Jornal Aldrava Cultural
ISSN 151-9665
Cartas

Cartas recebidas em 2012

"Estou orgulhosa da Oficina de Poesia realizada na Semana do Livro da Biblioteca e da Criança no Caraça. Os poetas aldravistas, Andreia Donadon, J. B. Donandon, Gabriel Bicalho e Sebastião Ferreira, conseguiram fazer os estudantes das cidades do entorno do Caraça vibrarem fazendo aldravias (Versos com seis palavras). Parabéns a todos!!!!!!!!!!!!"
Vera Garcia, Bibliotecária do Caraça (Facebook) em 28 de outubro de 2012

Caro Ferreira, o melhor tesouro não é aquele que achaste no fundo do mar. O melhor tesouro não é aquele que adquiriste ao longo da vida. O melhor tesouro é aquele que guardas no fundo da alma. Autor: J.S.Ferreira, no livro Lixos & Caprichos. Este livrinho foi publicado há muitos anos, tem anexo uma carta datada de 1986, do grande poeta Carlos Drummond de Andrade. Obrigada caro confrade brasileiro, pela oferta que me fez deste livro em 12-3-2012. Abraço.
Celeste Cortez, Academia de Letras e Artes e Professora da Universidade de Lisboa. Lisboa, 12/10/2012

Caríssima Andréia, estou vibrando com a ótima repercussão que está tendo as ALDRAVIAS. Parabéns pela qualidade desta criação dos poetas de Mariana, MG. Nós, das ALDRAVIAS A CINCO VOZES/ALDABAS A CINCO VOCES nos sentimos também recompensados com o trabalho inspirado na obra pioneira de vocês. Tudo indica que estamos trabalhando com um produto cultural que frutifíca e, certamente ficará na história da modernidade poética contemporânea. Despertou muita curiosidade não somente em Salamanca, mas também em Madri, onde fizemos lançamento em noite agradável e sob os auspícios de Márcio Catunda, diplomata brasileiro, e da querida poeta espanhola Begoña Montes Zofío. Seguem, em anexo, algumas fotografias alusivas aos eventos. Abraços poéticos
Edir Meirelles. Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2012.

Caro Donadon, Deliciosos poemas. Tenho a certeza de que assim com eu, a meninada vai amar sua imaginação inspiradora repleta de belezas e surpresas. Hoje pela manhã, debaixo de chuva e vento, me fiz folha de bananeira e me rasguei de amores por ele que já fazia um tempão não roçava meu rosto molhado e nem lambia meus cabelos. Após a leitura voltei às velhas eras de mim prestando mais atenção nos pássaros sobre a fiação, no fogo se alastrando, nos livres gorjeios, rastros, vestígios marcados no chão e no voo das borboletas. Parabéns! É muito bonito perceber o encontro do seu “eu” e o interior das coisas de seu entorno. É uma relação maravilhosa que a meu ver pode ser mostrada e comunicada por sua obra. E esta nos foi apresentada em dose dupla: a primeira pelo refinamento de sua sensibilidade, e a segunda, pelas mãos extraordinárias de Andreia dando sua contribuição criando emoções visuais, estéticas e artísticas. Parabéns Donadon! Parabéns Andreia!
Maria Goretti de Freitas Oliveira, Ipatinga, 10 de setembro de 2012

Querida Andreia,
Seu fazer literário desfila por caminhos encantados de mãos dadas com sua arte, com seu jeito simples e ao mesmo tempo sofisticado de ser e de ver o mundo. Pés no chão é um objeto de sedução que mostra caminhos e por certo muitas pessoas ousadas entrarão em seus textos se fazendo personagens e sendo felizes. Ler essas crônicas é experimentar um prazer estético que emociona e fascina. Logo no início tive uma sensação boa e, já no meio da leitura, pude ver que as minhas impressões iniciais se confirmavam. Não conseguia parar de ler. Ao terminar a primeira leitura constato que não tenho como evitar a segunda. Parabéns pelo belíssimo trabalho! Continue produzindo mais e mais. Abraços
Maria Goretti de Freitas Oliveira, Ipatinga, 10 de setembro de 2012

Meu nome é Simone, moro em BH, trabalho cominformática e desde a época que eles tinham loja em Santa Bárbara queeu e meu marido temos uma relação comercial e de amizade.Ontem, seuirmão Edmilson, me enviou de presente seu livro de crônicas. Já eratarde quando meu marido chegou com o livro e devo confessar que nãotenho o hábito de ler, mas pela amizade e até como forma de mostrarmeu agradecimento comecei a ler algumas crônicas, aquelas que o títulomais me chamassem a atenção. Gostei tanto, que tomei a liberdade depedir seu e-mail para que eu pudesse te elogiar e dizer o quanto meidentifiquei com o pouco que li, imaginei até lendo sua coluna noEstado de Minas, muito me orgulharia.Em outra ocasião li um texto seu e tive um pouco de dificuldade, acheiele “profundo” ou talvez eu que estivesse “rasa” demais. Nesse livro osentimento foi totalmente diferente, do tipo de leitura que a minhamente ficava ilustrando o que estava lendo, uma delícia, uma vontadeimensa de “filosofar” com você (quanta ousadia da minha parte, rs).Além de toda essa imersão que a leitura me proporcionou, tambémdestaco sua forma de escrever, que usa palavras não tão conhecidas,mas que para quem lê enriquece muito, sem exageros e sem rebuscamentosdesnecessários. Com certeza, quando preciso, o rebuscamento é seualiado.Realmente gostaria de escrever melhor para te contar todas asimpressões e experiência que tive ao ler e / ou ter oportunidadetranqüila de pessoalmente poder compartilhar todo encantamento.Espero que não repare minha simplicidade para escrever, poderia meconter e me privar de te elogiar, mas a identificação que tive com ascrônicas fez com que eu acredite que você é tão próxima ou tãoacessível que permita, deixar a vergonha dos meus erros de Português eme “conectar” a irmã escritora e artista dos meus amigos.Certamente, a genialidade do artista esteja nesse poder de minimizar adistância entre o espectador e a obra e isso você fez com maestria.Parabéns, com todo louvor, por ter despertado, falo por mim, a magiaque a leitura busca em quem lê. Li, não como um amontoado de palavras,mas sim como se o texto fosse a ignição para minha imaginação ouminhas lembranças.Um abraço afetuoso, MGPs.: li as crônicas sobre o luto, sobre o chão de cimento liso, sobrea era da globalização / informatização, sobre o bar cafona...identificação total com todas.
Simone Peixoto - Belo Horizonte - agosto de 2012

Donadon:
Para mim, mais um reconhecimento passa a ser normal, pois vejo a Andreia como pessoa extraordinária que merece muito mais. Ela dignifica Minas Gerais, justamente lá, onde o lema é liberdade, igualdade fraternidade, o mesmo dos inconfidentes de Vila Rica e dos Árcades que fizeram a poesia bucólica. Vejo hoje uma repetição dos ideais dessa Vila do Ouro de Cláudio Manoel, em Andreia com a sua Aldravia.
Parabéns e sucesso (ao lado das pessoas agraciadas que são completas no lema dito).
Que as entidades continuem observando e premiando os destaques mineiros como é a Deia de Mariana, ou melhor de Minas de todos nós.
Grande e fraternal abraço.
Gilberto e Suzana Peixoto. Sabará, 05 de setembro de 2012

Andreia, suas palavras de apoio e incentivo foram muito importantes para mim. Fiz o que você sugeriu: divulguei.
Tenho o prazer de comunicar que o Projeto “Mina de Cultura” está voltando com toda força. O Secretário de Cultura disponibilizou a sala Multiuso do Teatro Municipal de Nova Lima para a realização dos Recitais.
Agradecida,
Else Dorotéa Lopes, Nova Lima - MG, 28 de agosto de 2012.

Caríssima amiga
Teu domínio do gênero crônica é total. Estou a ler, aplaudindo de pé teus conceitos sobre relacionamento. Admirável teu enfoque de TRISTEZA, digno de um tratado de psicologia. Estou a seguir na leitura..
Parabéns!
Abraço-te com muita admiração
Luiz Gondim, UBE-Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2012.

Prezado Donadon
Teu livro
Óbvias Liberdades me sensibilizou, eivado de belas mensagens poéticas e filosóficas.
És mestre na arte da síntese.
Abraço
Luiz Gondim, UBE-RJ, 22 de agosto de 2012

Aldravias são a arte do encontro. Cruzam-se nessas vias a leveza e a dor de representar tempos tão densos e tão desejosos de venturas. Quando encontrei os amigos aldravianos e suas aldravias, percebi um novo tônus de voz que representa a realidade com uma expressão deveras suave e crua. Tantos paradoxos se amalgamam sem drama, pois surgem de um grupos de poetas ousados e inovadores, que não temem tradições, tampouco lançarem alvíssaras formas.
As aldravias são a cara do tempo em que criamos, embora deseje-se atemporal, como alguém que bate à porta sem que se espere. São a síntese, sem preguiça. O discurso, sem programas. As vozes, sem modulações arbitrárias, expectativas, perspectivas pré- calculadas. São a arte do flerte entre os reais, os subjetivos, as falas, as prosódias de um povo e um tempo de quem são tiradas as vozes e os tempos.
Aldraviar é um exercício intenso. Não creio árduo, sim pleno. Alias, essa é uma vocação Mariana, chorar e gozar lágrimas breves e caudalosas. Essa é, sem dúvida, a expressão aldravista, até que se permitam outras articulações de sons e imagens que se disponham a desvelar os sentidos, através do verbo. VIVAS AS ALDRAVIAS!!!

Fabrício Avelino. Alagoas, 20 de agosto de 2012.

Prezada ANDREIA,
Vocês não deixam por menos, aí em Mariana, hein? Parabéns! Três Vezes... Três vezes como o passarinho que canta nos dedos de André Breton, o melhor dos surrealistas franceses. Sinceramente: o que fazem em Mariana em termos de literatura não é feito em nenhuma outra cidade do interior no Brasil. Os três livros que recebi: um de belezuras infantis, outro de poemas e o terceiro de cronicas.Uma festa em forma de palavras, Parabéns!
O Gabriel Bicalho, no "Beiral Antigo" revestido de plena modernidade: a poesia vem torrencialmente, sem dor, cantante. O emérito professor, melhormente dizendo o Teórico J.B.Donadon-Leal em roupagem novíssima, brilhante e transcendente - e surpreendente.... E a prezada Andreia com os pés num chão que é nuvem, sol, lua, estrelas... Conta os percalços de sua luta pela Verdade e pela Beleza bem no bojo da Literatura. Cita várias cidades mineiras até chegar em Mariana, ou seja, no centro do mundo. Estou me felicitando de um poema a outro, de uma cronica à outra. Nadando de braçadas, como se diz. Meu sincero agradecimento aos TRÊS, sinceramente. Do amigo e leitor
Lázaro Barreto. Divinópolis, 14 de agosto de 2012

Andreia, boa noite!
Que privilégio seu comentário. Muitíssimo obrigada. Só tomei conhecimento a respeito da aldravia ontem, na página de Kathleen Lessa. Adorei! Tenho feito algumas exposições (poemas e fotos), juntamente com Waldete Cestari e tenho optado por poemas curtos, diante da correria que vivemos no dia-a-dia. Engana-se quem acha que as pessoas estão desatentas com a arte mas, a arte tem que chegar as pessoas como a liberdade, leveza e a rapidez de um vento menino, pelos campos. Assim vejo e sinto a aldravia.
Realmente é uma porta que, ao som das batidas, abre-se para um mundo mágico.
Obrigada e parabéns pela bela criação. Serei assídua na página de vcs. Abraço,
Eva, 10 de agosto de 2012

Sobre reunião da ALACIB, realizada em 28 de julho de 2012:
Caríssima Andreia:
Parabéns por este passo dado pelas letras brasileiras.... Parabéns à ALACIB que, sob sua presidência, certamente irá alçar voos ainda mais altos para divulgar as letras e as artes e a cultura em geral. Sucesso em mais esta jornada. E que Deus nos abençoe e nos inspire sempre para termos a palavra certa para divulgar os altos valores que devem reger a dignidade humana...
Um abraço fraterno,
José de Castro
, Natal, 01 de agosto de 2012
roda
aldravia
gira
verso
rodopia
emoção

Deia:
Parabéns por mais esta realização.(São tantas!).
Este será um marco para Mariana, graças a vocês quatro, que eu diria os quatro grandes da nova poesia do século XXI.
Se o Arcadismo brasileiro começou nesta região, posso dizer com certeza que o Aldravismo começa também e tão bem ai.
Fico satisfeito em ver nas vilas do século XVIII o surgimento de uma nova era na poesia.
Cláudio Manoel deve estar radiante com vocês...
Avante...
Grande abraço,
Gilberto Madeira Peixoto/Suzana.Sabará, 31 de julho de 2012.

 

"É bastante prazeroso encontrar pessoas queridas de nossa terra!
Em outubro, quando nos encontramos no Caraça fiquei tão motivada que ousei escrever uns melancólicos versos... Um dia ainda escreverei alguns versos mais aprimorados... Cida Guedes Guedes, Santa Bárbara.

Ao encontro de mim....

Ouço o barulho da aldrava
Que insistentemente bate
Som que me tortura
Parece dor, parece grito
grito de liberdade, de abrir portas
De ver o mundo com um novo olhar
E a aldrava continua...
Escondo minha cabeça
Tapo os meus ouvidos
Fico em posição fetal
Escondo-me, mas a alma ouve e solta seu grito
Alma que não se conforma
E me confronta
E me ordena com sua altivez
então, abro os olhos
a princípio, temerosamente,
olho de soslaio para o horizonte
e vejo a vida que floresce em sua plenitude
respiro e absorvo com esse novo olhar
a vida que renasce e sinto
um sopro da liberdade que me sussurra...
liberte-se de suas amarras
liberte-se de tudo que a sufoca
você nasceu para voar
solte suas asas!
Vá buscar seu sonho no horizonte
lá, o som das aldravas não conseguem chegar...
lá, está o seu sonho, o seu mundo
lá, está a sua alma a esperar
lá, você vai se encontrar...
                            Cida Guedes Guedes

Amados irmãos Aldravistas...
Lê-los é sempre uma bênção. E lê-los publicando Benedita Azevedo, é descobrir mais um lírico pedacinho de uma belíssima e eclética escritora, cujo desbravar literário sempre nos traz belísimas surpresas textuais, embevecendo-nos a cada página do seu inesgotável repertório.
Parabéns à Aldrava por publicá-la. Parabéns, Benedita, por se mais uma célula produtiva desse fantástico tecido poético fantástico chamada Aldravia.
Luiz Poeta – Rio de janeiro – Brasil, 17 de maio de 2012.

Prezada Deia, recebo e agradeço a edição do jornal e reitero agradecimento pela publicação do meu poema POUNDeração. Leio no jornal com prazer e satisfação sobre o reconhecimento do movimento que você, sempre cheia de energia, criatividade e muita sensibilidade lidera e expande pelo mundo, ampliando a visibilidade da poesia brasileira em rincões que de fato têm cabedal para distinguir esse trabalho com a devida, justa e merecida distinção.
Felizmente, amiga, que os aldraves têm em você o grande norte, o esteio, a referência maior, o link que ausculta as oportunidades, que promove eventos, que mantém viva a dialógica com as gerações acadêmicas, de vanguardas e experimentais das artes.
Congratulo-me por mais esse lance de dados, agora na Europa, com a certeza de que vocês ganharão o mundo. Abraço fraternal extensivo a todos, com admiração e respeito
Márcio Almeida, Belo Horizonte, 17 de maio de 2012.

A J.S. Ferreira e Gabriel Bicalho. Recebi em minhas mãos, com grata surpresa e grande entusiasmo, exemplares dos livros “Meu São Gonçalo do Rio Abaixo” e “Germinais Aldravias”, agraciado que fui por J. S. Ferreira. Não foi possível deixar para outrora a agradável leitura dos livros a mim presenteados. Li “Lírios Possíveis” após o sarau dos poetas aldravistas nos jardins do Palácio das Artes há aproximadamente dois anos e meio no projeto Terças Poéticas, quando recebi das mãos de Gabriel Bicalho o exemplar. Mesmo maravilhado com a profundidade dos versos expressos tanto naquele recital quanto nas páginas do livro, ingrato, silenciei-me. Confesso, assusta-me escrever a poetas, porque poeta não sou e, sem dúvida, a comunicação entre iguais é facilitada pela imparidade de visão do mundo. No entanto, mesmo passados alguns meses do presente ofertado por J. S. Ferreira, desta feita, não poderia perder a oportunidade de escrever algumas palavras como forma de agradecimento pela oportunidade de deleitar-me com a arte poética. Pobre de nós que não enxergamos o mundo sob as lentes da poesia. O poeta vê em versos, estrofes e rimas o que lhe rodeia, ocupando-se com a arte de expressar sentimentos. Preocupados com filigranas, tornamo-nos insensíveis aos acontecimentos do dia-a-dia. Atados às tarefas laborais, distanciamo-nos da percepção artística da vida, do prazer que a construção cultural proporciona. Mas por instantes fui, pelos seus livros, instado a perceber a arte das palavras, seus jogos, suas brincadeiras, seus significados. O aldravismo e, agora, a aldravia, certamente são a aurora da atividade artística contemporânea não só marianense, mas essencialmente mineira. Movimento típico de um lugar com vocação cultural. Gostaria de debruçar-me sobre a produção poética aldravista. Aos aldravistas, meus sinceros parabéns. Abraços.
Bernardo Campomizzi Machado, mineiro, belo-horizontino de nascença, mas marianense de coração e criação. 30/4/2012

Ao Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais RD. INBRASCI-MG.
A Especial Atenção da Excelentíssima Governadora da InBrasCI-MG Andréia Donadon Leal.
Saudações. Acusamos, lisonjeados recebimento do comunicado do dia 12 do corrente e já nos agendamos para o evento do dia 26 de maio às 16 horas. Regozijamos com todos os envolvidos no aprimoramento das culturas e sua divulgação nacional e no exterior. No dia 11-04-2012, dei uma palestra na Alepon tematizando “ Pelos Caminhos da Literatura” culminando com o movimento Aldrávico de Mariana, que enfatizei, categoricamente, espalhará pelo mundo, pois a forma de traduzir os sons e transformá-los em poesia é sem igual , Parabéns! E em assim sendo, para efeito ilustrativo, trazemos à tona o relançamento de “A Menina da Vila” em Ouro Preto, na Semana do Fórum das Letras, na Biblioteca Municipal, cujo espaço físico na comportou tamanho número de pessoas. No dia 20 de Janeiro próximo passado, lançamos “O Homem que Ouve”, cujo sucesso seguiu as pegadas daquele. Cientificamo-lhes maravilhados com o universo aldrávico na certeza de que já esteja dilatando as páginas de nossa literatura em outros países. Atenciosamente.

Humberto Martins - Ponte Nova, 16 de abril de 2012

 

** **

 

Cartas recebidas em 2011

Prezados amigos de Mariana:
distinção merecidíssima. Prova de que, Mariana distinguindo-se na cultura, é notoriamente importante nas outras atividades humanas. Um belo exemplo de amor à verdade e à beleza, premiando o predominio da iluminação espiritual sobre essa exemplaridade de uma civilização sadia e potente.
Sinceros e múltiplos parabéns do leitor cativo a todos os brilhantes componentes da contemplada ALDRAVA.
Abraços do
Lázaro Barreto. Divinópolis, 07 de março de 2011.

Parabéns aldravianistas: feliz 2012 para todos os prezados confrades e suas famílias. Mariana e Ouro Preto são berços de escolas literárias. Aí nasceram o arcadismo, o lirismo, o simbolismo com Alphonsus e agora o aldravismo. Todas elas são escolas que revolucionaram a arte literária através dos tempos. O aldravismo já está equiparado às escolas que o precederam em razão da seriedade do trabalho e a qualidade de seus poetas. Vocês são os devidos e honrosos continuadores dessas escolas, desde os tempos coliniais. Aguardamos as novas publicações. Abraços a todos.
José Camilo/ALEPON/Ponte Nova, 28 de dezembro de 2011

Caros amigos, impossibilitado por motivo de força maior, de estar presente em tão rico evento neste sábado, 22 de outuro, em nossa ALB-Mariana, venho pelo presente justificar minha ausência e ao mesmo tempo, desejar de coração pleno sucesso ao sodalício com meus parabéns pelo lançamento das obras literárias âncoras flutuantes e essências: sonhos e frutos e luzes e parabenizar os novos recipiendários. Um grande abraço,
Att.,
Paulo José de Oliveira. Formiga, 23 de outubro de 2011.

Boa noite, Andreia! Sou Irene Coimbra, produtora e apresentadora do programa "Ponto & Vírgula" da TVRP, Canal 9 - Net.
Veja que coincidência... estava, agora mesmo, fazendo uma pesquisa aqui tentando encontrar alguma imagem que tivesse a ver com as palavras "portal do tempo" para colocar como fundo de um poema que vou interpretar no próximo programa que gravarei nessa quarta-feira, e qual não foi minha surpresa em encontrar seu belíssimo "Portal do Tempo"! Ah, não tive dúvidas e já o selecionei para fundo de um poema belíssimo! Tudo bem? Caso queira ter uma ideia de como é o programa, poderá vê-lo através do site www.tvrpcanal9.com.br nos seguintes horários: Inéditos: sextas-feiras as 22h30. Reprises: sábados:16h30; domingos 17h30; terças 13h30 e quartas 23h. Há amostras do programa no You Tube. Basta buscar ireneCoimbra1. Tenho certeza que você gostará de ver seu quadro no "Ponto & Vírgula"! Vai ficar lindo!!! Aguardo seu contato, tá?
Um forte abraço.
Irene Coimbra, Ribeirão Preto, 25 de setembro de 2011.
PS: Dizem que nada acontece por acaso... acredita nisso?

Amigos Poetas de Mariana Andreia Donadon Leal, JB Donadon, Gabriel Bicalho e JS Ferreira: aprovamos esse protesto e nós poetas aqui do Rio de Janeiro, um pouco mais gritante, anos atrás. A APPERJ se reuniu e queimamos livros nossos na frente da Câmara Municipal em protesto ao desinteresse dos políticos em nos ouvirem e apoiarem eventos públicos para divulgar a poesia e abrirem espaços para nossas performances poéticas. Foi um período muito forte em que deixávamos livros nossos nas Praças do centro do Rio de Janeiro, o que ainda fazemos duas a três vezes por ano.Conseguimos no início do ano 1990, Praças Públicas com palanque e microfone para apresentarmos um projeto nosso "POESIA NA PRAÇA" Nessa época, Paulo Coelho era pobrinho e participava conosco, com Cairo Trindade, Ricardo Ruiz, Mano Melo e muitas outras feras da Poesiaoralizante. Eu e, Francisco Igreja e Sergio Gerônimo liderávamos aturma.Obtivemos vários apoios e de lá para cá, os eventos poéticos foram crescendo de tal forma que é incalculável a quantidade de grupos alternativos. Imprescindível protesto, mas façam também como nós, se possível, se apresentem nas Praças com poesia, levem poetas de outras cidades também. O principal é o que chamamos de boca a boca, a poesia tem que ser espalhada de público para ser considerada. Estou com vocês e acho justíssima qualquer manifestação oral inclusive. Abraços e sucesso nos protestos.
Messody Benoliel. Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2011.

Parabéns queridos poetas aldravistas! Veja que, depois de tantos anos em Mariana, pintando e difundindo-a por toda parte, estou para fechar meu atelier nesta cidade que amo, para mudar para Ouro Preto, exatamente pelo mesmo caso dos estimados colegas: falta de apoio público humano. Abraços e boa sorte no protesto. Somente assim mesmo poderemos despertar a atenção municipal para o nosso trabalho. Contem com meu total apoio.
Elias Layon. Mariana, 10 de agosto de 2011

Parabéns pelo trabalho.Contem com o meu apoio .Aqui (Serra - ES) nós temos a Lei de Incentivo a Cultura chamada de Chico Prego. São 800 mil para os Produtores, Escritores e Artistas todo o ano. No próximo ano será mais de um Milhão. Venha conhecer melhor a Lei no nosso Congresso em Novembro. Ficha de inscrição no site www.clerioborges.com.br Abraços www,clerioborges.com.br
Clerio Borges, Serra, ES, 10 de agosto de 2011.

Bom dia! Infelizmente, Donadon, neste nosso país, o que está ocorrendo por aí não é um privilégio de Mariana/MG. Espero, no entanto, que o seu povo, assim como suas autoridades, não demorem muito para reconhecer o trabalho de seus escritores que registram a história cultural de sua cidade no maior livro da vida, sobre aquilo que sorvemos na viagem do nosso dia-a-dia. Na condição de trovador, da UBT-Curitiba/Paraná, eu diria:
Reconhece, Mariana,
teu patrimônio local,
na cultura, soberana,
que te faz universal.
De qualquer forma, agradeço o repasse dessa ingrata experiência, parabenizando-o pelo incansável labor em prol da cultura de sua cidade. Cordiais Saudações.
Nei Garcez Curitiba, 8 e agosto de 2011

Prezada Deia Leal, agradeço V.Sa. a deferência do convite que me foi enviado paraparticipar da palestra "A poesia da síntese contemporânea – aldravia" a ser proferida pelo poeta aldravista J. B. Donadon-Leal. Como não foi possível agendar comparecimento, deixo registrados meus cumprimentos aos autores da concepção do máximo da poesia no mínimo de palavras. Atenciosamente,
Dep. Dinis Pinheiro, Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Belo Horizonte, 27 de julho de 2011.

À inefável escritora mineira, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal.
Expressamos honrosos cumprimentos por tão imprescindível reconhecimento pelo profícuo trabalho acerca da cultura brasileira. Nossa cultura renasce dos horizontes da literatura nos mais variados gêneros que decorrem da arte de escritores como a preclara Andréia Ap.Silva Donadon Leal. Felicitações por esta conquista.
Wilma Maria Quintiliano de Oliveira, Presidente da ALEPON
. Ponte Nova, 14 de julho de 2011

Prezada Andreia,
SEMPRE SOUBE QUE V., POR JUSTIÇA, MERECIMENTO, TALENTO E COMPETÊNCIA, GALGARIA O MÁXIMO E A MEDALHA ANTONIO OLINTO É MAIS VISIBILIDADE PARA QUE ESTE PAÍS CONHEÇA DE FATO O QUE V., COM INTELIGÊNCIA, TENACIDADE E UMA ENERGIA RARA FAZ PARA QUE OS HOMENS PERMANEÇAM HUMANOS. QUE VENHAM SEMPRE NOVAS JANELAS DE LUZ EM SUA VIDA DE
EXEMPLO PARA TODOS NÓS. ABRAÇO FRATERNAL, ADMIRAÇÃO SINCERA, RESPEITOSAMENTE

Márcio Almeida. 06 de julho de 2011

Donadon, boa Tarde! Cumprimentar a escritora mineira, santa-barbarense, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, ou simplesmente Deia Leal está se tornando quase um agradável “Para Casa” diário, tantas são as homenagens, honrarias, congratulações e moção de reconhecimento que recebe por suas atividades literária e culturais. Desta vez é o reconhecimento da UBE - UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES (RJ) reconhecendo em âmbito nacional suas qualidades literárias destacando-lhe o trabalho incansável em prol da cultura brasileira. A Diretoria da UBE, em boa hora, lhe outorga a Medalha ANTONIO OLINTO e a coloca no mesmo patamar de personalidades do porte de Eduardo Portella, Ferreira Gullar; João Cândido Portinari; Oscar Niemeyer e tantos outros brasileiros que pela LITERATURA engrandeceram e engrandecem o Brasil pela relevancia da contribuição literária. Andréia eu sei que não, mas eu me envaideço por ela. Parabéns pela esposa, pela empreendedora cultural e pela ínclita e culta escritora.
Tião Crispim, Santa Bárabara, 06 de julho de 2011

Prezado Donadon, Parabéns pelo dia de hoje. Com Saúde e Paz realize seus sonhos. O poema é antigo, mas lhe dedico com carinho e amizade.

SOMENTE VOCÊ

Somente você pode
ver o mundo a sua volta;
sentir o cheiro da vida,
os odores desdobrados do amor e do ódio;
tocar pessoas, objetos, animais, pedras, águas, plantas...
e toda a natureza a seu redor;
ouvir os segredos do universo;
sentir o gosto do que alimenta seu corpo
e do que enobrece e fere a sua alma.
Somente você pode
ver dentro do próprio coração;
escutar o próprio pensamento;
tocar o sonho e dar-lhe vida;
provar a felicidade que conquistará;
estender os braços e descobrir
que, só com as outras pessoas,
o seu eu físico e o espiritual se tornam uno.
Somente você pode
escolher as palavras,
ao saber-se uno e dependente,
que ligarão estes dois lados,
que o ligarão ao mundo,
e o transformarão num ser
que constrói e reconstrói
para o infinito bem.
Somente você, com seu livre arbítrio,
partilha o ser perfeito que você é
com o mundo, mesmo que ele o receba
com flores ou com pedras.
Somente você! Carpe Diem!

Angela Togeiro, Belo Horizonte, 1 de maio de 2011.

Caro amigo Donadon e irmão querido! Dizer do tempo... apenas algumas palavras sabendo das principais: Parabéns! Feliz aniverário e toda felicidade do mundo, para você! (e claro, alguns versos!)

É novo dia,
informa-lhe o sol.
Há alegrias no ar
– cantam os pássaros...
e
Das minhas verdades
Só o tempo... Ah, não fosse ele!
Este mistério, que refaz em mim,
o desejo de ser ninho onde
se aconchega poesia e vida.

abraços a você e a todos os amigos que comemoram este dia com você.
Marília Siqueira Lacerda, CLESI - Ipatinga, 1 de maio de 2011.

Cara Andreia. Recebo, com alegria,a auspiciosa notícia do agraciamento do escritor Gabriel Bicalho, em Paris, com a Medalha de Bronze da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, da França. Essa é mais uma importante honraria que vocês, aldravistas, trazem para Minas e para Mariana, cidade-mãe de Minas e nós, marianenses nativos, somos seus eternos devedores. Abrace, por mim, o homenageado, a quem desejo, de coração, crescente sucesso. Afetuoso abraço.
Marly
Moysés, Mariana, 25 de abril de 2011.

Minha querida Andréia, não existem palavras para externar a emoção que sinto nesse momento, ao saber que mais uma vez suas qualidades, inteligência e aptidões estão sendo reconhecidas, nada mais justa que a homenagem que lhe está sendo feita, é um reconhecimento pelo magnífico trabalho que você vem realizando em prol da cultura e das artes dessa nossa grandiosa Nação. Peço a Deus que continue lhe dando sabedoria e forças para continuar sua obrar. Parabéns minha querida Amiga, estou vibrando com você e sua vitória. Um Forte e Fraterno Abraço.
Eduardo G. Souza. Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 07 de abril de 2011.

Meu caro Dr. Donadon, boa tarde! Acreditamos , quando elevamos o ser que habita o nosso ser, a outras paragens, que a elevação deu-se por algo que fez nosso D.N.A. se expandir, e elevar todo nosso SER, científica e humanamente falando. Andreia Leal, tão logo se apresentou a nós, via POETAS DEL MUNDO, nos apercebemos a grandeza d'Alma, a sua atuação com as CRIANÇAS, e, o seu empenho em MUDAR ALGO QUE PRECISAVA SER MUDADO no conceito dela na região onde vivia, Cidades Históricas. E, embasado por este sentimento de GRANDEZA SENSITIVA , ARTÍSTICA E CULTURAL, foi que decidimos não apenas lhe dar as mãos, pois as nossas, já carcomidas pelo tempo, não têm tanta força assim, mas mostrar algo que , se calhar ela conseguiria fazer CRÊ... SER, como o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais. O fato de ela ter DESENVOLVIDO TODO UM TRABALHO PRIMOROSO, em relação à Culturas, às Artes, e tudo que mais acredita, continuando PINTANDO E MOSTRANDO SEU VERDADEIRO VALOR, para o mundo, apenas enobreceu o próprio Instituto. E disto eu nunca tive dúvidas. Ela alavancou a força do Instituto e da sua presidente Marilza Castro, que tem uma garra incrível e se dedica ao mesmo com unhas e dentes, mas com a força e sangue novo da Andréia o próprio Instituto deu um salto, e, este reconhecimento sem dúvidas sempre teremos. É tudo uma questão de trabalho em equipe, algo que poucos o sabem fazer, e, Andreia Leal, mais J.B.DONADON, BICALHO, J.S.FERREIRA e tantos outros Aldravistas, sem dúvidas conseguiram mostrar ao Brasil e ao mundo que todo percurso bem alicerçado pela retaguarda, pela equipe e buscando a verdadeira META, dá excelentes resultados. Andreia Leal, lembra um amigo dos tempos do Teatro Infantil, ROBERTO LAGE, que junto comigo atuava em peças infantis,anos 60, e, conquistou o prêmio Moliére de Teatro, graças justamente a conhecer bem, os meandros que TEM O TEATRO para que cada participante atinja suas metas mais elevadas. E, agradeço eu poder sempre contar com vocês, Aldravistas no que respeita a divulgação e aprimoramento do IBRACI/INBRASCI, seja em Minas Gerais ou onde o MODELO DE BONS RESULTADOS, se torne necessário. Daqui da pequena e tradicional Ilha da Madeira, envio meu abraço amigo, saudoso e esperançoso que todos os que comungam com vocês, cresçam na vertente maior da vida, da cultura, das artes e do bem fazer sem olhar a quem. T.F.A.
Édison Almeida - Escritor Brasileiro Residente na Ilha da Madeira - Portugal. 05 de abril de 2011.

Parabéns, Professor, pela parte que lhe toca, que é enorme, ao que me consta. É claro que toda a disponibilidade dela para alcançar os meandros e a inteireza das artes de um modo geral tem muito a ver com a sua solicitude, apoio e co-participação. Fico feliz porque acredito na luta vitoriosa de vocês, no valor intrínseco do trabalho grupal. Mas o que ela fez e faz e fará é algo muito individual - e o mérito do reconhecimento internacional é todo dela. E sei que todos seus amigos (eu inclusive) estão batendo palmas sinceras e enviando os bons votos de continuidade na luta benquista e muito vitoriosa. Com a admiração intelectual,o abraço do amigo e leitor Lázaro Valentim dos Reis Barreto, Divinópolis, 26 de março de 2011.

Muito bem Dr. Donadon , Andréia e todos Aldravistas. Fico feliz por ter a Andreia como nossa Companheira na I.W.A. algo mais do que merecedor, pois o reconhecimento internacional, ela já havia granjeado na Europa, e, se nos E.E.U.U. isto também ocorre, estamos todos muito felizes. E a Dra. Terezinka Pereira , Presidente da I.W.A., também merece nossos parabéns pelo imenso trabalho que vem realizando com autores de todo o mundo, em especial os do Brasil. Continuações destas conquistas é o que mais desejamos a nossa amiga e grande Artista Plástica, Andreia Leal!
c.c. Terezinka Pereira, Presidente da I.W.A. - E.E.U.U.

Édison Almeida, Ilha da Madeira, Portugal, 25 de março de 2011.

Olá boa tarde, querida Deia, Parabéns, por mais este reconhecimento. E muito bem merecido. Você é a pessoa que faz, não espera acontecer. Sinto-me orgulhosa em compartilhar de Instituições das quais você faz parte. Se pelo menos 5% da população brasileira tivesse sua coragem, talento, competência, perseverança e outros adjetivos que não tenho como enumerá-los, o mundo seria bem melhor, mais alegre, menos violência. Reinaria a cultura iluminada pela Paz. Abraços carinhosos,
Zilda Pires. Goiânia, 25 de março de 2011.

Caro Prof. Donadon. Acabo de tomar conhecimento, com sincera alegria,do ingresso da Presidente Andreia, na IWA, após ser selecionada, com justiça, pelo Conselho daquela respeitada entidade. Ao agradecer-lhe pela gentileza do comunicado, peço-lhe a fineza de transmitir a ela meu afetuoso abraço de parabéns, seguido dos melhores votos para que seu itinerário inclua, cada vez mais, grandes e merecidas conquistas no campo cultural. Cordialmente,
Marly Moysés. Mariana, 25 de março de 2011.

JB Donadon, parabéns para a nossa querida Andreia que vem a integrar a IWA, da qual faço parte há quase 20 anos, sendo que a Presidente Theresinka Pereira é professora de uma Universidade em Boston há muitos anos. Sempre que vem ao Brasil nós a recebemos com muito carinho. A última vez que veio ao Brasil (há uns 5 anos, creio eu), nós a recebemos na APPERJ com um jantar em sua homenagem, pois Sérgio Gerônimo e eu, Presidente Fundadora da APPERJ, fomos um dos pioneiros a participarem da IWA. Theresinka Pereira é uma mineira de grande valor e muito querida por nós. Ratifico a nossa alegria de ter Andreia Donadon Leal como MEMBRO da International Writers and Artists Association.
Messody Benoliel, Rio de Janeiro, 25 de março de 2011.

Boa noite! Estou mandando este e-mail para parabenizar você e os demais aldravistas responsáveis pela Jornal Aldrava. Eu descobri este Jornal e, consequentemente, este novo fazer poético semana passada e adorei! Publiquei no meu blog um texto e algumas aldravias que me permiti criar: http://sensibilidadeanalfabeta.blogspot.com/2011/03/aldravia-uma-nova-forma-poetica-o.html
Eu gostaria de saber como faço para receber o Jornal e ainda como faço para publicar as minha aldravias. Um abraço,
Ana Paulo Pereira Comissário. Mariana, Letras - ICHS/UFOP, em 21 de março de 2011.

Prezada Sra. Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, Nesta oportunidade, honrado com a homenagem do próximo dia 26, que classifico como uma das mais importantes e significativas. Apresento sinceros agradecimentos ao mesmo tempo que cumprimento toda diretoria de sua instituição, pelo brilhante e valioso trabalho cultural que estão desempenhando e assim contribuindo para a divulgação da cultura.
Cordialmente.
Oliveira Jr. ABN AGENCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS, Desde 1924: Ampla e Completa Cobertura Jornalística.
Since 1924: BRAZILIAN NEWS AGENCY - ABN NEWS www.abn.com.br - www.abnnews.com.br

Olá Andreia!
Estamos elaborando um Projeto em nossa Escola, com o objetivo de explorar e divulgar o trabalho realizado por vocês com os haicais.
Este projeto terá dois focos:
- Público alvo, alunos do 2º ano (69 alunos), faixa etária entre 7 e 8 anos), oficinas para produção de haicais como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização e letramento e sensibilização para a linguagem poética.
- Público alvo, alunos da EJA do 6º ao 9º ano (90 alunos), faixa etária de 15 à 45 anos), oficinas de criação e produção de haicais com pintura em telas, com o objetivo de despertar o interesse, reconhecimento e valorização das artes plásticas.
Gostaria de propor uma parceria com vocês para a realização deste projeto, através de oficinas para todos os professores da Escola e os alunos diretamente envolvidos no mesmo.
O cronograma está em aberto, mas pretendemos iniciar as atividades em abril e encerrar em outubro, na nossa Feira literária.
Aguardo retorno. Abraços,
Luciene Lima, Diretora Escola Municipal Chico Severino, Santa Bárbara, MG - 14 de março de 2011

Olá Andreia, boa tarde, ficamos muito felizes e já, de antemão, somos gratos por sua dedicação às artes. Pessoas como você são fundamentais. Não somente pelo feito, mas sobretudo pela dedicação, gentileza e sabedoria. Belíssimo exemplo! Esta matéria enviada há alguns dias, foi assunto de página no Hoje em Dia, neste último domingo; página que fará parte do seu arquivo aqui conosco. Parabéns!
Francisco Cardoso, SIAPEMG, Belo Horizonte, 28 de fevereiro de 2011.

Querida, Andreia, antes que nada deseo enviarte un afectuoso abrazo, como muestra de mi sincera felicitación por este logro tan importante, para el Maestro Antonio y para ti. Pero, no sólo para ti, pues has compartido de éste beneficio con todos los que aquí participamos entre los que me incluyo. Mi agradecimiento por tu lucha incansable para la realización de éste proyecto. Y también agradecer tu amabilidad para solicitarme la fotografía de la Obra para la publicación del artículo para la promoción del Museo de Arte Internacional "Artistas ANTONIO GUALDA JIMÉNEZ e DÉIA LEAL" en el CENTRO CULTURAL SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO, Minas Gerais, Brasil. Anrdeia, ahora nuevamente te envío mis mejores deseos. ¡MUCHAS FELICIDADES! Recibe un cordial saludo y por favor hazlo extensivo a Benedicto. Tu amiga.
Diana Franco - Durango, México, 22 de fevereiro de 2011.

Andreia,amiga. Parabéns pela bela página na edição de hoje, domingo, do jornal HOJE EM DIA. A comunidade de São Gonçalo deve estar encantada com o precioso presente que, além de enriquecimento cultural, atrairá para a região visitantes e novos empreendimentos. Fraterno abraço.
Marly Moysés - Educadora - Mariana, MG, 27 de fevereiro de 2011.

Amados irmãos aldravistas...
Com muitas saudades das suas abençoadas presenças, tenho acompanhado o belíssimo trabalho literário que vocês desenvolvem. Não escrevi há mais tempo pois perdi minha mãe em novembro próximo passado e ainda estou meio perplexo e sem muita inspiração. Parei mesmo no tempo. Entretanto, lê-los mais uma vez animou-me bastante e, movido pela sedução da sua proposta, resolvi arriscar alguma poesia nos moldes metonímicos informados. Caso exista algum lapso de minha parte, peço, por favor, que me corrijam. É uma honra participar. Um beijo fraterno em todos aí. Com carinho, estima e admiração.

Vocês
poetas
eternizaram-se
no
meu
coração
Luiz Poeta (Luiz Gilberto de Barros), Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2011. (Veja suas aldravias na página aldravias)

As artes aldravianas. Aldravias são a arte do encontro. Cruzam-se nessas vias a leveza e a dor de representar tempos tão densos e tão desejosos de venturas. Quando encontrei os amigos aldravianos e suas aldravias, percebi um novo tônus de voz que representa a realidade com uma expressão deveras suave e crua. Tantos paradoxos se amalgamam sem drama, pois surgem de um grupos de poetas ousados e inovadores, que não temem tradições, tampouco lançarem alvíssaras formas. As aldravias são a cara do tempo em que criamos, embora deseje-se atemporal, como alguém que bate à porta sem que se espere. São a síntese, sem preguiça. O discurso, sem programas. As vozes, sem modulações arbitrárias, expectativas, perspectivas pré- calculadas. São a arte do flerte entre os reais, os subjetivos, as falas, as prosódias de um povo e um tempo de quem são tiradas as vozes e os tempos. Aldraviar é um exercício intenso. Não creio árduo, sim pleno. Alias, essa é uma vocação Mariana, chorar e gozar lágrimas breves e caudalosas. Essa é, sem dúvida, a expressão aldravista, até que se permitam outras articulações de sons e imagens que se disponham a desvelar os sentidos, através do verbo. VIVAS AS ALDRAVIAS!!! AMIGOS, CONTINUEM LENDO, VALERÁ...
Fabrício Avelino. Barbacena, 26 de janeiro de 2011.

Estimada Andreia,
Tomei coragem e estou enviando as primeiras 100 aldravias, produzidas em dois dias. Foi algo febriciante, incontrolável. Faça delas o melhor uso.
Aceito críticas e correções, até porque estou engatinhando. Elas viajam deitadas por timidez ou comodismo, não sei bem. Pode acordá-las e pô-las de pé. Fraternos abraços
Luiz Gondim, Rio de Janeiro 24 de janeiro de 2011.

Aldravias de Luiz Gondim
quero
vestir
tua
noite
despindo
censuras
fui
letra
depois
palavra
agora
oração
basta
uma
estrela
em
meu
céu
como
equilibrar
equações
em
cada
ausência?
orvalho
sem
licença
pousa
na
flor
aldravia
voa
longe
além
do
mar

 

Caro Donadon, quanto tempo heim? Acho que consegui aderir às aldravias. Depois me fala o que achou. Dá trabalho, né?!! Grande abraço!!!
Fabrício Avelino. Barbacena, 23 de janeiro de 2011.

Aldravias de Fabrício Avelino
sua
sobre
pétalas
pousa
saliva
sua
gotas
de
seio
nu
vertem
ventres
curto
e
grosso
o
não
exposto
linha
reta
rotas
tortas
letras
alteradas
lua
crescente
em
quarto
minguante
adolescente
luto
em
vida
de
sol
poente