Posse da Diretoria Nacional da UBT (União Brasileira de Trovadores)

No dia 10 de dezembro, em Belo Horizonte, ocorreu a solenidade de posse da nova Diretoria Nacional da UBT (União Brasileira de Trovadores) para o biênio 2012/2013, que ficou assim constituída:

Presidente Nacional – Luiz Carlos Abritta – de Belo Horizonte
Vice-Presidente Nacional – Rodolpho Abbud – de Nova Friburgo
Secretário da UBT Nacional – Gabriel Bicalho – de Mariana/MG

Conselho Nacional
Presidente- Flávio Roberto Stefani – de Porto Alegre
Vice-Presidente- Carolina Ramos – de Santos
Secretário- Maurício Norberto Friedrich – de Curitiba

*** ***

Andreia Donadon Leal recebe Diploma e Medalha de Mérito Cultural ABRAMES 2011

A aldravista Andreia Donadon Leal recebeu na tarde do dia 23 de novembro de 2011, no auditório do Conselho de Medicina do Rio de Janeiro o Diploma e Medalha de Mérito Cultural ABRAMES 2011 (Academia Brasileira de Médicos Escritores). Homenagens aos apoiadores da ABRAMES: Ac. Eliane Mariath, presidente FALARJ; Ac. Andreia Donadon Leal, presidente ALB-Mariana, MG; Ac. Dyandrea Valverde, diretora academia de artes de Cabo Frio - ARTPOP RJ; Ac. Stella Leonardos, presidente Academia Carioca de Letras - ACL RJ; Ac. Jacques Azicoff, presidente Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande - AACLIG RJ, Dra Márcia Rosa, presidente do CREMERJ; Professor Celso Ramos Ferreira Filho, ex-presidente - SMCRJ; Professor Gilberto Mendonça Teles; Professor Marcus Vinícius Quiroga; Grande Homenagem: Ac. Marialzira Perestrello e Ac. Em. Tito de Abreu Fialho; Palestra "Academias literárias: função civilizadora" do Acadêmico mineiro Marco Aurélio Baggio. No encerramento da reunião aconteceu a Leitura dramatizada de Antígone, com o Grupo de AnaLu Palma.

Na reunião aconteceu a posse da Diretoria ABRAMES, biênio 2012-2014.

Presidente: Juçara Regina Viegas Valverde
Vice-Presidente: Antônio de Oliveira Gutman
Secretário Geral: Marco Aurélio Baggio
1º Secretário: Tito de Abreu Fialho
Tesoureiro: Cid José de Carvalho Magioli
Orador Oficial: Luiz Gondim de Araújo Lins

A diretoria contará com o apoio de:
2º Tesoureiro: Arnaldo Saverio Mazza
Conselho Consultivo:
Abilio Kac
Daniel Pinheiro Hernandez
Luiz Gondim de Araújo Lins
Paulo Roberto Bastos Canella
Editores: boletim e folder Luiz Gondim de Araújo Linz - Helio Begliomini e Juçara Regina Viegas Valverde
Site: Inês de Sá


Antônio de Oliveira Gutman e Juçara Valverde entregam Diploma e Medalha a Andreia Donadon Leal

Mesa de trabalhos: Izabelle Valadares (ARTPOP), Abílio Kac (Conselho Consultivo), Luiz Gondim de Araújo Lins (orador), Juçara Valverde (Presidente), Antônio de Oliveira Gutman (vice-presidente), Tito de Abreu Fialho (secretário) e Messody Benoliel (ABT)

ao fundo: Messody Benoliel e Beatriz Dutra
à frente: Andreia Donadon Leal e Stella Leonardos

Gilberto Madeira e Juçara Valverde entregam Diploma e Medalha a
Stella Leonardos

Maco Aurélio Baggio recebe diploma de Secretário Geral da ABRAMES

Gilberto Madeira e Juçara Valverde entregam Diploma e Medalha a
Stella Leonardos

 

 

 

 

Andreia Donadon Leal e Hebe Rôla são premiadas em concurso literário da
Academia Feminina Mineira de Letras

Veja resultados:

Categoria Poesia – poema moderno
Vencedores
1º lugar – Jô Drumond
2º lugar – Maria de Lourdes Reis
3º lugar – Thereza Costa Val

Menção Honrosa
Elza Aguiar Neves
Almira Guaracy Rebêlo
Andreia Donadon Leal

Menção Especial
Hebe Rôla
Angela Togeiro
Cely Vilhena Falabella

Categoria Prosa – Conto
Vencedores
1º lugar – Jô Drumond
2º lugar – Marilene Guzella
3 º lugar – Almira Guaracy Rebêlo e Andreia Donadon Leal

Menção Honrosa
Thereza Costa Val
Angela Togeiro
Maria Inês Marreco

Menção Especial
Elza Aguiar Neves
Cely Vilhena Falabella

** ** **

Livro Essências: sonhos e frutos e luzes
recebe Voto de Congratulação da ALMG Ato: n° 1.713/2011 Autor: Deputado Jayro Lessa

Com base no Ato de número n° 1.713/2011, de autoria do deputado Jayro Lessa, cuja decisão foi publicada no Diário do Legislativo do dia 20 de outubro de 2011, a escritora e artista plástica Andreia Donadon Leal recebeu voto de congratulação da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais pelo lançamento do livro de poesia - “Essências: sonhos e frutos e luzes". O lançamento do livro ocorreu no dia 22 de outubro de 2011, no auditório do ICHS/UFOP, em sessão da Academia de Letras do Brasil de Mariana e no dia 13 de novembro de 2011, no sarau da ALB de Mariana e da Academia Ouro-Pretana de Letras, no Fórum das Letras, no GLTA - em Ouro Preto. Lançado pela Editora Aldrava Letras e Artes, prefaciado pelo Prof. Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior e comentário do jornalista e professor da Unb, Dr. Paulo José Cunha, com 166 páginas, o livro fala sobre sonhos e frutos e luzes, numa linguagem altamente "metonimizada", proposta basilar do grupo aldravista.

Trabalho orientado por J.B. Donadon-Leal é premiado no Encontro dos Saberes da UFOP

O trabalho de pesquisa orientado por J. B. Donadon-Leal, intitulado "Redes Sociais na Comunicação Organizacional - usos e implicações (coleta de dados)" recebeu o prêmio de "Melhor Trabalho entre os trabalhos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas". A pesquisa foi desenvolvida de agosto de 2010 a julho de 2011 pela aluna de jornalismo Natália Mendes Ambrósio e foi patrocinada pelo Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP) da UFOP, programa que visa ao treinamente de jovens pesquisadores. (Clique aqui e veja lista dos premiados) Segundo publicação oficial da UFOP, o Encontro de Saberes é organizado pela UFOP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação Educativa de Ouro Preto (Feop) e Fundação Gorceix. Os três dias de evento incluíram a participação da comunidade acadêmica da UFOP e de outras instituições de ensino. O Encontro, que foi criado em 2009, reúne mostras de trabalhos de pesquisa (Propp), Extensão (Proex) e graduação (Prograd). Nesta edição 2011 foram apresentados 22 mini-cursos, 1.239 trabalhos, com a presença total de 1.700 participantes. A organização do evento espera que no ano de 2012 cresça ainda mais o número de alunos e professores participantes. O Encontro dos Saberes da UFOP 2011 foi realizado de 09 a 11 de novembro de 2011, no Centro de Convenções da UFOP.

Encontro Literário no Fórum das Letras de Ouro Preto

A Academia de Letras do Brasil - Mariana e a Academia Ouropretana de Letras proporcionaram ao público do Fórum das Letras de Ouro Preto, no dia 13 de novembro de 2011, às 19 horas, no auditório do Grêmio Literário Tristão de Athaíde, um mostra da riqueza literária produzida em Mariana e Ouro Preto. Sete autores comentaram seus mais recentes livros, numa mostra clara de que a literatura brasileira continua gerando grandes obras. O evento mostrou também que a verve criativa de nossa profícua literatura continua fora do foco dos holofotes, que prefere iluminar as falas políticas dos sempre mesmos eleitos e repetidos nomes da grande mídia. Os autores que compuseram a mesa de debates foram: Gabriel Bicalho, Angela Togeiro, Andreia Donadon Leal, Terezinha Lobo Leite, Ângela Leite Xavier, Maria Francelina Ibrahin Drummond e Carlos Versiani.
Os livros lançados no evento doram: Âncoras Flutuantes (Grabriel Bicalho), Vitrines da Vida (Angela Togeiro), Essências: sonhos e frutos e luzes (Andreia Donadon Leal),
Ouro Preto: o encanto dos seus contos (Terezinha Lobo Leite), Olhos de Estrelas (Ângela Leite Xavier), Ouro Preto - cidade em três séculos (Maria Francelina Ibrahin Drummond) e A Família Ouro-pretana (Academia Ouro-pretana de Letras).
O Encontro Literário foi marcado pela participação da Academia Marianense Infanto-Juvenil de Letras, com brilhante sarau de apresentação dos livros Âncoras Flutuantes, de Gabriel Bicalho, e Essências: sonhos e frutos e luzes, de Andreia Donadon Leal. O tenor Marzo Sette Torres interpretou duas músicas acompanhado ao piano pelo maestro Adilson Garcia. Poetas das duas academias promoveram um sarau de encerramento da seção literária.


Academia Marianense Infanto-Juvenil de Letras

Marzo Sette Torres e Adilson Garcia

Andreia Donadon Leal - Presidente da ALB - Mariana

Gabriel Bicalho, Angela Togeiro, Andreia Donadon Leal, Terezinha Lobo Leite, Ângela Leite Xavier, Maria Francelina Ibrahin Drummond e Carlos Versiani

Escritora Hebe Rôla declama poema

Escritora Marly Moysés declama poema

Escritor J S Ferreira declama poema

Escritor Anício Chaves declama poema


Panorama do público presente

** **

Dia do Livro e da Criança na Escola Estadual Dr. Gomes Freire


Alunos e professores da Escola Estadual "Dr. Gomes Freire" comemoraram o dia das crianças e do livro, com diversas atividades culturais, que desenvolveram a partir de estudo de obras de escritores da cidade de Mariana.
O Projeto foi idealizado pela Bibliotecária Jacqueline Antunes, juntamente com toda comunidade escolar (professores, alunos, direção e funcionários da escola), que escolheram o livro infanto-juvenil da escritora Magna Campos, "Cutrica e Futrica e a Festa no Pé de Pitanga", com ilustrações da artista plástica, Deia Leal.
Os alunos promoveram sarau, exposição de ilustrações, resenhas, homenagens e bate-papo com a autora, Magna Campos, e a artista plástica, Deia Leal.
A Escola Estadual Dr. Gomes Freire tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade de Mariana.


** **

Lançamento de Livros de poesia
Os poetas aldravistas, Gabriel Bicalho e Andreia Donadon Leal, têm o prazer de convidar V.Sa. para o lançamento dos livros de poesia:
âncoras flutuantes e essências: sonhos e frutos e luzes
Data: 22 de outubro de 2011
Horário: 17:30
Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP – Mariana – MG -
Rua Cônego Amando, Fundos do Palácio dos Bispos

 

 

Em breve
Academia de Letras do Brasil - Mariana, Aldrava Letras e Artes e InBrasCI lançarão
Lumens - em prosa e verso
ISBN: 978-85-89269-49-0

Apresentação
Por: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal


Segundo o primeiro livro da bíblia, Deus fez a luz no primeiro instante da criação do mundo, pois as trevas já existiam e era necessário criar seu contrário. O motivo de criação da luz foi a existência da escuridão; da mesma forma, quando Deus criou o homem percebeu que ele também precisava ser binário, não só para fazer-lhe companhia, mas para que também pudesse perpetuar a espécie, garantindo continuidade à vida. São questionamentos importantes da história da criação humana, que explicam a existência binária (homem/mulher, treva/luz, bondade/maldade, etc.), desde o primeiro sopro de luz.
O sol também havia sido criado junto com o universo, segundo Gênesis, mas as nuvens o impediam de irradiar sua luz à superfície do planeta. A primeira fagulha era difusa e não permitia que, da terra, se visse o sol. Eram necessários mais focos luminosos que em uníssonos, iluminariam toda a superfície do planeta.
A estória contada pela bíblia nos dá uma ideia de que, várias unidades de fluxos luminosos irradiam luz em diversos pontos da terra. Segundo o dicionário Lello Universal – “lúmen, do latim, lumen: luz – é unidade do fluxo luminoso no sistema. O lúmen é o fluxo luminoso emanado de uma origem uniforme de dimensões infinitamente pequenas e de intensidade igual a uma vela decimal”... (LELLO, s/d, p. 118). Para se ter uma ideia melhor do significado da palavra lúmen, uma vela gera 14 lumens para iluminar um ambiente e o pôr-do-sol 400 lumens.
Desse modo, a Academia de Letras do Brasil de Mariana-MG (criada e fundada em abril de 2009), a Aldrava Letras e Artes (criada e fundada em outubro de 2000) e o Instituto Brasileiro de Culturais Internacionais de Minas Gerais (criado em setembro de 2007) uniram-se para editar a primeira antologia dessas três renomadas instituições culturais, que têm em seus quadros, poetas, cronistas, ensaístas, artistas visuais e cronistas, para fazer nascer, de diversas vozes iluminadas, o livro LUMENS.
Foram necessários 38 fluxos luminosos, oriundos dos estados de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, para fazer irradiar a produção literária eclética e criativa desses nobres escritores brasileiros, capazes de perpetuar uma das mais iluminadas e apaixonantes manifestações culturais criada pelo ser humano: a arte de escrever.
E assim, irradiam-se Lumens!

Presidente Fundadora da Academia de Letras do Brasil-Mariana
Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes
Governadora do InBrasCI-MG
Mestranda em Literatura (cultura e sociedade) pela UFV

Veja Sumário:
LUMENS em prosa e verso
- ISBN: 978-85-89269-49-0
Adalgimar Gomes Gonçalves.......................... ......8 a 12
Afonso Guerra-Baião............................................13 a 17
Amélia Marcionila Raposo Luz.............................18 a 22
Andreia Donadon Leal................................ .........23 a 27
Angela Togeiro.....................................................28 a 32
Aníbal Albuquerque..............................................33 a 37
Anicio Chaves......................................................38 a 42
Beatriz Dutra....................................... .................43 a 47
Carlos Lúcio Gontijo.............................................48 a 52
Cecy Barbosa Campos..........................................53 a 57
Célia Lamounier de Araújo....................................58 a 62
Cláudia Gomes Dias Costa Pereira......................63 a 67
Clevane Pessoa de Araújo Lopes.........................68 a 72
Débora Novaes de Castro.....................................73 a 77
Elvandro Burity.................................... .................78 a 82
Gabriel Bicalho......................................................83 a 87
Hebe Maria Rôla Santos........................................88 a 94
Ilda Maria Costa Brasil.........................................95 a 99
Izabel Eri Camargo............................................100 a 104
J.B. Donadon-Leal............................... ..............105 a 109
José Luiz Foureaux de Souza Júnior..................110 a 114
J.S. Ferreira......................................... ...............115 a 119
Juçara Regina Viégas Valverde.........................120 a 124
Jucá Santos.........................................................125 a 129
Luiz Gondim........................................................130 a 134
Luiz Poeta...........................................................135 a 139
Magna das Graças Campos...............................140 a 146
Marcia Barroca...................................................147 a 151
Maria Goretti de Freitas Oliveira.......................152 a 156
Marilene Vieira Monteiro de Castro...................157 a 161
Marilia Siqueira Lacerda.....................................162 a 166
Marilza A. de Castro...........................................167 a 171
Marly Moysés Silva Araújo................................172 a 178
Marzo Sette Torres............................................179 a 183
Messody Ramiro Benoliel...................................184 a 188
Miriam Stella Blonski..........................................189 a 193
Newton Vieira......................................................194 a 198
Nivaldo Resende.................................................199 a 203
Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG.......204 a 205
Índice Remissivo................................................206 a 207

Cada autor participante reberá Medalha de Mérito Literário da Academia de Letras do Brasil - Mariana,
Aldrava Letras e Artes e InBrasCI

*** ***

Deia Leal expõe na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade até 24 de outubro

Clique na imagem e veja

Aldravistas conquistam prêmios de poesia

Andreia Donadon Leal conquistou o Primeiro Lugar no XIX Concurso de Poesia e Prosa da Academia de Letras de São João da Boa Vista, categoria Poesia Adulto. JS Ferreira conquistou o Prêmio Pedro Nava da União Brasileira de Escritores, com o livro Meu São Gonçalo do Rio Abaixo e gabriel Bicalho conquistou o Prêmio Poesia do FEMUP - Paranavaí - PR.

****

Lions Clube Internacional homenageia Personalidades do Mundo Feminino


Andreia Donadon Leal, Conceição Parreiras Abritta, Cely Vilhena e Angela Togeiro

A Associação Internacional de Lions Clubes Distrito LC.4, a Academia Mineira de Leonismo e o Lions Clube de Belo Horizonte realizaram a "Semana Mundial do Serviço Leonístico", cujo tema foi o " O Papel da mulher no mundo Contemporâneo". Foram homenageadas trinta personalidades de realce do mundo feminino com o Troféu - Lions, Solidariedade Social, em reconhecimento à relevante contribuição, em sua área de atuação, à causa do bem estar humano e cultura. A cerimônia solene aconteceu no dia 08 de outubro, no Auditório JK, Palácio do Governo de Minas Gerais. Quatro escritoras pertencentes à Academia Muninipalista de Letras de Minas Gerais (Andreia Donadon Leal, Angela Togeiro, Conceição Parreiras Abritta e Cely Vilhena) foram homenageadas com o troféu. Entre as personalidades femininas que contribuíram para a literatura mineira foram destacadas a Deputada Luzia Maria Ferreira e a escritora Helena Jobim, que também foram agraciadas com o troféu.


Andreia Donadon Leal recebe troféu

Andreia Donadon leal e Helena Jobin

 

 

Mineiros participam do
15° Encontro Nacional das Associações da Imprensa Brasileira (ENAI), Comemoração dos 80 anos da
Associação de Pernambuco (AIP) e 10° Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira


Andreia Donadon Leal (Aldrava), Wilson Miranda (AMI)
e J. B. Donadon-Leal (Aldrava)

Grande público na solenidade de encerramento do 15º ENAI

 

J.B. Donadon-Leal, editor do Jornal Aldrava Cultural e professor do Curso de Jornalismo da UFOP, e a escritora e artista plástica, Andreia Donadon Leal, participaram do 15° Encontro Nacional das Associações da Imprensa Brasileira (ENAI), Comemoração dos 80 anos da Associação de Pernambuco (AIP) e 10° Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira, entre os dias 12 e 14 de setembro, na cidade de Recife (PE). Com o tema "Liberdade de Expressão e de Imprensa - Jornalismo Imparcial e Ética na Comunicação", o evento reuniu importantes nomes da área jornalística. O Professor da UFOP e editor do Jornal Aldrava Cultural, J. B. Donadon-Leal, proferiu a palestra "Jornalismo Cultural e Liberdade de Expressão". Além das representações de Mariana e Belo Horizonte, a imprensa mineira se fez presente com representantes de Guanhães, Muriaé, Poços de Caldas e Unaí.


J. B. Donadon-Leal, palestrante,
e Flávio Chaves, ex-presidente da AIP, presidente da mesa


15° Encontro Nacional de Associação da Imprensa - ENAI
Com intuito de celebrar os 80 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), foi realizado o 15° Encontro Nacional de Associações da Imprensa – ENAI que de 12 a 14 de setembro, no Auditório do Banco Central do Brasil, no Recife, debateu “A Liberdadede Expressão e Imprensa – Jornalismo Imparcial e Ética naComunicação”. Durante o ENAI aconteceu o 10º Ciclo de Conferênciada Imprensa Brasileira e o lançamento de Selo Comemorativo pelos Correios. Jornalistas, radialistas, publicitários, assessores de imprensa e relações públicas, estudantes e professores de jornalismo, agências e veículos de comunicação debateram questões fundamentais para garantir o exercício de imprensa livre no Brasil.

PALESTRANTES E TEMAS – 15º ENAI

Álvaro de Souza – Jornalista e Radialista. Professor Emérito daUniversidade de Navarra. Palestra: A Formação Jornalística no Mundo Contemporâneo e a Liberdadede Imprensa.

Carlos Hugueney Bisneto – Jornalista e radialista. Apresentador doPrograma Essencial HB na TV Triângulo de Uberlândia. Apresentador doPrograma MUSIC & NEWS na Rádio Cultura / Sistema Globo de Rádio.Colunista Social da Revista Cult. Palestra: O Alcance do Colunismo e a Liberdade de Expressão

Cleo Niceas – Presidente da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco e ex-diretor da Rede Globo Nordeste. Palestra:

Ercy Torma – Presidente da Associação Riograndense de Imprensa e Professor Universitário em Porto Alegre. Palestra: "A Formação na Comunicação Brasileira"

J.B. Donadon-Leal – Professor de Semiótica e de Comunicação Social da Universidade Federal de Ouro Preto. Editor do Jornal Aldrava Cultural. Palestra: “Jornalismo Cultural e Liberdade de Expressão”

Mari Fujita – Diretora da Sucursal da Agência Brasileira de Notícias –ABN NEWS em Tóquio – Japão. Palestra: "A Visão Nipônica da Liberdade de Imprensa"

Nicias Ribeiro – Articulista do Jornal O LIBERAL de Belém – Pará e da Agência Brasileira de Notícias. Professor, Engenheiro Eletrônico,Físico e Matemático. Especialista em Amazônia. Palestra: "Ética e Imparcialidade na Comunicação Brasileira"

Pier Luigi Nava – Diretor da Sucursal da ABN NEWS – Agência Brasileira de Notícias – ABN NEWS em Milão – Itália. Palestra: "Liberdade de Expressão na Europa e Conceituação doJornalismo Brasileiro"

Sérgio Redó – Presidente da Associação Paulista de Imprensa. Jornalista, Radialista e Advogado. Apresentador de TV e Rádio.
Palestra: O Marco Regulatório da Imprensa e a Censura no Mercosul.

Walter Estevam Jr. – Diretor da Associação Brasileira de Jornais erevistas e Diretor do Jornal ABC Repórter. Apresentador do Programa 30 Minutos na TV na NET ABC e ECO TV de São Paulo. Palestra: "Empresas Jornalísticas e Imunidade Tributária como fortalecimento da Liberdade de Imprensa"

Josué de Menezes - Jornalista, Gestor Netweaver e Especialista em Tecnologia da Informação, criador dos projetos "Mercados do Futuro" e "Hub de Cultura Digital" da Associação Campineira de Imprensa ACI /Fenai-Faibra. É Vice Presidente da ACI - Campinas - SP e Articulista do Jornal Capital.

Confira a programação e cobertura completa no site http://www.enai.org.br.

Participantes do 15º ENAI recebem Diploma de Mérito Aurora Pernambucana da Imprensa

Os participantes do 15º ENAI receberam o Mérito Aurora Permambucana da Imprensa, reconhecimento da Associação da Imprensa de Pernambuco, AIP, e da Federação nacional de imprensa - FENAI, àqueles que prestaram relevantes serviços ao aprimoramento da imprensa brasileira.


Andreia Donadon Leal recebe Diploma de Múcio Aguiar,
Presidente da AIP

Andreia Donadon Leal recebe Diploma de Mérito da AIP


Oliveira Jr, Presidente da Federação Nacional de Imprensa,
Andreia Donadon Leal, Arisio Coutinho Filho e esposa e Wilson Miranda

Associação Mineira de Imprensa homenageia personalidades da imprensa

A Associação Mineira de Imprensa homenageou personalidades da imprensa na solenidade de encerramento de 15º ENAI, em Recife, no dia 14 de setembro de 2011. Múcio Aguiar, Presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, Oliveira Júnior, Presidente da Federação Nacional de Imprensa e Arísio Coutinho Filho, Diretor de Programação da Globo Nordeste receberam Diploma de Mérito pelos relevantes serviços prestados à garantia da liberdade de expressão na imprensa brasileira. Os diplomas foram entregues pelo Presidente da Associação Mineira de Imprensa, Wilson Miranda e pela Diretora de Cultura, Andreia Donadon Leal.


Múcio Aguiar, Presidente da AIP, recebe
Diploma de Mérito da AMI

Arisio Coutinho Filho, Diretor de Programação da Globo Nordeste, recebe Diploma de Mérito da AMI

 

** **

Aldravistas recebem visita de Diretor de Programação da Globo - Pernambuco

Aldravistas recebem em Mariana o Diretor de Programação da Rede Globo - Pernambuco, Arisio Coutinho Filho, e Presidente da Associação Mineira de Imprensa, Wilson Miranda. O encontro aconteceu no domingo, 04 de setembro de 2011, às 20 horas, no Restaurante Bistrô, no centro de Mariana, MG. Arisio Coutinho Filho, que participará do 15º ENAI, em Recife, recebeu o Jornal Aldrava Cultural e o livro Germinais - aldravias.


Arisio Coutinho Filho e Gabriel Bicalho
J. B. Donadon-Leal e Wilson Miranda

Arisio Coutinho Filho, Andreia Donadon Leal e Wilson Miranda


** **

Obras de Deia Leal no 9º Salão de Arte Contemporânea de Marília, SP

A artista plástica mineira de Mariana, Deia Leal, foi selecionada paraparticipar do Salão de Arte Contemporânea de Marília, SP, evento destinado a reunir, catalogar e expor obras de artistas nacionais e estrangeiros contemporâneos, com objetivo de valorizar a arte como expressão cultural. A seleção dos trabalhos foi realizada no dia 30 de setembro de 2011, no Museu da Língua Portuguesa, SP, por uma Comissão Julgadora composta por 3 (três) críticos, com reconhecida atuação na área. As obras de Deia Leal selecionadas fazem parte da coleção “Ramalhetes Aldravistas”: Redemoinho no Campo Florido e Cidade das Flores Vermelhas, cuja técnica desenvolvida de pintura é o dripping (gotejamento). A coleção Ramalhetes, criada pela artista plástica de Mariana, DeiaLeal, convida o público ao diálogo e à livre interpretação, através de gotas e de pingos que se harmonizam para dar vida a paisagens floridas de Minas Gerais.

Deia Leal – nome artístico de Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira, MG, cresceu em Santa Bárbara, MG e reside em Mariana, MG. Licenciada em Letras pela UFOP e Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura e Criação pelo SENAC-MG. Mestranda em Literatura (cultura e sociedade) na Universidade Federal de Viçosa. Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Santa Bárbara. Desenha e pinta desde a adolescência. Teve aulas de pintura com o artista plástico de Maringá, Camilo Leal e com o artista, escritor e compositor sinfônico granadino, Antonio Gualda, na Espanha. Participou de exposições coletivas na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal, Chile (Museu Pablo Neruda) e em dezembro de 2009 participou de uma coletiva no Museu do Louvre em Paris. Participou de várias exposições coletivas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2008, obteve o 1º lugar no Concurso Internacional de Artes Plásticas da Asociación Cultural Valentim Ruiz Aznar (Espanha). Foi laureada com a Medalha de Bronze da Académie des Arts, Sciences et Lettres da França, em Paris, pelos relevantes serviços prestados às artes no Brasil.

Obras de Deia Leal que estarão no 9º Salão de Arte Contemporânea de Marília


Cidade das Flores. Dripping em acrílica sobre tela - 100cm X 100cm

** ** **

Deia Leal expõe na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Galeria de Arte do Espaço político-Cultural Gustavo Capanema
de 29 de agosto a 09 de setembro de 2011


Visão panorâmica da exposição de Deia Leal


Visão panorâmica da exposição de Deia Leal


Visão panorâmica da exposição de Deia Leal

Visão panorâmica da exposição de Deia Leal

Veja convite:


29/8 a 9/9 - Mostra coletiva de artes plásticas de Sandra Augusto, Deia Leal e Projeto Arte Gente

Nascida em Itabira (MG) crescida em Santa Bárbara e residente em Mariana (MG), a artista Deia Leal é graduada em Letras pela UFOP, pós-graduada em Artes Visuais e Mestranda em Literatura (cultura e sociedade) pela UFV. É ilustradora, diretora de projetos culturais e membro da comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural. A artista frequentou diversos cursos de pintura, desenha e pinta desde adolescência. Em seus trabalhos, à primeira vista, vemos pontos, gotas e borrões, mas, aos poucos, o olhar mais demorado vai relevando sentidos construídos por tramas de traços coloridos, em que a artista utiliza várias técnicas, como acrílica, óleo e nanquim sobre tela, Eucatex ou papel cartão. A artista venceu, em 2009, o Certame Internacional de Artes Plásticas promovido pela Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, na Espanha, em que participaram artistas de 35 países. Em 2010, foi premiada com a Medalha de Bronze pela Académie des Artes Sciences et Lettres, da França. A artista participou de exposições coletivas internacionais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal; Museu Pablo Neruda; Museu do Louvre. Participou de inúmeras exposições individuais em Minas Gerais e coletivas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

** **

Poetas de Uberlândia lançam Haicaizine

Os poetas Glaycon Souza, Fabrício Santos e Bethânia Martins produziram e lançaram Haicaizine, um zine de haicais.
Contatos: glayconantunes@hotmail.com

** **

Andreia Donadon Leal recebeu a Medalha Antonio Olinto, da UBE - Rio


Ricardina Iony, Diego M. Sousa, Stella Leonardos, Abílio Kac, Marilza de Castro,
Andreia Donadon Leal e Ana Maria Machado

A escritora mineira, Andreia Donadon Leal, recebeu no último dia 26 de agosto reconhecimento da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES (RJ), pelas suas qualidades literárias e pelo trabalho em prol da cultura brasileira. A Diretoria da UBE outorgou a Medalha ANTONIO OLINTO à escritora mineira, em solenidade de comemoração aos 53 anos de existência da entidade ocorrida no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura, Rua General Justo, 171, Centro, Rio de Janeiro.
A Medalha ANTONIO OLINTO foi criada em memória do grande escritor, Membro da Academia Brasileira de Letras e benfeitor da UBE. Já foram homenageadas com a comenda as seguintes personalidades: Eduardo Portella; Elizabeth Alves de Almeida; Fábio Lucas; Ferreira Gullar; Israel Pedrosa; João Cândido Portinari; Lauro Barbosa Moreira; Marcos Vinícios Vilaça; Oscar Niemeyer; Sérgio Cabral Santos; Stella Leonardos; Walter Moreira Salles Jr. e Wanda Fabian.
Andreia Donadon Leal ocupou a tribuna para proferir discurso de agradecimento e de louvação a Antonio Olinto.
A Medalha Antonio Olinto é uma honraria da União Brasileira de Escritores - Rio de Janeiro de reconhecimento aos grandes expoentes da literatura de Língua Portuguesa.

A UBE-RJ também entregou o Troféu Rio de Janeiro à escritora e Membro da ABL, Ana Maria Machado, pelo conjunto da obra e trajetória nas letras no Brasil e no exterior.

Andreia Donadon Leal é formada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - cultura e criação e Mestranda em Literatura - cultura e sociedade pela UFV. Autora dos livros: Quase! em nas Sendas de Bashô (2005); Cenário Noturno (poesia-2007); Aldravismo: uma proposta de arte metonímica (2009); Ventre III em Ventre de Minas (2009); Flora - amor e demência & Outros Contos (2010); Vias - livro II - em Germinais - aldravias (2011); e Essências: flores e frutos e luzes (poesia) 2011.

Gabriel Bicalho recebe Diploma de Reconhecimento pela
Société Académique des Arts, Sciences et Lettres - Paris

Gabriel Bicalho recebe Diploma de Reconhecimento pela Société Académique des Arts, Sciences et Lettres - Paris. O Diploma foi entregue por Diva Pavesi, Membre, Administrateur e Déleguée de L'Académie des Arts Sciences et Lettres, durante a Reunião solene da União Brasileira de Escritores - Rio de Janeiro, em 26 de agosto de 2011. O Diploma de reconhecimento é outorgado àqueles escritores brasileiros que têm obras publicadas na Europa. Andreia Donadon Leal recebeu-o em 2009, e J. B. Donadon-Leal recebeu carta de indicação para recebê-lo em 2012.


Andreia Donadon Leal, J. B. Donadon-Leal, Diva Pavesi e Gabriel Bicalho

Andreia Donadon Leal profere palestra no
Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais no Rio de Janeiro

Andreia Donadon Leal proferiu a palestra vastos caminhos da memória de leitura no Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais no dia 25 de agosto de 2011, às 16 horas, em reunião solene ocorrida no auditório do Museu Militar Conde de Linhares, Av. Pedro II, 383, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

Gabriel Bicalho e JS Ferreira recebem a Comenda Artur da Távola

Em reunião solene do Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais, no dia 25 de agosto de 2011, às 16 horas, no auditório do Museu Militar Conde de Linhares, Av. Pedro II, 383, São Cristóvão, Rio de Janeiro, os poetas aldravistas Gabriel Bicalho e JS Ferreira receberam a Comeda Artur da Távola e seu respectivo Diploma, maior condecoração do InBrasCI, pela contribuição à cultura nacional e internacional. J. B. Donadon-Leal proferiu palestra de apresentação dos poetas mineiros, destacando a trajetória de cada um no universo literário e na contribuição inequívoca às letras.


J.S. Ferreira, Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal, Marilza de Castro, Nilza Monteiro,
Lybio Magalhães, Marilza Terezinha de Abreu Fialho, Messody Benoliel e J. B. Donadon-Leal

** ** **

Andreia Donadon Leal recebe Moção de Aplauso da
Câmara Municipal de Mariana

A Câmara Municipal de Mariana, em 24 de agosto de 2011, em reunião solene, homenageou entidades, empresas e personalidades marianenses com títulos de reconhecimento pelo engrandecimento do nome de Mariana nas mais diversas áreas. Andreia Donadon Leal recebeu a Moção de Aplauso do Legislativo Muncipal pela projeção do nome de Mariana no cenário artístico, literário e de promoção da leitura. O nome de Andreia Donadon leal foi apresentado em plenário pelo vereador Bruno Mól.



Andreia Donadon Leal recebe Moção de Aplauso do
Vereador Bruno Mól


J. B. Donadon-Leal, Andreia Donadon Leal e José Luiz
Foureux de Souza Júnior

José Luiz Foureux de Souza Júnior, Andreia Donadon Leal
e JS Ferreira


Hebe Maria Rôla Santos e Andreia Donadon Leal

veja convite oficial

 

Andreia Donadon Leal vence Prêmio Emílio Lansac Thoa

XIX CONCURSO DE POESIA E PROSA DA
ACADEMIA DE LETRAS DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

2011 - Patrono: Nege Além

Poesia - Prêmio Emílio Lansac Thoa

Adulto – 19 a 59 anos

1º Lugar – “Deus de Helena”- Andreia Aparecida Silva Donadon Leal – Mariana/MG
2º Lugar – “De secas e verdes”- Francisco Ferreira – Betim/MG
3º Lugar – “Pó de Estrelas”- Ivana Maria França de Negri – Piracicaba/SP

Prêmio Otávio Pereira Leite – 3ª Idade – a partir de 60 anos

1º Lugar – “A busca do sentido”- Maria Apparecida S. Coquemala – Itararé/SP
2º Lugar – “Poema da Vida”- João Baptista Coelho- São Domingos de Rana /Portugal
3º Lugar – “Sapo e Balde”- Genilton Vaillant de Sá- Vitória/ES


Prosa- Prêmio Fábio de Carvalho Noronha

Adulto – 19 a 59 anos

1º Lugar – “Na Cabeça”- Tatiana Alves Soares Caldas – Rio de Janeiro/RJ
2º Lugar- “O Castelo”- André Telucazu Kondo- Caraguatatuba/SP
3º Lugar – “Agora e Sempre”- Fátima Soares Rodrigues – Belo Horizonte/MG
3º Lugar- “Reflexos”- Eduardo de Paula Nascimento” - Franca/SP

Prêmio Otávio Pereira Leite – 3ª Idade – a partir de 60 anos

1º Lugar – “Refúgio dos Anjos”- Nilton Tadeu da Silva Silveira – Porto Alegre/RS
2º Lugar- “O Apelo”- Joaquim Lopes Duarte Bispo – Odivelas/Portugal
3º Lugar- “Didi”- Amélia Marcionila Raposo da Luz – Pirapetinga/MG

Comissão Julgadora:
Poesia- Dr. Antonio“ Nino”Barbin
Prof. Carmen Lúcia Balestrin
Sílvia Tereza Ferrante
Dra. Sonia Maria Quintaneiro
Vedionil do Império

Prosa – Clineida Junqueira Jacomini
Luiz Antonio Spada
Maria Célia Campos Marcondes
Maria Inês Araújo Prado
Maria José Gargantini Moreira

Inscrições via Internet- Neusa Maria Soares de Menezes
Coordenação Geral- Ana Lúcia Sguassabia Silveira Finazzi

** ** **

Lançamento do livro Mutações - poemas, de Almira Guaracy Rebêlo


Almira Guaracy Rebêlo autografa para Andreia Leal

Igor Brasil Campos Rebelo - ilustrador da capa

De emoções

As paixões são como ventos
com efeitos especiais,
que surgem serenos, lentos,
depois viram vendavais!
(pág. 19)

Almira Guaracy Rebêlo e Cely Vilhena recebem Medalha de Recompensa à Mulher
da Maçonaria Fluminense

Na cerimônia de lançamento do livro Mutações - poemas, de Almira Guaracy Rebêlo, em 20 de julho de 2011, às 20 horas, na Livraria Leitura do Shopping Boulevard, em Belo Horizonte, a escritora Andreia Donadon Leal e o poeta Gabriel Bicalho, representando a Maçonaria Fluminense, prestaram homenagem às escritoras Almira Guaracy Rebêlo e Cely Vilhena com a Medalha de Recompensa à Mulher, com seu respectivo Diploma, honraria outorgada pela Maçonaria Fluminense às mulheres que prestaram relevantes contribuições à cultura; portanto, à humanidade.


Almira Guaracy Rebêlo recebe de Gabriel Bicalho e Andreia Donadon Leal a Medalha de recompensa à Mulher da Maçonaria Fluminense

Cely Vilhena recebe de Gabriel Bicalho e Andreia Donadon Leal a Medalha de recompensa à Mulher da Maçonaria Fluminense

Almira Guaracy Rebêlo exibe Diploma

Cely Vilhena exibe Diploma

Almira Guaracy Rebêlo com Andreia Donadon Leal

Igor Brasil Campos Rebelo com a avó escritora

****

Arte Aldravista está no
XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira - Colege Arte


Museu Inimá de Paula, Belo Horizonte, de 14 de julho a 28 de agosto


Portal da devastação, acrílica de Deia Leal

Saci, acrílica de Mário DonLeal

 



Áustria - de 03 a 10 de maio
Lateinamérika Institut- LAI - Viena
Portugal - de 12 a 19 de maio
Museu Convento de S. Domingos
Montemor-o-Novo
Espanha - 23 a 28 de maio
Casa do Brasil Madri

BRASIL - 14 de julho a 28 de agosto
Museu Inimá de Paula - Belo Horizonte

Panorama da Exposição em Belo Horizonte


Deia Leal visita a Exposição

Panorâmica

Panorâmica

Panorâmica

Deia Leal visita a Exposição

Panorâmica


Inauguração exposição com coquetel
Entrega da Placa de Menção Honrosa do Ministério das Relações Exteriores - Artistas selecionados para o Circuito.

Andreia Donadon Leal (Deia Leal), que tambem atua no Conselho Curador, numa das representações de Minas Gerais, tem uma obra sua no Circuito. Outro aldravista presente é Mário DonLeal, representando o estado do Paraná. Os artistas participantes do XVI CIAB terão Curso de Extensão em Artes Plásticas na Universidade de Évora - Portugal.


 

Resenha do livro Ventre de Minas é publicada na Revista Darandina, Volume 4, número 1, ISSN: 1983-8379, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, . A resenha é de autoria do Prof. Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior. Clique aqui e leia a resenha.

Convites

****

O Brasil perde Wanda Brauer
o céu literário ganha mais uma estrela
neste 10 de julho de 2011



Wanda Brauer

"Até mesmo em momentos em que
sigo só, sou estrela, sou pó
voo no vento, livre do tempo
e sem vontade de voltar.
No cofre do coração
podemos sentir que a vida é bela!
Com ternura"
Wanda Breuer
Rio de Janeiro, setembro de 2009
Autógrafo para os aldravistas no livro
'Memória do futuro'

A ABRAMES – Academia Brasileira de Médicos Escritores com pesar divulga o falecimento da poeta Wanda Brauer, que prestigiou com sua poesia e musicalidade a Semana Literária da ABRAMES 2009, no CREMERJ – Rio de Janeiro,

Negrinhos
Carvoeiros
fala
da
poeta
Wanda

performance
corpo
voz
de
poeta?
Wanda

Wanda
Brauer
humanidades
emoção
poesia
amor

Juçara Valverde, Presidente da ABRAMES
16 de julho de 2011



Wanda Brauer, poeta, trovadora, cordelista, pertencia a várias academias de Letras e Artes, entre as quais a Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, Academia Brasileira de Trovas, Academia Brasileira de Literatura de Cordel, União Brasileira de Escritores.

****

O Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa convida para o lançamento do livro Contestado Fruto: a poesia esquecida de Beatriz Brandão (1779-1868), da brasileira, membro da Academia de Letras do Brasil - Mariana, Cláudia Gomes Pereira. dia 16 de julho, 17 horas, na livraria Buccholz - Lisboa.

 

Divulgada programação de Ciclo de Palestras
Celebrando a Itália

Reunião Solene da FALEMG

Em 20 de junho de 2011, no terceiro andar do Automóvel Clube de Belo Horizonte, aconteceu reunião solene da FALEMG em que há a entrega da Placa de Mérito 2011 a personalidade do ano. A homenageada de 2011 foi Ângela Gutierrez pelo seu trabalho incansável em prol da preservação dos bens culturais brasileiros, divulgação de acervos e incentivo à criação artística. O presidente da FALEMG, Aloísio Teixeira Garcia proferiu discurso de justificação da escolha da homenageada e de louvação à sua produção cultural. Ângela Gutierrez fez discurso de agradecimento e de engrandecimento e valorização daqueles que incentivam a produção artística. Após a cerimônia solene, houve reunião da FALEMG, com presença de associados de várias regiões de Minas Gerais (Araxá, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Formiga, Juiz de Fora, Mariana, Manhuaçu, São João del Rei, Sete Lagoas, Viçosa, Uberaba, entre outras).


Aloísio Teixeira Garcia preside reunião da FALEMG
Clique na imagem para abrir página da Reunião

 

Convite

 

********

 

Gabriel Bicalho é laureado com a Medalha de Bronze da
Société Académique des Arts, Sciences et Lettres
de Paris

O peta aldravista, gabriel Bicalho, é laureado com a Medalha de Bronze da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres de Paris, por sua relevante obra literária. A Solene Cerimônia de entrega de Medalhas de Recompensa aos trabalhos prestados à Arte e à Literatura será em 21 de maio, às 14 horas, no salão nobre do Hotel Intercontinental "Paris Le Grand", Rue de Scribe, 2, Paris.

************

 

Andreia Donadon Leal recebe Medalha da Inconfidência


Jornalista José Bento Teixeira Salles e Andreia Donadon Leal

Presidente Dilma Rousseff e Governador Antônio Anastasia

 

No dia 21 de abril de 2011, em cerimônia realizada na Praça da Incondidência em Ouro Preto, a acadêmica, poeta e artista visual aldravista Andreia Donadon Leal recebeu a Medalha da Inconfidência, reconhecimento do Estado de Minas Gerais pelo valor de sua arte.


Presença da Presidente Dilma Rousseff, Governador Antônio Anastasia,
Prefeito de Ouro Preto Ângelo Osvaldo, Ministros, Governadores


Andreia Donadon Leal com a Medalha da Inconfidência

**********

Andreia Donadon leal e J. B. Donadon-Leal fazem palestra e Oficina de Haicais na Universidade Federal de Uberlândia

Clique na imagem e
confira reportagem na Página Projetos

************

Hebe Maria Rôla Santos toma posse na AMULMIG

No dia 19 de abril de 2011, na sede da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a escritora e poeta aldravista Hebe Rôla, tomou posse na Cadeira nº 317, Representando o Município de Mariana, MG. O Patrono escolhido pela nova acadêmica é o poeta marianense José Severiano de Resende. O Discurso de saudação foi proferido pela acadêmica Andreia Donadon Leal.



Hebe recebe o Diploma de seus netos Kim e Lucas
Clique na imagem e veja reportagem completa

*************

Marzo Sette Torres toma posse na ALB - Mariana


Marzo Sette Torres recebe Diploma de Acadêmico das mãos
da Presidente Andreia Donadon Leal

O cantor e escritor Marzo Sette Torres tomou posse na Academia de Letras do Brasil - Mariana, neste dia 16 de abril de 2011, às 16 horas, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. A cadeira ocupada pelo novo acadêmico é a de número 21. O Patrono de sua cadeira é o poeta Zoroastro Torres.


Acadêmicos da ALB-Mariana
J.B. donadon-Leal, Gabriel Bicalho, Angela togeiro, Marzo sette Torres, Andreia Donadon Leal
Magna Campos, J.S. Ferreira, Anício Chaves e Hebe Rôla


A Academia Infanto juvenil de Letras de Mariana homenageou Marzo Sette Torres


Marzo Sette Torres e seus filhos

Apresentação musical de Marzo Sette Torres
acompanhado ao piano pelo Maestro Adilson Gracia

Repertório de Marzo Sette Torres na apresentação musical de encerramento da cerimônia de Posse:

Pourquoi me réveiller? (da ópera Werther Massenet)
Dein ist mein ganzes herz (letras de L. Herzer, F. Löhner-Beda e música de Franz Lehar, Richard Tauber)
Non ti sordar di me (Ernesto de Curtis)
Granada (Augustin Lara)
Até pensei (Chico Buarque de Holanda)
Imagine ( John Lennon)

Interpretação (tenor): Marzo Sette Torres
Piano: Adilson Gracia

**************************

 

Andreia Donadon Leal receberá a Medalha da Inconfidência,
dia 21 de abril, em Ouro Preto

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, por meio de decreto, concederá a artista plástica, escritora do movimento aldravista e ex-aluna da UFOP, Andreia Donadon Leal, a Medalha da Inconfidência. A solenidade de agraciamento será no dia 21 de abril de 2011, quinta-feira, às 10 horas, na Praça Tiradentes em frente ao Museu da Inconfidência na cidade de Ouro Preto/MG. A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. A solenidade acontece anualmente, no dia 21 de abril (feriado de Tiradentes), em Ouro Preto. Foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

 

J.S. Ferreira premiado no Concurso Literário Brasilis Infantil
da CANAPE Promoções Culturais, Buritama, SP.

Escritores premiados por ordem de classificação:
Clarissa Davoli Franco Rodrigues - Viver a Vida
Mirian - Cresça e apareça
J. S. Ferreira - Meu Amor
Ceiça Moreira Esch - A Borboletinha Azul
Odyla Paiva - A Cigarra
Zezé Barcelos - Brincadeiras Infantis
Rozelene Furtado - Quem sou
Arlete Trentini dos Santos - Te quero feliz
Talles Azigon - O ceano das palavras
Lucia Nunes - Marcas profundas
Izabelle Valladares - Cristian
Taiane Lúcia Carvalheiro - Gatuno
Marcos Vinícius de Melo - Pardalzinho
Júlio Cesar Bridon - 1° Dentinho
Geraldo Portal Veiga - Ser Criança

Os poemas premiados serão publicados na Antologia Brasilis que será lançada em Galícia, na Espanha, no mês de julho de 2011.

 

Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal farão palestra e oficina de leitura
na Universidade Federal de Uberlândia

Andreia Donadon Leal, escritora aldravista e Mestranda em Literatura pela UFV, e J. B. Donadon-Leal, escritor aldravista e Prof da UFOP, farão palestra e oficina - relatos de uma trajetória de promoção da leitura na Universidade Federal de Uberlândia em evento comemorativo ao Dia Mundial do Livro. O encontro promovido pela Editora e Livraria da UFU (EDUFU) reunirá personalidades da Literatura e da Educação para avaliar e propor alternativas de incentivo à leitura no Brasil. O evento ocorrerá em 19 e 20 de abril, no Campus da UFU. A palestra e oficina dos aldravistas será no dia 20 de abril de 2011, das 09h às 12h e relatará as experiências dos aldravistas no projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, vencedor do Prêmio VivaLeitura do MinC/MEC 2009, e demonstrará os seus procedimentos em suas oficinas de haicai.

********

Andreia Donadon Leal receberá a Medalha Antonio Olinto, da UBE - Rio, em agosto próximo.
A Medalha Antonio Olinto é uma honraria da União Brasileira de Escritores - Rio de Janeiro de reconhecimento aos grandes
expoentes da literatura de Língua Portuguesa.

Convite para Solenidade de Posse na ALB - Mariana

Academia de Letras do Brasil – Mariana
Recebe e Homenageia Personalidades da Literatura e do Jornalismo


Homenageados: André Luiz Cota, Luis Ernesto Chiriboga Bastides, Cecy Barbosa Campos, Magna Campos,
Francirene Gripp, Aloísio Teixeira Garcia, Gilberto Madeira Peixoto, Marly Moysés, Wilsom Miranda e JH de Oliveira Jr

No dia 26 de março de 2011, sábado, a Academia de Letras do Brasil – Mariana e o Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais – InBRasCI - MG, realizaram reunião solene no auditório do ICHS/UFOP, às 16 horas. A entidade marianense, que tem sua diretoria composta pelos escritores do Jornal Aldrava Cultural, presidida pela escritora Andreia Donadon Leal, abriu as atividades acadêmicas de 2011 com magnífica palestra sobre “linguagens folclóricas – sinos, festejos e folguedos”, ministrada pela acadêmica Hebe Rôla e abrilhantada com participação especial dos jovens da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana. Além dos acadêmicos, a reunião da ALB – Mariana trouxe à Primaz de Minas Gerais para receberem honrarias pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cultura e receberam a Medalha, grau Ouro, do InBRasCI-MG e a Comenda do Grande Oriente do Brasil – RJ o Presidente da Agência Brasileira de Notícias, jornalista J. H de Oliveira Júnior, o Presidente da Associação Mineira de Imprensa, jornalista Wilson Miranda, o Presidente da Academia Mineira de Medicina, médico e escritor Gilberto Madeira Peixoto, Presidente da Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais, FALEMG, escritor Aloísio Teixeira Garcia. O jornalista decano do jornalismo policial de Minas Gerais Kid Moreira e o jornalista decano do Conselho deliberativo da AMI, Adival Coelho representaram a Associação Mineira de Imprensa que recebeu a Medalha, grau Ouro, da Academia de Letras do Brasil – Mariana. A escritora Cecy Barbosa Campos membro da Academia de Letras de Juiz de Fora e as acadêmicas da casa Francirene Gripp e Magna Campos receberam a Medalha de Recompensa à Mulher da Maçonaria Fluminense. Personalidades de Mariana também foram homenageados e receberam a Comenda do Grande Oriente do Brasil – Rio de Janeiro e Medalha de Mérito Cultural do InBRasCI-MG o médico Luis Ernesto Chiriboga Bastides e o advogado André Luiz Cota. A educadora marianense Marly Moysés Silva Araújo recebeu a Medalha Mulher de Minas 2011, do InBRasCI-MG e a Medalha de Recompensa à Mulher da Maçonaria Fluminense, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos em prol da educação e da cultura de Minas Gerais. A palestrante do dia, escritora Hebe Rôla, recebeu a primeira Comenda de Mérito Cultural da Aldrava Letras e Artes. Os homenageados foram brindados com um vídeo-poema produzido por Gabriel Bicalho, que destaca textos representativos da trajetória literária de cada um.
Prestigiaram o evento o Presidente da ADESG – MG, o físico nuclear Dr. Inácio Loyola Campos, escritora Míriam Stella Blonski, representando a municipalidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, membros do Grêmio Literário Lesma de Conselheiro Lafaiete, membros da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana, alunos do ICHS e cidadãos marianenses. O tenor Marzo Sette Torres interpretou 02 músicas - My Love for You e Ave Maria.
A Academia de Letras do Brasil – Mariana, nessa reunião, reafirma sua vocação de tornar Mariana um pólo irradiador de cultura na promoção de intercâmbios com instituições e pessoas que promovam as produções artística, literária, jornalística e educacional. A reunião teve seu encerramento solene com um jantar e palestra de agradecimento, em nome dos homenageados, proferida pela educadora Marly Moysés.


Palestrante Hebe Rôla,
JS Ferreira, Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal e Nivaldo Resende


Apresentação da Academia intanto-Juvenil de Letras de Mariana
toques de sinos na palestra "linguagens folclóricas – sinos, festejos e folguedos"
e declamação de trovas para os homenageados


Tenor Marzo Sette Torres, integrantes do Grêmio Literário Lesma,
Andreia Donadon Leal, JH de Oliveira Jr e J B Donadon-Leal


Homenageados cantam o Hino Nacional Brasileiro


Wilsom Miranda, Hebe Rôla, Adival Coelho, Marly Moysés, Kid Moreira, Aloísio Teixeira Garcia, Andreia Donadon Leal,
André Luiz Cota, Gilberto Madeira Peixoto, Luis Ernesto Chiriboga Bastides, Gabriel Bicalho e JH de Oliveira Jr

*****

Programação do CLESI - Clube dos Escritores de Ipatinga -
no V Salão do Livro Vale do Aço

********

A artista plástica e escritora mineira, Andreia Donadon Leal foi nomeada pelo seu Conselho de Diretores Membro da International Writters and Artists Association (IWA), por seus destacados méritos humanísticos, literários, artísticos e intelectuais. Fundada em 1978, a IWA é a maior entidade literária e artística do mundo, composta por mais de 1.200 membros. A presidente da IWA, Teresinka Pereira, mineira, naturalizada norte-americana, ressaltou a importância da adesão dos artistas mineiros à entidade. A Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) tem sede em Toledo, Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Entre seus membros mais ilustres estão príncipes, presidentes de nações, ganhadores de Prêmio Nobel de Literatura e da Paz, grandes escritores, artistas, editores e colecionadores de arte, além de ativistas culturais. A diretoria da entidade é composta de diretores em diversos países como Rússia, Cuba, Turquia, Tunísia, Argélia, Coreia e Japão. A entidade é também representada na UNESCO. Entre as atividades da IWA estão as menções para o Prêmio Nobel de Paz e para o Prêmio Nobel de Literatura. A IWA apoia a liberdade de expressão e os direitos e liberdades da Declaração Universal dos Direitos do Homem para todos os povos.


Certificado de nomeação de Andreia Donadon Leal na IWA


Carta de Nomeação de Andreia Donadon Leal na IWA

Adeus a Moacyr Scliar

Moacyr Scliar

Aldravias a Moacyr Scliar - de Amélia Luz

Moacyr
Scliar
semeando
emoções
seguiu
devagar

Deixou
sua
lavra
páginas
ricas
acervo

Até
breve
amigo
saudosos
estaremos
sempre

Na
lápide
flores
eterna
despedida
partida

 

 

 

Museu de Arte Internacional Artistas Antonio Gualda Jiménez e Deia Leal
Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG


Clique nesta imagem e veja página do museu

São Gonçalo do Rio Abaixo contará com um Museu Internacional de Artes Plásticas. O município receberá 61 obras premiadas da Coleção do Certame Internacional de Artes Plásticas realizado anualmente pelo compositor, artista plástico e escritor Antonio Gualda, de Granada, na Espanha, através da Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar. O município foi indicado pela artista plástica mineira Andreia Donadon Leal (Deia Leal), que esteve em Granada em fevereiro de 2009, quando venceu o concurso internacional de artes plásticas. Além da premiação em dinheiro, a artista recebeu da Presidenta da Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, que faleceu no final de 2008, 120 obras de arte para implementar museus no Brasil. A artista indicou a cidade mineira de São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara (que não têm recursos financeiros para recolher as obras e demonstrou desinteresse em recolher as obras)


Deia Leal e Antonio Gualda - fev/2009

Antonio Gualda e Andreia Donadon Leal - Deia Leal
à frente do Palácio de Carlos V,
Alhambra - Granada - Espanha
Fev/2009

 

O Museu Internacional de Artes Plásticas "Compositor Antonio Gualda e Deia Leal" abrigará obras de artistas de diversos países em suas diferentes técnicas (fotografias, gravuras, imagens digitais, pinturas) além de mais três obras em grande dimensão do Compositor Antonio Gualda e mais dez obras da artista aldravista Deia Leal. O Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo realizará a difusão das obras em custódia, além da gestão e da divulgação, observando as normas internacionais e as medidas técnicas para garantir a preservação das obras. A inauguração do museu está prevista para o segundo o final do 1° semestre de 2011.

A comitiva de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG viajou para Granada - Espanha, ontem (17 de fevereiro de 2011) para recolher as obras doadas e assinar o poder notorial.

************

Andreia Donadon Leal - Deia Leal - recebe Medalha Joaquim Nabuco


Artistas premiados com a Medalha Joaquim Nabuco: Mário Capelutto e Andreia Donadon Leal

Andreia Donadon Leal recebe Medalha e Diploma Joaquim Nabuco

A Sociedade Fluminense de Belas Artes (fundada em 1940) e a Ordem dos Advogados Brasil - Niterói outorgaram a Medalha Joaquim Nabuco à Artista Visual Mineira, Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes e aluna da UFV, Andreia Donadon Leal - Deia Leal, pelo destaque no mundo da arte e da cultura brasileira, em cerimônia realizada no dia 18 de janeiro de 2011, às 18 horas (terça-feira), no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil. Avenida Amaral Peixoto, 507 - 11° andar - Niterói - Rio de Janeiro.

Andreia Donadon Leal participou de inúmeras exposições no Brasil. Individuais na Câmara Municipal de Belo Horizonte (Galeria Guimarães Rosa), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Galeria Renato de Almeida - Juiz de Fora -Pinacoteca da UFV (Viçosa), SESI-Mariana, Memorial Affonso Penna, Museu Casa Alphonsus de Guimaraens eem 2011, no Galeria de Arte Gustavo Capanema - na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É curadora do Circuito Internacional de Arte Brasileira - Colege Arte em Minas Gerais. Em 2008 venceu o Concurso Internacional de Artes Plásticas da Asociación Cultural Valentim Ruiz Aznar - Espanha.Em 2009 participou de uma coletiva no Museu do Louvre -Paris. Em 2011 será criado o Museu Internacional de Arte Contemporânea Deia Leal e Compositor Antonio Gualda,na cidade mineira de São Gonçalo do Rio Abaixo. Deia Leal é pós-graduada em Artes Visuais - cultura e criaçãoe Mestranda em Literatura-Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa.
Fundada em 27 de outubro de 1940, a Associação e Escola Fluminense de Belas Artes é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal e estadual, criada pela Lei 5.116 de 25 de janeiro de 1963, no recinto onde se achava instalada a exposição de pintura de Moisés Nogueira da Silva - saguão térreo do Hotel Imperial, na Rua Visconde do Rio Branco, 535. Nascia com a finalidade cultural de divulgação artística, e passou a ter sua organização e atividades desde tal data, com sede e foro em Niterói e podendo manter sucursais e representações nas demais cidades do estado e do país.
A Associação e Escola Fluminense de Belas Artes estimula o aperfeiçoamento da cultura artística no estado do Rio e visa divulgar as artes plásticas e apoiar o desenvolvimento de atividades artísticas. A AFBA identificou a necessidade do homem em manter contato com a cultura através da arte - primeiramente por estar baseada no alicerce de toda a sociedade evoluída, que é a educação. Acreditam que o projeto social tem de ser estrutural para se vislumbrar uma sociedade mais justa e focada nos valores nobres do ser humano. O projeto da AFBA consiste em uma visão futurista e social, integrando a entidade e as diversas comunidades ligadas ou não a alguma outra entidade.


Escritor Luiz Gondim prestigia Andreia Donadon leal na cerimônia de outorga da Medalha Joaquim Nabuco

Presentes receberam o Jornal Aldrava Cultural nº 87

Deia Leal foi selecionada e fará exposição de arte aldravista em 2011 na Galeria de Arte - Espaço Cultural Gustavo Capanema -
da Assembleia Legislativa de Minas Gerais


Foi divulgado, terça-feira (18 de janeiro de 2011), o resultado da seleção artística para ocupação da Galeria de Arte durante este ano. Foram classificadas as propostas que alcançaram nota igual ou superior a 70% na avaliação feita por cinco profissionais da área de artes plásticas. As exposições acontecem de março a dezembro, sendo 15 dias corridos para artes plásticas e cinco dias úteis para artesanato. Foram selecionadas propostas para exposições de pintura, escultura, fotografia, gravura, oficina de origami e artesanato.

Os artistas e as instituições escolhidos são Vanice Ayres Delgado, Deise Oliveira da Silva, Fabrícia Almeida Batista, Rosângela Menezes, Scheila Sílvia Maciel, Yoshiko Inowe Honda, Simone Maria da Silveira, Denise Antunes, Helena Mooren, Carmen Rios, Angelillo Michele, Sérgio Ribeiro, Renata Menezes, Sandra Augusto, Vilmar Oliveira, José Ferreira de Resende, Instituto Opará, Bordadeiras de Andrequicé, Rachel Gouvêa de Resende, Andréa Greco e Deia Leal.

Os artistas não selecionados têm prazo de 30 dias para retirarem seus portfólios na administração do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, no horário das 8 às 18 horas. Os materiais não retirados nesse prazo serão descartados, conforme prevê o edital de seleção.