jornalista, poeta e Presidente da Academia de Letras de Ipatinga, nascido em 02 de Junho de 1953 no distrito de Almeidas, município de Jaboticatubas (MG), e registrado no então distrito sanjoanense de Santa Rita do Rio Abaixo, hoje município de Ritápolis (MG). Trabalhou em emissoras de rádio e em jornais em São João Del Rei, Vitória, Belo Horizonte e Ipatinga. Durante muitos anos exerceu a atividade de assessor de imprensa em entidades classistas, sindicais e prefeituras. Atualmente, é editor assistente do jornal Diário do Aço, em Ipatinga, Região Metropolitana do Vale do Aço, onde publica uma crônica todas as quartas-feiras. Tem dois livros de contos publicados – Papo de Peão e A Morte Oval – e um livro de poesias – Aquilo que não se diz... – em fase de edição, e participação em três antologias literárias.

Cadeira n° 18, patrona: Cora Coralina.
Acadêmica: Magna das Graças Campos.

Poeta e professora universitária, nasceu no dia 29 de outubro de 1978, na cidade de Ouro Preto – Minas Gerais. Formada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (1999-2003). Especialista em Língua Portuguesa – PUC-MINAS (2004-2005). Mestre Discurso e Representação – A Leitura numa Perspectiva Cultural – Repensando o sujeito Leitor pela Universidade Federal de São João Del Rey (2006-2009). Participou de diversos congressos e simpósios da área de Letras em Minas Gerais e em São Paulo. Magna é autora dos livros: Beto Muleta não, Beto Joia (Literatura Infantil) e Entre a Noite e o Dia (Livro de Poesias).

Cadeira n° 19, patrona: Henriqueta Lisboa.
Acadêmica: Maria Goretti de Freitas Oliveira.

Contista e HaicaístaPedagoga, formada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE – MG. Mineira de Inhapim, viveu alguns anos em Tarumirim-MG e, posteriormente, passou a residir em Ipatinga.Trabalhou na cidade vários anos na área da educação alfabetizando olhares, ouvidos, gargantas, jeitos, sentimentos, emoções, leituras... Tudo que fosse necessário para formação de leitores adultos e infantis. É autora do livro de contos “Contos Interioranos” lançado em 2008 e Num Instante, Um Haicai- Editora Aldrava Letras e Artes – realização: CLESI – 2009.

Cadeira n° 20, patrono: Dom Oscar de Oliveira.
Acadêmico: Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues.

Teólogo e professor, nasceu na cidade mineira de São João Del Rei. Licenciado em História, em Letras, em Filosofia, em Teologia e em Pedagogia. Fez o curso Intensivo de Aperfeiçoamento no Magistério de Língua Portuguesa; curso de extensão em Língua Portuguesa pela UFMG; curso de Extensão Universitária/Psicologia Experimental e Personalidade/Faculdade Dom Bosco; Curso de Estudos e Problemas Brasileiros – UFMG (FAFIM). Há 20 anos é Diretor do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (desde 1989). Exerceu os cursos de Grego/Latim/Língua Portuguesa e Etimologia no Instituto de Ciências Humanas e Sociais – UFOP por 19 anos. Lecionou Grego/Latim/Língua Portuguesa no Seminário Nossa Senhora Assunção - Mariana por 38 anos. Foi Diretor do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese por 23 anos. Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e Membro da Academia Sãojoanense de Letras (São João Del Rei). Trabalhos publicados: “O Copiador de D. Frei Manoel da Cruz (2008); As visitas Pastorais no séc. XVIII no Bispado de Mariana (1998); Segunda Coletânea das Visitas Pastorais (2000); Relatórios Decenais dos Bispos de Mariana (2005); Os Dois Relatórios Decenais de Dom Viçoso (2006); Etimologia, Ciência Esquecida (1989); Hylemorfismo Aristotélico, repensado por Sto. Tomás; O Semeador (artigo na Revista Rua Direita/1976); Annus Qui – Leitura e Tradução Portuguesa da Encíclica de Bento XIV, de 1749.

 

A solenidade contou com a presença da Presidente da União Brasileira de Trovadores – seção Belo Horizonte; do Presidente da Associação Mineira de Imprensa; do Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP; Representação da Academia Betinense de Letras; Representação da AFEMIL e da AMULMIG; da Diretora da Casa Museu Alphonsus de Guimaraens e da TV Unibh Inconfidentes. Aos Membros que foram diplomados e empossados neste dia histórico da cultura mineira, nossas congratulações e agradecimentos pela honra de suas convivências, somando a nossa organização seus honrados nomes, estendendo o paradigma de nossas existências.

Autoridades presentes:
Acadêmica Maria Lúcia Godoy - Presidente da União Brasileira de Trovadores - Unidade Belo Horizonte
Acadêmica Zeny de Barros Lana - Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete
Acadêmica Vilma de Paula Lana - União Brasileira de trovadores - Belo Horizonte
Acadêmico Antônio Fonseca - Academia Betinense de Letras
Acadêmica Águeda Maria dos Anjos - Presidente da Academia Infanto-Juvenil
de Letras, Ciências e Artes de Mariana
Ana Cláudia Rôla Santos - Diretora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Jornalista Wilson Miranda - Presidente da Associação Mineira de Imprensa
Prof. Dr. Ivan Antônio de Almeida - Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP

Outorga do Título de Doutor Honoris Causa – Ph.I

A ALB-Mariana ainda outorgou o Título de Doutor Honoris Causa – Ph.I, da Universidade Livre da Sede Nacional da Academia de Letras do Brasil, às Acadêmicas Hebe Maria Rôla Santos e Angela Togeiro, pela produção intelectual e cultural de repercussões nacionais e internacionais.


Andreia Donadon Leal entrega diploma a Hebe Rôla


Andreia Donadon Leal entrega diploma a Angela Togeiro

Outorga do título de Mérito Acadêmico

A Academia de Letras do Brasil-Mariana outorgou o título de Mérito Acadêmico ao Jornal Aldrava Cultural, pelos 10 anos de produção e de divulgação de Literatura e Cultura para Todos.


Gabriel Bicalho, Presidente da Associação Aldrava Letras e Artes,
recebe diploma do Acadêmico Anício Chaves

Homenagem Especial

A ALB-Mariana, a Embaixada Universal da Paz (Genebra) e o Projeto Vencedor do VivaLeitura – 2009, Poesia Viva: a poesia bate à sua porta laureou a Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana com a Medalha da ALB-Mariana e o Diploma de Agente da Leitura e da Paz.


Ágeda dos Anjos, Presidente da Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências
e Artes de Mariana recebe Diploma


Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana
Apresentação do espetáculo Entre Nessa Dança

 

ALB - Mariana lança Revista

No encerramento da solenidade de posse dos novos Membros Efetivos da ALB-Mariana, houve o lançamento da revista da Academia de Letras do Brasil - Mariana. A publicação inaugural tem 08 páginas com a apresentação de todos os seus membros efetivos.


Clique aqui e boa leitura.