Gabriel Bicalho toma posse na ALEPON


Clique na imagem e veja como foi

 

Mulheres tomam posse em Academia Maçônica do Estado do Rio de Janeiro


Diva Pavesi recebe Diploma de Membro Honorário da
Academia Maçônica
de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro

Marilza Albuquerque recebe Diploma de Membro Honorário da
Academia Maçônica
de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro

Andreia Donadon Leal recebe Diploma de Membro Honorário da
Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro

Nilze Athied recebe Diploma de Membro Honorário da
Academia Maçônica
de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro

Dia 12 de novembro de 2012, na Sala Nobre do Conselho do Palácio do Lavradio, Rua do Lavradio, 97 - Cosme Velho, Rio de Janeiro, Sede do Grande Oriente do Brasil, a Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro, instituição criada e mantida exclusivamente por homens, empossou as quatro primeiras mulheres escritoras e artistas na entidade, como Membro Honorário. Tomaram posse a artista plástica mineira e Presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, Andreia Donadon Leal; a escritora e Presidente da Divine Académie Français de Arts, Sciences et Culture, Diva Pavesi; a artista plástica e Presidente da Academia Brasileira de Meio Ambiente, Nilze Athied, e a escritora e Presidente do InBrasCI, Marilza Albuquerque de Castro.
Foram laureados, também, na cerimônia, com a Medalha Jorge Amado, os poetas aldravistas de Mariana, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal, Andreia Donadon Leal e o cantor Martinho da Vila.
No encerramento da reunião, a Presidente da Academia Francesa de Artes, Ciências e Cultura, Diva Pavesi, outorgou o Título de Embaixadores da Academia no Brasil, aos artistas, Martinho da Vila e Andreia Donadon Leal

Nos quadros da maçonaria passaram homens que dignificaram a instituição, alguns são conhecidos e reconhecidos pelos seus feitos, outros poderão ainda ser de domínio público, no decorrer do tempo.
São muitos os maçons, citamos um grupo: Nelson Mandela, Beethoven, Pestallozzi, Goethe, San Martin, Amadeus Mozart, Pe. Antonio Diogo Feijó, Dom Pedro I, Rui Barbosa, Antonio Carlos Gomes, Quintino Bocaiúva, José Bonifácio, George Washington, Henry Ford, Walt Disney, Isaac Newton, Antoine Laurent Lavoisier e William Shakespeare.

Andreia Donadon Leal e Martinho da Vila tornam-se Embaixadores Brasileiros da
Divine Académie Français de Arts, Sciences et Culture


Acadêmicos da AMACLERJ tornam-se Membros Honorários da Divine Académie Français de Arts, Sciences et Culture


Membros da AMACLERJ - Palácio do Lavradio, Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2012

Andreia Donadon Leal é verbete de dicionário

A escritora aldravista, Andreia Donadon Leal, é verbete no Dicionário de Mulheres, 2ª edição, da dicionarista Hilda Agnes Hübner Flores. O diconário, publicado em 2011, pela Editora Mulheres, de Florianópolis, apresenta 3.330 verbetes de nomes de mulheres escritoras das áreas literárias ou científicas. O nome de LEAL, Andreia Donadon aparece na página 379. Em 26 de outubro de 2012, Andreia Donadon Leal recebeu o dicionário em reunião da UBE-RJ, no Hotel Flórida, Rio de Janeiro.


Andreia Donadon Leal com a autora do Dicionário de Mulheres, Hilda Agnes Hübner Flores,
e a escritora Messody Benoliel

Biblioteca Benjamim Lemos destaca autores marianenses

Em outubro de 2012, Biblioteca Pública Benjamim Lemos, no centro histórico de Mariana, incentiva a leitura de autores marianenses. Livros editados em Mariana estão em destaque em uma estante especial, e em duas vitrines que valorizam os autores que produzem e vivem em Mariana. Estão em destaque livros dos auores: Adalgimar Gomes, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Hebe Rôla, J. B. Donadon-Leal e J.S. Ferreira. Os poetas J. B. Donadon-Leal, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e JS Ferreira fizeram doação de livros da Aldrava Letras e Artes como contrapartida ao PRONAC 1114367, que patrocinou a ida desses autores ao Salão do Livro de Paris, para lançamento do livro Écrivains Contemporains du Minas Gerais, organizado por Andreia Donadon Leal, com textos de 33 autores mineiros.


Estante especial com autores marianenses


Vitrine especial com autores marianenses da Aldrava Letras e Artes


Vitrine especial com autores marianenses da Aldrava Letras e Artes


Biblioteca Municipal Benjamim Lemos - Mariana, MG

** ** **

Livro de poesia e prosa da Aldrava Letras e Artes ganha prêmio nacional da UBE

O livro Lumens, organizado por Andreia Donadon Leal e editado pela Aldrava Letras e Artes em 2011, reunindo poesia e crônicas de 33 escritores nacionais, ganha o Prêmio Walmir Ayala da União Brasileira de Escritores - Rio de Janeiro. O prêmio será entregue em cerimônia a ser realizada na Academia Brasileira de Letras em 26 de outubro de 2012, às 15 horas.


** ** **

Membro da ALACIB (Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil) e da AMULMIG, o poeta aldravista J. B. Donadon-Leal vence Concurso Nacional de Poesia no Paraná

O acadêmico J.B.Donadon-Leal venceu a 47ª edição do Concurso Nacional de Poesia de Paranavaí-PR, com o poema "Gênese da Poesia". O FEMUP existe desde 1966. É um dos mais antigos Festivais do Brasil e talvez o único que reúne em três noites poesia, música, conto e declamação. A premiação será realizada nos dias 16 e 17 de novembro de 2012, em Paranavaí - PR, com declamação de poesias e apresentação de músicas selecionadas. O poeta receberá premiação em dinheiro e o tradicional troféu Barriguda. Todos os anos a Fundação Cultural promove este evento que conta com a participação de artistas de várias partes do Brasil.
Confira os resultados do FEMUP: http://www.novacultura.com.br/v08/

Lançamentos na Biblioteca Luiz de Bessa


Clique na imagem e veja como foi

            Lançamentos da Aldrava letras e Artes
A Aldrava Letras e Artes - entidade cultural sem fins lucrativos, completa 12 anos de atividades ininterruptas, divulgando e promovendo a Literatura, a Arte e a Cultura mineira.
Este ano, os poetas do movimento aldravista, lançaram três livros de diferentes gêneros literários pela Aldrava Letras e Artes: Pés no chão - crônicas (de Andreia Donadon Leal), Óbvias Liberdades - infanto-juvenil (de J.B.Donadon-Leal), beiral antigo - poesia (de Gabriel Bicalho) e Chitarô - cadê o gato? (de Hebe Rôla)
29 de agosto de 2012, às 19:00, na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa. Praça da Liberdade, 21 - Belo Horizonte, MG.

** ** ** * ** ** *

Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta em matéria do Portal Terra

"Prêmio de incentivo à leitura deve ocorrer apenas no terceiro trimestre"


clique na imagem e confira

** ** **

Poetas Aldravistas foram homenageados em São Paulo
pela Confederação Brasileira de Letras e Artes

Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.B. Donadon-Leal e J.S. Ferreira receberão Medalha de Mérito
em reconhecimento ao valor da produção literária aldravista
Dia 15 de Setembro - São Caetano do Sul - SP.

Chegou o HaicaiZine 2

O haicaizine é uma publicação de Glaycon Souza, Bethania e Fabrício Ferreira, de Uberlândia, MG. A novidade é que na página 6 há uma aldravia. (abaixo pág. 6 e capa)
parabéns pela publicação.


contatos do haicaiZine: glaycongeo@gmail.com

** **

Lançamento da Revista Arraia PajeúrBR nº 4
em São Paulo, dia 17 de julho, às 19h30
na sede da FUNARTE em São Paulo
Alameda Nothmann, Nº 1058 – Centro. Próximo às estações Santa Cecília e Marechal Deodoro do Metrô.

Editor: Carlos Emílio C. Lima

Organização das antologias: Carlos Emílio C. Lima, Cláudio Portella e Pipol.

Começou a novíssima trajetória da Arraia; dia 4 de julho, quarta-feira, lançamento em Sobral da Revista Arraia PajéurBR número 4. Às sete e meia da noite, na Casa da Cultura da grande cidade do sertão central da nação cearense.O editor e idealizador da revista, o escritor Carlos Emílio Corrêa Lima, fará uma palestra sobre a novíssima Literatura Brasileira, que a revista transporta em seu bojo ao publicar cerca de 120 autores, poetas e ficcionistas que colocam por terra os paradigmas estéticos atuais.Num convênio com o portal Cronópios, o mais importante portal de Literatura do país, editado pelo poeta Pipol, a revista Arraia
PajéurBR está lançando, a talvez, mais panoramicamente inusitada
seleção de autores contemporâneos existente.

1) Veja a lista completa dos poetas de todo o país incluídos na Contologia Portal Cronópios/Arraia PajéurBR:

TERE TAVARES, MAURO PAZ, VALTER FERRAZ,VERA HELENA ROSSI, RAFAEL SPERLING, ELEONORA DUCERISIER, PEDRO COSTA REIS, JOSÉ ANTÔNIO CAVALCANTI, MÁRCIA BARBIERI, LEANDRO MAYFAIR, LETÍCIA PALMEIRA, WILAME PRADO, FILIPE JARDIM,WALDEMIR MARQUES, EMÍLIA BARBÉS, UDO ...BAINGO, AFONSO JUNIOR FERREIRA DE LIMA, ALEX SENS FUZIY, DOUGLAS EVANGELISTA, ALEKSANDRO COSTA, DANIEL LOPES, LARISSA MARQUES, AMANDA VOX, CAMILA FORTUNATO, LUAN MAITAN, IVAN GUARDIA, WALTER SOLON, IGOR FARIAS, DANIEL MATOS, TAMARA COSTA, MIRTES LEAL, ÁLVARO DIAS CUBA, RONIE VON ROSA MARTINS, AIRTON UCHOA NETO, NINA RIZZI, JULIANA FRANK, ANDREIA DONADON LEAL, SUELI MAIA, MILENA MARTINS, PAULO MOHYLOVSKI, HUGO CREMA, EDUARDO SABINO, TIAGO BASÍLIO DONOSO, POTYGUARA ALENCAR, ANTÔNIO ALVES JUNIOR, GUILHERME COBELO, EDUARDO SIGRIST, MARCIO G. PERFETTO, JANA LAUXEN, BRUNA G. GALVÃO, SHEYLA SMANIOTO MACEDO, ADRIANO DO VALE, PEDRO COSTA, DANIEL FERREIRA, LUCINEIDE SOUTO, JONATAN DOLL, EDUARDO ESCARPINELI, GLAUCO LEANDRO, EDSON COELHO.

2) Veja a lista completa dos poetas de todo o país incluídos na Poemantologia Portal Cronópios/Arraia PajéurBR:
BRUNO MOREIRA, EUNICE BOREAL, TOMAZ AMORIM IZABEL, ANDERSON PETRONI, MARCOS VINICIUS ALMEIDA, RENATA DE ANDRADE, ÂNGELA CASTELO BRANCO, NATHALIA RECH, OTAVIO RANZANI, ERYCK MAGALHÃES, VANESSA CAMPOS ROCHA, MÁRCIO ARAUJO, JOÃO NICODEMOS, NYDIA BONETTI, CLARICE LINDEN, WENDER MONTENEGRO, RAPHAEL BARROS ALVES, EMANUEL RÉGIS, ATHOS GUIOU, TALLES MACHADO HORTA, LUCAS DOS PASSOS, MARCELI ANDRESA BECKER, MARCELO DONATTI, FLÁVIA IRIARTE, CAROLINA CAETANO, WILSON TORRES NANINI, CHICO PASCOAL, GABRIELA MARCONDES, ISAÍAS FARIA, DARLAN M.CUNHA, GERSON CHAGAS, GRUPO POENOCINE: ARIANE ALVES DOS SANTOS, JONAS PEREIRA SANTOS, LUIS FELIPE DE LUCENA JUNIOR, MICHELL FERREIRA, PAULO SPOSATI ORTIZ E SIMONE SPILLBORGHS; MURYEL DE ZOPPA, ANA F., LÉO MACKELLENE, IVALDO RIBEIRO FILHO, DEMETRIOS GALVÃO, YLO BARROSO, MARCELO BITTENCOURT, RODRIGO VARGAS, REINALDO PIMENTA, CHICO SOMBRA, LUIZ VALADARES, KILITO TRINDADE, RENATA FLÁVIA, TITO DE ANDRÉA, CARLOS ALBERTO, TIAGO ALVES, ALUÍSIO MARTINS, AUGUSTO DE GUIMARAENS CAVALCANTI.

** ** * ** **

Andreia Donadon leal recebe "Comenda Dr. Ferrari"

Andreia Donadon Leal recebeu da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON) em Sessão Solene realizada na noite de 22 de junho de 2012, às 19h e 30min, na Sede Social do Esporte Clube Palmeirense, a "Comenda Dr. Salvador Ferrari". As agraciadas com a Comenda foram: Andreia Donadon Leal, Irmã Zélia Patrício e Wanda Maria Barbosa Rocha. A ALEPON ainda diplomou como Sócios Beneméritos João Lúcio Barreto Carneiro e Sebastião Martins de Freitas e como Sócio Honorário p professor Alvin Cândido da Silva Neto. A Sessão Solene foi abrilhantada com a participação de representantes da Aldrava Letras e Artes, Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, de Mariana, Academia Marianense de Letras e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Minas Gerais, de Manhuaçu.


Andreia Donadon Leal, Wanda Maria Barbosa Rocha e Irmã Zélia Patrício,
agraciadas com a "Comenda Dr. Ferrari"


Mesa Oficial - no Púlpito, Wilma maria Quintiliano de Oliveira, Presidente da ALEPON


Andreia Donadon Leal recebe "Comenda Dr. Ferrari" de Wilma Quintiliano de Oliveira e Maria Cristina Fois


Wilma maria Quintiliano de Oliveira, Presidente da ALEPON

Zaidan Jorge Brumano, orador oficial da ALEPON

Andreia Donadon Leal, discursa em agradecimento pela "Comenda Dr. Ferrari"

Roque Camêllo, Presidente da Academia Marianense de Letras, discursa em nome da Família Ferrari


Andreia Donadon Leal, discursa em agradecimento pela
"Comenda Dr. Ferrari"


João Lúcio Barreto Carneiro, Wilma Quintiliano de Oliveira, Representantes da Academia de Letras,
Ciências e Artes de Minas Gerais - Manhuaçu, Andreia Donadon leal, J.B. Donadon-Leal,
Gabriel Bicalho, Roque camêllo e Zaidan Brumano


Andreia Donadon leal, Mara Aparecida Ferreira da Silva e Gabriel Bicalho

** ** ** **

Jornal HOJE EM DIA lança novo formato

Em grande festa realizada na noite de 18 de junho de 2012, no Buffet Catharina, em Belo Horizonte, o Jornal Hoje em Dia fez o lançamento do novo formato do jornal. Rafaela Nygaard, diretora em São Paulo da Agência Cases i Associats apresentou aos presentes as ousadas novidades do Hoje em Dia, que circula em nova configuração tamanho tabloide a partir de hoje, 19 de junho de 2012. O Diretor-Presidente do Hoje em Dia, Fabiano Freitas, recepcionou todos os convidados e fez pronunciamento de agradecimento a todos os que trabalharam na construção da credibilidade do Hoje em Dia e de louvação aos ganhos do jornalismo mineiro e nacional com a nova roupagem do jornal. O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, fez discurso de congratulação ao Hoje em Dia. Autoridades de todos os setores compareceram ao evento, entre as quais o Senador Aécio Neves. Os Diretores da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil e editores do Jornal Aldrava Cultural - Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal.


Senador Aécio Neves e Andreia Donadon Leal no lançamento do novo Hoje em Dia

** ** **

CIRCULANDO A POESIA EM PONTE NOVA


Entrega de livros para crianças declamadoras

A Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON) e a Percepção Musical realizaram no dia 09 de junho de 2012, o evento "Circulando a Poesia - manhã poética", programação cultural realizada na esquina da Avenida Dom Bosco, no Bairro de Palmeiras, Ponte Nova, para incentivar a leitura, a declamação de poesias; a música, a dança, a circulação de livros, para a comunidade.
Alunos de escolas públicas e de Universidades participaram do evento com apresentação de números de dança, de música e declamação de poesias de escritores do Município e convidados.
A Presidente da ALEPON, Wilma Maria Quintiliano de Oliveira, convidou os poetas do movimento aldravista, também responsáveis pela Projeto "Poesia Viva - a poesia bate à sua porta", Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, Andreia Donadon Leal e J.B.Donadon-Leal, para declamação de poesias, pronunciamentos e sorteio de livros para a comunidade.
O evento também contou com a participação dos membros efetivos da ALEPON e do Secretário Municipal de Cultura, Esporte Lazer e Turismo de Ponte Nova, Luiz Raimundo de Oliveira, que anunciou em primeira mão a implantação do Projeto Municipal de Incentivo à Cultura.


Apresentação musical


Wilma Quintiliano lê poesia

Raíssa - declamação encenada

Lindaura Primavera - mestre de cerimônia

Livro para criança declamadora

Andreia Donadon Leal lê poesia

J.S. Ferreira lê poesia

J. B. Donadon-Leal declama

Gabriel Bicalho faz pronunciamento

Ester Alves Trindade lê poesia

Zaidan Brumano declama

Livro para criança declamadora

Gabriel Bicalho autografa

Livro de Andreia Donadon para jovem

Livro para criança declamadora


Panorâmica do público participante

** ** ** **

Andreia Donadon Leal é nomeada Delegada, em Minas Gerais, da Confederação Brasileira de Letras e Artes

A escritora, artista plástica aldravista e Idealizadora do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, Andreia Donadon Leal, foi nomeada, conforme Decreto 001/12 da CONBLA - Confederação Brasileira de Letras e Artes, Delegada para o Estado de Minas Gerais e Membro Efetivo (classe: Artes) da CONBLA (Confederação Brasileira de Letras e Artes - São Paulo), com missão de agregar artistas dos diferentes ramos das Letras e das Artes à CONBLA (Personalidade Jurídica 12692-rolo1640 no Registro Civil de Pessoas Jurídicas).
O Presidente da CONBLA, Dom Ydenir P. Machado outorgou também à escritora, o Colar Dom Pedro I - Imperador do Brasil, através do Decreto de número 57.485, de 03 de novembro de 2011 (D.O.E. (SP) de 04.11.11) no grau de Dama Comendadora (sob a chancela do Governo do Estado de São Paulo - Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, Registrado: Livro N° 55.1.1 FLS.003)


Ato de Nomeação


Diploma de Membro, categoria ARTES, da CONBLA

Diploma de condecoração do Colar Dom Pedro I
Conselho de Honrarias do Governo do Estado de São Paulo


Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais publica matéria sobre Projetos da Aldrava Letras e Artes

A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais publica em seu site oficial matéria sobre Projetos da Aldrava Letras e Artes, destacondo-os como Bons Exemplos / Boas Práticas. São 04 links:
01 - De porta em porta, POESIA VIVA semeia literatura mineira pelo Brasil;
02 - Movimento Aldravista amplia e dissemina o acesso à literatura;
03 - Trabalho de agentes do projeto Poesia Viva ganha visibilidade internacional, e
04 - Confira exemplos da Poesia Aldravista.
Clique nos títulos das materias e veja as publicações.

** **

Prêmio Mulheres de Expressão 2011


Gilberto Madeira Peixoto, Suzana Peixoto, JS Ferreira, Terezinha Lopes, Cecy Barbosa,
Andreia Donadon Leal, J. B. Donadon-Leal e Gabriel Bicalho
(foto: Thiago Soares)
Salão de Eventos do Premier Parc Hotel de Juiz de Fora em 27/04/2012

No dia 27 de abril de 2012, trinta mulheres foram agraciadas com a Placa "Mulheres de Expressão 2011", pela Comissão composta por jornalistas e acadêmicos da cidade de Juiz de Fora. "Mulheres de Expressão" foi idealizado, em 2005, pelo jornalista e acadêmico Ricardo Cavalcanti, para homenagear mulheres que brilharam durante o ano de 2011, no cenário cultural, econômico e social com o objetivo de trazer à tona, o reconhecimento público das melhores iniciativas culturais tendo como critério: talento, criatividade, empreendedorismo, respeito e companheirismo e apoio cultural. Com “Mulheres de Expressão” o colunista, com apoio do Centro de Estudos Literários de Juiz de Fora, Revista Ponto de Vista e do Portal Click reconhece, distingui e premia a quem se destaca na sociedade com excelência na gestão de suas carreiras, contribuindo, assim, efetivamente, para o desenvolvimento cultural e, consequentemente, sócio-econômico de nosso país. A escolha dos homenageados se deu perante um rigoroso processo de análise por parte de uma Comissão e será conferido por mérito próprio em desempenho. As agraciadas receberam Placa "Mulheres de Expressão 2011 e Diploma chancelado, validando a outorga. O evento foi realizado no Salão de Festas do Premier Parc Hotel, em noite de glamour, endereçada ao Dia Nacional da Mulher que é comemorado no dia 30 de abril. Entre as homenageadas com a Placa e Diploma "Mulheres de Expressão 2011" estão: a idealizadora do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, Andreia Donadon Leal; Suzana Maria Cruz Peixoto, Elizabeth Santos Cupello (Presidente da Academia Valenciana de Letras), Creusa Cavalcanti (Memnbro da ALB de Mariana), Therezinha de Jesus Lopes (tesoureira da Academia Juiz-Forana de Letras), Cecy Barbosa Campos (Membro da ALB de Mariana) e Juçara Valverde (Membro da ALB de Mariana e Presidente da ABRAMES, representada por Andreia Donadon Leal)


Ricardo Cavalcanti entrega Diploma e Placa Mulheres de Expressão 2012 a Andreia Donadon leal


Ricardo Cavalcanti entrega Diploma e Placa Mulheres de Expressão 2012 a Cecy Barbosa Campos

Ricardo Cavalcanti entrega Diploma e Placa Mulheres de Expressão 2012 a Creusa Cavalcanti

Ricardo Cavalcanti entrega Diploma e Placa Mulheres de Expressão 2012 a Suzana Maria Cruz Peixoto

Andreia Donadon leal

Andreia Donadon Leal representa Juçara Valverde

Mulheres de Expressão 2012


As agraciadas com a Placa Mulheres de Expressão 2012~

 

ALB-Mariana visita Academia Juiz-Forana de Letras

No dia 29 de abril de 2012, os membros da Academia de Letras do Brasil de Mariana e os poetas aldravistas, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira e J.B.Donadon-Leal participaram da reunião ordinária da Academia Juiz-Forana de Letras. O Presidente Kleber Halfeld fez discurso sobre as obras do Aleijadinho, e em seguida, os acadêmicos fizeram pronunciamentos e recitaram poesia. Os membros da ALB de Mariana foram apresentados pela Vice-Presidente, Creusa Cavalcanti França e pela acadêmica, Cecy Barbosa Campos, que propuseram Voto de Congratulação da Academia Juiz-Forana de Letras aos aldravistas, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal e Andreia Donadon Leal, pelo trabalho em prol da cultura mineira e projetos desenvolvidos de incentivo à leitura, ao livro e à literatura. As reuniões da Academia Juiz-Forana são realizadas ordinariamente no último domingo do mês, às 10:00, na sede da AJL.


Cecy Barbosa Campos fez discurso de apresentação dos acadêmicos da ALB-Mariana

Reunião presidida por Kleber Halfeld

Panorâmica da Academia Juiz-Forana de Letras

Panorâmica da Academia Juiz-Forana de Letras

J. B. Donadon-Leal fez discurso em nome da ALB-Mariana e apresenta o Jornal Aldrava Cultural

Escritores marianenses recebem livro Montezinas, de Belmiro Braga, organizado por Leila Barbosa e Maria Rodrigues


J. B. Donadon-Leal, Cecy Barbosa Campos, Gabriel Bicalho,
Andreia Donadon leal, Kleber Halfeld,
JS Ferreira e Creusa Cavalcanti



Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta entrega livros em Juiz de Fora

Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta visitou, nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2012, a cidade de Juiz de Fora. Os poetas do movimento aldravista, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal e Andreia Donadon Leal, distribuiram 85 livros de poesias, 100 exemplares do Jornal Aldrava Cultural e 25 do Jornal Linguagem Viva (SP), para os funcionários do Premier Hotel, do Posto Campeão e trabalhadores de prédios residenciais.


Cozinheira em prédio residencial de Juiz de Fora

Manobrista do Hotel Premier

Funcionários do Hotel Premier

Andreia autografa na portaria do Hotel

Funcionário do Hotel

Funcionárias do Posto Gampeão em Juiz de Fora

Recepcionista de Hotel

Porteiro de prédio residencial em Juiz de Fora

 

** **

ALEPON institui a Comenda Dr. Salvador Ferrari

Em 02/12/2011,a Academia de Letras Ciências e Artes de Ponte Nova, institui a Comenda Acadêmico Dr. Salvador Geraldo Ferrari.
No dia 30/03/2012, a assembleia escolheu os nomes dos agraciados, dentre os quais encontra-se o nome de Andreia Donadon Leal.
De acordo com o Regimento da Comenda, regulamentada pelas seguintes cláusulas e em consonância plena e inequívoca com o estatuto da ALEPON: a comenda Ac. Dr. Salvador Geraldo Ferrari é criada com os seguintes objetivos:
§ Iº - Perpetuação da memória do Ac. Dr. Salvador Geraldo Ferrari, fazendo-o patrono da comenda.
§ 2º - Valorização e difusão dos trabalhos da ALEPON como instituição de artes e ciências nos âmbitos local, nacional e internacional.
A Comenda Salvador Ferrari será entregue em Sessão Solene da ALEPON a realizar-se no dia 22 de junho de 2012, às 19h30min, na Sede Social do Esporte Clube Palmeirense - Travessa Antônio Gomes, nº 41, Palmeiras - Ponte Nova, MG.
Wilma Maria Quintiliano de Oliveira
Presidente da ALEPON


Salvador ferrari e Andreia Donadon Leal, 2008 - Mariana, MG

Escritor José Luiz Foureaux de Souza Júnior
toma posse hoje, sábado, 31 de março, às 16 horas,
na Academia de Letras do Brasil - Mariana

O Professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior, tomará posse na Academia de Letras do Brasil de Mariana, na cadeira de número 25 (Patrono: Caio Fernando Abreu), no dia 31 de março de 2012, às 16:00, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.
O neo-acadêmico será saudado pela Acadêmica Cláudia Gomes Dias Costa Pereira, que lançará no mesmo dia o livro: Contestado fruto: a poesia esquecida de Beatriz Brandão (1779-1868).

Apresentação Cultural: Academia Marianense Infanto-Juvenil de Letras e entrega das antologias "Écrivains Contemporains du Minas Gerais".

José Luiz Foureaux de Souza Júnior é graduado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985); Mestre em Teoria da Literatura, pela Universidade de Brasília (1988); Doutor em Estudos Literários-Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Pós-doutor em Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense (2004), Leitor de Português, na Universidade de Zagreb, em Zagreb (Croácia, 2008-2010), Membro Efetivo do InBrasCI-MG (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais). Atualmente, Professor Adjunto de Literatura Luso-Brasileira e Comparada, na Universidade Federal de Ouro Preto; membro do Conselho Editorial da Revista Literatura e Debate, do Jornal Aldrava Cultural, do Curso de Pós-graduação em Letras, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Frederico Westphalen); Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (UFOP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Luso-Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria, crítica, comparatismo,sexualidade, historiografia e leitura. Autor dos livros: Anais da IX Semana de Letras: as letras e seu ensino. Mariana: Aldrava Letras e Artes; Os herdeiros de Sísifo: teoria da literatura e homoerotismo. 1. ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes; Literatura e homoerotismo: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Scortecci Editora. Exercícios de leitura. 1. ed. São Paulo: Scortecci Editora; Caderno de viagem. BELO HORIZONTE: GRAFICA DEL REY LTDA.

** ** **

Lançamento no Salon du Livre de Paris - 16 a 19 de março de 2012
Lançamento de Écrivains Contemporais du Minas Gerais
Dia 16 de março, às 19 horas
Porte de Versailles - Pavillon 1
Stand d'Yvelinédition

Dia 16 de março de 2012

Lançamento da antologia Écrivains Contemporains Du Minas Gerais

Organizadora Andreia Donadon Leal
Coordenadora: Diva Pavesi


Escritores Mineiros marcaram presença no lançamento do livro Écrivains Contemporains Du Minas Gerais
Zaíra Melilo Martins, Goretti de Freitas, Douglas de Carvalho Henriques, Gabriel Bicalho,
Marília Siqueira, Andreia Donadon Leal, Gilberto Madeira, Cecy Barbosa Campos, J.S. Ferreira,
Vilma Cunha Duarte e J. B. Donadon-Leal


Diva Pavesi (Coordenadora do livro - Paris) e Andreia Donadon Leal (Organizadora no Brasil)


Andreia Donadon Leal faz palestra de apresentação do Livro


Visão panorâmica do Stand da Yvelin Édition


Jornais linguagem Viva e Aldrava Cultural em balcões da 32º Salão do Livro de Paris.

Veja convite oficial:



Apoio



Escritores Mineiros no 32º Salão do Livro de Paris

 

Dia 15 de março de 2012

Abertura Oficial do 32º Salão do Livro de Paris

No dia 15 de março de 2012, às 17 horas, aconteceu no Pavilhão 1 do Centro de Convenções de Paris a abertura oficial do 32º Salão do Livro de Paris. Escritores mineiros fizeram-se presentes e prestigiaram o Stand da Yvelin/Divine Édition, no qual têm seus livros expostos.
Autores brasileiros participam do Coquetel de abertura do Salon du Livre de Paris, dia 15 de março das 17 às 21 horas, com a presença do Presidente da República e do Ministro da Cultura da França.


J. B. Donadon-Leal, Vilma Duarte, Andreia Donadon Leal, Diva Pavesi, Marília Siqueira,
Goretti de Freitas, J.S. Ferreira e Gabriel Bicalho
Stand da Yvelin/Divine Édition - Salão do Livro de Paris - 13/03/2012

Escritoes mineiros são convidados especiais


Andreia Donadon Leal

J. B. Donadon-Leal

Gabriel Bicalho

J.S. Ferreira


Exposição de livros da Yvelin/Divine Édition


Escritores mineiros, com Diva Pavesi, mostram orgulhos o livro
Écrivains Contemporains Du Minas Gerai
s


Livro Rien que des aldravias, de Elvandro Burity, primeiro livro de editado
em Língua Francesa, é dedicado aos poetas aldravistas, inventores dessa nova forma poética.


Martinho da Vila também tem livro pela Yvelin/Divine Édition

** **

Dia 14 de março de 2012

Um dia em Lisboa - Portugal

Poetas Aldravistas homenageados por Academias Portuguesas

Os poetas Aldravistas, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J.S. Ferreira foram recebidos em Portugal por Acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Estoril. Na oportunidade, os poetas mineiros foram homenageados pela Academia de Letras e Artes e pela Academia Internacional de Heráldica de Portugal. As academias anfitriãs também foram homenageadas com Diploma de Mérito Acadêmico da Aldrava Letras e Artes e de Mérito Cultural do InBRasCI-MG. As entidades portuguesas e brasileiras reafirmaram seu protocolo de cooperação. Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal fizeram palestra na Academia de Letras e Artes do Estoril.


J.S. Ferreira é homenageado com Diplomas
de Membro Honorário da Academia Internacional de Heráldica / Portugal
Membro Honorário do Instituto de Estudos Histórico-Militares Napoleão I
Membro Honorário da tertúlia Rafael Bordalo Pineiro - Lisboa


Gabriel Bicalho é homenageado com Diplomas
de Membro Honorário da Academia Internacional de Heráldica / Portugal
Membro Honorário do Instituto de Estudos Histórico-Militares Napoleão I
Membro Honorário da tertúlia Rafael Bordalo Pineiro - Lisboa


J. B. Donadon-Leal é homenageado com Diplomas
de Membro Honorário da Academia Internacional de Heráldica / Portugal
Membro Honorário do Instituto de Estudos Histórico-Militares Napoleão I
Membro Honorário da tertúlia Rafael Bordalo Pineiro - Lisboa


Goretti de Freitas é homenageada com Diplomas
de Membro Honorário da Academia Internacional de Heráldica / Portugal
Membro Honorário do Instituto de Estudos Histórico-Militares Napoleão I
Membro Honorário da tertúlia Rafael Bordalo Pineiro - Lisboa


Andreia Donadon Leal é homenageada com Diplomas
de Membro Honorário da Academia Internacional de Heráldica / Portugal
Membro Honorário do Instituto de Estudos Histórico-Militares Napoleão I
Membro Honorário da tertúlia Rafael Bordalo Pineiro - Lisboa


Marília Siqueira é homenageada com Diplomas
de Membro Honorário da Academia Internacional de Heráldica / Portugal
Membro Honorário do Instituto de Estudos Histórico-Militares Napoleão I
Membro Honorário da tertúlia Rafael Bordalo Pineiro - Lisboa


Victor Escudero recebe Diploma de Mérito Cultural do InBRasCI-MG


Victor Escudero recebe Medalha e Diploma de Grande Mérito Cultural da Aldrava Letras e Artes,
da Academia de Letras do Brasil


José Colaço recebe Diplomas de Mérito Cultural da Aldrava Letras e Artes, da Academia de
Letras do Brasil - Mariana
e Diploma de Mérito do InBRasCI-MG


Dra. Ana Cristina recebe Diplomas de Mérito Cultural da Aldrava Letras e Artes, da Academia de
Letras do Brasil - Mariana
e Diploma de Mérito do InBRasCI-MG


Dr. Armando Rebordão recebe Diplomas de Mérito Cultural da Aldrava Letras e Artes, da Academia de
Letras do Brasil - Mariana
e Diploma de Mérito do InBRasCI-MG


Andreia Donadon Leal faz palestra da Academia de Letras e Artes do Esoril - Portugal
Dr. António Pinto Ferreira, Andreia Donadon Leal e Dr. Joaquim Baraona


Dr. Joaquim Baraona faz pronunciamento na Academia de Letras e Artes
Compoem a Mesa de Trabalhos os acadêmicos: António Pinto Ferreira,
Andreia Donadon Leal, Joaquim Baraona, Victor Escudero e J. B. Donadon-Leal


J. B. Donadon-Leal faz palestra da Academia de Letras e Artes do Esoril - Portugal


J. B. Donadon-Leal entrega tela de Andreia Donadon Leal à Academia Anfitriã:
Sagração das Luzes - acrílica sobre tela.
(foto do acervo da ALA)


Reunidos os Acadêmicos da ALA para jantar de confraternização
Hotel Cidadela - Cascais
(Foto do acervo da ALA)

 

Os Acadêmicos Victor Escudeiro e Armando Rebordão e José Sesifredo Colaço apresentaram aos visitantes brasileiros a revolução arquitetônca de Portugal de 1988, o Centro Histórico de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.

Poetas Aldravistas de Mariana - Brasil, Bom Dia e Bom Trabalho!
Com estas preciosas informações, que muito agradeço, passo a explicar a nossa sugestão de programa para o dia 14 de Março, a quando da Vossa visita a Lisboa:
08.25 Horas – Estaremos no Aeroporto de Lisboa, para Vos esperar, com Cartaz da Academia de Letras e Artes, para um mais fácil reconhecimento.
09.30 Horas – Pequeno-Almoço nos Célebres Pastéis de Nata de Belém.
10.30 Horas – Visita à Lisboa Monumental (Torre de Belém, Praça do Império, Mosteiro dos Jerónimos, Museu dos Coches, Praça do Comércio, Baixa Pombalina e Chiado).
13.30 Horas – Almoço no Restaurante Clara Chiado com Recepção pela Academia Internacional de Heráldica e pela Tertúlia Rafael Bordalo Pinheiro (Entrega de Diplomas e Insígnias).
15.30 Horas – Visita Guiada à Basílica de Nossa Senhora dos Mártires e Recepção pela Confraria do Apóstolo Santiago (Entrega de Diplomas e Medalhas).
17.00 Horas – Recepção e Sessão Académica na Academia de Letras e Artes.
Assinatura do Protocolo de Cooperação
19.30 Horas – Cocktail e Jantar/Tertúlia no Hotel Cidadela, com Programa Cultural. Apresentação da palestra: "Aldravia: nova forma, nova poesia" por J. B. Donadon-Leal.
Os transportes, o acompanhamento, os Guias Culturais/Turísticos e as Homenagens serão a nossa prova de Boa Vontade e Carinhosa Hospitalidade.
Fico, uma vez mais, disponível e sempre Dedicado, com Melhores Cumprimentos e Saudações Académicas!
Vítor Escudero, Chanceler da Academia de Letras e Artes
- Estoril, Portugal.


Academia de Letras e Artes

Academia Internacional de Heráldica

** **

Dia 13 de março de 2012

Noite de Condecorações em Paris

Escritores Mineiros Laureados pela Académie du Mérite et Dévouemente Français

Na noite de 13 de março de 2012, no salão de eventos do Circle Republicain, 5, Av. de l'Opera, Paris, escritores brasileiros que contribuíram para o engrandecimento da cultura francesa, seja com estudos de autores franceses, seja por publicação de trabalhos literários ou científicos em língua francesa, foram reconhecidos pela Académie du Mérite et Dévouemente Français com Diplomas e Medalhas. Entre os homenageados brasileiros, destacam-se os poetas aldravistas e da Academia de Letras do Brasil - Mariana Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal, que tiveram suas obras reconhecidas com a comenda maior, a Medalha de Ouro e seu respectivo Diploma.


Médaille d'Or
Académie Internationale le Mérite et Dévouement Français

Médaille d'Or
Académie Internationale le Mérite et Dévouement Français


Andreia Donadon Leal recebe de Jean-Paul de Bernis (Presidente) e Diva Pavesi (Delegada Brasileira)
Diploma e Medalha de Ouro da Académie du Mérite et Dévouemente Français
(Foto Luis Pavevi by Divine Productions)


J. B. Donadon-Leal recebe de Jean-Paul de Bernis (Presidente) e Diva Pavesi (Delegada Brasileira)
Diploma e Medalha de Ouro da Académie du Mérite et Dévouemente Français
(Foto Luis Pavevi by Divine Productions)


Gabriel Bicalho recebe de Jean-Paul de Bernis (Presidente) e Diva Pavesi (Delegada Brasileira)
Diploma e Medalha de Ouro da Académie du Mérite et Dévouemente Français

(Foto Luis Pavevi by Divine Productions)


Gabriel Bicalho, Marília Siqueira, Andreia Donadon Leal, Jean-Paul de Bernis, J.S. Ferreira e Goretti de Freitas

 

** ** **

 

Deu no Boletim da Biblioteca Nacional: Brasil será homenageado no Salão do Livro de Paris


O Brasil será convidado de honra do Salão do Livro de Paris, em 2014, anunciou esta semana o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. O convite para homenagear a literatura brasileira ocorreu durante reunião de Galeno com Bertrand Morisset, presidente do Salão do Livro, em Paris. Durante as reuniões com o Governo francês e representantes do mercado editorial, Galeno anunciou também que, após 17 anos de ausência, o Brasil volta a participar, já em 2012, do Salão do Livro de Paris. O evento acontece entre 16 e 19/03.
Boletim da Biblioteca Nacional, em 27 de janeiro de 2012. boletim@bn.br

 

*** ***

Repercussão do evento na Imprensa

Agência Brasileira de Notícias / Caderno de Cultura

Escritores mineiros lançarão colêtanea no Salão do Livro de Paris

http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=68735

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — O livro Écrivains Contemporains du Minas Gerais faz parte dos projetos culturais da Aldrava Letras e Artes em parceria com a Editora Francesa Divine Édition et Divine Collection, para divulgação da Literatura produzida por escritores mineiros no exterior. Em contato com a jornalista e escritora Diva Pavesi, principal divulgadora da cultura brasileira na França, a escritora e artista plástica, Andreia Donadon Leal, selecionou e organizou todos os detalhes necessários (inclusive com a arte da capa do livro que representa a bandeira de Minas Gerais), para a edição bilíngue do livro “Écrivains Contemporains Du Minas Gerais” (português – francês), obra de trinta e três escritores produtivos de Minas Gerais.
O critério de seleção foi buscar escritores, entre poetas, contistas, ensaístas e cronistas, que participam ativamente de Academias de Letras e Agremiações Literárias e produzem a Literatura que circula nos meios de comunicação, nos debates acadêmicos e nos saraus realizados em várias regiões de Minas Gerais. Autores de quinze estados mineiros participam da antologia: Pirapetinga, Mariana, Belo Horizonte, Varginha, Viçosa, Paracatu, Juiz de Fora, Itapecerica, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, São Gonçalo do Rio Abaixo, Curvelo, Formiga, Araxá e Caeté.
A escolha do tradutor coube à Diva Pavesi, Presidente da Divine Édition et Divine Collection, que escolheu os escritores vinculados à Academia de Letras de Paris, como Marc Galan e Athanase Vantchev de Thracy, este último, primeiro escritor francês a escrever e a publicar aldravias, a nova forma de poesia criada pelos poetas aldravistas mineiros.
Segundo a tradição criada por Diva Pavesi, o livro será distribuído às Academias de Letras, Escolas superiores de Literatura na França e visitantes do Salão do Livro de Paris, para divulgação da Literatura Mineira. Penso que a recepção será excelente, pois escritores franceses, além de aderirem à nova forma poética criada pelos poetas mineiros, a aldravia, também desejam realizar bate-papo com os escritores mineiros sobre essa produção.
Dos 33 escritores, 11 são aldravistas (Andreia Donadon Leal, Amélia Marcionila Raposo da Luz, Angela Togeiro, Cecy Barbosa Campos, Gabriel Bicalho, Goretti de Freitas, Hebe Rôla, J.B. Donadon-Leal, Marília Siqueira, José de Assis e Miriam Stella Blonski).
Aldravia – um poema sintético de seis versos univocabulares (poema de seis palavras), criado pelos poetas aldravistas em dezembro de 2010.
Trata-se de uma forma poética que marca o princípio de construção artística através da metonímia, em que o apenas o indício de alguma coisa deve dar conta de dizer sobre sua totalidade; ou ainda, levando às últimas consequências o conceito de poesia de Erza Pound: “a poesia deve poder dizer o máximo com o mínimo de palavras”.

A aldravia está presente na antologia em forma de verso:

difícil
é
ser
poesia
nas
obviedades

Francês

chose
diffícile:
être
poésie
dans
l’evidence


***

minhas
porções
diárias
metonímias
de
mim

Francês

mês
instants
quotidiens:
métonymies
de
moi-même


Escritores mineiros participantes da antologia: Amélia Marcionila R. da Luz (Pirapetinga); Andreia Donadon Leal (Organizadora - Mariana); Angela Togeiro (Belo Horizonte); Aníbal Albuquerque (Varginha); Aparecida Simões (Viçosa); Areoaldo de Paula (Paracatu); Auxiliadora de Carvalho e Lago (Belo Horizonte); Brenda Mar(QUES) Pena (Belo Horizonte); Cecy Barbosa Campos (Juiz de Fora);Célia Lamounier de Araújo (Itapecerica); César Ribeiro O. Magalhães (Juiz de Fora); Conceição Parreiras Abritta (Belo Horizone); Creusa Cavalcanti França (Juiz de Fora); Douglas de Carvalho Henriques (Conselheiro Lafaiete); Elizabeth Rennó (Belo Horizonte); Elza Aguiar Neves (Belo Horizonte); Gabriel Bicalho (Mariana); Gilberto Madeira Peixoto (Belo Horizonte); Hebe Rôla (Mariana); J.B.Donadon-Leal (Mariana); José de Assis (Belo Horizonte); Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte); Magda Lúcia Rodrigues (Belo Horizonte); Goretti de Freitas (Ipatinga); Marilia Siqueira Lacerda (Ipatinga); Marly Moysés (Mariana); Miriam Stella Blonski (São Gonçalo do Rio Abaixo); Nena de Castro (Ipatinga); Newton Veira (Curvelo); Paulo José de Oliveira (Formiga); Sílvia Motta (Belo Horizonte); Vilma Cunha Duarte (Araxá); Zaíra Melillo Martins (Caeté).

*** ***

Jornal Hoje em Dia - Caderno Minas

Hoje em Dia - Caderno de Cultura

Jornal Hoje em Dia - Página Opinião, Pág. 12


Jornal Hoje em Dia - Cadeno de Cultura, Pág. 3

*** ***

Site da Universidade Federal de Ouro Preto

http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10432&Itemid=196

Ex-aluna do curso de Letras da UFOP organiza edição de antologia que será lançada no Salão do Livro
03-Jan-2012
A ex-aluna do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Andreia Donadon Leal, lançará coletânea de trinta e três escritores mineiros, no famoso Salão do Livro de Paris, no dia 16 de março de 2012, em Porte Versailles. São representantes da Literatura Contemporânea entre escritores, poetas, contistas, ensaístas e cronistas, que participam ativamente de academias e de agremiações literárias, além de produzirem a literatura que circula nos meios de comunicação, nos debates acadêmicos e nos saraus que ainda são comuns no Estado de Minas Gerais. Escritores propositores de estilos e discursos próprios, caracterizadores da mineiridade herdada da Luta Inconfidente dos poetas árcades de Vila Rica - a liberdade.

Segundo a organizadora da antologia Écrivains Contemporains du Minas Gerais, Andreia Donadon Leal, não foi difícil fazer a seleção de escritores que estivessem à altura do nome de Minas Gerais, pois a produção mineira é tão fecunda e suas academias tão seletas, que foi fácil fazer uma amostragem justa do que é a Literatura deste Estado. O critério de escolha foi a abrangência do escritor em sua região e sua vinculação com agremiações de escritores. Todos, sem exceção, são expoentes da Literatura Brasileira deste início de século.

A antologia será lançada oficialmente no dia 16 de março, às 19:00, no Salão do Livro de Paris, Porte de Versailles, após lançamento do livro do cantor e escritor, Martinho da Vila. Os participantes mineiros, serão ainda condecorados pela Académie du Mérite et Dévoument Français, numa magnânima cerimônia solene, no dia 13 de março de 2011, no Cercle Republicain, em Paris.

*** ***

Site da Universidade Federal de Viçosa

https://phpsistemas.cpd.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=16037&link=portal

03/01/2012 - Aluna de pós-graduação em Letras lança antologia no Salão do Livro de Paris

A aluna Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, do curso de pós-graduação em Estudos Literários da UFV, organizou uma coletânea com 33 escritores mineiros que será lançada no Salão do Livro de Paris, no dia 16 de março, em Porte Versailles. O livro reúne representantes da literatura contemporânea - entre escritores, poetas, contistas, ensaístas e cronistas - que participam ativamente de academias e de agremiações literárias, bem como dos meios de comunicação e dos saraus, ainda comuns em Minas Gerais.
Segundo a organizadora da antologia Écrivains Contemporains du Minas Gerais, não foi difícil fazer a seleção de escritores que estivessem à altura do nome de Minas Gerais. Isso porque, “a produção mineira é tão fecunda e suas academias tão seletas, que foi fácil fazer uma amostragem justa do que é a literatura do estado”. Ela explica que o critério de escolha foi a abrangência do autor em sua região e sua vinculação com agremiações de escritores. Todos, sem exceção, são expoentes da literatura brasileira deste início de século.
A antologia traz textos dos escritores: Amélia Marcionila R. da Luz (Pirapetinga); Andreia Donadon Leal (Organizadora - Mariana); Angela Togeiro (Belo Horizonte); Aníbal Albuquerque (Varginha); Aparecida Simões (Viçosa); Areoaldo de Paula (Paracatu); Auxiliadora de Carvalho e Lago (Belo Horizonte); Brenda Mar(QUES) Pena (Belo Horizonte); Cecy Barbosa Campos (Juiz de Fora);Célia Lamounier de Araújo (Itapecerica); César Ribeiro O. Magalhães (Juiz de Fora); Conceição Parreiras Abritta (Belo Horizone); Creusa Cavalcanti França (Juiz de Fora); Douglas de Carvalho Henriques (Conselheiro Lafaiete); Elizabeth Rennó (Belo Horizonte); Elza Aguiar Neves (Belo Horizonte); Gabriel Bicalho (Mariana); Gilberto Madeira Peixoto (Belo Horizonte); Hebe Rôla (Mariana); J.B.Donadon-Leal (Mariana); José de Assis (Belo Horizonte); Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte); Magada Lúcia Rodrigues (Belo Horizonte); Goretti de Freitas (Ipatinga); Marilia Siqueira Lacerda (Ipatinga); Marly Moysés (! Mariana); Miriam Stella Blonski (São Gonçalo do Rio Abaixo); Nena de Castro (Ipatinga); Newton Veira (Curvelo); Paulo José de Oliveira (Formiga); Sílvia Motta (Belo Horizonte); Vilma Cunha Duarte (Araxá); Zaíra Melillo Martins (Caeté).
Mais informações pelo e-mail: andreia.leal@ufv.br ou pelos telefones (31) 3558-1436 ou (31) 8893-3779.

(por Adriana Passos)


** ** **

Veja o que já Aconteceu

 

VaniseBuarque lança primeiro livro de aldravias em inglês

"FUEL FOR THOUGHT"
"COMBUSTÍVEL PARA PENSAR"
(ALDRAVIAS)


Domingo, dia 04 de março de 2012, às 16 horas, na reunião da UBT/RJ - União Brasileira de Trovadores do Rio de Janeiro,
Vanise Buarque estará lançando seu livro bilingue de aldravias (Inglês e Português).

Local: Rua Barata Ribeiro, nº 189 - cobertura
Copacabana (perto da estação do metrô Cardeal Arcoverde) - Rio de Janeiro

Apresentação. Aldravias in English, de Vanise Buarque, constituem um conjunto saboroso de aldravias de deixar a boca / cheia / d’água; o primeiro conjunto de aldravias em língua inglesa. Erza Pound sugere que “o poeta não use palavras supérfluas nem adjetivos que nada revelam”, para que a poesia seja, ela mesma, portadora de sua essência, pela imagem criada, pelo som percutido e pelo sentido provocado. Os poetas aldravistas propuseram a aldravia como forma poética que fosse a implicação poundiana da expressão máxima das literaturas – a poesia. É com esse espírito que Vanise Buarque nos apresenta esse ramalhete bilíngue de aldravias essenciais para a consolidação da nova poesia universal – bird / flying / beyond / the / earth. O poeta, enunciador de vozes e discursos sociais, aquele que honestamente / e / sabiamente / falando / a / verdade, diz tudo aquilo que, embora direito inalienável, a muitos é proibido, por tabus inibidores da livre expressão do pensamento no cotidiano das convivências. Como nos desejos humanos, a poesia de Vanise quer caminhar para frente, progredir, ser inovadora. Ela percebe a provocação inicial do aldravismo que poetiza a placa de trânsito em seu poema inaugural e reelabora a sua sinalização de alerta: vá / em / frente / diz / a / placa. Cabe essa sinalização ao leitor, para que este não perceba e não leia apenas a superfície dos poemas, mas caminhe pelas aldravias como se viaja por uma rodovia, sem medo de ir em frente, encontrando sentidos para além dos que a possibilidade aparente da lama asfáltica mostra. A poesia não está na superfície das palavras, mas nas profundezas dos seus discursos escondidos. A palavra ainda é alternativa para a evolução: com / a / televisão / ligada / família / muda. Eis que a poesia ainda pode preencher o espaço dialógico roubado pela televisão, e a aldravia, em sua brevidade, apresenta-se para falar e provocar diálogos entre pessoas e entre nações, como tão bem o faz Vanise nessa bilíngue bela obra aldravianista.
Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal, Mariana, Brasil, 15 de dezembro de 2011.

** ** ** **

Poetas Aldravistas
no Ponto Volante de Cultura SESI - Mariana
em Padre Viegas


Clique na foto e veja como foi

 

Clube dos Escritores de Ipatinga comemora 25 Anos

O Clube dos Escritores de Ipatinga lança Coletânea Comemorativa dos seus 25 anos. 85 poetas que fizeram parte dessa trajetória de sucesso do CLESI participam da Coletânea. Com edição de luxo, o CLESI mais uma vez mostra a Minas Gerais que a história literária nacional deve considerar pólos culturais altamente produtivos, como é o caso de Ipatinga, que promovem e produzem a renovação da literatura. Parabéns ao CLESI. Mais detalhes veja site do CLESI - http://www.clesi.com.br/.

Membros da Academia de Letras do Brasil-Mariana lançam livros

Hebe Rôla e Mons. Flávio Carneiro lançaram livro nesta semana. Heb e Rôla lançou em 01 de fevereiro de 2012 o livro Chitarô. Cadê o Gato? Editora Aldrava Letras e Artes. O Mosenhor Flávio Carneiro lançou o Volume nº 7 dos Cadernos Históricos do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, intitulado "O Báculo e a Mitra de Dom Oscar de Oliveira - 11º Bispo e 3º Arcebispo de Mariana".


Chitarô. Cadê o Gato? Livro para crianças de todas as idades.


Caderno Histórico nº 7 - registro relevante da trajetória de Dom Oscar de Oliveira