Jornal Aldrava Cultural
ISSN 1519-9665
S B P A - A. Zarfeg
Artes Visuais
Cartas

A. Zarfeg

Sociedade idealizada por Andreia Donadon Leal
Logo criada por Gabriel Bicalho



A. Zarfeg é filho de José Afonso Ferraz e Santos e Zelita Generosa da Silva (in memoriam). Cursou o ensino fundamental e médio em Itanhém, formando-se em Magistério em 1986. Assim que se formou, ele partiu para Belo Horizonte (MG), onde cursou Letras, História e Filosofia, tendo se licenciado em Letras.
Em 1994, após quase dez anos distante de Itanhém, ele retornou à terra natal e, no mesmo ano, começou a lecionar diversas disciplinas como português, história, sociologia, filosofia e língua estrangeira, nos colégios São Bernardo e Polivalente.
Zarfeg atuou até 2001 como professor tanto no ensino fundamental quanto no médio, nas mesmas escolas em que, no passado, havia estudado.
Paralelamente, incentivado pela professora Enelita Freitas, Zarfeg passou a se interessar pela literatura, produzindo os primeiros poemas. Em 1986, no Colégio São Bernardo, foi promovido um concurso de poemas com o apoio da direção e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itanhém. Zarfeg foi premiado com o soneto “Infância”. Era o incentivo de que precisava para continuar produzindo poemas e, mais tarde, crônicas, contos e reportagens.
Zarfeg nunca mais parou de escrever, sempre fazendo questão de ressaltar a influência de Itanhém e das coisas itanheenses em sua produção artística e jornalística. Em 1991, em Belo Horizonte, publicou o primeiro livro de poemas, intitulado “Água Preta”. O livro, que saiu pela Editora Asbrapa, era uma coletânea de poemas em homenagem a Água Preta – nome original de Itanhém.
O livro “Água Preta”, hoje na terceira edição, acaba de sair pela Editora Agbook, para comemorar os 20 anos de produção literária de Zarfeg. Mais do que nunca, o livro enfatiza as homenagens a Itanhém, sempre vista pelo poeta como uma terra encantadora e poética, apesar das dificuldades políticas e sociais.
Depois, vieram outros livros e, também, a aproximação de Zarfeg com o jornalismo. Tanto que, já de volta a Itanhém em 1996, ele participou da fundação do Jornal Impacto (editado por Edelvânio Pinheiro) e, em 1999, lançou o próprio jornal, A Folha de Itanhém, que circularia por dois anos. Atualmente, Zarfeg atua em diversos veículos do Extremo Sul da Bahia, impressos e/ou virtuais, como Teixeira News, Flecha News, Itanhemfest, Revista Origem e Correio do Extremo Sul da Bahia.
Em 2007, pela Editora Scortecci, Zarfeg publicou o livro de crônicas “Rápidos e Diretos” e a segunda edição de “Água Preta”. Este último vinha acompanhado de um CD com poemas zarfeguianos musicados por ClauduArte Sá, músico itanheense e parceiro de Zarfeg que vive nos Estados Unidos há mais de vinte anos.
Nesse mesmo ano, Zarfeg foi homenageado com o Prêmio Destaque Empresarial 2006, promovido pela CDL de Itanhém, por sua contribuição para a cultura itanheense.
De lá para cá, Zarfeg publicou os livros “A primeira vez de Z” (contos), “Zarfeguian@s” (crônicas), “Respublica et cetera” (poemas), “Uma besta plena de palavras” (novela), “Rurais” (contos), “L de Luppy” (infanto-juvenil), “Sutil, pero no mucho” (poemas) e, mais recentemente, “Crônicas teixeirenses”. Os livros saíram pelas editoras Agbook e Clube de Autores, de São Paulo.
Em 2000, sempre estimulado pelo amor à sua Terra Natal e aos valores da tradição itanheense, Zarfeg liderou as homenagens em torno do centenário de nascimento de Sady Teixeira Lisboa (1910-2010), político responsável direto pela emancipação de Itanhém em 1958. STL foi eleito primeiro prefeito de Itanhém, sendo reeleito anos depois.
As homenagens a STL culminaram com a realização de um concurso de redação no Colégio Polivalente, uma sessão solene na Câmara Municipal e a publicação do livro “Tecelão de Ditos e Feitos”, de autoria de A. Zarfeg. O livro-reportagem, além de homenagear o centenário de STL, conta em detalhes todas as eleições de Itanhém, de 1958 a 1976. Trata-se do primeiro e único (até agora) trabalho escrito publicado sobre a história política de Itanhém.
2011 é o ano em que Zarfeg completa 20 anos de produção literária, já que o livro “Água Preta” foi publicado, pela primeira vez, em 1991. Para comemorar a data, a Câmara Municipal de Itanhém concedeu ao poeta a Medalha de Honra ao Mérito Eloino Moreira Lisboa.
O Projeto de Lei (PL) nº 23/2011 foi apresentado pelos vereadores Juarez Borges São Leão (PP) e Roberth Caires Ribeiro (PTC), aprovado por unanimidade pelos demais vereadores e, por fim, sancionado pelo prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi.
Como parte das homenagens, a vida e a obra zarfeguianas foram expostas na Biblioteca Pública de Itanhém, por ocasião da II Janela Cultural. Além disso, ele ganhou a Medalha Personalidade 2011, concedida pela Academia de Artes (Artpop) de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro.
Porque, com sua arte, Zarfeg engrandece a cultura de Itanhém e enaltece o valor da gente água-pretense.


 

Aldravias de A. Zarfeg (Itanhém, BA)

assim & afins

I
marília
de
dirceu
toc-toc
sou
eu

II
liko
lisboa
beagá
itaoca
pedra
boa

III
par
ou
ímpar?
40
n
eles!

IV
jan(eu)
turma
lin(d)a +
et
(ce)
tera

V
mariza
mar
montes
céu
da
boca

VI
bitinha
foi
(adivinha!)
e
voltou
japonês

VII
arte
em
miniatura:
criatura
de
deus

VIII
poesia
rima
comigo
contigo
pinta
silgo

IX
aldravista
passa
seu
eu-lírico
em
revista

X
if
i
die
young:
castro
alves

XI
eu
lírico?
lírico
eu!
poesia?
epifania!

XII
cultive
os
buquês
colha
os
porquês

XIII
na
roça
rio
mar
av
ilha

XIV
me
ardo
no
fogo
de
palha

XV
águas
de
março
leite
de
menos

XVI
amor
a
vau
cavalo
de
pau

XVII
roça
de
filho
espiga
de
milho

XVIII
tonho
joão
pedro
chão
de
meninos

XIX
ave
poesia
textículo
ave
maria
versículo

XX
agosto
ao
natural
na
zona
rural

 

Página criada em 02 de novembro de 2013
Editor: J. B. Donadon-Leal