Aconteceu na noite de 17 de junho de 2012 na Praça Gomes Freire
Mariana, MG

Poesia Viva no "Jardim" - Praça Gomes Freire


Na noite de 17 de junho, entre 19 e 21 horas, os poetas do movimento aldravista, Gabriel Bicalho, Andreia Donadon (Diretora de Projetos Culturais da Associação Aldrava Letras e Artes), J.S. Ferreira, J.B. Donadon-Leal e a educadora Jacqueline Antunes, distribuiram, para os frequentadores da Praça Gomes Freire de Mariana, 150 livros de poesia e 120 exemplares do Jornal Aldrava Cultural, com o lema "Chega de Violência - Leia um Livro!" A ação foi uma Oficiana a Céu Aberto, com autores falando sobre poesia à população, como contrapartida a fomento do Ministério da Cultura à participação de autores aldravistas no Salão do Livro de Paris, para lançamento do livro Écrivains Conteporaisn du Minas Gerais.
Como forma de diminuir a violência em Mariana, os poetas do movimento aldravista intensificam o Projeto de Incentivo à Leitura, com oficina a céu aberto - Poesia viva - a poesia bate à sua porta.
Lendo poesia, a juventude passará a refletir mais sobre os seus atos e consequentemente irá diminuir o ímpeto pela violência. Casos como os ocorridos na noite de 10 de junho de 2012, em que um jovem morreu e outro ficou ferido na Praça Gomes Freire, poderiam ter sido evitados, se o diálogo fosse o caminho escolhido para a resolução de conflitos. A capacidade de dialogar é criada pela educação e pela leitura, portanto, a distribuição de livros dos poetas aldravistas busca incentivar os jovens frequentadores da Praça Gomes Freire a criarem hábitos saudáveis de leitura e de resolução de problemas através do diálogo.

Galeria de Fotos da distribuição de livros e jornais no "Jardim" - Praça Gomes Freire


Deu no Ponto Final