Aldravistas Lançam livros
no 13º Circuito de Literatura de Ipatinga


J. B. Donadon-Leal apresenta os livros aldravistas no Centro Cultural USIMINAS

O Clube dos Escritores de Ipatinga premiou no dia 24 de maio de 2014, no teatro do Centro Cultural Usiminas, os vencedores dos concursos literários realizados no 13º Circuito de Literatura: 11º Prêmio Nacional de Poesia - Cidade Ipatinga, 5º Prêmio Nacional de Contos, 28º Festival Estadual de Poesia e 12º Fesp Destaque Infantojuvenil – Categorias 8 a 11 anos e 12 a 15 anos. Na cerimônia o Clesi divulga a obra vencedora do 5º concurso para edição de livro da Série Giro-Lê.
O Circuito recebeu obras de vários estados da Federação. Foram cerca de 1.647 obras avaliadas, nas categorias poesia e conto. Na programação noite de autógrafos dos dois títulos editados e lançados pelo Clesi no 8º Salão do Livro: o volume 18 da Série Poesia de Bolso, composto pelos conjuntos de poemas vencedores do 9º Prêmio Nacional de Poesia – Cidade Ipatinga e volume II da coletânea Prosa Gerais, que apresenta o trabalho de 34 autores, em 48 textos, premiados em concursos realizados entre 2006 e 2012.
O Clube dos Escritores de Ipatinga recebeu também Escritores Aldravistas de Mariana para o lançamento de seis livros inéditos, integrantes da Coleção Poesia Viva – a poesia bate à sua Porta, projeto que venceu o Prêmio VivaLeitura - do Mec/Minc, em 2009. Serão lançados: “Os quatro meninos”, “Brevidades” e “Megalumens” de Andreia Donadon Leal. A escritora e artista plástica é natural de Itabira. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura e Criação, Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Viçosa, diretora de projetos culturais da Aldrava Letras e Artes, e idealizadora do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta.
O escritor J.S. Ferreira lança “Algo nas Nuvens”. Ferreira é formado em Letras pela Faculdade de Itabira, Vice-Presidente da Associação Aldrava Letras e Artes e membro da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil. É autor de um dos títulos da série Giro-Lê, “Jenipapo”, lançado em 2007 pelo Clesi.
O poeta e ensaísta J.B. Donadon –Leal lança “João-sem-braço. Donadon é Doutor em Semiótica e Linguística pela USP, Pós-Doutor em Análise do Discurso pela UFMG e Professor de Teoria da Comunicação e Semiótica da UFOP. É Presidente do Conselho Editorial do Jornal Aldrava Cultural e Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da ALACIB.
Presença também do idealizador do Jornal Aldrava Cultural e do Movimento Aldravista de Arte e Literatura, Gabriel Bicalho, que lança “As crianças que ainda somos”. Bicalho é fundador e presidente da Associação Aldrava Letras e Artes, membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova e da ALACIB. O escritor recebeu o primeiro lugar no Iº Concurso Nacional de Poesia - Literatura para Todos - MEC/2006, com o livro Caravela - redescobrimentos.
A cerimônia de premiação foi abrilhantada por uma apresentação do coro Fundação São Francisco Xavier, sob a regência do maestro Leandro Morais de Almeida. O coro está em atividade desde 2001 e tem como característica apresentar um repertório de Música Popular Brasileira. Desenvolve os projetos “Doutores da Música”, “Semana da Música”, “Cantata de Natal” e o musical “Concerto de Inverno”.
Na oportunidade tomou posse a nova diretoria do Clube dos Escritores de Ipatinga, para o biênio 2014/2016, eleita em março e que tem como presidente o jornalista Wellinton Fred; vice-presidente Nivaldo Resende; primeiro secretário, Nélio Martins Canêdo; segundo secretário, Rubem Leite; primeira tesoureira, Zarife Selim de Salles; segunda tesoureira, Adriane Martins Pereira Lima; diretor de divulgação Wemerson Félix e diretora social, Meiriane Carla de Castro. O conselho deliberativo e fiscal é composto por Moacir Chrisóstomo e Ademar Pinto Coelho.

O Clube dos Escritores de Ipatinga é patrocinado pela Usiminas. Conta com o apoio do Usicultura e incentivo do Governo de Minas Gerais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Autores aldravistas com escrtores do CLESI


J. B. Donadon-Leal autografa no 13º Circuito de Literatura de Ipatinga


J. S. Ferreira autografa no 13º Circuito de Literatura de Ipatinga


Andreia Donadon Leal autografa no 13º Circuito de Literatura de Ipatinga


Gabriel Bicalho autografa no 13º Circuito de Literatura de Ipatinga


Zarife, Andreia Donadon e Marilia Siqueira


A escritora Goretti de Freitas doou livros ao Projeto Poesia Viva



Página editada em 25 de maio de 2014