Projeto de Parceria firmado entre a escritora
Andreia Donadon Leal (Brasil) e a pesquisadora Doutora Ana Cristina Martins (Portugal)
cria o Ex-AldraviLIBRIS


A ALDRAVIA, O EX-LIBRIS e o EX-ALDRAVILIBRIS

Ex-adravilíbris – (neologismo) palavra gráfica resultante da amálgama entre Ex-Libris e Aldravia. Termo criado por linguistas, semioticistas, literatos e intelectuais, liderados pela escritora brasileira Andreia Donadon Leal e pela pesquisadora portuguesa Dra. Ana Cristina Martins.
A palavra Aldravia é uma criação brasileira e designa um poema minimalista de seis veros univocabulares. Ex-Libris é expressão latina que designa: dos livros de. A amálgama desses dois itens vocabulares produz nova palavra gráfica, carregada de novas qualidades semânticas. Experimentações e inovações são trabalhos propostos pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil - ALACIB, de Mariana, Minas Gerais, Brasil que convidam alunos, artistas plásticos, educadores, acadêmicos, amantes dos livros e da poesia a produzirem simbiose entre a arte do Ex-librismo e a aldravia. Este é o caminho moderno, de aceitação e de assimilação da Língua Moderna. Por ser um vocábulo novo da Língua Portuguesa, dispensa a marcação em itálico, como acontece com a expressão latina: ex-libris. Por uma questão de estilo gráfico, a logo do ex-aldravilíbris terá grafia especial de Ex-AldraviLIBRIS, cuja aparição também se acha autorizada para figuração na arte final dos ex-aldravilíbris particulares.

- O Ex-AldraviLIBRIS produz fusão entre palavra e imagem = divisa pessoal ou institucional do ex-libris, mantendo a integridade do ex-libris e da aldravia.
Definição de ex-libris: pequena ilustração que é colada num livro para indicar a propriedade dele. Ou seja, o ex-libris é uma marca de pertencimento, posse. É como se fosse um selo de propriedade. Este papelzinho indica a quem pertence o livro e a ilustração que vai nele pode ter muitos sentidos, todos relacionados, principalmente, à pessoa que possui o livro em que se encontra o ex-libris.
A imagem a utilizar no ex-libris tem de ser original, como a aldravia. O desenho não ilustra a aldravia! A execução da imagem pode ser do próprio utente, por encomenda deste a um Artista ou por iniciativa de terceiros. Ademais, esta é também uma forma de promover a arte miniatura que é o ex-libris; uma forma de chamar artistas plásticos para a execução de ex-libris.
O desenho e a aldravia têm de compor um conjunto coeso e coerente, de tal forma imbricado, que retrate a pessoa representada; que seja a representação gráfica dessa pessoa. De contrário, será uma ilustração apenas.

O QUE É EX-LIBRIS
1. A palavra ex-libris (palavra composta com termos latinos) é apresentada nos dicionários com a seguinte definição: substantivo masculino de dois números: vinheta desenhada ou gravada que os bibliófilos colam, geralmente, na contracapa de um livro, da qual consta o nome deles ou a sua divisa, e que serve para indicar posse.
2. Vinheta é qualquer desenho, ornamento, detalhe gráfico, que pode ser utilizado como ilustração de um texto.
3. Bibliófilos são aquelas pessoas que amam os livros, que os colecionam, sobretudo se são raros e preciosos, ou de boas edições, de acordo com o dicionário.
4. Os dois elementos que compõem a palavra ex-libris são:
ex – ablativo: dentre,
libris – ablativo plural de liber/bri: livro.
5. Assim, uma definição bem simples de ex-libris é: pequena ilustração que é colada num livro para indicar a propriedade dele. Ou seja, o ex-libris é uma marca de pertencimento, posse. É como se fosse um selo de propriedade. Este papelzinho indica a quem pertence o livro, e a ilustração que vai nele pode ter muitos sentidos, todos relacionados, principalmente, à pessoa que possui o livro em que se encontra o ex-libris.

Será que há similaridade entre ex-libris e aldravia? (veja a segunda ilustração). Criada em Mariana-MG, a aldravia é um poema composto por seis versos univocabulares.
No ex-libris há, por regra, o nome, e em alguns casos o retrato do utente. No ex-aldravilíbris, além dos elementos composicionais do ex-libris esse é acrescido de uma ALDRAVIA. Da mesma forma que o ex-libris representa esse proprietário do livro, a aldravia também o fará.
Está estampado/impresso em papel pequeno a ser colado no verso da capa dum livro, de forma a assinalar a propriedade do mesmo.
O princípio orientador da criação da aldravia é composto pelas ideias de um poeta de Língua Inglesa, Ezra Pound, e por um raciocínio metonímico, em lugar do metafórico. Em outras palavras, o movimento poético da criação da aldravia se desenvolve pela similaridade, pela contiguidade, pela sugestão. Esse raciocínio metonímico da aldravia exige um movimento criativo distinto do da criação poética tradicional que prima pela substituição, pela comparação.

A aldravia é essencialmente metonímica.

riscos
coloridos
riscam
o
céu
fevereiro

José Luiz Foureaux de Souza Júnior


Sem título, a aldravia, como no exemplo acima, leva o leitor a deduzir que o poema fala de carnaval. Os riscos coloridos são as serpentinas que riscam o céu quando atiradas pelos foliões. O nome do mês, como último verso, consolida o tema da aldravia: carnaval. Ou seja, cada palavra leva o leitor a construir o sentido do poema. É por isso que, em princípio, as aldravias não apresentam títulos, mas criam-se, reúnem-se, desevolvem-se a partir de um tema.

Abaixo, aldravias de seus criadores:

aldravias
buscam
continentes
em
longínquas
porções
Andreia Donadon Leal

aldravia
meu
verso
universo
em
poesia
Gabriel Bicalho

morangos
passeiam
sob
blusa
de
algodão
J. B. Donadon-Leal

trovões
riscam
céu:
chuva
de
palavrões
JS Ferreira
*** ***

Abc das aldravias


ALDRAVIA, poema composto de seis versos univocabulares, com sintaxe paratática (por coordenação), livre de amarras que venham a implicar na limitação de interpretações. Na Aldravia, a palavra é o elemento essencial formador da Poesia; por isso, a Aldravia prescinde da utilização de recursos visuais adicionais, nada obstante aceitar-se experimentação que não torne complicada a leitura do poema.
A partir do conceito poundiano de o máximo de Poesia, num mínimo de palavras, o Poeta Aldravianista deve observar os seguintes critérios para a elaboração de Aldravias:
- iniciar os versos com letras minúsculas. Em caso de nomes próprios, vale a opção do autor;
- a divisão em palavras-versos já implica pausa; por isso, não é recomendada a utilização de pontuação. Além disso, a pontuação limita possíveis interpretações relativas a livres escolhas do leitor em deslizar pausas para criar novos sentidos.
- as pontuações de interrogação ou de exclamação podem ser utilizadas, se a sintaxe da Aldravia, por si só, não denunciar a sua proposição.
- nomes próprios duplos (com ou sem ligação por hífen), cuja divisão resulta em outro nome (Di Cavalcanti, Van Gogh), podem ser considerados um único vocábulo;
- nomes e formas pronominais ligadas por hífen podem ser considerados vocábulos únicos;
- sugerir mais do que tentar escrever todo o conteúdo. Incompletude é provocação aldrávica.
- privilegiar a metonímia, evitando-se a metáfora. Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J.S.Ferreira - criadores da aldravia.

Complementação necessária

Os poetas aldravistas, criadores da aldravia, balizaram-se em ideias de Ezra Pound para constituírem a base teórica da aldravia. Os três modos retóricos que ele estabelece em seu livro ABC of Reading, 1934 (no Brasil foi publicado com o título ABC da Literatura, salvo engano, em 1973), funcionam como carregadores de energia da linguagem poética. A teoria de Pound, primeiramente, visa criar uma espécie de semiótica para os registros possíveis da linguagem poética dominada por todas as formas de inspiração. A melopeia é na sua origem grega melopoiía (composição de cantos líricos), a arte de musicar a poesia, e passou a significar qualquer melodia (recitada ou cantada) em ritmo calmo e monótono; remete o leitor para o mundo criativo dos sons no texto poético. A fanopeia traduz o poder visual da imagem, deixando o objeto (fixo ou móvel) solto na imaginação visual. É particularmente significativa na poesia visual chinesa. A logopeia deriva do grego logopoeía, criação de palavras, e traduz a capacidade de combinação da forma e do conteúdo das palavras com o objetivo de obter a obra sublimada pela beleza estética. As três categorias realizam uma espécie de condensação dos demais aspectos da linguagem poética. Sobre este assunto, é possível encontrar mais informações nas seguintes ligações:
http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/melopeia-fanopeia-e-logopeia/
http://home.earthlink.net/%7Eacorioso/Third_Hour.htm
http://www.propylaean.org/pound.html
http://www.ars-rhetorica.net/Queen/VolumeSpecialIssue2/Articles/Jeal.pdf



PROJETO COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADOS. Proibida a aplicação do projeto sem a citação e conhecimento das idealizadoras: Andreia Donadon Leal (Brasil) e Ana Cristina Martins (Portugal).


Ex-AldraviLIBRIS DE SANDRA M. BRITO

Ex-AldraviLIBRIS da acadêmica Sandra M. Brito.
ARTE DE JOÃO VITOR FREITAS.
Ao centro, o componente embrionário para a minha existência, um coração, representando o amor como pilar e a
letra F de família, a minha aorta que conectada a caneta pena, simboliza a escrita, a docência e a criação poética;
acima, as iniciais do meu nome. Todos esses elementos concatenados são propulsores para o meu viver a vida -
com todas as minhas memórias- e não levá-la.
//////////////////////////////////



Ex-AldraviLIBRIS de Andreia Donadon Leal
O livro aberto representa minha luta diária pelo acesso aos livros para comunidades afastadas dos centros culturais; pelo amor à leitura, à literatura e ao livro. Arte de Júlia Eleonora.


Ex-AldraviLIBRIS de Andreia Donadon Leal
Andreia Donadon Leal - Deia Leal
Mestre em Literatura pela UFV


Ex-AldraviLIBRIS de Andreia Donadon Leal
Andreia Donadon Leal - Deia Leal
Mestre em Literatura pela UFV

Ex-AldraviLIBRIS da poeta e artista plástica, Andreia Donadon Leal. Presidente da ALACIB-MARIANA. Arte maravilhosa de João Vitor. Os papagaios representam seu universo infantil. A janela aberta seu e-TERNO desejo de voar, libertando sonhos... Eis mais uma bela representação do seu MUNDO INFANTIL, que continua a sonhar.




PROJETO

Criação e difusão do Ex-AldraviLIBRIS

Fusão entre Aldravia e Ex-Libris : Ex-AldraviLIBRIS
1º. Objetivos
- divulgar a aldravia e o ex-libris junto de diferentes públicos e instituições;
- incrementar o gosto pela leitura junto de públicos mais jovens;
- colaborar em ações de alfabetização;
- incentivar a cultura visual;
- promover a aliança entre o discurso verbal e o imagético;
- coadjuvar no processo de descoberta do eu privado e público, individual e coletivo;
- concorrer para o estreitar de relações institucionais, nacionais e internacionais, nas esferas educacionais, culturais e científicas.

2.º Metodologia
- educação e literatura (a integrar nos projetos escolares das Academias Brasileiras dos Autores Aldravianistas –Infantojuvenis e outros educandários interessados);
- educação e cultura visual (a integrar nos projetos escolares das Academias Brasileiras dos Autores Aldravianistas –Infantojuvenis e outros educandários interessados);
- educação para a cidadania
- divulgação cultural e científica, nacional e internacional.

3.º Tarefas
- organização e instalação de ateliers formativos e executivos em escolas, bibliotecas e centros culturais
- estabelecimentos de parcerias com artistas plásticos, gravadores e editoras

4.º - Resultados (outputs)
- produção de ex-libris pessoais (por exemplo, de alunos, etc.) e institucionais (por exemplo, de bibliotecas, etc.)
- organização de concurso anual nas academias mirins de letras e nas escolas
- realização de exposição bianual de ex-libris com aldravias reproduzidas em grande formato, para melhor visualização dos conteúdos, e publicação do respectivo catálogo, a integrar nas semanas de Arte Aldravista.

PROJETO COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADOS e reservado às autoras: Andreia Donadon Leal (Brasil) e Ana Cristina Martins (Portugal). Proibida a aplicação do projeto sem a citação e conhecimento das idealizadoras.

CONTATOS


Doutora Ana Cristina Martins (academiaportuguesadeexlibris@gmail.com)

MS Andreia Donadon Leal
(alacib.mariana@gmail.com ou deialeal@jornalaldrava.com.br)

Delegados da Academia Portuguesa de Ex-Libris no Brasil

1ª Delegada: MS Andreia Donadon Leal (deialeal@jornalaldrava.com.br) (alacib.mariana@gmail.com)
2º Delegado: Doutor José Luiz Foureaux de Souza Júnior (foureaux24@yahoo.com)

Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil
Presidente: Andreia Donadon Leal
Fundada em 06 de abril de 2009- CNPJ: 10.778.442/0001-17
Utilidade Pública Municipal - Mariana Lei 2.762, de 17/09/2013
Utilidade Pública Estadual - Minas Gerais Lei 21850, de 30/11/2015
A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil - ALACIB - é uma Associação Literária sem fins lucrativos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento. https://www.jornalaldrava.com.br/pag_alb_mariana.htm

Edição em 25 de fevereiro de 2019 por J. B. Donadon-Leal