Lançamento no Salon du Livre de Paris - 16 a 19 de março de 2012
Lançamento de Écrivains Contemporais du Minas Gerais
Dia 16 de março, às 19 horas
Porte de Versailles - Pavillon 1
Stand d'Yvelinédition

Dia 16 de março de 2012

Lançamento da antologia Écrivains Contemporains Du Minas Gerais

Organizadora Andreia Donadon Leal
Coordenadora: Diva Pavesi


Escritores Mineiros marcaram presença no lançamento do livro Écrivains Contemporains Du Minas Gerais
Zaíra Melilo Martins, Goretti de Freitas, Douglas de Carvalho Henriques, Gabriel Bicalho,
Marília Siqueira, Andreia Donadon Leal, Gilberto Madeira, Cecy Barbosa Campos, J.S. Ferreira,
Vilma Cunha Duarte e J. B. Donadon-Leal


Diva Pavesi (Coordenadora do livro - Paris) e Andreia Donadon Leal (Organizadora no Brasil)


Andreia Donadon Leal faz palestra de apresentação do Livro


Visão panorâmica do Stand da Yvelin Édition


Jornais linguagem Viva e Aldrava Cultural em balcões da 32º Salão do Livro de Paris.

Veja convite oficial:



Apoio



Escritores Mineiros no 32º Salão do Livro de Paris

 

Dia 15 de março de 2012

Abertura Oficial do 32º Salão do Livro de Paris

No dia 15 de março de 2012, às 17 horas, aconteceu no Pavilhão 1 do Centro de Convenções de Paris a abertura oficial do 32º Salão do Livro de Paris. Escritores mineiros fizeram-se presentes e prestigiaram o Stand da Yvelin/Divine Édition, no qual têm seus livros expostos.
Autores brasileiros participam do Coquetel de abertura do Salon du Livre de Paris, dia 15 de março das 17 às 21 horas, com a presença do Presidente da República e do Ministro da Cultura da França.


J. B. Donadon-Leal, Vilma Duarte, Andreia Donadon Leal, Diva Pavesi, Marília Siqueira,
Goretti de Freitas, J.S. Ferreira e Gabriel Bicalho
Stand da Yvelin/Divine Édition - Salão do Livro de Paris - 13/03/2012

Escritoes mineiros são convidados especiais


Andreia Donadon Leal

J. B. Donadon-Leal

Gabriel Bicalho

J.S. Ferreira


Exposição de livros da Yvelin/Divine Édition


Escritores mineiros, com Diva Pavesi, mostram orgulhos o livro
Écrivains Contemporains Du Minas Gerai
s


Livro Rien que des aldravias, de Elvandro Burity, primeiro livro de editado
em Língua Francesa, é dedicado aos poetas aldravistas, inventores dessa nova forma poética.


Martinho da Vila também tem livro pela Yvelin/Divine Édition

** **

Dia 13 de março de 2012

Noite de Condecorações em Paris

Escritores Mineiros Laureados pela Académie du Mérite et Dévouemente Français

Na noite de 13 de março de 2012, no salão de eventos do Circle Republicain, 5, Av. de l'Opera, Paris, escritores brasileiros que contribuíram para o engrandecimento da cultura francesa, seja com estudos de autores franceses, seja por publicação de trabalhos literários ou científicos em língua francesa, foram reconhecidos pela Académie du Mérite et Dévouemente Français com Diplomas e Medalhas. Entre os homenageados brasileiros, destacam-se os poetas aldravistas e da Academia de Letras do Brasil - Mariana Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal, que tiveram suas obras reconhecidas com a comenda maior, a Medalha de Ouro e seu respectivo Diploma.


Médaille d'Or
Académie Internationale le Mérite et Dévouement Français

Médaille d'Or
Académie Internationale le Mérite et Dévouement Français


Andreia Donadon Leal recebe de Jean-Paul de Bernis (Presidente) e Diva Pavesi (Delegada Brasileira)
Diploma e Medalha de Ouro da Académie du Mérite et Dévouemente Français
(Foto Luis Pavevi by Divine Productions)


J. B. Donadon-Leal recebe de Jean-Paul de Bernis (Presidente) e Diva Pavesi (Delegada Brasileira)
Diploma e Medalha de Ouro da Académie du Mérite et Dévouemente Français
(Foto Luis Pavevi by Divine Productions)


Gabriel Bicalho recebe de Jean-Paul de Bernis (Presidente) e Diva Pavesi (Delegada Brasileira)
Diploma e Medalha de Ouro da Académie du Mérite et Dévouemente Français

(Foto Luis Pavevi by Divine Productions)


Gabriel Bicalho, Marília Siqueira, Andreia Donadon Leal, Jean-Paul de Bernis, J.S. Ferreira e Goretti de Freitas

 

** ** **

 

Deu no Boletim da Biblioteca Nacional: Brasil será homenageado no Salão do Livro de Paris


O Brasil será convidado de honra do Salão do Livro de Paris, em 2014, anunciou esta semana o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. O convite para homenagear a literatura brasileira ocorreu durante reunião de Galeno com Bertrand Morisset, presidente do Salão do Livro, em Paris. Durante as reuniões com o Governo francês e representantes do mercado editorial, Galeno anunciou também que, após 17 anos de ausência, o Brasil volta a participar, já em 2012, do Salão do Livro de Paris. O evento acontece entre 16 e 19/03.
Boletim da Biblioteca Nacional, em 27 de janeiro de 2012. boletim@bn.br

 

*** ***

Repercussão do evento na Imprensa

Agência Brasileira de Notícias / Caderno de Cultura

Escritores mineiros lançarão colêtanea no Salão do Livro de Paris

http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=68735

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — O livro Écrivains Contemporains du Minas Gerais faz parte dos projetos culturais da Aldrava Letras e Artes em parceria com a Editora Francesa Divine Édition et Divine Collection, para divulgação da Literatura produzida por escritores mineiros no exterior. Em contato com a jornalista e escritora Diva Pavesi, principal divulgadora da cultura brasileira na França, a escritora e artista plástica, Andreia Donadon Leal, selecionou e organizou todos os detalhes necessários (inclusive com a arte da capa do livro que representa a bandeira de Minas Gerais), para a edição bilíngue do livro “Écrivains Contemporains Du Minas Gerais” (português – francês), obra de trinta e três escritores produtivos de Minas Gerais.
O critério de seleção foi buscar escritores, entre poetas, contistas, ensaístas e cronistas, que participam ativamente de Academias de Letras e Agremiações Literárias e produzem a Literatura que circula nos meios de comunicação, nos debates acadêmicos e nos saraus realizados em várias regiões de Minas Gerais. Autores de quinze estados mineiros participam da antologia: Pirapetinga, Mariana, Belo Horizonte, Varginha, Viçosa, Paracatu, Juiz de Fora, Itapecerica, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, São Gonçalo do Rio Abaixo, Curvelo, Formiga, Araxá e Caeté.
A escolha do tradutor coube à Diva Pavesi, Presidente da Divine Édition et Divine Collection, que escolheu os escritores vinculados à Academia de Letras de Paris, como Marc Galan e Athanase Vantchev de Thracy, este último, primeiro escritor francês a escrever e a publicar aldravias, a nova forma de poesia criada pelos poetas aldravistas mineiros.
Segundo a tradição criada por Diva Pavesi, o livro será distribuído às Academias de Letras, Escolas superiores de Literatura na França e visitantes do Salão do Livro de Paris, para divulgação da Literatura Mineira. Penso que a recepção será excelente, pois escritores franceses, além de aderirem à nova forma poética criada pelos poetas mineiros, a aldravia, também desejam realizar bate-papo com os escritores mineiros sobre essa produção.
Dos 33 escritores, 11 são aldravistas (Andreia Donadon Leal, Amélia Marcionila Raposo da Luz, Angela Togeiro, Cecy Barbosa Campos, Gabriel Bicalho, Goretti de Freitas, Hebe Rôla, J.B. Donadon-Leal, Marília Siqueira, José de Assis e Miriam Stella Blonski).
Aldravia – um poema sintético de seis versos univocabulares (poema de seis palavras), criado pelos poetas aldravistas em dezembro de 2010.
Trata-se de uma forma poética que marca o princípio de construção artística através da metonímia, em que o apenas o indício de alguma coisa deve dar conta de dizer sobre sua totalidade; ou ainda, levando às últimas consequências o conceito de poesia de Erza Pound: “a poesia deve poder dizer o máximo com o mínimo de palavras”.

A aldravia está presente na antologia em forma de verso:

difícil
é
ser
poesia
nas
obviedades

Francês

chose
diffícile:
être
poésie
dans
l’evidence


***

minhas
porções
diárias
metonímias
de
mim

Francês

mês
instants
quotidiens:
métonymies
de
moi-même


Escritores mineiros participantes da antologia: Amélia Marcionila R. da Luz (Pirapetinga); Andreia Donadon Leal (Organizadora - Mariana); Angela Togeiro (Belo Horizonte); Aníbal Albuquerque (Varginha); Aparecida Simões (Viçosa); Areoaldo de Paula (Paracatu); Auxiliadora de Carvalho e Lago (Belo Horizonte); Brenda Mar(QUES) Pena (Belo Horizonte); Cecy Barbosa Campos (Juiz de Fora);Célia Lamounier de Araújo (Itapecerica); César Ribeiro O. Magalhães (Juiz de Fora); Conceição Parreiras Abritta (Belo Horizone); Creusa Cavalcanti França (Juiz de Fora); Douglas de Carvalho Henriques (Conselheiro Lafaiete); Elizabeth Rennó (Belo Horizonte); Elza Aguiar Neves (Belo Horizonte); Gabriel Bicalho (Mariana); Gilberto Madeira Peixoto (Belo Horizonte); Hebe Rôla (Mariana); J.B.Donadon-Leal (Mariana); José de Assis (Belo Horizonte); Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte); Magda Lúcia Rodrigues (Belo Horizonte); Goretti de Freitas (Ipatinga); Marilia Siqueira Lacerda (Ipatinga); Marly Moysés (Mariana); Miriam Stella Blonski (São Gonçalo do Rio Abaixo); Nena de Castro (Ipatinga); Newton Veira (Curvelo); Paulo José de Oliveira (Formiga); Sílvia Motta (Belo Horizonte); Vilma Cunha Duarte (Araxá); Zaíra Melillo Martins (Caeté).

*** ***

Jornal Hoje em Dia - Caderno Minas

Hoje em Dia - Caderno de Cultura

Jornal Hoje em Dia - Página Opinião, Pág. 12


Jornal Hoje em Dia - Cadeno de Cultura, Pág. 3

*** ***

Site da Universidade Federal de Ouro Preto

http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10432&Itemid=196

Ex-aluna do curso de Letras da UFOP organiza edição de antologia que será lançada no Salão do Livro
03-Jan-2012
A ex-aluna do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Andreia Donadon Leal, lançará coletânea de trinta e três escritores mineiros, no famoso Salão do Livro de Paris, no dia 16 de março de 2012, em Porte Versailles. São representantes da Literatura Contemporânea entre escritores, poetas, contistas, ensaístas e cronistas, que participam ativamente de academias e de agremiações literárias, além de produzirem a literatura que circula nos meios de comunicação, nos debates acadêmicos e nos saraus que ainda são comuns no Estado de Minas Gerais. Escritores propositores de estilos e discursos próprios, caracterizadores da mineiridade herdada da Luta Inconfidente dos poetas árcades de Vila Rica - a liberdade.

Segundo a organizadora da antologia Écrivains Contemporains du Minas Gerais, Andreia Donadon Leal, não foi difícil fazer a seleção de escritores que estivessem à altura do nome de Minas Gerais, pois a produção mineira é tão fecunda e suas academias tão seletas, que foi fácil fazer uma amostragem justa do que é a Literatura deste Estado. O critério de escolha foi a abrangência do escritor em sua região e sua vinculação com agremiações de escritores. Todos, sem exceção, são expoentes da Literatura Brasileira deste início de século.

A antologia será lançada oficialmente no dia 16 de março, às 19:00, no Salão do Livro de Paris, Porte de Versailles, após lançamento do livro do cantor e escritor, Martinho da Vila. Os participantes mineiros, serão ainda condecorados pela Académie du Mérite et Dévoument Français, numa magnânima cerimônia solene, no dia 13 de março de 2011, no Cercle Republicain, em Paris.

*** ***

Site da Universidade Federal de Viçosa

https://phpsistemas.cpd.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=16037&link=portal

03/01/2012 - Aluna de pós-graduação em Letras lança antologia no Salão do Livro de Paris

A aluna Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, do curso de pós-graduação em Estudos Literários da UFV, organizou uma coletânea com 33 escritores mineiros que será lançada no Salão do Livro de Paris, no dia 16 de março, em Porte Versailles. O livro reúne representantes da literatura contemporânea - entre escritores, poetas, contistas, ensaístas e cronistas - que participam ativamente de academias e de agremiações literárias, bem como dos meios de comunicação e dos saraus, ainda comuns em Minas Gerais.
Segundo a organizadora da antologia Écrivains Contemporains du Minas Gerais, não foi difícil fazer a seleção de escritores que estivessem à altura do nome de Minas Gerais. Isso porque, “a produção mineira é tão fecunda e suas academias tão seletas, que foi fácil fazer uma amostragem justa do que é a literatura do estado”. Ela explica que o critério de escolha foi a abrangência do autor em sua região e sua vinculação com agremiações de escritores. Todos, sem exceção, são expoentes da literatura brasileira deste início de século.
A antologia traz textos dos escritores: Amélia Marcionila R. da Luz (Pirapetinga); Andreia Donadon Leal (Organizadora - Mariana); Angela Togeiro (Belo Horizonte); Aníbal Albuquerque (Varginha); Aparecida Simões (Viçosa); Areoaldo de Paula (Paracatu); Auxiliadora de Carvalho e Lago (Belo Horizonte); Brenda Mar(QUES) Pena (Belo Horizonte); Cecy Barbosa Campos (Juiz de Fora);Célia Lamounier de Araújo (Itapecerica); César Ribeiro O. Magalhães (Juiz de Fora); Conceição Parreiras Abritta (Belo Horizone); Creusa Cavalcanti França (Juiz de Fora); Douglas de Carvalho Henriques (Conselheiro Lafaiete); Elizabeth Rennó (Belo Horizonte); Elza Aguiar Neves (Belo Horizonte); Gabriel Bicalho (Mariana); Gilberto Madeira Peixoto (Belo Horizonte); Hebe Rôla (Mariana); J.B.Donadon-Leal (Mariana); José de Assis (Belo Horizonte); Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte); Magada Lúcia Rodrigues (Belo Horizonte); Goretti de Freitas (Ipatinga); Marilia Siqueira Lacerda (Ipatinga); Marly Moysés (! Mariana); Miriam Stella Blonski (São Gonçalo do Rio Abaixo); Nena de Castro (Ipatinga); Newton Veira (Curvelo); Paulo José de Oliveira (Formiga); Sílvia Motta (Belo Horizonte); Vilma Cunha Duarte (Araxá); Zaíra Melillo Martins (Caeté).
Mais informações pelo e-mail: andreia.leal@ufv.br ou pelos telefones (31) 3558-1436 ou (31) 8893-3779.

(por Adriana Passos)


Jornal Aldrava Cultural -
www.jornalaldrava.com.br


Tudo isso foi notícia em: http://www.jornalaldrava.com.br/pag_noticia_2012.htm

** ** **

Edição: J. B. Donadon-Leal