Jornal Aldrava Cultural
ISSN 151-9665
Cartas 2010

Cartas recebidas em 2010

 

Uma performance talvez inédita a do ALDRAVA na história da difusão da literatura brasileira. Geralmente todo Movimento localizado desfruta de uma certa subvenção, não propriamente para a criação, mas para a difusão dos trabalhos dos autores geralmente não-remunerados. Tivemos em Divinópolis, na década de 60 um Movimento Artístico que, também, não desfrutou de nenhuma subvenção - mas era um movimento bem mais modesto. O de Vocês aí em Mariana é mais aberto, expansivo e de notória qualidade material e intima. Meus sinceros e repetidos parabéns aos diretores e membros da equipe. E os bons votos de longa vida no mesmo afâ e na mesma qualidade. Do leitor e admiradaor
Lázaro Barreto. Divinópoplis, 20 de dezembro de 2010

Andreia, querida, que lindo! Que notícia importante! Eu a aplaudo por fotos e notas que nos fazem partícipes de cerimônia tão calorosa. Meu abraço de Natal. Que o Novo Ano lhe seja pleno de êxito, alegria. Saúde! Muita união de todos os familiares.
Abraço terno,
Alice Spíndola - Goiás, 15 de dezembro de 2010

Andreia, bom dia! O teu relato a respeito da Arte Metonímica, geradora de LIBERDADE, lembrou-me o quanto ao conhecermos a vida dos pintores e escritores de séculos passados, o que eles mais buscavam era justamente a LIBERDADE NA CRIAÇÃO , e no VIVER, não se permitindo seguir caminhos traçados por terceiros , onde não se sentiam libertos das amarras sociais, pessoais, e até planetárias, assim foi que muitos deles, marcaram época e se tornaram MESTRES A SEREM SEGUIDOS pela ESCOLA QUE CRIARAM, lembro que pintores que EMERGIRAM em uma época em que já existia Picasso, vieram a ser RECONHECIDOS, justamente porque não ACEITAVAM O QUE O PRÓPRIO PICASSO IMPUNHA quando fazia suas exposições, e, há tantos exemplos a serem citados, que fico aqui pensando o quanto eles foram os precursores da METONÍMIA citada por si. Aliás, pelo dedo se conhece o GIGANTE e, muito antes de nos aproximarmos, eu já sabia da GRANDEZA que havia e há no SER QUE HABITA O TEU SER, ao qual desejo sempre muita luz, paz, harmonia e constância em tudo que mais acredita e deseja para os que virão a ser os PROFESSORES DO FUTURO, ou MESTRES DAS ARTES, geradores de NOVAS ESCOLAS ARTÍSTICAS. Grande abraço e mais uma vez agradeço a acolhida dada aos meus amigos SILVIO SANTOS E GIANE SOARES.
A LIBERDADE NÃO SE MENDIGA SE CONQUISTA

Édison Almeida - Chanceler do InBrasCI - Portugal - Ilha da Madeira. Em 12 de dezembro de 2010

Caríssima Déia, foi, mesmo, uma surpresa muito grande, receber, ontem, o diploma e a belíssima medalha, com os quais fui agraciada, não por merecimento, mas por pura bondade e delicadeza dos Aldravistas e, principalmente, de você que, pela grandeza de alma, sabem valorizar nossos pequeninos gestos de solidariedade. Mas esse diploma e essa medalha, doravante, vão servir de incentivo para mim, para que eu possa me dedicar, cada mais, às "coisas do alto". Pois, segundo Paula Hoesl, na sua bela e profunda obra "Tua luz brilhará nas trevas", "DEUS NOS DEU TODO O TEMPO DA VIDA PARA FAZERMOS A BELEZA DE NOSSAS ALMAS". À você em especial e aos simpáticos aldravistas o meu muito obrigada e a minha mensagem de Natal para esse ano de 2010, neste pequeno poema, que aqui vai em anexo. Boas festas! Abraços,
Auxiliadora de Carvalho e Lago. Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2010

Muito obrigada, Andreia, pelo prêmio que me foi concedido, pela publicação de minha foto recebendo o diploma e pela inclusão de meu currículo. Aproveito para externar meus parabéns pela organização do site da AMULMIG, visto que é e será cada vez mais de imensa importância para a nossa entidade. Precisávamos de alguém de seu dinamismo, disposição e experiência para colocar nossa Academia na era digital.
Um Feliz e Santo Natal para você e o marido. Com carinho,
Thereza Costa Val, Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2010

 

Transmito-lhe meus cumprimentos pelo merecido reconhecimento público, internacional, com que a Academia de Artes, Ciências e Letras da França distingue V. Sa. com a Medalha de Bronze, insígnia que reflete todo seu talento artístico e literário para orgulho de todos os brasileiros e, em especial de Minas Gerais.
Atenciosamente,
Deputado Alberto Pinto Coelho
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Estimados Sr. e Sra. Donadon : Ao visitar a exposição "Manchas Aldravistas", tive a feliz oportunidade de ver de perto e apreciar essa belíssima e inovadora arte. A arte convidativa de certa busca preciosa, da liberdade , do olhar demorado, bem mineiro, sem pressa, e bem observador, repetido, porque aguça, dá gosto de ver, e sensibiliza, faz refletir sutilmente. Foi assim que me vi diante das pinturas aldravistas e tenho o maior apreço por tão digna e criativa mostra e pela artista Deia Leal e toda sua arte. Parabéns! Sucesso sempre! Ao casal: Muita saúde, paz e intuições para que possam atuar continuamenteem grandes feitos. Abraço fraternal.
Graça Campos, Belo Horizonte, 29 de junho de 2010.

Fico feliz com a cobertura jornalística da TV CÂMARA, mas tenho plena consciência e certeza de que o trabalho artístico da talentosa e competente Andreia Leal merece muito mais espaço na mídia de Minas Gerais, que infelizmente é muito complicada neste aspecto, uma vez que costuma desprezar a produção artística mineira, ao passo que, provincianamente, estende tapete e fáceis elogios a todo e qualquer artista de outras plagas (é síndrome histórica: nossos juízes ainda são de fora).Contudo, o que mais me alegra é a simplicidade e a inegável competência com que nossa DEIA LEAL segue em frente, ciente de que é otempo que, verdadeiramente, debruçará seus olhos sobre seu trabalho, concedendo-lhe os merecidos aplausos e a devida eternização de sua arte. Com amizade e admiração,
Carlos Lúcio Gontijo, Contagem, 29 de junho de 2010.

Prezado JB Donadon, estou muito orgulhosa de ter conhecido a Andreia e todos vocês do Jornal Aldrava Cultural. Todos nós aqui da região de Mariana e do entorno sabemos da importância dos projetos de incentivo à leitura realizados por essa equipe. A Andreia está de parabéns, e merece receber os frutos de seu empenho na luta para conscientizar crianças, jovens e adultos de que o meio mais seguro de alcançar cidadania é através da leitura. Que os raios que desprendem das mãos de Nossa Senhora das Graças iluminem o Caminho da Andreia e de você JB, para uma vida de muita paz, alegria e felicidade. Um abraço a todos do Jornal Aldrava. Vamos dar início a nossa Biblioteca Itinerante nos próximos dias. Estamos aguardando mais doações de livros. Inicialmente vamos atender 06 escolas. Foi graças a ajuda de vocês que fizeram doações que pudemos iniciar mais essa atividade.
Vera (Biblioteca do Caraça), 07 de maio de 2010.

Em um momento em que a arte se abre à diversidade,a pintura-arte de Deia Leal dá ao belo uma nova identidade aldravista e metonímica que bate à porta de nossos olhos e nos incita: experimente ver com os olhos desacostumados e surpreenda-se, pois abri a porta da noite barroca e joguei cores ao mundo. Parabéns,
Magna Campos, Mariana, 07 de maio de 2010.

Meus parabéns, amiga Andreia! Muito sucesso nessa exposição e em todas outras que virão. A vida de um artista não é nada fácil, mas é o melhor de todos os presentes. Sem querer desmerecer os outros, mas o artista é, sem dúvida, o melhor ser humano que Deus criou. O artista tem o nobre compromisso, por incumbência Divina, de mudar o mundo com a sua arte, ou seja, com pinceis e tintas… essa missão, por si só, já lhe confere o título maior do Criador. Você, Andreia, merece todas glórias porque ainda é uma belíssima poetisa! Mais uma vez, meus parabéns e me desculpe a ausência na abertura de sua mostra. Boa sorte e muito sucesso!!! Um beijo grande do
Adão Rodrigues e da Maria Moreira, Belo Horizonte, 06 de maio de 2010.

Estimadíssima Andreia;
De volta ao torrão seringueiro e a labuta dos afazeres do cotidiano, nao poderia deixar de agradecer pela honraria a mim concedida pela douta ALB/MARIANA e pela acolhida inesquecível dispensada, em especial, por você e Donadon e pelos demais companheiros da ABL. Os momentos vividos na bela e acolhedora Mariana - de gente tão boa - marcaram-me profundamente. Espero revê-los num tempo não muito distante, de preferência em nossas plagas, para que possamos retribuir a atenção e a gererosidade com as quais eu e Mauro formos distriguidos. Um grande abraço.
José Simplício. Rio Branco, 25 de abril de 2010.

Querida colega Deia Leal. Contentamento! Essa é apalavra que exprime nosso sentimento ao vê-la, novamente, brilhar em sua trajetória artística. A cada degrau alcançado se eleva juntamente o nome de nossa Mariana amada, de Minas e do Brasil. Assim é a arte. Dos mais recônditos vilarejos borbotam as flores mais auspiciosas. Acompanho-a, com alegria, em cada seara cultivada no meio em que atuamos; meio este, vale frisar, dos mais árduos e hoje carente de excelsos valores. Sua contribuição para a cultura brasileira se avoluma na respeitabilidade internacional que ora lhe faz justiça na França, celeiro dos maiores artistas plásticos do mundo. Parabéns a você e ao nosso Bendito, seu maior incentivador. Com estima deixo-lhes meu abraço amigo.
Elias Layon, Mariana, 29 de abril de 2010.

Prezada Andreia Leal, Eu tenho visto, enlevado, todas as maravilhas que você tem feito e que tem, generosamente, enviado para o meu conhecimento e da ACLCL. Esse seu espírito de Midas, que tudo o que toca transforma em ouro, é que lhe dá o direito de ter, todos os dias, "Um sol travesso, colorido, com os olhos brincalhões e a boca desenhada em um largo sorriso." O seu trabalho honra a sociedade na qual você está inserida. Receba e transfira também a essa sua fantástica equipe, os meus cumprimentos e protestos de estima e distinta consideração. Com um afetuoso abraço acadêmico.
Douglas de Carvalho Henriques, Presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, 29 de abril de 2010.

Indubitavelmente, a estada em Mariana - Minas Gerais foi marcante. Se não bastasse a hospitalidade do casal Andreia e J.B. Donadon e dos distintos acadêmicos J. S. Ferreira e Gabriel Bicalho. A apresentação do coral da Academia Infanto-Juvenil de Ciências, Letras e Artes de Mariana foi impactante. "Impactante" é a palavra certa para descrever a sonoridade e a criatividade na apresentação do currículo dos homenageados, através da leitura de poesias ou trovas. Impactante e marcante é a certeza do trabalho bem realizado pela equipe capitaneada pela Profa. Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Digníssima Sra. Hebe Maria Rôla Santos no sentido de impregnar aqueles jovens da necessidade e importância da cultura no cotidiano dos seres humanos, mostrando-lhes que cultura independe de classe social e a possibilidade de através da cultura atingirem um norte verdadeiro de vida. Foi uma honra ser admitido na qualidade de Membro Honorário da operosa Academia de Letras do Brasil - Mariana. (ALB) - Sapientia Universum Movet - Primeira Academia Mundial da Ordem de Platão - Organização Cultural Politicamente Ativa - Instituição Internacional de Cultura. Foi uma grata surpresa, na mesma ocasião, ter sido distinguido com o Mérito Acadêmico da ALB. Que a Fada Madrinha da Cultura, hoje e sempre, os proteja e guarde. Que fique, portanto, registrado o agradecimento e os sinceros votos de continuado sucesso.
Elvandro de Azevedo Burity, Rio de Janeiro, 26 de abril de 2010.

Caríssima Andreia Leal, iniciativas como o POESIA VIVA: A POESIA BATE À SUA PORTA devem ser sempre louvadas, pois nos dão a esperança de um país alicerçado na melhoria do grau cultural de sua gente e, por isso mesmo, certamente mais capaz de avançar na solução de seus graves problemas socioeconômicos. Parabéns a todos vocês pelo trabalho e obrigado, em particular, pela divulgação de nosso DUDUCHA E O CD DE MORTADELA. Com cordialidade e admiração,
Acadêmico Carlos Lúcio Gontijo. Contagem, 05 de abril de 2010.

Querida Andreia,
Parabéns, aliás você realmente é uma das mulheres mais notáveis que conheço. Agradeça ao seu esposo, pois ao lado de uma mulher notável existe sempre um homem admirável. Para Emanoel Ferreira de Juazeiro, BA: " A mulher centro do centro da universalização poética é aquela que tem nome e também sobrenome, tem direitos e também deveres, é a que chora e a que ri, a que é mãe e muitas vezes é pai também, é a filha, a tia, a irmã, e avó. A mulher amada, amante, apaixonada. A mulher urbana e a mulher rural. A mulher feminina e a feminista. A mulher de uniforme, de saia, de vestido, de calça, de short e camiseta, calcinha e sutiã, a mulher em pele, A MULHER EM ALMA Organicamente mulher. Poeticamente Mulher". Eu admiro você.
Cleuza Cyrino Pena - Paranavaí - PR, 22 de março de 2010.

Parabéns pelo troféu, Andreia Donadon! Nesse domingo, dia mundial da poesia, fizemos um especial com 24 poemas para cada hora do dia e o seu foi publicado às 22horas com a notícia sobre o troféu recebido e o seu poema em espanhol Portal de Afrodite. Espero ir em breve à Mariana para dar-lhe os cumprimentos pessoalmente. Não pude ir no último evento da academia, no mês passado, pois tive que fazer uma viagem a São Paulo no mesmo dia de última hora. Verei se no próximo, eu e Clevane conseguimos ir juntas.
Um abraço,
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL). Belo horizonte, 22 de março de 2010.

Oi Andreia,
Fiquei impressionado com o trabalho que desenvolvem. Eu que trabalho com as letras – em sentido figurado (sou escritor) e literal (sou gráfico-editor). Produzo livros on demand (pequenas e grandes tiragens), e conheço e vivencio a luta diária de escritores, poetas e artistas plásticos aqui na capital da Bahia, em prol da preservação do hábito da leitura. Parabéns, mil vezes parabéns pela originalidade das iniciativas, pelo trabalho hercúleo que empreendem.
Um abraço
. Couto
. Salvador, 19 de março de 2010.

Meu caro PROFESSOR DONADON, ficamos felizes quando alguém como Andréia Leal, é reconhecida e agraciada pela sua OBRA e atuação nas Artes e Cultura. Mais felizes ficamos quando CECÍLIA MEIRELES, é o nome do Troféu, galardão ou o que for que Andreia Leal venha a receber. Tudo isto junto, demonstra que a escolha de Andreia Leal, pelo seu trabalho, ARTE e forma de se abstrair dos problemas, para então elevar seu espírito e trazer ao mundo dos seres humanos, algo que só mesmo quem traz dentro de si a LUZ E A FORÇA, que ela consegue em cada um dos seus passos, algo que só mesmo ela poderia conseguir. Agradeço o comunicado, em nome de todos que partilham CULTURA E ARTE, mundialmente mas, em especial aos que um dia imaginavam que ela Andreia Leal, era apenas uma menina querendo mostrar algo que UTOPICAMENTE nunca conseguiria realizar, e, claro, tudo isto dito, MEUS PARABÉNS A ELA, e a todos que com ela comungam dos mesmos ideais, de ARTE verdadeiramente ARTE. Quanto a NOTABILIDADE, sem dúvidas ela não só é merecedora como sempre se notabilizou para SER O SER QUE HABITA O SEU SER, independentemente do que outros poderiam pensar, e, claro, conseguindo respeitar para ser respeitada, e atingindo o coração dos que a conhecem com ALMA, AMOR E LUZ VERDADEIRA, o que também poucos, muito poucos conseguem em nossos dias.
Atentamente!
c.c.: As Governadorias, Direções e Presidência do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.

Édison Pereira de Almeida, Escritor, Argumentista e Produtor Independente de Televisão, Ilha da Madeira, Portugal, 04/02/2010.
www.ermitaodapicinguaba.com

Amada e ilustre confreira Andreia Leal... Amados confrades e muy digníssimos Presidente e Secretário Geral da ALB Mariana, ilustríssimos Senhores J.B Donadoni Leal e Gabriel Bicalho... Estive viajando praticamente em todo o mês de janeiro, por isso tornou-se difícil comunicar-me com vocês naquele período, entretanto estão todos eternizados no meu coração, onde suas lembranças certamente pairam em alguns dos meus melhores silêncios.
Apesar de honrado com o convite para a posse dos novos acadêmicos, infelizmente não poderei aí estar em decorrência do início das atividades escolares ( sou ainda professor da Secretaria de Educação do Município do Rio ) e, paralelamente organizo o Sarau " Poesia em Marechal " ( Marechal Hermes - bairro onde resido ) e participo constantemente de várias atividades em comunidades, academias e grupos literários como a União Brasileira de Trovadores, Associação Cultural Encontros Musicais, Poetas del Mundo, Clube de Poetas e afins. Tenham, certeza, irmãos, que aí estarei espiritualmente e sei que Deus há de abençoá-los com uma belíssima solenidade onde estarão belíssimos literatos.
Com carinho, estima e admiração por cada um de vocês.
Luiz Poeta - Luiz Gilberto de Barros - Rio de Janeiro, 04 de fevereiro de 2010.

Prezada, Andreia Leal, agradeço convite recebido para a posse do intelectual Anibal Albuquerque, pessoa de minha grande estima, e espero que o felicite em meu nome. Em virtude da distância e dos compromissos assumidos com esta Academia, estou impossibilitada de me afastar no momento. Solicito-lhe a gentileza de mandar-me o endereço da Academia de Letras do Brasil de Mariana, para nosso intercâmbio cultural.
Um grande abraço,

Gioconda Labecca, Presidente da Academia de Letras da Grande São Paulo, 04 de fevereiro de 2010.

Prezada Andreia Leal: Impossibilitado de comparecer, agradeço-lhe o convite para a solenidade de posse dos Acadêmicos Efetivos e outorga do Título de "Doutor Honoris Causa - Ph.I". Desejando grande sucesso ao Evento, despeço-me permanecendo à disposição nesta Casa Legislativa.
Cordialmente,

Deputado Jayro Lessa. Belo Horizonte, 03 de fevereiro de 2010

Minha ilustre Presidente do InBrasCI, em Mariana, boa tarde!
Confirmo e agradeço sensibilizado o convite da Academia de Letras do Brasil - Mariana que estará dando posse, dia 27 deste aos seu novos Membros Efetivos e o título de "Doutor Honoris Causa" às acadêmicas Hebe Maria Rôla Santos e Ângela Togeiro.
Aproveito a ocasião para solicitar a nobre Presidente do InBrasCI-Mariana que, naquela oportunidade represente, as Academias de Letras e Artes de Sena Madureira, de Brasiléia, de Xapuri, de Plácido de Castro, do Quinari e Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre, todas elas com sede no Estado do Acre. A cultura acreana agradece em nome daqueles como Vossa Excelência, Marilza Albuquerque, Eliane Mariaht Dantas, Nilza Pinheiro, Édison Monteiro e tantos outros que estão sempre à serviço do patrimônio cultural do Brasil. A nobre presidente até o momento não me comunicou do aceite de ser Membro Honorário de uma das nossas Academias.A solicitação dessa homenagem é da nossa querida,amada, professora, poetisa e presidente Marilza Albuquerque. Solicitação aceita até porque pedido da nossa madrinha é sempre um título de crédito e que honra ter em mãos uma convocação dessa grandeza.
Um abraço deste seringueiro.

Mauro Modesto. Rio Branco, AC. 03 de fevereiro de 2010.

Estimada Deia, muito emocionante ver sua mãe, nesta bonita foto, declamando poesias do escritor Gabriel Bicalho. Posso imaginar este momento elevado de cultura! Meus cumprimentos à senhora sua mãe e a você por poder gravar tão significativo pleito.
Com admiração,

Efigênia Coutinho. Balneário Camboriú, 29 de janeiro de 2009.

Cara Amiga Andreia Leal, Meus cumprimentos pelo belo texto"A Esperança não Morre". É lamentável a perda de vidas e dos tetos de muitos desvalidos, causada pelos temporais e outros eventos ocorridos. Entretanto, como bem diz, "a esperança não deve morrer". Ouvi vários atingidos assim se expressar. Sinto saudade das minhas férias de infância, na década de 1940, em Belo Horizonte. Nas épocas estivais, os pingos da chuva, que não se transformava em temporal, penetravam no solo e dali emanava o gostoso odor da terra molhada.
Abraço saudoso do admirador,
Affonso Augusto Moreira Penna (Affonso Penna Bisneto). São paulo, 29 de janeiro de 2010.

Andreia, li, atentamente, e com os olhos marejados de lágrimas, a belíssima e bem inspirada crônica que você fez para sua MÃE no dia da comemoração dos seus setenta anos de vida. Parabéns apelo belo texto que bem representa o seu amor filial tão raro nos dias de hoje. Em meu nome e em nome de todos os que fazem a ACADEMIA MACEIOENSE DE LETRAS e da ORDEM NACIONAL DOS ESCRITORES, tenho a satisfação de transmitir à senhora sua MÃE D. MARIA APARECIDA, pelo trasnscurso de tão significativa data e desejando que ela venha a se repetir por muitos anos ainda para felicidade dos seus familiares e amigos como nós. Conserve sua genitora num escrínio de ouro pois é nesses lugares onde se guardam as pedras preciosas de nossa vida. Já dizia o poeta sergipano HERMES FONTES que:UM FILHO QUE TEM MÃE TEM TODOS OS PARENTES ". E você, Andreia, tem todos os parentes porque ainda tem MÃE.
Abrace-a por mim. O amigo ex-corde,
Jucá Santos, Presidente da Academia Maceioense de Letras. 29 de janeiro de 2010.