Logo ALACIB

ALB-Mariana
Março/2009 a Maio/2012

A ACADEMIA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS BRASIL, também designada (o) pela sigla (ALACIB), fundada (o) em 28 de dezembro de 2.008 e registrada no dia 17 de abril de 2009, vinculada à Academia de Letras do Brasil, com o nome de Academia de Letras do Brasil de Mariana, é uma associação, sem fins econômicos, que terá duração por tempo indeterminado, sede no Município de Mariana, Estado de Minas Gerais, na Rua Dom Frei José da Santíssima Trindade, 22, Bairro São José, e foro em Mariana. A cerimônia Solene de instalação da ALB-Mariana se deu em 30 de maio de 2009, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, com a presença do Presidente da ALB, Dr. Mário Carabajal. Em 18 de dezembro de 2010, a ALB-Mariana foi desvinculada oficialmente da Academia de Letras do Brasil, para trilhar sua senda autônoma. Em 06 de abril de 2012, a diretoria da ALB-Mariana aprovou, para consolidar a autonomia da Academia e ampliar a abrangência de suas atividades para a áreas das artes e das ciências, a mudança de nome da Academia para: Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil - ALACIB, e seu Estatuto.

Primiera Diretoria da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira

Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos

Cerimônia de Posse de Membro Efetivo, Membros Correspondentes e Membro Honorário


Acadêmicos presentes à cerimônia

A Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG realizou no dia 27 de março de 2010, às 16h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana-MG, a solenidade de posse de novo membro Efetivo, de Membros Correspondentes e de Membro Honorário.
A solenidade foi abrilhantada com a apresentação musical dos Gaveteiros em Seresta e pelo tenor Marzo, apresentação cultural da Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana: “Vê a beleza deste Amanhecer”, coordenação de Hebe Maria Rôlla Santos. O evento contou com a presença da Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Alvinópolis – Ana Drummond, Secretário de Cultura de Alvinópolis, Secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, Pestana Neves, e Diretora Cultural da cidade de Mariana, Maria José Rôla Gomes.
Tomaram posse no quadro de Membros Correspondentes da ALB-MARIANA: Amélia Marcionila Raposo da Luz – representando o Município de Pirapetinga – Minas Gerais; Cecy Barbosa Campos – representando o Município de Juiz de Fora; Marilza Albuquerque de Castro – representando o Município do Rio de Janeiro – RJ; Zilda Pires da Silva Teixeira – representando o Município de Rio Verde – Goiás; Cleuza Cyrino Penha - representando o Município de Paranavaí - PR; Maria Efigênia Coutinho - representando o Município de Balneário de Camboriú - SC; no quadro de Membro Honorário da ALB-MARIANA: Affonso Augusto Moreira Penna Bisneto – representando o Município de São Paulo – SP e no quadro de Membro Efetivo da ALB-Mariana, Aníbal de Albuquerque - Patrono: Cícero Braz de Acaiaba Vieira - Cadeira N° 14.

Posse de Membro Efetivo

Cadeira n°14, patrono: Cícero Braz de Acaiaba Vieira.
Acadêmico: Aníbal de Albuquerque.
é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, ingressou, por concurso, no Magistério do Exército. Engenheiro civil e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduado em Literatura Brasileira, pela PUC-MG. Mestre em Literaturas de Expressão Portuguesa, pela mesma universidade católica mineira. Professor universitário, editor, poeta, contista, cronista, ensaísta, romancista e tradutor. É membro efetivo da Academia Tricordiana de Letras e Artes e da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências. Pertence à União Brasileira de Escritores e à Arcádia Brasílica de Artes e Ciências Estéticas, do Rio de Janeiro. É Membro Honorário da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, da Academia Paraguaçuense de Letras e Membro Emérito da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete.

Condecorado com a “Medalha Cultural da Revista Brasília” (1994); com a “Medalha Jornalista E. D’Almeida Vítor”, (1995); com a “Medalha Olavo Bilac”, concedida pelo Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes (1998). Recebeu a “Comenda do Colar do Mérito Literário”(1999); a “Láurea Lítero-Cultural Honoris Causa “Literata Neusa Judith”, em 2005, e a “Láurea Lítero-Cultural “Poeta Nelson Fachinelli”, em 2006, ambas concedidas pela Casa do Poeta Brasileiro “Benedito Rodrigues Nascimento”, com sede em Goiânia (GO), Medalha de Mérito Cultural do InBrasCI-MG em 2009, dentre outras.

Obteve inúmeros prêmios nacionais destacando-se: 1º lugar em contos no Concurso da SABS (Fortaleza-CE, 1955), 1º lugar no Conc. Nac. de Sonetos do Grêmio Literário Castro Alves, em Porto Alegre (1992); medalha de ouro, com "Solidão Urbana", entre 2.064 concorrentes, no III Conc. Nac. de Crônicas do Clube Literário Brasília (1994); 1º lugar, com o conto "Segredo", no Conc. Nacional de Contos e Poesia do Clube Soroptimista Intern. de S. Vicente (1994); 1º lugar em crônicas, com "O Sonho do Poeta", no Conc. de Contos, Crônicas e Poesia de 1994, promovido pela Pref. Mun. de Santana do Parnaíba (SP); 1º lugar no Conc. de Poesia de Exaltação ao Nordeste (Associação Niteroiense de Escritores, 1994), conquistando o "Prêmio Rubens Falcão", com "Nordeste"; 1º lugar no Conc. Nac. de Contos, (Associação Paraense de Escritores, Belém-PA), com "Universo Destruído" (1995); 1º lugar, com o mesmo texto, no VII Conc. de Contos José Cândido de Carvalho, promovido pela Fund. Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em Campos dos Goitacazes-RJ (1995); 1º lugar com o conto “A Francesinha”, no Concurso Felippe d’Oliveira, (Sec. Mun. de Cultura de Santa Maria-RS, 1996); foi o vencedor do Prêmio Godofredo Rangel, em Três Corações (1997), com o conto “Delírio ou Promessa?”; Vencedor do Concurso de Contos Euclides da Cunha (Arcádia Brasílica de Artes e Ciências Estéticas, Rio de Janeiro. 1998); conquistou o “Prêmio Literário Cidade de Conselheiro Lafaiete”, em 1998, com a novela, então inédita, Fazenda Paraíso, em concurso nacional promovido pela ACLCL; com o conto “Luana”, foi o vencedor do Concurso Permanente Cyro dos Anjos, promovido pela Academia Montesclarense de Letras, em 2002. Em 2006, em concurso internacional, promovido pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, foi vencedor do “Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete”, na categoria romance, com “Manoel Alencar, amores e dores”.

LIVROS PUBLICADOS:
Individuais:
Poesia: Mineiras emoções (Varginha ¾ MG, ALBA, 1993, il.)
Infantil: Letícia e seus amigos (Varginha ¾ MG: ALBA, 1994, il.)
Crônica: De PC a Senna, dos 7 anões ao real (São Paulo: Scortecci, 1994), lançado na XIII Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, em agosto de 1994.
Romance: Atalaia, fragmentos de vida (São Paulo: Scortecci,1996, 124 p.),lançado na XIV Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, a 24 de agosto de 1996.
Reportagem: O E.T. de Varginha, sua verdadeira história (Varginha ¾ MG, ALBA,1996, 80p.) 4ª ed. 2006.
Ficção: A Viúva e outras estórias (Varginha ¾ MG: ALBA, 1997, il.) 2ª ed. 1999.
Ensaio: Um passeio pela obra de Cícero Acaiaba, talento esquecido (Varginha ¾ MG: ALBA/ Fund. Cultural do Mun. de Varginha, 2001)
Novela: Fazenda Paraíso (Varginha ¾ MG: ALBA/ Fund. Cultural de Varginha, 2006)


Hebe Rôla entrega Certificado de Posse a Aníbal Albuquerque

Posse de Membros Correspondentes


Gabriel Bicalho entrega Certificado de Posse a Zilda Pires da Silva Teixeira


J. B. Donadon-Leal entrega Certificado de Posse a Marilza Albuquerque de Castro


J.S. ferreira entrega Certificado de Posse a Cecy Barbosa Campos


Gabriel Bicalho entrega Certificado de Posse a Amélia Marcionila Raposo da Luz

 

Posse de Membro Honorário


Andreia Donadon Leal entrega Certificado de Posse a Affonso Augusto Moreira Penna Bisneto

Fotos: Thiago Caldeira da Silva

Conheça a Revista da ALB - Mariana

A Revista da Academia de Letras do Brasil - Mariana tem sua publicação inaugural de 08 páginas com a apresentação de textos de seus membros efetivos.


Clique aqui e boa leitura.