Jornal Aldrava Cultural
ISSN 151-9665
S B P A - Ronnaldo Andrade
Artes Visuais
Cartas

Ronnaldo Andrade

Sociedade idealizada por Andreia Donadon Leal
Logo criada por Gabriel Bicalho

Ronnaldo Andrade nasceu em 06/12/1979, em Santa Maria do Cambucá – Pernambuco; solteiro. Filho de agricultores; cresceu ouvindo os forrozeiros, repentistas e emboladores. Em 1997, ainda com dezessete anos, chegou a São Paulo, onde reside e nasceu sua única filha. É licenciado em Letras, tem habilitação em inglês, é contramestre de capoeira e revisor certificado pela Universidade do Livro.
No meio literário Ronnaldo começou divulgando seus textos em saraus da capital paulista, e em 2008 passou a publicar alguns textos no periódico Leitura do Bairro da zona sul de São Paulo e, a partir do ano seguinte, em algumas antologias: Literatum e Poeticum (vol. I, 2009), Encontro Pontual (2010), Das Palavras (2010), Letras da Paixão (2010), Encantos do Brasil (vol. II, 2011), Entrelinhas Literárias (2011). Participou, com um soneto que recebeu menção honrosa, da antologia Vozes de Aço X, prêmio Mauro Mota (2011), feita em homenagem ao - seu conterrâneo - poeta Mauro Mota. Também marcou presença em Brasil de Todas as Letras (2012), Por detrás da Cortina... (2012) e outras mais. É acadêmico na Academia Mundial de Cultura e Literatura (AMCL), onde ocupa a cadeira de nº 2 e tem como patrono o poeta e trovador paranaense Eno Teodoro Wanke; e na Academia Virtual de Artes Literária (AVAL) sua cadeira é a de nº 30 e seu patrono é o escritor e poeta português Antero de Quinta.
Durante um pouco mais três anos, Ronnaldo Andrade publicou, quinzenalmente, textos seus no periódico ENFIM. Dedica-se à pesquisa sobre cordel e trova. Sendo esta seu objeto de pesquisa no Trabalho de Conclusão de Curso. Estuda, pesquisa e experimenta outros tipos de poesias. Publicou três livros solos: A Casa do Sertanejo (setembro, 2014); CORDEL: A Luta Pela Expressão (março, 2018) e O Doce Amargo do Amor (dezembro, 2018). Tem quarto livros de poesias inéditos, um ensaio sobre trova e três cordéis, sendo dois destes infantis. Em 01/10/2018 criou no facebook o grupo SÓ ALDRAVIA!



Aldravias de Ronnaldo Andrade (São Paulo - SP)

noite
de
lua
estrelas
andam
abraçadas
nas
noites
escuras
vagalumes
são
estrelas
peito
ferido
olhar
perdido
no
horizonte
no
escuro
do
meu
quarto
sangro
seu
desamor
rouba
todo
meu
sabor
capotei
nas
curvas
do
seu
corpo
janela
aberta
horizonte
acinzentado
infinita
espera
cortejo
fúnebre
----
triste
o
canário
no
quarto
dois
corpos
nus
nós
nas
vias
frias
corpos
sem
esperanças
crucifiquei
despretensiosamente
minha
alma
à
sua
traço
6
versos
univocabular
faço
aldravia
sua
presença
deixa
florido
meu
deserto
chora
licor
framboesado
amor
sabor
pecado
seus
seios
arredondados
são
luas
siliconadas
faço
balão
com
bolinha
de
sabão
chorando
à
sepultura
caiu
a
dentadura
olhares
ferindo
almas
transeuntes
comtemplam
abismos
águas
profundas
turvas
mentes
lodoficadas
enciclopédias
infância
roubada
compromete
presente
antecipa
futuro

 

 

 

 

Página criada em 07 de dezembro de 2018
Editor: J. B. Donadon-Leal