Jornal Aldrava Cultural
Notícias


Andréia Donadon Leal é diplomada na Academia de Letras do Brasil
A nova acadêmica representará a ALB em Mariana, MG na constituição da Sede Regional da ALB.

Mariana ganha mais uma Academia de Letras

A Academia de Letras do Brasil elegeu Mariana para ter uma sede regional. O seu presidente internacional, Dr. Mário Carabajal. elegeu a escritora e artista visual Andréia Donadon Leal como Membro Nacional e Presidente Municipal Vitalício da Sede Regional da ALB.
Andréia Donadon Leal é Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, poeta, contista e artista visual, membro correspondente da Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa, da Academia Maceioense Letras, da Academia Cachoeirense de Letras e Diretora de Cultura da Associação Aldrava Letras e Artes. Autora dos livros Quase!, Senda 01 de nas sendas de bashô, 2005, e de Cenário Noturno, 2008 e de Flora, amor e demência (no prelo). Tem dezenas de contos e poemas publicados em antologias, jornais e sites literários. Tem contos e poemas premiados em concursos nacionais e dois prêmios internacionais em artes plásticas.
A Academia de Letras do Brasil é constituída formalmente com CNPJ: 04.749.257/0001-00; fundada em janeiro de.2001. Seu Presidente Internacional é o Dr. Mário Carabajal - Ph.D/Ph.I. Toda documentação da ALB encontra-se disponível no site oficial: www.academialetrasbrasil.org.br.
A primeira atribuição da presidência regional será a criação da Academia Regional da ABL, que terá 12 membros.



Andréia Donadon Leal com diploma e pelerine

A ALB - Mariana, sob a presidência da Fundadora Vitalícia Andréia Donadon Leal, terá as seguintes atribuições e competências:

Art. 8º - Das Competências:
a) Compete aos Membros Fundadores Vitalícios, em um período não superior a seis meses, após a sua Diplomação, dar posse pública a doze Membros que formarão as bases da Academia de Letras do Brasil Municipal. Após aos doze “Fundadores” das Academias Municipais, normatizados pelo presente Estatuto, os demais, deverão contar com votação de qualquer número dos Membros presentes em sessão específica para este fim. Após a primeira e segunda chamada, com maioria absoluta e ou cinqüenta por cento mais um dos Membros, respectivamente. Os novos Membros, passam a ter direito de voto somente após a um ano de sua posse, tempo este, mínimo a inteiração e integração do novo Membro, aos ideais e propósitos da Entidade no Município.

b) Diplomar anualmente, sob a outorga “Causas Imortais” um representante de cada segmento social ativo, que no decurso do ano, em muitos ou mesmo em um único ato, prática ou teoricamente, tenha demonstrado profundo compromisso para com a Humanidade, a partir da comunidade onde está inserido. Este título, “Causas Imortais” deverá se fazer acompanhar do nome de uma personalidade, já morta, da área na qual, o homenageado tenha obtido destaque. Na ausência de nomes em alguns segmentos, a Academia de Letras do Brasil, através de seu representante e Academia de Letras do Brasil Municipal, homenageará somente os segmentos ativos da comunidade. Os Membros Fundadores e Membros das Academias Municipais, podem deliberar livremente sobre os nomes a serem escolhidos, bem como, podem recorrer a indicações abertas, públicas, com participação popular, através de veículos de comunicação, ou ainda, nomear comissão, para este fim específico, contando com a participação de jornalistas, radialistas, entre outros segmentos. Todos, ligados à vida sócio-cultural-ativa nos Municípios, Estados e País.

c) Compete ainda ao Membro Fundador Vitalício, fomentar a criação das Academias Escolares de Letras. Sobretudo, a partir do fomento e delegação por criação de comissões para este fim específico, contando, tanto com os Membros Fundadores Municipais, quanto com membros da comunidade científica, intelectual, literária e educadores. Ainda, sob o apoio das Instituições formais de administração do ensino. Contudo, a principal fonte à delimitação de critérios, deve fundamentar-se nas tendências naturais do ser; - o que pode ser observado a partir de entrevistas, textos e poesias de autoria dos Postulantes. Também, por concursos literários e científicos organizados em conjunto, entre as Academias Municipais de Letras e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, ou mesmo diretamente com as direções escolares. Facultativamente, a critério da Direção das Academias Municipais; Educadores, Psicanalistas e Psicopedagogos podem integrar as comissões à organização das Academias Escolares de Letras.

Art. 9º - Dos Pré-requisitos
a) Os Candidatos a Membro, tanto da Academia de Letras do Brasil, como das Academias Municipais, devem ter, no mínimo, um livro publicado.

b) Somente nos municípios com menos de cinqüenta mil habitantes, os demais Membros, que não o Postulante a Fundador Vitalício e Presidente da Academia Municipal, na ausência de escritores com livros publicados, poderão os demais, escolhidos pelo Fundador Vitalício, encontrarem-se com livros em linha de publicação. Contudo, devem, comprovarem, vida literária ativa; sejam como cronistas, colunistas, poetas, jornalistas, historiadores e pesquisadores, nos mais variados ramos do saber científico, metafísico e literário.


Projeto: POESIA VIVA COM OS POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL
é um dos vencedores do I CONCURSO PONTOS DE LEITURA: HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS
MinC - Rede Biblioteca Viva

FOI PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DE HOJE, 22.12.2008, O RESULTADO DO I CONCURSO PONTOS DE LEITURA: HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS (PORTARIA N° 060, DE 23 DE SETEMBRO DE 2008).

A ASSOCIAÇÃO ALDRAVA LETRAS E ARTES, REPRESENTADA PELA DIRETORA DE PROJETOS, ANDREIA APARECIDA SILVA DONADON LEAL, FOI PREMIADA ENTRE OS 216 PROJETOS SELECIONADOS DO PAÍS.
Projeto: POESIA VIVA COM OS POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL.

PORTANTO, A PARTIR DE AGORA, SOMOS UMA REFERÊNCIA DE LEITURA!!

PARABÉNS AO PROFESSOR E EDITOR DO JORNAL, J.B. DONADON-LEAL, J.S.FERREIRA, O PRESIDENTE GABRIEL BICALHO, A PROFESSORA HEBE RÔLA E TODOS NÓS QUE TRABALHAMOS EM PROL DO INCENTIVO À LEITURA E DA DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA COMO UM TODO. FOI UM PRÊMIO DE NATAL E ANO NOVO!!

PARABÉNS TAMBÉM A TODOS OS DEMAIS PROJETOS SELECIONADOS. A PARTIR DO PRÓXIMO ANO TODOS FARÃO PARTE DA REDE BIBLIOTECA VIVA.

Déia Leal, vencedora do Concurso Internacional de Artes Plásticas Compositor Antonio Gualda 2008, é oficialmente convidada para fazer palestras na Espanha. Clique nas imagens e leia convites:

 

Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP reabre espaço cultural

O lançamento dos livros A invenção de Minas - empresas, descobrimentos e entradas nos sertões do ouro da América portuguesa, do historiador Francisco Eduardo de Andrade, professor do Departamento de História do ICHS/UFOP e do livro História de Nossa Senhora em Minas Gerais, de Augusto de Lima Júnior, edição organizada por Francisco Eduardo de Andrade e Mariza Guerra de Andrade (ambos da Coleção Historiografia de Minas, Ed. autêntica/Ed. PUCMinas - Série Universidade e Alfarrábios respectivamente), marcou a reabertura de espaço cultural no ICHS, que oferece mais um local de divulgação e discussão de arte e ciência a Mariana. O evento ocorreu às 20 horas do dia 10 de dezembro de 2008 e foi prestigiado por professores de vários departamentos e funcionários da UFOP.


Ivan Antônio de Almeida Filho, Diretor do ICHS, apresenta o espaço cultural na abertura do lançamento dos livros
e declara o espaço aberto para agenda 2009.


Francisco Eduardo de Andrade apresenta os livros da Coleção Historiografia de Minas


Francisco Eduardo de Andrade autografa os livros

Texto e fotos de J. B. Donadon-Leal


Débora Novaes de Castro lança antologias do Projeto "TodaPoesia 2008"

Clique na imagem e veja reportagem do evento

 

Tela de artista mineira conquista o primeiríssimo lugar em
Concurso Internacional de Artes Plásticas na Espanha

                                                                                                                              Por: J. B. Donadon-Leal

Revolta da Mata - acrílica sobre eucatex


Primeiro lugar absoluto no Concurso Internacional de Artes Plásticas Compositor Antônio Gualda – 2008, promovido pela Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, em Granada, Espanha, a tela Revolta da Mata, acrílica sobre eucatex (100cm X 80cm), de Déia Leal, confirma a arte aldravista como uma proposta conceitualmente justificada em seu percurso metonímico de arte visual. A artista do movimento aldravista de Mariana que já havia conquistado o terceiro lugar desse concurso em 2006, consolida-se como uma das mais talentosas artistas da nova geração das artes visuais no mundo, pois conquistou o primeiro lugar geral em um certame que contou com a participação de artistas de 34 países, entre os quais alguns já veteranos na arte de pintar. O resultado foi divulgado no dia 22 de novembro de 2008 no site oficial da associação promotora: http://usuarios.lycos.es/avra/id191.htm

O que encantou o corpo de jurados do concurso? A tela Revolta da Mata inova em muitos aspectos na arte. Pertencente a uma coleção intitulada emaranhaminas, essa tela revela a agonia da mata mineira carcomida pela exploração humana, especialmente pela ação mineradora. A técnica da artista é inovadora e reveladora, mostra, sem desenhar objetos ou paisagens, os conceitos narrados na tela com manchas que traduzem as imagens conceituadas. Não é apenas arte conceitual, pois a artista explora a polifonia do texto visual, abrindo possibilidades de diálogos com os múltiplos conceitos que circulam pela narrativa projetada na tela. A revolta – o conceito básico e gerador dos conceitos possíveis dele derivados – explode nas metonímias das cores: vermelho que se derrama em claras manchas de sangue e negro que se sobrepõe como heras que buscam cobrir a floresta ferida. Ambas as ações sufocam a floresta: a ação mineradora é devastadora e põe agonizante a mata; as eras igualmente sufocam as árvores em sua ação parasitária, numa espécie de suicídio em razão da impotência ante a ação homicida da mineração. O tema é atual e visível na região da artista, entre Itabira, Santa Bárbara e Mariana, em Minas Gerais. O tema é universal, uma vez que a preocupação com a preservação da natureza e o combate ao efeito estufa é cada vez mais presente nas ações educativas de todos os povos e dialoga com os discursos preservacionistas. A Revolta da Mata é um grito de alerta, é uma oração de súplica, ao mesmo tempo em que se faz réquiem à floresta martirizada. Contrário a todas as tendências extrativistas o verde ainda resiste vivo e respira, desejando sobreviver, como faz grande parte das espécies nativas desse semi-serrado que agoniza no inverno prolongado sem chuvas para rebrotar na primavera.

J. B. Donadon-Leal recebe da gráfica Dom Viçoso boneca de seu novo livro Vereda dos Seixos, que será lançado na primeira quinzena de dezembro. Trata-se de um livro de haicais em louvação à região de Mariana e Ouro Preto, com prefácio primoroso de Dulce Mindlin. Editora Aldrava Letras e Artes, 132 páginas.

J. B. Donadon-Leal proferiu a palestra "Nas sendas brasileiras do haicai", antologia histórica do haicai brasileiro, desde Afrânio Peixoto até o haicai dos aldravistas, na Confederação das Academias de Letras do Brasil, no Rio de Janeiro, em 13 de novembro de 2008 e foi agraciado com a Comenda Artur da Távola pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.


J. B. Donadon-Leal proferindo palestra na CONFALB - 13/11/2008


Comenda Artur da Távola a J. B. Donadon-Leal


Encontro de escritores na CONFALB - 13/11/2008

Andréia Donadon Leal recebe troféu Barrigudinha em Paranavaí, categoria contos, com o conto "Seus perdidos, meus achados", no 43º FEMUP, em 15/11/2008.


O Prof. Saul Bubonni entrega o troféu Barrigudinha a Andréia Donadon Leal


J. B. Donadon-Leal e J.S. Ferreira participaram da entrega de troféus da categoria poesia do 43º FEMUP

Jornal Aldrava Cultural e CLESI fazem doação de livros para a Biblioteca Pública Municipal de Paranavaí

Artista de Belo Horizonte vence Concurso Nacional de Música do 43º FEMUP

Zebeto Corrêa - 1º lugar com "Amores - a canção"

 

ARTISTA ALDRAVISTA (Déia Leal) é premiada com Medalha de Bronze no Salão de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL no ESPAÇO CULTURAL da JUSTIÇA DO TRABALHO no TRT - 1ª Região. TEMA “O BRASIL QUE QUEREMOS TER“

A artista Aldravista Déia Leal continua levando a arte e o nome da histórica cidade de Mariana para além das fronteiras do Estado. Selecionada para o Salão de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL no Rio de Janeiro, Déia foi premiada com a medalha de bronze na edição do evento anual. Participaram da mostra artistas de vários Estados do país e do exterior, com trabalhos de pintura, desenho e escultura.

O Salão de Artes Plásticas está aberto à visitação pública de 13 a 21 de NOVEMBRO de 2008, de 2ª a 6 ª feira, de 10 às 16 h, Av. Pres. Antônio Carlos, nº 251 - Centro – Rio de Janeiro.
Como indica Vera Figueredo, coordenadora da exposição, “o Salão de Artes Plásticas é uma forma de colocar em evidência as novidades da arte contemporânea, mostrando toda a beleza e criatividade de novos talentos”.
Déia Leal participou do Salão com suas telas Portal e Portal Arqueológico que surpreenderam a todos pelas pinceladas soltas, manchas e movimentos criados através da sua técnica aldravista de criar efeitos de sentido em jogos metonímicos de profundidade que tematizam as minas de Minas.


J. S. Ferreira e Déia Leal ao lado da tela premiada na Exposição - Portal Arqueológico



Déia Leal em Coletiva da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História
De 14 à 30 de novembro de 2008 - em São Paulo

Martírio
- Déia Leal

A Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, com sede no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi em São Paulo convida a artista aldravista, DÉIA LEAL, para participar da Coletiva de Artes em "Homenagem ao Mês da Proclamação da República" no Espaço Cultural Clóvis Graciano em São Paulo, com a tela MARTÍRIO.
Coquetel de abertura dia 12 de novembro de 2008

Exposição de 14 à 30 de novembro de 2008

Espaço Cultural Clóvis Graciano, São Paulo.



ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA – ABACH é uma entidade cultural sem fins lucrativos conforme Decreto Federais número 4.858, em desenvolvimento desde 1910, de quando datam seus primeiros registros. Seus principais objetivos estão relacionados à promoção da Cultura da História Pátria e dos valores fundamentais da nossa sociedade. Nos anos 50 e 60, homens como Afrânio de Mello Franco, José Honórario Rodrigues, Luiz Câmara Cascudo e Dante de Layatano desenvolveram significativa programação, promovendo a História do Brasil. A partir de 1987, quando da comemoração de seus 30 anos de exercício efetivo, reorganizou suas atividades e passou a promover eventos, com o objetivo de estreitar a convivência de historiadores, artista, profissionais liberais e empresários, fazendo desta uma contribuição direta ao desenvolvimento da realidade cultural do país.

Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar faz reconhecimento especial aos artistas premiados nos cinco anos de concurso internacional de artes plásticas.


ARTISTA ALDRAVISTA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS:
"Memorial LÚCIA MARTÍNEZ - 2004-2008".


Estes prêmios foram atribuídos a artistas de 40 países que participaram em uma das edições do Concurso Internacional de Artes Plásticas "Compositor Antonio Gualda" - Espanha. A comissão selecionou os artistas premiados e selecionados no período de 2004 a 2008, segundo à qualidade e criatividade das obras apresentadas, desejo manifestado antes do falecimento da Presidente da Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, Senhora Lúcia Martínez,

http://usuarios.lycos.es/avra/id183.htm

ARTISTA ALDRAVISTA (Déia Leal) é convidada para o
Salão de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL

que se realizará no ESPAÇO CULTURAL da JUSTIÇA DO TRABALHO no TRT - 1ª Região. Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho. Av. Pres. Antônio Carlos, nº 251 - Centro – Rio de Janeiro.
TEMA “O BRASIL QUE QUEREMOS TER“
Será realizada no dia 12 de novembro, 4 ª feira, às 13 horas, no Auditório do Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho, seguindo-se o Coquetel de confraternização, no Salão de Exposições.
A Exposição estará aberta ao público de 13 a 21 de NOVEMBRO, de 2ª a 6 ª feira , de 10 às 16 h.


Cenário Noturno é lançado no Psiu Poético

Jornal UFOP Online publica matéria sobre palestra de Paulo José Cunha

Professor da UnB ministra palestra sobre TV pública


Paulo José Cunha
(Foto: Laia - UFOP)

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFOP, a Associação Aldrava Letras e Artes e o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – Minas Gerais organizaram em 06 de outubro, a palestra com Paulo José Cunha, jornalista, documentarista, escritor e professor da Universidade de Brasília (UnB), no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em Mariana. O tema foi TV Pública: apropriação da transparência democrática pela cidadania. Estiveram presentes alunos dos cursos de Jornalismo, Letras e História da UFOP. Bem como professores, funcionários e jornalistas da mesma.

Paulo, que além de dar aulas na UnbB, trabalha na TV Câmara dos Deputados em Brasília, falou a respeito do projeto de TV pública – A TV Brasil – que vem sendo implantado pelo Governo Federal. Ressaltou a importância do financiamento da TV vir de um fundo público fixo, o que, em sua visão, representa um importante sinal de estabilidade do projeto, uma vez que este não depende de recursos condicionados a interesses políticos de cada gestão governamental. Disse ainda que o principal compromisso da TV pública é com a programação de qualidade, sempre buscando o bem coletivo e a prestação de serviço.

Este compromisso estaria assegurado por vários aspectos que envolvem a estruturação da TV, tais como concurso público para preenchimento de todos os cargos administrativos e editoriais, conselhos editorial e de telespectadores, para contrabalançar os conceitos que a TV deve adotar e como a grade da programação deverá ser montada, e ainda, a importante presença de um Ombudsman – profissional responsável por detectar e criticar eventuais problemas existentes no âmbito da instituição.

O grande desafio da TV pública no Brasil, segundo Paulo, é o de “reformatar a cabeça da audiência”, fornecendo uma programação alternativa de “alto nível”, como o das TVs por assinatura, para que o telespectador tenha acesso ao tripé considerado ideal ao que se espera no que se refere à televisão: informar, educar e distrair.

O curso de Comunicação Social – Jornalismo faz parte do recém-criado Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DECSA), que iniciou suas atividades no segundo semestre deste ano. Para o primeiro vestibular de 2009 já foram disponibilizadas mais 50 vagas para o curso.
In: UFOP Online, nº 241.


Lançamento de Cenário Noturno e Reunião do InBrasCI no Salão do Livro de Ipatinga
se transforma num grande encontro de escritores


Clique nesta imagem para ver relato da Reunião do InBrasCI

Lançamento de Cenário Noturno


Nivaldo Resende - mestre de cerimônia


Jornalista Paulo José Cunha apresenta o livro Cenário Noturno


Jornalista Paulo José Cunha apresenta o livro Cenário Noturno


Brenda Marques em performance com poemas de Cenário Noturno


Brenda Marques em performance com poemas de Cenário Noturno


Andréia Donadon Leal autografa Cenário Noturno no Salão do Livro de Ipatinga


Andréia Donadon Leal autografa Cenário Noturno no Salão do Livro de Ipatinga


Andréia Donadon Leal, Paulo José Cunha e J.S. Ferreira no 3º Salão do Livro de Ipatinga


Andréia Donadon Leal e Paulo José Cunha


Paulo José Cunha visita ateliê de Déia Leal

 

Mais uma obra aldravista é premiada

Jenipapo de J. S. Ferreira ganha Prêmio Maria Alice de Lucas
da União Brasileira de Escritores - RJ

Jenipapo

J.S. ferreira e ilustrações de Rosane Dias
Coleção Giro-lê
Edição do CLESI/Aldrava
2007

Evento em Belo Horizonte com lançamento de livro e homenagens a promotores culturais.

Com prazer e honra, a Diretoria Municipal do InBrasCI-MG (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais) em Belo Horizonte, convida para o lançamento em Belo Horizonte, de CENÁRIO NOTURNO, livro solo de Andréia Donadon Leal, Governadora do InBrasCI em Minas Gerais.
Ela estará na capital mineira, com os poetas do Jornal Aldrava Cultural.
Um certificado de Amigo da Paz, das Artes,da Poesia e da Vida será concedido pela ONG ALÔ VIDA, pela REDE CATITU CULTURAL e pela EMBAIXADORA DA PAZ, pelo Cercle Univ. de les Embassadeurs de la Paix (de Genebra, na Suiça), aos artistas, autores, poetas e ativistas pela PAZ ou simplesmente por exemplo de vida solidária e pacífica.

Esta ação acontecerá no Conversa ao Pé do Fogão, na Lagoa do Nado, onde os convidados se reunirão. Na ocasião, os aldravistas serão homenageados por seu extraordinário trabalho educativo de levar Arte e poesia (haicais)a alfabetizandos.

Os artistas e poetas, ao chegarem , deverão inscrever-se para o sarau aberto da entidade, durante as ações do evento Poesia, Primavera e PAZ.
Data:25/09/2008
Local:Restaurante D.Preta, Ipiranga, das 13 às 14:30 horas.
Telefone:3426 5797

Aguardamos vocês

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Municipal do InBrasCI em Belo Horizonte, MG

Academia Cachoeirense de Letras "decidiu admitir Andréia Donadon Leal como seu MEMBRO CORRESPONDENTE, haja vista seus méritos na área cultural"


PNLL certifica ação do Jornal Aldrava Cultural

Parabéns aos participantes das ações do Jornal Aldrava Cultural - poetas aldravistas, professores e alunos da Escola Estadual Dom Benevides, Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso.

****

Déia Leal foi convidada para expor no Louvre - Paris, em dezembro de 2009

Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana - 04 anos
Clique e veja

Poesia aldravista em evento da
Biblioteca Braille na Bienal do Livro de Brasília



Aconteceu dia 04, na Bienal de Poesia - Biblioteca Nacional, 10h, Viva a Poesia com os autores em Braille, um espetáculo poético inclusivo, com patrono especial poesias musicadas, performatizadas por deficientes visuais e poetas brasilienses... e contando com a presença da poeta aldravista mineira Andréia Donadon Leal, que doou livros e recitou seu poema "Dizem dos poetas".

Lançamento

“PIAUIÊS” FOI LANÇADO PELA PRIMEIRA VEZ EM BRASÍLIA

A “Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês” – 3ª Edição (foto da capa em anexo), de autoria do jornalista, poeta e professor Paulo José Cunha foi lançada no dia 4 de setembro/2008, quinta-feira, a partir das 19h, durante a 27ª Feira do Livro de Brasília, no Shopping Pátio Brasil. O livro reúne palavras e expressões tipicamente piauienses, com farta exemplificação do emprego de cada verbete, a partir da literatura, da publicidade e do jornalismo piauienses, além de exemplos recolhidos dos principais personagens da cena cultural e artística do estado. Foi escrito em linguagem bem humorada e depois de intensa pesquisa que alcançou os principais dicionários e grandes paremiologistas como Fontes Ibiapina e Leonardo Mota, entre outros, na tentativa de referenciar cada um dos termos. Apesar de a primeira edição ter sido lançada em 1995, até hoje não havia sido posta à venda nem tivera um lançamento em Brasília. O autor gosta de brincar dizendo que Teresina “é a segunda maior cidade do Piauí, já que a primeira é Brasília”, tal o número de piauienses que residem na capital federal e suas satélites. “Já estava na hora de resgatar essa dívida com os amigos e conterrâneos que moram aqui”.


Paulo José Cunha com Andréia Donadon Leal

Amigo(a)s,

O lançamento da 3ª edição da "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês" nesta quinta-feira na 27ª Feira do Livro de Brasília foi uma beleza. Gente até dizer chega. Autografei livros das 7 às 9 e meia da noite, sem parar. Cansei a munheca. Mas valeu a pena. Depois envio as fotos, procês darem uma olhada.

Disse e repito, com a certeza da verdade: em lançamento de livro, o personagem menos importante é o livro, bom mesmo é o encontro. E nessa parte os amigos não me faltaram: gente que não via há muito tempo apareceu por lá. Gente que conhecia de trocar e-mails (como os poetas Ronaldo Werneck, de Cataguazes e Andrea Donadon, de Mariana). Gente que foi lá pra me conhecer. Gente que gostei que fosse porque pude ver ou rever. Fora os amigos de agora e de sempre, que acorreram ao shopping Pátio Brasil para o abraço e o bem-querer.

O amigo Edmílson Caminha, sempre atencioso e sensível, pegou o microfone e fez uma maravilhosa apresentação aos presentes, cujo único defeito foi ter exagerado nos elogios a este catador de palavras. Em retribuição, um tanto encabulado, o que consegui fazer em retribuição a ele e aos que foram lá me prestigiar, foi ler o prefácio do livrinho. Parece que o pessoal gostou, porque ganhei aplausos... Viva!

Quero agradecer a presença de todos, e mandar dizer aos que não puderam ir por essa ou aquela razão que aqui em Brasília o Piauiês está à venda na Livraria Leitura, que fica na praça da alimentação do Conjunto Nacional. Em Teresina o livrinho pode ser adquirido na livraria Piauiense, na Frei Serafim, e na Oficina da Palavra, na Benjamin Constant, ali perto do Liceu. Brevemente vou estudar um jeito de atender aos pedidos de envio do livro pelo correio. Me aguardem.

E pra finalizar, dêem uma olhada em mais essa traquinagem em anexo do amigo Netto, genial chargista piauiense exilado em Curitiba. É uma peça de uma série de out-doors para uma campanha de vendas do Piauiês que nunca concretizamos. O Netto é tão saudoso que mantém dois - dois! - blogs que só falam do Piauí. (http://myblog-jenipapoirado.blogspot.com e http://jd.netto.zip.net)

Obrigadão!

Paulo José Cunha


Jornalistas Luiz Carlos Rezende Linhares e Paulo José Cunha

OBRA DE REFERÊNCIA DO HOUAISS

Paulo José Cunha se considera uma espécie de garimpeiro de palavras. Desde a primeira edição, em 1995, nunca mais teve sossego, seja pela cobrança de novas edições, seja pelo trabalho inesgotável de recolher, avaliar, fixar a grafia e a pronúncia de termos e expressões piauienses. A “Enciclopédia” se tornou tão popular que cada edição muitas pessoas enviam sugestões de novos verbetes. E muitos vêm sendo incorporados nessa trajetória de treze anos, a partir da primeira edição. Desde o nome jocosamente pomposo – “Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês” até o tom abertamente debochado – o livro é uma provocação à sisudez acadêmica. “Talvez derive dessa irreverência o seu sucesso” – comenta o autor. “Se fosse obra séria e bem educada talvez não passasse da primeira edição, e olhe lá”.

Nem por isso a “Enciclopédia” deixou de chamar a atenção dos dicionaristas, estudiosos e pesquisadores da língua. Prova disso é que se transformou em obra de referência do “Grande Dicionário Houaiss”, e de outras obras voltadas à classificação, dicionarização e fixação da linguagem regional como o “Dicionário do Nordeste”, de Fred Navarro. Ultimamente converteu-se em tema de várias pesquisas nas áreas universitárias de graduação e pós-graduação. Além disso, tornou-se uma espécie de “xodó” do povo piauiense em razão da identificação que as pessoas têm com seu conteúdo. “Não tinha tal pretensão quando o escrevi”, diz Paulo José Cunha, “mas fico muito satisfeito em saber que se transformou num fator a mais na tarefa de elevar a auto-estima e fixar a identidade cultural de nossa gente”.

ALGUNS VERBETES

XIS COM - Em diagonal com. Forma inteligente que o piauiense encontrou para ensinar um endereço. "A casa de Zequinha Manguaça? Fixa xis com o Boteco Pinga ni Mim".

BONITO PRA CHOVER – É o que se diz quando o céu anuncia a dádiva da chuva que faz brotar roças e espalha o verde nos pastos. Tempo feio, no Piauí, é o do sol que prenuncia a seca. Para nós, tempo bom é quando está bonito pra chover.

GUABES – É quem tem pontaria certeira. O contrário de GUABES é FUNDO.

ENFIAR PEIDO EM CORDÃO – Ficar ocioso, sem fazer nada. Experimente parar um pouco com essa correria, e fique por aí, uma hora dessas, olhando as vitrines, enfiando peido em cordão. O tempo vai passar mais devagar, o estresse vai diminuindo...

LICUTE - Namoro chameguento.

TER CABELO NA VENTA - Ter experiência, ser cuidadoso.

EMPAIAR - Ocupar, atrapalhar.

NUM PÉ E NOUTRO - Rápido. "Vá entregar esse documento ao presidente Lula mas vá depressa, num pé e noutro. Não vá ficar por lá empaiando o homem que ele tem muito o que fazer".

AQUELES MONTES - Muito, por demasia. "Se ele gosta dela? Não, só aqueles montes".

BÊ-ERRE-O-BRÓ - Os meses mais quentes do ano, todos terminados em BRO - setembro, outubro, novembro e dezembro.

***

"Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês" - Lançamento dia 4 de setembro, quinta-feira, na 27ª Feira do Livro de Brasília, 19h. 332 págs, ilustrações de Jota A, R$30,00 (preço promocional de lançamento).

Poesia de Andréia Donadon Leal em Braille
na Oficina de Leitura da Bienal de Brasília
veja programação

Dia 30-08, Revelando Autores em Braille, 9h, na Oficina II, encontro de deficientes visuais se revelando nas mais diversas linguagens artísticas. Poesia, música, teatro, dança, momentos significativos de recitais poéticos. Pesquisa de opinião “Literatura e outras artes”...

Dia 01-09, 14h, na Oficina II, Brincando de Biblioteca com Programa Literário refere-se a 24 oficinas que serão ministradas na rede pública, em 2008. Na Feira, agendamento de escolas interessadas em receber a oficina. Projeto apoiado pelo FAC/SC/GDF. Apresentado no Peru em Congresso de Leitura/2008. Para formar alunos-multiplicadores de leituras nas escolas. Dinâmicas para gostar de ler. Minibibliotecas com 72 obras literárias infantis, criação de programas literários.

Dia 02, será dedicado à Educação Fiscal (9h e 14h), como tema transversal, para alunos e professores. Filmes, apresentações lúdicas, como trabalhar o tema, materiais utilizados, participação da Receita Federal...

Dia 03, 9h, na Oficina II, Encontro/Fórum “Brasília, capital das leituras” que contemplará vários projetos de leituras bem sucedidos no DF, apresentados por seus autores-professores, como o caso da prof. de Geografia que desenvolve projeto de incentivo à leitura...

Dia 04, será na Bienal de Poesia - Biblioteca Nacional, 10h, Viva a Poesia com os Autores em Braille, um espetáculo poético inclusivo, com patrono especial Poesias musicadas, performatizadas por deficientes visuais e poetas brasilienses... e contando com a presença da poeta mineira/Governadora do INBRASCI – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, que doará livros, recitará o poema "Dizem dos poetas", de sua autoria – Andréia Donadon Leal - Déia Leal...

Dia 05, 9h, na Oficina II, é a vez das Hemerotecas Criativas, dicas de como montar sua hemeroteca e apresentações artísticas, resultantes da leitura de revistas.

À tarde, 15h30, no Café Literário, encontro com a escritora infantil Regina Célia, em mais uma edição do Projeto "O escritor nomeio da gente", da Secretaria de Cultura do DF.

Mais informações com Dinorá Couto Cançado, responsável pelos eventos: 99701366 ou dinoracouto@gmail.com

****

Aldravistas participarm do
II Fórum do Plano Nacional de Leitura

(Jornal Aldrava Cultural - Eixo 3) e (Poesia Viva – Eixo 2)


Clique na imagem e veja reportagem

   O Plano Nacional do Livro e Leitura e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo promoveram o II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, que se realizará entre 14 e 17 de agosto, no Centro de Convenções do Memorial da América Latina, em São Paulo.
   Na ocasião, Andréia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal apresentaram pôsteres digitais com ações dos projetos Poesia Viva e Jornal Aldrava Cultural, destacados dentre as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL.

Crianças poderão ser deputados por um dia
Alunos do ensino fundamental podem se inscrever na Câmara Mirim até 14 de setembro

Crianças de todo o País que estão cursando do quinto ao nono ano do ensino fundamental poderão inscrever-se até 14 de setembro na terceira edição da Câmara Mirim. Para participar, alunos de escolas públicas e particulares, de até 14 anos, deverão apresentar um projeto de lei no Portal Plenarinho (www.plenarinho.gov.br/camaramirim). As propostas também podem ser encaminhadas pelo correio, para Plenarinho – Câmara Mirim, Palácio do Congresso Nacional, Ed. Anexo I, 15º andar, sala 1504, Praça dos Três Poderes, Brasília, DF, CEP 70160-900.
Até 400 inscritos serão selecionados para ter a experiência de simulação de uma sessão legislativa da Câmara dos Deputados, que será realizada em 23 de outubro. Na ocasião, os deputados mirins devem discutir no plenário três dos projetos de lei apresentados pelas próprias crianças.
Neste ano, o evento também vai receber, até sábado (23), inscrições de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e de Câmaras Municipais Mirins interessadas em levar seus estudantes. Serão sorteadas seis escolas (três públicas e três privadas) e cinco Câmaras Mirins.
Prática democrática
Segundo a coordenadora do Plenarinho, Raquel Melo, o evento oferece uma oportunidade para a criança materializar o aprendizado sobre a cidadania, a atividade parlamentar e a importância do Poder Legislativo para a sociedade brasileira. “A participação das crianças no debate sobre questões propostas por elas mesmas possibilita uma vivência real da prática democrática e prepara as crianças para ter uma atitude cidadã frente aos problemas nacionais que as afetam”, observou.
Os projetos de lei encaminhados pelo alunos poderão tratar das seguintes áreas: educação, cidadania, cultura, esporte, turismo, saúde, segurança pública, economia, emprego, defesa do consumidor, agricultura e meio ambiente.
A Câmara dos Deputados realizou a primeira sessão com crianças em 2006, no relançamento do Portal Plenarinho. Na ocasião foram inscritos mais de 700 projetos de lei. A Câmara Mirim é realizada em outubro em comemoração ao Mês das Crianças. Quando aprovados pelas crianças em plenário, os projetos de lei costumam ser apadrinhados por deputados federais de verdade e encaminhados às comissões permanentes da Câmara para análise.
Parlamento Jovem
Também estão abertas as inscrições para a quinta edição do Parlamento Jovem Brasileiro, destinado a alunos matriculados do ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos. O encontro será promovido pela Câmara dos Deputados entre 10 e 14 de novembro, com 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o País.
Os deputados jovens serão pré-selecionados até 26 de setembro pelas Secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei.

Fonte da Câmara Mirim
Maria Raquel Mesquita Melo
(61) 3216-1804 ou 3216-1805
Para ver os projetos de lei sugeridos pelas crianças para a Câmara Mirim 2008, clique em:
http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim/outras-edicoes/camara-mirim-2008/projetos-de-lei-camara-mirim-2008/
Fotos da Câmara Mirim 2007 podem ser acessadas em:
http://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem/banco/2008080815584_20080819divpn02.jpg
http://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem/banco/2008080815555_20080819divpn01.jpg
http://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem/banco/2008080816254_20080819divpn05.jpg
http://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem/banco/20080808155930_20080819divpn03.jpg
http://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem/banco/2008080816032_20080819divpn04.jpg
http://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem/banco/2008080816610_20080819divpn06.jpg

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: (61) 3216-1507 / (61) 3216-1508

 

Nome de Andréia Donadon Leal aprovado para Membro Correspondente da
Academia Maceioense de Letras

Estimada confreira Andreia Leal
Não sei se você sabe mas sou Presidente da ACADEMIA MACEIOENSE DE LETRAS, entidade reconhecida de UTILIDADE PÚBLICA por Lei Estadual e Lei Municipal. Este ano completará 53 anos de existência e é a segunda entidade mais conceituada de Alagoas, reunindo em seus Quadros as mais representativas figuras das letras e das artes alagoanas. Tomei a liberdade de propor o seu nome para ocupar uma das cadeiras do QUADRO DE MEMBROS CORRESPONDENTES, tendo sido aprovado por unanimidade. Basta apenas que você me remeta o seu endereço e o nome do seu Patrono que deve ser um intelectual à sua escolha e que já seja falecido. Mande-me também o curriculum vitae e, se possível um livro de sua autoria. Em seguida lhe remeterei a correspondência oficial, com o diploma e medalha de acadêmica.

JUCÁ SANTOS
Presidente - ACADEMIA MACEIOENSE DE LETRAS

Patrono indicado: Cláudio Manuel da Costa

*******************

Jornal Aldrava recebe Moção de Aplauso da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa

Encaminhos-lhe teor da Reunião da ALRCM. Nosso trabalho foi mencionado pela Presidenta da Academia de Letras Rio - CM, Drª Beatriz Dutra. Fragmentado da ata e em arquivo anexo com conteúdo efetivo da reunião:

"Temos conosco outro trabalho digno de aplauso: o realizado pelo JORNAL ALDRAVA CULTURAL, de MARIANA – MG, que nosso membro correspondente ANDREIA DONADON LEAL nos enviou alguns exemplares à disposição do público aqui presente.

Obrigada, Andréia, e parabéns ao Presidente Gabriel Bicalho e toda a valorosa equipe do ALDRAVA CULTURAL pelo excelente trabalho que vem realizando. E a você, parabéns também, pela EXPOSIÇÃO DE ARTE ALDRAVISTA, intitulada “EMARANHAMINAS”, realizada em abril, na PINACOTECA DA UNIVERSIDADE DE VIÇOSA.
"
Drª Beatriz Dutra - Secretária Geral da ALPCM
- Rio de Janeiro, 11 de junho de 2008.

Alunos da EE Dom Benevides visitam Aletiê de Déia Leal
Clique aqui e veja

Tudo sobre mudança ortográfica da Língua Portuguesa
Clique aqui e veja

Poetas aldravistas apresentam vídeos-poemas para
alunos da escola Viva de São Paulo

Clique aqui e veja

Poeta aldravista fala sobre Haicai em escola pública
Clique aqui e veja

Déia Leal é convidada a expor na
Saatchi Gallery
de Londres

Prezada Déia Leal,

Estamos realizando este contato desde a Galeria Saatchi em Londres. Decorrente das nossas buscas na internet fomos de encontro aos seus trabalhos de produção artística e ficamos impressionados com a qualidade dos seus trabalhos. Vimos por este meio remeter o nosso convite para exibir de forma livre e gratuita os seus trabalhos na plataforma online da galeria Saatchi, o website de arte mais visitado em todo o mundo.
Foi criada pela galeria um recurso denominado Saatchi Online que permite aos artistas que coloquem a suas informações assim como imagens dos seus trabalhos no website da Saatchi Gallery. Você pode colocar até 20 imagens de seus trabalhos, informações biográficas, informações sobre o seu percurso artistico assim como os seus detalhes de contato para eventuais contatos para expôr ou compra de seus trabalhos. Não existe qualquer pagamento nem comissões associadas a quaisquer vendas realizadas através do website da Saatchi Gallery. Relembramos que a Saatchi Gallery é uma organização sem fins lucrativos. Já temos establecida uma rede mundial de contatos com seus devidos perfis criados e assim que você se registrar poderá também disponibilizar imagens de seus trabalhos na nossa secção de vendas online Saleroom Online onde curadores e colecionadores de todo o mundo podem visualizar e comprar seus trabalhos diretamente atravez de seu contato no website.
Você pode colocar até 20 imagens de seus trabalhos, informações biográficas, informações sobre o seu percurso artistico assim como os seus detalhes de contato para eventuais contatos para expôr ou compra de seus trabalhos. Não existe qualquer pagamento nem comissões associadas a quaisquer vendas realizadas através do website da Saatchi Gallery. Relembramos que a Saatchi Gallery é uma organização sem fins lucrativos. Já temos establecida uma rede mundial de contatos com seus devidos perfis criados e assim que você se registrar poderá também disponibilizar imagens de seus trabalhos na nossa secção de vendas online Saleroom Online onde curadores e colecionadores de todo o mundo podem visualizar e comprar seus trabalhos diretamente atravez de seu contato no website.
Curadores, colecionadores assim como milhares de visitantes que utilizam o website diariamente têm assim a oportunidade de conhecer a sua produção artistica. Assim terá a sua própria página alojada no website da Saatchi Gallery London.
Os recursos da Saatchi Online:
• Uma ligação direta atravez de um link na nossa secção de Artistas.
• Possibilidade de conversação com outros artistas de todo o mundo.
• Espaço para disponibilizar até 20 imagens imagens estas que podem ser visualizadas no seu tamanho real.
• Showdown: Como artista registrado na Saatchi é lhe permitido submeter seus trabalhos na nossas mostras onde artistas competem no Showdown competition. Neste secção semanalmente são votados pelos visitantes os trabalhos cujos vencedores terão a oportunidade de exibir seus trabalhos na Saatchi Gallery em Londres durante o ano de 2008
• Crits : Este espaço permite-lhe submeter seus trabalhos para apreciação de outros artistas e criticos de arte.
• Possibilidade de aparecer na nossa magazine de arte.
Contamos com o seu interesse nesta oportunidade de ser divulgado não só no Brasil mas também numa divulgação à escala global no nosso website que conta com mais de 50 milhões de visitas diárias e aguardamos com entusiasmo por ver seus trabalhos registrados na Saatchi Gallery Online.

Atenciosamente,
Carlos Alves de Melo, The Saatchi Gallery, London


Saatchi Gallery - Chelsea, London
Clique acima e veja participação de Déia Leal

 

Tela da mineira Déia Leal (Andreia Donadon Leal) - Sobreviver - ilustra edição (madhattersreview) special Brazilian de Conto de Roberto Drummond traduzido nos Estados Unidos.
O editor é o professor Peter Brown, PhD, da Jackson State Univ.
01 de fevereiro de 2008
Clique na imagem e confira

Confira pelo site:
http://madhattersreview.com/issue9/foreign_drummond2.shtml

 

Tela Outono, de Déia Leal, premiada na Espanha, foi exposta
em Castelo Medieval na Itália em março de 2007.

Clique na imagem e confira

Alunos do ensino fundamental de Mariana
comemoraram o dia da poesia
14 de março de 2007

Clique na imagem e confira

Escola Viva visita cidades históricas de Minas Gerais,
e conversam sobre poesia com poetas aldravistas
08 de maio de 2007

Clique na imagem e confira