A ALB-Mariana é uma Associação Literária sem fins lucrativos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento.

Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos

Cerimônia de Posse de Membro Efetivo: Cecy Barbosa Campos

Cecy Barbosa Campos toma posse na ALB - Mariana
cadeira nº 22
Patrona; Rachel de Queiroz


Cecy Barbosa campos é conduzida pelo acadêmico
JS Ferreira

   A escritora Cecy Barbosa Campos tomou posse na Academia de Letras do Brasil - Mariana, no dia 18 de junho de 2011, às 16 horas, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. A cadeira ocupada pela nova acadêmica é a de número 22. A Patrona de sua cadeira é a escritora Rachel de Queiroz.
   Cecy Barbosa Campos é natural de Juiz de Fora (MG), Bacharel em Direito e Licenciada em Letras - Inglês, com especialização em teoria da literatura e Mestrado em Letras (UFJF). Já publicou os lvros: The Iceman Cometh: a carnavalização na tragédia (2000); O reverso do mito e outros ensaios (2002); Recortes de vida - contos e crônicas (2009) e Cenas-poemas (2010). Além disso, é membro de associações culturais, conselheira do Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora e membro da Academia Juizforana de Letras.
   A cadeira ocupada pela nova acadêmica é a de número 22, cuja patrona é Rachel de Queiroz. A acadêmica foi saudada pelo escritor e Secretário-Geral da ALB-Mariana, Gabriel Bicalho, e pelos Membros da Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana, sob coordenação da acadêmica Hebe Rôla.
   Na mesma solenidade, o ICHS foi homeneageado pela ALB-Mariana com a Placa de Mérito Acadêmico, e o Professor Doutor William Augusto Menezes recebeu a Medalha de Mérito Acadêmico da ALB-Mariana pelos relevantes serviços prestados à cultura.
   Estiveram presentes na solenidade membros da Academia JuizForana de Letras, da Academia de Letras de Ponte Nova, da Arcádia Minas, da Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais (FALEMG) e da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (AMULMIG)


Gabriel Bicalho Secretário da ALB-Mariana

Andreia Donadon Leal saúda os presentes

.


Visão panorâmica do público


Presença da Academia Infanto juvenil de Letras de Mariana


Gabriel Bicalho faz saudação a Cecy Barbosa Campos

Cecy Barbosa Campos faz conferência de apresentação
da patrona Rachel de Queiroz

Cecy Barbosa Campos faz juramento

Cecy Barbosa Campos assina ata de posse

Cecy Barbosa Campos recebe Diploma

Cecy Barbosa Campos recebe homenagem da Academia
Infanto-Juvenil de Letras de Mariana

Atração Musical


Apresentação musical
(tenor): Marzo Sette Torres
Piano: Adilson Gracia

Homenagens da ALB-Mariana


J. B. Donadon-Leal faz discurso de homenagem
da ALB-Mariana ao
Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP

Dr. William Augusto Menezes, diretor do ICHS
recebe a Placa ALB-Mariana 2011 ao ICHS

Dr. William Augusto Menezes recebe Medalha ALB-Mariana

Dr. William Augusto Menezes faz discurso de agradecimento

Placa de Mérito Cultural da ALB-Mariana ao ICHS/UFOP

   O Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, que tem gravada na entrada de um dos seus blocos de salas de aulas uma frase de Sêneca In hoc aliquid gaudeo discere et docere (eis a minha alegria aprender para ensinar), é hoje parte da paisagem de Mariana, pois faz bem o que sonhou o bispo Dom Frei Dom Manuel da Cruz, que em 20 de dezembro de 1750 instalou o Seminário Menor de Nossa Senhora da Boa Morte, neste local onde com alegria se aprende para ensinar, na expectativa de que Mariana se tornasse uma cidade escola. Em 1979, por iniciativa de Dom Orçar de Oliveira e do Reitor Antonio Fagundes de Souza, este terreno foi doado para a União, e o prédio do seminário menor foi cedido em comodato para a instalação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, consolidando o sonho de fazer de Mariana uma cidade escola.
Para além da nobre missão de aprender e ensinar, no seu sentido restrito, o ICHS aprende e ensina a conviver, enobrecendo o espírito da cidade de cultura, de arte.
   Como não homenagear o ICHS dos sonhos do Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, Heliana Brina Brandão, Solange Ribeiro de Oliveira, Luiz Tyller Pirolla, J. B. Donadon-Leal, Fábio Faversani, Luiz Carlos Villalta e do saudoso Ivan Antônio de Almeida, diretores que antecederam o ilustre William Menezes, em nome dos quais rendemos homenagens a todos os seus professores. Como não homenagear os funcionários, cuja garra se faz personificada na presença ao longo de toda a sua história de Rosimeire Fonseca e Antônio Calixto. Como não homenagear seus alunos que tanto já produziram e tantos que hoje ocupam relevantes lugares em variados setores da educação e da cultura em vários países, e o faço evocando um ex-aluno de história, cujo paradeiro desconheço, de pré-nome Miguel, editor do Poezine em 1997, sob supervisão do prof. Lázaro Francisco da Silva, jornal fotocopiado que inspirou a criação de um jornal literário em Mariana, que veio a ser, já sob a coordenação de Gabriel Bicalho, o Jornal Cimalha substituído posteriormente pelo Jornal Aldrava Cultural, este já no seu décimo primeiro ano de circulação.
  
Foi a convivência do ICHS com a cidade de Mariana que possibilitou a criação de um dos mais produtivos movimentos literários de Minas Gerais, o aldravismo, na união de Gabriel Bicalho e J. S. Ferreira com os professores J. B. Donadon. Lázaro Francisco da Silva, Luiz Tyller Pirolla, Hebe Rôla e Leopoldo Comiti. A comemoração dos cinco anos do evento aconteceu com grandioso evento no auditório do ICHS, ainda situado no prédio histórico. O Jornal Aldrava Cultural sempre teve acolhida na biblioteca e nos departamentos do ICHS.
   Esse grupo de escritores, acrescido da ex-aluna do curso de Letras, a escritora e artista visual Andreia Donadon Leal, que criou e gerencia a Academia de Letras do Brasil – Mariana.
Esta Academia tem encontrado no ICHS um grande parceiro na consolidação das artes literárias e das artes visuais e tem colocado Mariana como pólo de produção e irradiação de cultura, promovendo neste recinto grandes encontros literários.
   Aqui esta Academia de Letras encontrou abrigo para a realização de sua reunião solene de sua instalação e aqui tem se reunido ao longo deste ano de 2011.
   Sr. Diretor do ICHS, prof. Dr. William Augusto Menezes, saiba que este gesto nobre de estabelecer parceria com esta Academia tem contribuído enormemente para a consolidação de Mariana como centro de produção literária, já reconhecido por várias academias e federações de letras e artes do Brasil, dos estados Unidos da América, de Portugal, da Espanha e da França.
   Por isso, como gesto de reconhecimento e agradecimento à contribuição do ICHS à cultura, à literatura e às artes visuais, a Academia de Letras do Brasil – Mariana concede ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto a Placa de Mérito Cultural 2011.

Medalha de Mérito Cultural ALB-Mariana a William Augusto Menezes

O Prof. William Augusto Menezes, mestre e doutor em Análise do Discurso – Semiolinguística, pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor no Curso de Letras e Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto é um destacado pesquisador na área do discurso político, coordenador do GEAD, Grupo de Estudos em Análise do Discurso, com várias publicações em livros e artigos científicos em revistas, além de ser grande incentivador da produção acadêmica no âmbito da linguística do discurso e organizador de importantes eventos acadêmicos. Grande incentivador da produção cultural de Mariana, tem ao longo dos anos em que está em Mariana contribuído de maneira discreta, mas extremamente relevante, para a produção e divulgação artística dos componentes desta Academia de Letras.
Por isso, pela parceria e pelo incentivo à cultura e às artes, a Academia de letras do Brasil – Mariana concede a Medalha de Mérito Cultural Academia de Letras do Brasil – Mariana ao Prof. Dr. William Augusto Menezes.


Acadêmicos da ALEPON prestigiaram a reunião solene da ALB-Mariana


Marisa Godoy recebe Diploma Grande Mérito Cultural
Aldrava Letras e Artes e ALB-Mariana

Kleber Rocha recebe Diploma Grande Mérito Cultural
Aldrava Letras e Artes e ALB-Mariana


Laene Teixeira Muzzi, representada pela Presidente da ALEPON,
recebe Diploma Grande Mérito Cultural
Aldrava Letras e Artes e ALB-Mariana


Conheça a Revista da ALB - Mariana

A Revista da Academia de Letras do Brasil - Mariana tem sua publicação inaugural de 08 páginas com a apresentação de textos de seus membros efetivos.


Clique aqui e boa leitura.