Jornal Aldrava Cultural
ISSN 1519-9665
S B P A - Pedro Paulo Câmara
Artes Visuais
Cartas

Pedro Paulo Câmara

Sociedade idealizada por Andreia Donadon Leal
Logo criada por Gabriel Bicalho

Pedro Paulo Câmara, licenciado em Português-Inglês, pela Universidade dos Açores, com Curso de Especialização em Estudos Interculturais – Dinâmicas Insulares, também pela Universidade dos Açores, é professor desde 2003, sendo, na atualidade, coordenador do Centro de Ocupação-Circum Escolar “Farol dos Sonhos” e formador, em diversas escolas privadas, das disciplinas de Português; Linguagem e Comunicação; Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação; Portefólio Reflexivo de Aprendizagem; Cultura, Comunicação e Media; Culturas de Urbanismo e Mobilidade; Língua Estrangeira-Inglês e Aprender com Autonomia. Neste momento, é, ainda, mestrando do Curso de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares.
É autor da obra Perfumes (Poesia, 2011); de Saliências (Poesia, 2013), do romance histórico Cinzas de Sabrina (2014), de Na Casa do Homem Sem Voz (Poesia, 2016), sendo a sua mais recente colaboração em coletâneas O Lado de Dentro do Lado de Dentro, projeto que visa a promoção da leitura em ambiente prisional. Participou, anteriormente, na coletânea Entre o Sono e o Sonho, da Chiado Editora, em 2013.
Durante o período da sua existência, foi colaborador da revista poética A Chama – Folhas Poéticas.
Ainda no que diz respeito a revistas, em 2017 foi convidado a participar na revista Sem Equívocos.
Desde junho de 2017, assina uma crónica quinzenal na Bird Magazine.
Em 2011, foi galardoado com a menção honrosa no Concurso Aveiro Jovens Criadores, na área de Literatura, com o conto “Madrugadas”, pela Câmara Municipal de Aveiro, e, em 2013, foi o vencedor do concurso regional DiscoverAzores, promovido pela Miratecarts, com o conto (Re)Descobrir Açores, sendo que, desde então, colaborou na organização de várias iniciativas no Azores Fringe Festival e tem participado em diversos eventos do mesmo.
Em 2016, recebeu, ainda, a distinção Cruz de São Jorge – 3ª classe – Bronze, do Corpo Nacional de Escutas, em reconhecimento pelos serviços prestados.
Foi, em 2014, colaborador do magazine local O Poente e, nos anos de 2015 e 2016, o coordenador dos saraus poéticos "Vozes de Lava".
É, atualmente, também, o mentor da iniciativa socioeducativa e artística Cadernos de Atividades de Extensão e Dinamização Cultural, projeto este que visa promover o espírito de comunidade e educar pela arte.
É, atualmente, o representante, em São Miguel, da Chiado Editora.
Desde 2015, é membro da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia e, desde 2017, secretário do Conselho Fiscal.
Desde 2017, é membro da ALA – Academia de Letras e Artes de Portugal, na qualidade de Académico Correspondente, na categoria de Letras.


 

Aldravias de Pedro Paulo Câmara (São Miguel - Açores)
somos
espantalhos
inertes
neste
campo
infértil
nas
veias
velhas
definham
alcateias
vermelhas
tanto
silêncio
azul
na
ilha
crua
abraços
hipócritas
são
ferrolhos
que
contaminam
castrativa
ilha
mãe
escancarara
ventres
quentes
tilinta
piano
tua
melodia
escuto
absorto
duas
mãos
e
um
nós
ilusão
eternamente
esta
onda
mortal
e
avassaladora
passo
a
passo
cegos
de
memória
mortalhas
brancas
ao
vento:
lenços-
-saudade
pássaro
metálico
ao
longe:
lágrimas
íntimas
cortinas
cerradas
contam
estórias
de
morte
jaz
nas
tuas
verdades
nossa
mentira
intimidade
por
detrás
de
paredes
ordinárias


mi
morrem
artistas
aqui
discórdia
um
pente
para
cabeças
calvas
mesa
posta
alma
deposta
neste
ancoradouro
em
farrapos
não
se
ser
gente
ser-se
espantalho
nesta
urbana
seara
carcomida
nas
alvoradas
cantam
milhafres
as
chegadas


 

 

Página criada em 02 de novembro de 2017
Editor: J. B. Donadon-Leal