Encontro Nacional de Livro e Leitura em Brasília
18 A 19 de novembro de 2010 - Brasília - DF


Programação dia 18 de novembro de 2010
14:00 - credenciamento
14:00 às 17:00 - Mesa - Balanço das políticas de livro, leitura e literatura do MinC e do Mec.
Auditório do Hotel Imperial
17:00 às 17:30 - Coffee Break e lançamento das publicações da DLLL e PNLL
17:30 às 19:00 - Debate com os participantes - desafios e oportunidades
19:30 às 21:00 - Museu da República - Monólogo LER com Lygia Bojunga


Abertura oficial - foto oficial. In: site do Ministério da Cultura


Andreia Donadon Leal apresenta o Projeto
Poesia Viva - a poesia bate à sua porta

Coordenadores de projetos premiados entre 2006 e 2009

Representante da Biblioteca Nacional, Antônio Miranda - Diretor da Biblioteca Nacional (recebe livro de contos Flora para a Biblioteca de Brasília e livros dos poetas: Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira e Goretti de Freitas) Andreia Donadon Leal e Fabiano dos Santos Piúba -Diretor do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura - Minc - Dia 18 de novembro de 2010- tarde

Paricipantes do Encontro

Programação do dia 19 de novembro de 2010

9:00 às 12:30 - Apresentação dos Projetos e roda de conversa com os vencedores do Prêmio VivaLeitura 2006 a 2009
O que mudou com o Prêmio
Local: Auditório do Hotel Imperial
14:00 às 17:00 - Definição de perspectivas e desafios para a política de livro e leitura
20:00 - Solenidade de entrega do Prêmio VivaLeitura 2010
Espaço Renata La Porta


Encontro com o escritor Affonso Romano Sant'Anna

Encontro com o Professor Cristóvan Buarque

Cássia Kiss - Mestre de Cerimônia

Encontro com a escritora Nélida Piñon

Encontro com o acadêmico José Sarney

Encontro com o Professor Ciro José Sahairo - Aldeia Xavante em Campinápolis - MT (Projeto "O caminho da leitura) vencedor categoria 01 - Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias 2009

Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta - de Mariana, vencedor do Prêmio VivaLeitura 2009, representa Mariana no Encontro Nacional de Livro e Leitura em Brasília


Representantes das cadeias produtiva, criativa e mediadora do livro reuniram-se nos dias 18 e 19 de novembro de 2010 em Brasília, para o Encontro Nacional do Livro e Leitura, que ocorreu no Auditório do Imperial Hotel. Na ocasião os especialistas avaliaram as políticas para o setor e formularam propostas para o novo governo.
O Encontro Nacional de Livro e Leitura, promovido pelo Ministério da Cultura e da Educação reuniu cerca de 150 especialistas do setor, desde promotores de leitura até escritores, como Affonso Romano de Sant’anna, Marina Colasanti, Nélida Piñon, Cristovam Buarque e Lygia Bojunga.
No primeiro dia foi a oportunidade de o MinC fazer um balanço de suas ações e o setor apontar os desafios e oportunidades para os próximos anos. “Ao longo dos últimos oito anos, o ministério aumentou em mais de 1.000% os investimentos em livro e leitura. Junto com o Ministério da Educação e a sociedade civil, instituiu o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), que dá as diretrizes das políticas do setor. Além disso, criou em 2007 o Programa Mais Cultura, responsável pela maior parte dos investimentos do MinC na área. Mas sabemos que podemos mais e, por isso, queremos ouvir de nossos parceiros os desafios para os próximos anos”, diz o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba.
Na sexta-feira, a partir das 9 horas, ocorreram duas reuniões paralelamente: a discussão sobre o Prêmio Vivaleitura – uma espécie de Oscar do setor, com os vencedores dos anos de 2006 a 2009.
A idealizadora do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta com os poetas aldravistas de Mariana, Andreia Donadon Leal, apresentou os resultados, repercussões do projeto premiado e sugeriu ao Minc/Mec criar uma Rede Social para troca de experiências entre os projetos vencedores e que são referência para o País e o patrocínio para intercâmbios entre os Projetos vencedores.
Os projetos selecionados ao longo das edições do Prêmio Vivaleitura foram apresentados e avaliados os efeitos que o reconhecimento institucional provocou nestas iniciativas.
A reunião da Rede Nacional do Livro Acessível discutiu as políticas do MinC voltadas ao setor tendo em vista os resultados do Edital de Fomento à Produção, Difusão e Distribuição de Livros em Formato Acessível, com investimento do MinC superior a R$ 1 milhão.
Ao final do encontro foi elaborado um documento sobre os desafios para a política de livro e leitura para os próximos quatro anos. O documento será entregue aos atuais ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Educação, Fernando Hadaad, e à Presidenta eleita, Dilma Roussef.
No dia 19, o Prêmio VivaLeitura do Mec/Minc comemorou sua 5ª edição com jantar de gala, homenagem aos projetos vencedores de 2006 a 2010, e entrega do Troféu aos 15 finalistas de 2010 e Premiação de 30.000,00 aos três projetos vencedores da edição de 2010.


Participantes do Encontro recebem o Jornal Aldrava Cultural

Participantes recebem livros de contos de Andreia Donadon Leal e de poesia de Gabriel Bicalho

 

******