Jornal Aldrava Cultural
ISSN 1519-9665
As Artes Visuais de Deia Leal
Cartas

Minha obra não é abstrata, nem impressionista; é aldravista.

"Minha pintura esboça ideias na negação do traço"

Manchas Aldravistas

Coleção Manchas Aldravistas
Clique aqui e veja



Exposição Aldravinturas

STJ - de 04 de setembro a 14 de outubro de 2015

clique no convite e veja detalhes da Exposição

Contatos: (31) 8893-3779
E-mail: deiadonadon@yahoo.com.br ou deialeal@jornalaldrava.com.br

Sobre a artista
DEIA LEAL (nome artístico de Andreia Donadon Leal. Poeta, contista, cronista, artista plástica, uma das criadoras da “aldravia”. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura e Criação, Mestre em Literatura pela UFV. Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes, Presidente Fundadora da ALACIB e da ABRAAI. Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, e da Academia Feminina Mineira de Letras
Autora dos seguintes livros. : 1- Nas Sendas de Bashô (quase!-haicais); 2- Cenário Noturno (poesia); 3- Aldravismo: uma proposta de arte metonímica (ensaio); 4- Ventre de Minas (poesia: Ventre); 5- Aldravias em Germinais (poesia); 6- Flora: amor, demência e outros contos (conto). 7- Essências: sonhos e frutos e luzes (poesia); 8-Depois de Minha Morte (romance) 9- Pés no Chão (crônicas). 10 – Megalumens (aldravias). 11 – Brevidades (crônicas). 12- Os quatro Meninos (literatura infantojuvenil). 13- As quatro Meninas (literatura infantojuvenil). 14- Aldravismo: uma proposta de arte metonímica. 15- Inverno: uma estação em três turnos (aldravias).
Participou de exposições coletivas internacionais representando o estado de Minas Gerais na: Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, Argentina, México, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal, Chile (Museu Pablo Neruda), França (Museu do Louvre). Belo Horizonte (Assembleia Legislativa de Minas Gerais)

Premiações
1. 3º Prêmio do Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, na categoria “telas pequenas”, dezembro de 2006, em Granada, Espanha, com as obras “Outono” (40X30 – acrílico e óleo sobre tela, 2006) e “Outono em chamas” (40X30 – acrílico e óleo sobre tela, 2006) Essas telas encontram-se no acervo da Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, – Granada, Espanha.
2. Selecionada pela COLEGEARTE para representar Mariana e Minas Gerais no XII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Áustria, China e Tailândia, nos meses de maio e junho de 2007.
3. Medalha de Mérito Cultural, da crítica internacional, pela participação no XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. MASP, 21/07/2007.
4. Diploma e Medalha de Mérito Acadêmico "Francisco Silva Nobre", concedida pela Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil. Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2007.
5. Certificado e Medalha de Honra ao Mérito, concedida pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - InBrasCI. Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2007.
6. Certificado de Título de Fundadora da 1ª Representação Distrital do InBrasCI em Minas Gerais. Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2007.
7. Placa de reconhecimento da Câmara Municipal de Santa Bárbara pela arte metonímica apresentada na casa do poeta Carlos Drummond de Andrade - Fazenda do Pontal - 2008
8. Prêmio Internacional de las Artes "Memorial LUCÍA MARTÍNEZ 2004 - 2008" – Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar - Espanha - Outubro / 2008.
9. Medalha de Bronze no Salão de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL no ESPAÇO CULTURAL da JUSTIÇA DO TRABALHO no TRT - 1ª Região. TEMA “O BRASIL QUE QUEREMOS TER“ - Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2008.
10. Conquistou o 1º Prêmio Absoluto do Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, dezembro de 2008, em Granada, Espanha, com a obra “Revolta da Mata” (100X80 – acrílico sobre eucatex, 2007). Essa tela encontra-se no acervo da Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, – Granada, Espanha.
11. Medalha de Bronze da Academia de Artes, Ciências e Letras da França, fundada em 1915, em Paris, pelos relevantes serviços prestados às letras e às artes.
12. Medalha de Ouro da Academia de Mérito e Devoção Francesa – sob a égide da República Francesa, no Círculo Republicano de Paris, em março de 2012.


Exposições e Mostras:
Individuais

Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça – DF – Brasília, coma exposição “Aldravinturas: muita cor, nenhum limite”. (04 de setembro a 14 de outubro de 2015)
Exposição de arte aldravista. Galeria Guimarães Rosa - Câmara Municipal de Belo Horizonte. de 22 de junho a 02 de julho de 2010.
emaranhaminas - Exposição de Arte Aldravista. Galeria de Arte SESI - Mariana. Mariana, MG. maio de 2010.
Portais de Minas- Exposição de Arte Aldravista. Galeria Renato de Almeida - Centro Cultural Pró-Música. Juiz de Fora. Setembro de 2009.
emaranhaminas - Exposição de Arte Aldravista. Memorial Affonso Penna. Santa Bárbara, MG. Agosto de 2009.
Portais de Minas- Exposição de Arte Aldravista. Fundação Carlos Drummond de Andrade - Fazenda do Pontal, Itabira, MG, de 16 a 30 de julho de 2008 - Festival de Inverno de Itabira. Apoio e curadoria: Aldrava Letras e Artes.
emaranhaminas - Exposição de Arte Aldravista. Pinacoteca da UFV - Universidade Federal de Viçosa. de 02 a 29 de abril de 2008. Vila giannetti, casa 3. Apoio e curadoria: Aldrava Letras e Artes.
Exposição de Arte Aldravista - Mostra Portais de Minas. III Semana da Cultura de Santa Bárbara. Local: Arquivo Público Municipal de Santa Bárbara. De 16 a 22 de agosto de 2007. Promoção: Secretaria de Cultura do Município de Santa Bárbara com curadoria da Associação Aldrava Letras e Artes.
Exposição de Arte Aldravista, de 25 de novembro a 08 de dezembro de 2006, no Museu Casa Alphonsus de Guimarães, Rua Direita, 37, Mariana, MG.

Coletivas
Cores na Rodoviária. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e SIAPEMG. de 12 de novembro a 05 de dezembro de 2010.
Mostra Brasileira de Arte. Museu do Louvre - Paris, França. Dezembro de 2009.
XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira -. COLEGEARTE. Museu Pablo Neruda. Santiago, Chile. Dezembro de 2009.
Exposição 25 anos do sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais de Minas Gerais. Galeria ABCDEF. Dezembro de 2009.
Exposição Ano da França no Brasil. Associação Mineira de Imprensa. Belo Horizonte, MG. Outubro de 2009.
V Salão de Artes Plásticas de Suzano. Suzano, SP. agosto de 2009
- Exposição Coletiva LUGARES E FORMAS no "Atrium Cultural Central Plaza Shopping" - São Paulo - Curadoria: Academia Brasileira de Artes, Cultura e História - Período: 17 de abril a 04 de Maio de 2009.

- Selecionada para o V Salão Nacional de Artes Plásticas de Suzano - São Paulo- 2009. 07 de maio a 06 de junho de 2009 no Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi".

- Exposição Coletiva - Hungria - At. Kossuth Klub - Budapeste - 04 a 10 de maio de 2009. Curadoria: Colege Arte. (Participação como Convidada no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira)

- Exposição Coletiva - Áustria - At Vorarlberg - Hard- 12 a 24 de maio de 2009. Curadoria: Colege Arte. (Participação como Convidada no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira)

- Exposição Coletiva - Eslováquia - At Zicyho Palác - 26 de junho a 6 de julho de 2009. Curadoria: Colege Arte (Participação como Convidada no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira)

- Exposição Coletiva - Cesumar - Centro Universitário de Maringá - Paraná - 20 a 26 de junho de 2009. Curadoria: Colege Arte. (Participação como Convidada no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira)
1° Salão de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL: “O BRASIL QUE QUEREMOS TER" ESPAÇO CULTURAL da JUSTIÇA DO TRABALHO no TRT - 1ª Região. Rio de Janeiro - 12 a 21 de novembro de 2008.
Exposição Homenagem ao Mês da Proclamação da República no Espaço Cultural Clóvis Graciano em São Paulo - Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, com sede no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi em São Paulo. 12 a 30 de novembro de 2008
2ª etapa do XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira na República Dominicana e no Museu de Arte de Londrina em novembro e dezembro de 2008.
1ª Exposição de Artes Visuais – Cultura & Criação – Loja Templuz – SENAC – Belo Horizonte – julho e agosto/2008.
Palais Schlick (Europasaad) Viena - Áustria. de 19 a 25 de abril de 2008. In: XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
Hugendukel Bücher, Frankfurt- Alemanha. de 10 a 16 de abril de 2008. In: XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
Galeria Elektor, Varsóvia- Polônia. de 01 a 06 de abril de 2008. In: XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
Exposición Internacional Arte dos 5 Continentes - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar - de 06 a 30 de novembro de 2007. Casa da Cultura Maracena - Granada - Espanha.
Exposición Conjunta de Arte Internacional Mirador de La Vega et dans l'Entrée de l'ACVRA - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar - de 2 a 8 de julho de 2007. Granada, Espanha. Tela: O irreversível - acrílica com rasgos e costura.
Exposición de Arte Internacional Nocturnal Dreams - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar - de 30 de junho a 1 de julho de 2007. Recinto Interno de la C. S. S. Vera - escultura. Granada, Espanha. Tela: O irreversível - acrílica com rasgos e costura.
Mostra Aldravista de Arte - Mostra Internacional - em cooperação com o Concurso Internacional de Artes Plásticas Antônio Gualda - 2006: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Mariana, MG, de 30 de maio a 13 de junho de 2007.
Playground - 818 Toi Tukhumvit, 55, Tukhumvit Rd.Klongton Nue Wattana, Bangkok - Tailândia de 09 a 17 de junho de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
Beiling Art District 798 - Dashanzi - Pequim / China. de 29 de maio a 06 de junho de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
Sporthalle Am See, Teestrasse, 60, Hard - Voralberg - Áustria. de 22 a 26 de maio de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
Castelo D'Ayala Valva, Itália. Mostra Sguardi di Donna (março 2007) com 12 telas selecionadas pela Associazione Culturale Sèmata de Taranto, entre as premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda- 2006.
Exposição Virtual das telas premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, desde dezembro de 2006, no site http://usuarios.lycos.es/avra/index.htm
Primeira Exposição Aldravista de Arte. (coletiva) Casa de Cultura de Mariana, Fevereiro de 2006.Promoção: Associação Aldrava Letras e Artes e Jornal Aldrava Cultural.


A casa da artista

Casa da Arte Aldravista


Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal - curadores da Casa da Arte Aldravista


Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal - curadores da Casa da Arte Aldravista


Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal - curadores da Casa da Arte Aldravista


Biblioteca da Casa da Arte Aldravista


Painel na cozinha da Casa da Arte Aldravista

 


Deia Leal
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
(foto de 2012)

Coleções da Artsta


Intervenções aldravistas
Clique na imagem para ver coleção

Manchas e Florais


Cartografia II
acrílica sobre papel cartão- 50 X 40

Cartografia III
acrílica sobre papel cartão- 50 X 40

Manchas II
acrílica sobre papel cartão- 50 X 40

Cidade das Flores II
acrílica sobre eucatex - 50 X 50

Cidade das Flores IV
acrílica sobre eucatex - 50 X 50

Ramalhete IV
acrílica sobre eucatex - 50 X 50

Ramalhete II
acrílica sobre eucatex - 50 X 50


As flores do mal (a Baudelaire)
Acrílica sobre tela - 74 x 54 cm


Ramalhete III
acrílica sobre eucatex - 50 X 50

Paleta para um Carnaval I
acrílica sobre eucatex - 40 X 50

Paleta para um Carnaval II
acrílica sobre eucatex - 50 X 50

Paleta para um Carnaval III
acrílica sobre eucatex - 40 X 40

Paleta para um Carnaval Melhor
acrílica sobre tela - 50 X 50

Chuva Estelar
acrílica sobre eucatex - 40 X 40

Aneis Planetários
acrílica sobre eucatex - 40 X 40

Flores do Asfalto Rosa
acrílica sobre eucatex - 50 X 50

Portal do Crepúsculo
acrílica sobre eucatex - 50 X 50

Vitral
acrílica sobre eucatex - 40 X 40

Flores do Asfalto
acrílica sobre tela- 100 X 80

Portal da Devastação I
óleo sobre eucatex - 50 X 50

Portal da Devastação II
óleo sobre eucatex - 50 X 50

Portal da Devastação III
óleo sobre eucatex - 50 X 50

 

Hecatombe - óleo sobre eucatex - 150 X 120


Revolta da Mata - acrílica sobre eucatex - 100cm X 80cm
1º Prêmio Absoluto do Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda,
dezembro de 2008, em Granada, Espanha


Portais de Eros - óleo sobre eucatex
Em exposição em Suzano - SP no mês de maio 2009


Vaso
clique e veja

Flor de Fogo
clique e veja



Lírio possível 02
clique e veja

Lírio possível 03
clique e veja

***


Jaqueta Luiz 53
intervenção de acrílica e nanquim sobre jaqueta de lona

Blusa_efigênia_83
acrílica e nanquim sobre blusa de

algodão

A transformação das vestimentas: Jaqueta Luiz 53 e Blusa Efigênia 83 representam os corpos que as vestem. A peça de roupa não serve mais para vestir (na sua concepção natural de manufatura) e sim para representar o homem e a mulher numa concepção virtual, transformada, metonímica e deliberadamente artística.


Portal arqueológico
Acrílico. 100 x 80 cm

Stripper
Acrílico e óleo. 80 x 100 cm

Mata e Crime
Acrílica. 100 x 80 cm

Desabrochar das luzes
Acrílica. 60 x 60 cm

 


Clique na imagem e veja catálogo emaranhaminas


Portal do Eldorado

Emaranhamoinas 2

Martírio

Portal do Vertedouro

 


Olho do sol
Fotografia

Olho do sol 01
Fotografia

Atualmente fica mais distante, a antiga questão que permeia o índice de realidade da imagem fotográfica. A idéia da fotografia como representação da realidade está cada vez mais superada, através de distorções, deslocamentos, abstração, fragmentação, fotomontagem, ou seja, a destituição da representação como função primordial da imagem.

Nanquim sobre vergé


Cavalhada


Aérea


Encruzilhada e morte

Lapinha

Meus sonhos de infância eram sempre marcados por entradas e saídas em esconderijos ou fugas...
Hoje compreendo que a mesma entrada é o ponto de chegada e partida entre o real e o irreal.

Exposição Virtual

Clique nas imagens para ampliá-las!


Portal Barroco
Acrílico 50 x 50 cm

Portal Barroco Mineiro
Acrílico 60 x 60 cm

Portal do inverno
Acrílico e óleo. 60 x 60 cm
Acervo de Edmilson Silva - S. Bárbara, MG

Portal dos bambus
Acrílico e óleo 50 x 50 cm
Acervo de Camaleão - Mariana, MG


Chuva de almas
Acrílico 80 x 60 cm

Outono
Concurso Internacional de Artes Plásticas
Antonio Gualda - 2006

Outono em Chamas
Concurso Internacional de Artes Plásticas
Antonio Gualda - 2006

Portal da Fuga
XII Circuito Internacional de Arte Brsileira
COLEGEARTE - 2007

Palácio
Acrílico e óleo. 60 x 80 cm

Senhora
Acrílico 50 x 40 cm
Acervo de Beatriz Dutra - Rio de Janeiro


Portal do Templo
Acrílico 40 x 50 cm


Portal de Afrodite - acrílica


Densidade
Acrílico 100 x 30 cm

Portal do abrigo
Acrílico 60 x 60 cm
Pertence ao acervo da pinacoteca da UFV

Líquen
Acrílico 80 x 100 cm

Portal dos totens
Acrílico 150 x 30 cm

Portal velho
Acrílico 50 x 40 cm

Portal da vila
Acrílico 100 x 30 cm

Tela na Exposición de Arte Internacional Nocturnal Dreams - Granada, Espanha


O irreversível - acrílico com rasgos e costura

Telas na Exposição Aldravista de Arte - Mostra internacional

(Em cooperação com o Concurso Internacional de Artes Plásticas Antônio Gualda - 2006.: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Mariana, MG, de 30 de maio a 10 de junho de 2007)

 

Big Bang
Acrílico e óleo. 50 x 40 cm
Chuva ácida
Acrílico e óleo. 80 x 50 cm
Portalumem
Acrílico e óleo. 80 x 100 cm

Radical biker
Acrílico e óleo. 60 x 50 cm

 

 

Portal das chamas
Acrílico e óleo. 69 x 50 cm

Telas em outros acervos

Arte é contemplação, um dos meios mais poderosos e eficazes de chegar à consciência humana e tocar os sentidos do indivíduo. Tanto o artista quanto o crítico devem ter ciência de que as provocações não atingem a todos de maneira idêntica, pois a situação de leitura da obra é que vai ativar os conceitos propulsores das significações.


Flora
Acervo particular de
Luiz Carlos R. Linhares - Brasília - DF

Tempestade
Acervo particular de
Dr. Foureaux - Zagreb - Croácia

Senhora da Assunção
Acervo particular de
Dr. Foureaux - Zagreb - Croácia

 

Acervo da artista

 

Mordaça
Acrílico e óleo. 50 x 20 cm

 

Anjo
Acrílico 30 x 25cm

Anjo de trombeta
Acrílico 50 x 20cm

 

Palhaço
Acrílico 50 x 40 cm

Máscaras
Acrílico 30 x 50cm

 

Saltimbanco
Acrílico 50 x 40 cm


Espectro
Acrílico 70 x 40 cm

Fantasma
Acrílico 60 x 40 cm

O susto
Acrílico e óleo. 60 x 40 cm

 


Matematização do homem
Acrílico 60 x 40 cm
Acervo de Edmilson Silva - S. Bárbara, MG

 


Bailarina Eugênia
Acrílico 50 x 30 cm
Acervo de Maria Eugênia de Melo - Mariana, MG

 


Era de futilidade
Acrílico 80 x 50 cm

 

Sagração
Acrílico e óleo 50 x 30 cm

Minas
Acrílico e óleo. 19 x 25cm
Acervo da Academia Municipalista Mineira de Letras

 

Sagração das luzes
Acrílico e óleo. 50 x 40 cm

Igreja em chamas
Acrílico e óleo. 55 x 65cm

Portal
Acrílico e óleo. 60 x 80 cm

 

Tsuname
Acrílico e óleo. 50 x 80 cm

 

 

Portirintos
Acrílico e óleo. 50 x 70 cm

 

Cenário noturno
Acrílico e óleo. 40 x 30 cm

Arvorada
Acrílico e óleo. 53x 72cm

Sobreviver
Acrílico, óleo e linho 80 x 100 cm

 

Portal do abandono
Acrílico e óleo. 35 x 27cm


Senhora da Luz
Acrílico 50 x 40 cm

     

Entranhas de Minas
Acrílico e óleo 20 x 50 cm

Saudade de Senna
Acrílico 20 x 50 cm

Noite de Sangue
Acrílico 25 x 50 cm


Lua cheia
Acrílico 60cm de diâmetro
Acervo do Restaurante Lua Cheia - Mariana, MG

 

 


Gueixa
Acrílico 60 x 80 cm

***

O estudioso de arte, no meu ponto de vista, não deve fazer uma divisão entre Cultura Popular e Cultura de Elite, mas deve analisar a arte em função de seu meio, isto é, a função para qual é produzida e público ao qual é destinada e possível repercussão que ela atinge.

 

O crescente desenvolvimento de recursos eletrônicos, como a computação e a internet, dará continuidade às transformações ininterruptas das linguagens artísticas.


Deia Leal (foto de 2008)

 

Página criada em 19 de setembro de 2015
Editor: J. B. Donadon-Leal