O que foi notícia em 2013

Acompanhe as atividades dos Aldravistas na Europa


Clique aqui e veja

Clique aqui e veja

 

 

Grande lançamento de O Livro I das Aldravipeias
reúne dezenas de poemas em Mariana

Dia 28 de novembro de 2014, 19h

 

 

 

Projeto Poesia Viva é apresentado no Programa Brasil das Gerais da RedeMinas de Televisão

Andreia Donadon Leal recebeu Comenda Israel Pinheiro

Em cerimônia festiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, neste sábado, 06 de dezembro de 2014, personalidades receberam a Medalha Israel Pinheiro 2014. São duas categorias, Associados e Pessoas Gradas. Andreia Donadon Leal a ex-aluna da UFOP e Presidente Fundadora da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB), Andreia Donadon Leal foi condecorada com a Medalha Israel Pinheiro, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), entidade mais antiga e prestigiada de Minas Gerais. A cerimônia aconteceu na sede do Instituto, em Belo Horizonte.
Na cerimônia de 2014, 23 personalidades foram agraciadas com a medalha, entre elas o ex-prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, e o Presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano.
Andreia Donadon Leal foi laureada pela preservação da cultura mineira, trabalhos contínuos de incentivo à leitura e acesso aos livros, no Projeto Poesia Viva -a poesia bate à sua porta, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mariana e em 2015, em Itabira, além da defesa de mestrado que trata toda história e estética do Movimento Aldravista, surgido na cidade de Mariana. Andreia Leal é uma das criadoras da Aldravia, estilo de poema sintético, composto por seis versos univocabulares; o máximo de poesia com o mínimo de palavras. Formada em Letras pela UFOP, Especialista em Artes Plásticas - Cultura e Criação, Mestre em Literatura pela UFV. Autora de 13 livros.
Medalha - A Medalha Israel Pinheiro, aprovada pela diretoria do Instituto é concedida para premiar sócios e personalidades que prestam serviços relevantes ao IHGMG e que possuem produções importantes no âmbito social. O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais surgiu em Belo Horizonte em 1907, posterior à criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado em 1838, no Rio de Janeiro. Em 1967, o IHGMG recebeu uma escritura de doação de uma área construída localizada na rua Guajajaras. A doação foi feita pelo governador Israel Pinheiro da Silva, que leva o nome da medalha atualmente por sua benfeitoria. O então presidente do Estado de Minas Gerais, João Pinheiro da Silva, foi escolhido para presidir as reuniões do Instituto em 1907.


Andreia Donadon Leal e Gilberto Madeira Peixoto


Luiz carlos Abritta, Eugênio Ferraz e Gilberto Madeira Peixoto entregaram a medalha a Andreia Donadon Leal


Andreia Donadon Leal e Joaquim Cabral


Andreia Donadon Leal e Wagner Colombarolli - Presidente do IHG de MG


Sede do IHGMG completamente lotado para a cerimônia

 

Lançamento de O Livro I das Aldravipeias
Dia 28 de novembro de 2014

A Aldrava Letras e Artes e a Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas promoverão grande lançamento do primeiro livro de aldravipeias - O Livro I das Aldravipeias, que traz uma coletânea organizada por Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal. O evento acontecerá em 28 de novembro de 2014, às 19 horas, no Retaurante Lua Cheia, Rua Dom Viçoso, 58, Centro, Mariana - MG.

Projeto Poesia Viva é apresentado no Programa Brasil das Gerais da RedeMinas de Televisão


Clique e veja o programa

-----

Lançamento do Livro II das Aldravias no Chile
Dia 25 de setembro


Clique e veja como foi

Matéria do Hoje em Dia destaca Oficinas de Aldravias para EJA de Mariana


clique e veja

Matéria do Hoje em Dia - no Dia do Professor (15 de outubro de 2014)indica três trabalhos de professores, que são exemplos na formação do leitor brasileiro.

(((((((((-)))))))))

Cecy Barbosa Campos lança livro de aldravias para crianças

Confira o prefácio do livro, escrito por Andreia Donadon Leal

Prefácio
Diante da impossibilidade de nos mostrar a fauna in natura, no mundo totalmente ocupado por marco civilizatório, olhos infantis a expõe em sua pureza – não da fauna, mas da criança. A mágica poesia tem o condão de se empreender uma caçada aos animais da terra sem a nefasta proposta da matança, mas com a ternura da voz didática da avó. O reino animal das aldravias de Cecy Barbosa Campos na composição zoopoética deste livro para crianças não deixa de contemplar o animal humano em sua mais terna composição – a infantil. A Psicolinguística fala-nos da linguagem infantil, onomatopaica, concreta, essencialmente em terceira pessoa, demonstrativa, cuja função primordial é a da apresentação do mundo para a criança, como muito bem sabem fazer mães e avós. A aldravia, essa nova forma poética, abriu possibilidade de aproximação da linguagem poética às linguagens cotidianas, entre as quais se encontra a infantil. Se a tradição herdada da narrativa bíblica nos diz que a fauna de um passado longínquo não foi extinta por obra de Noé, o discurso atual de respeito aos animais pode ser a construção de uma nova arca que nos salvará da extinção – parte importante dessa arca é este livro de aldravias dedicadas às crianças:
animais
encantados
na
poesia:
aldravias
infantis
Grande honra a dupla responsabilidade e o privilégio de ilustrar e prefaciar este encantado desfile de animais. A responsabilidade tem a ver com a cobrança de ser, pelo menos, tradutora para as ilustrações de alguns aspectos da descrição de cada animal encantado pela poesia aldravianista da mestra Cecy, numa sinestesia texto poético e texto visual e ambos relativos ao universo das expectativas infantis. O privilégio é o de eu poder voltar a ser criança e gritar, batendo palmas: um dois três, eu o li antes de vocês! Bom explicar para as crianças leitoras deste livro que os privilégios não são democráticos. Neste caso, brinco com esse conceito, para demonstrar que privilégio também pode significar a graça de ser digna de confiança ao ser escolhida para ler primeiro, mas isso implica a responsabilidade de comentar o livro, ilustrá-lo e aguçar a curiosidade dos leitores mirins.
Então, sem prosa longa, porque a poesia sintética pede passagem para o desfile dos animais encantados.
Bom passeio por esse zoológico de aldravias!
Andreia Donadon Leal


Poesia Viva distribui 200 livros no Projeto Santa Leitura em Belo Horizonte


clique e confira

Aldravias de alunos da EM Marphiza - Santa Bárbara


Clique e veja mais

 

 

Manoel Hygino publica texto sobre aldravismo no Hoje em Dia

 

Celso Cota reconhecido por academias

O prefeito Celso Cota Neto foi reconhecido por academias de Letras e Artes. A ALACIB outorgou ao prefeito o título de membro benemérito, pelas contribuições àquela Academia de Letras, Artes e Ciências. Duas instituições portuguesas também o reconheceram pela contribuição aos poetas aldravistas, contribuindo no fortalecimento do intercâmbio cultural entre Mariana e Lisboa. São elas: a Academia Internacional de Heráldica e a Associação Cultural Harmonia Universal, ambas com sede em Lisboa.

Porta Livros Aldrava

O artista entalhador Alvinho entregou nesta 16 de julho 06 porta-livros Aldrava, entalhados em cedro e com capacidade variável de suporte para 04 a 08 livros. A partir de agora, nas exposições Aldrava, os livros dos aldravistas estarão dispostos nessas obras.

Palestra Aldravismo: movimento mineiro do século XXI na Academia Mineira de Letras


Andreia Donadon Leal e Elizabeth Rennó

Andreia Donadon Leal apresentou, dia 26 de junho de 2014, às 17 horas, como parte do Programa Universidade Aberta da Academia Mineira de Letras, a palestra Aldravismo: movimento mineiro do século XXI. Com a presença de escritores, professores e estudantes, a palestra resumiu o conteúdo da dissertação de Mestrado da autora defendida na UFV em 2013. Os convidados foram brindados com o livro Aldravismo: movimento mineiro do século XXI. A reunião foi presidida pela acadêmica da AML e escritora Elizabeth Rennó.

Os poetas aldravistas de Mariana são responsáveis por obras de cunho metonímico, nova interpretação da arte. O livro “Aldravismo: movimento mineiro do século XXI” será apresentado por Andreia Donadon Leal, cofundadora do movimento aldravista e Mestre em Literatura pela UFV, em palestra proferida no dia 26 de junho, às 17h, no auditório Vivaldi Moreira, Rua da Bahia, 1466, em Belo Horizonte. O lançamento do livro será no dia 28 de junho, às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana.
A autora, que ocupa o cargo de presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB), explica que o livro nasceu de uma inquietação pela produção dos aldravistas de José Benedito Donadon-Leal e Gabriel Bicalho. O grupo decidiu investigar a história literária da região dos Inconfidentes e o fascínio que exerceu sobre os poetas.

De acordo com Andreia, a cidade de Mariana reproduz lembranças da arte barroca: "O Movimento Aldravista permite a produção, divulgação e reconhecimento da arte contemporânea da região e tem como referência a produção árcade dos inconfidentes, que marca um aspecto importante da produção literária, a liberdade como expressão e como conteúdo".

O Aldravismo surgiu no ano 2000, em Mariana, com a proposta de experimentar uma forma diferente de provocar o leitor, para que a produção pudesse ser completada pelo processo de significação, a “literatura metonímica”.


Escritores, professores e estudantes compuseram a plateia


Andreia Donadon Leal


Escritores, professores e estudantes compuseram a plateia


Olavo Romano, Presidente da AML e Andreia Donadon Leal


Andreia Donadon Leal autografa o livro Aldravismo: movimento mineiro do século XXI


Andreia Donadon Leal autografa o livro Aldravismo: movimento mineiro do século XXI


 

Prof. José Arnaldo é nome de Biblioteca

A memória do Professor José Arnaldo Coêlho de Aguiar Lima fica imortalizada em Mariana, MG, pois seu nome denomina uma biblioteca comunitária na Rua Wenceslau Braz, 481. Por iniciativa do vereador Cristiano Vilas Boas, a biblioteca comunitária José Arnaldo foi implantada para receber crianças para leituras complementares e oferecer espaço para feitura de tarefas escolares. A educadora Keka, viúva do professor, prestigiou a inauguração em 29 de maio de 2014. O Projeto Poesia Viva fez doação de 200 exemplares de livros de autores aldravistas e de parceiros do projeto.


Ato de doação de livros do Poesia Viva para a Biblioteca Prof. José Arnaldo


A educadora Keka, na inauguração.

***********************

Projeto Poesia Viva no Hospital de Mariana


Andreia Donadon Leal com Ryam e Vinícius na biblioteca e brinquedoteca do Hospital
Clique na imagem e veja mais

 

 

Aldravistas Lançaram livro no
13º Circuito de Literatura CLESI

Autores aldravistas lançaram livros no 13º Circuito de Literatura CLESI, no Teatro do Centro Cultural USIMINAS, dia 24 de maio, às 20 horas, em Ipatinga, MG.


Clique na imagem e veja como foi

*********** ***********

Projeto Poesia Viva Lança livros
em distrito de Mariana

Deu na Coluna de Manoel Hygino - Hoje em Dia
de 19 de maio de 2014

Projeto Poesia Viva Lança livros
na Comunidade de Serra do Carmo

Clique na imagem e veja como foi

A Secretaria Municipal de Educação e os escritores do Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - do Mec/Minc em 2009, Poesia Viva: a poesia bate à sua porta, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira lançarão dia 17 de maio, na Escola Municipal Serra do Carmo (distrito de Mariana) coleção de seis livros inéditos de literatura, extensão do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, sendo que cada aluno receberá um livro, segundo sua faixa etária e nível escolar.
Foram editados dois livros para crianças: Os Quatro Meninos da escritora Andreia Donadon Leal e As crianças que ainda somos do poeta Gabriel Bicalho, e quatro livros para todas as idades: João-sem-braço, contos de J. B. Donadon-Leal; Algo nas Nuvens, poesia de J.S. Ferreira; Brevidades, crônica, e Megalumens, aldravia, ambos de Andreia Donadon Leal.
A edição dessa coleção foi idealizada pelo Prefeito Municipal de Mariana, que elaborou projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal para celebração do Convênio 080/2013. Os autores das obras da coleção e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação farão a distribuição dos livros nas escolas, estabelecendo contato direto entre alunos e autores, com o objetivo de aumentar o interesse pela leitura e gosto pelo livro, além de disponibilizar acervo literário para as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

*************************************

IIª Semana Luso-Brasileira de Arte Aldravista
Acompanhe aqui

Acontecerá de 23 a 35 de abril, em Lisboa e Cascais, a IIª Semana Luso-Brasileira de Arte Aldravista. Poetas das duas nações se encontrarão para o lançamento do Livro II das Aldravias e debaterem sobre os rumos da poesia.


Clique na imagem para acompanhar as atividades dos poetas aldravianistas em Portugal

Lançamento de O Livro II das Aldravias em Madri

Poetas aldravianistas estarão em 27 de abril de 2014, às 19 horas, no Ateneo de Madri, para o lançamento de O Livro II das Aldravias. Os criadores dessa nova forma de poesia (aldravia) e organizadores do livro - Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal - falarão sobre essa forma sintética de poesia. Os autores presentes apresentarão suas aldravias.


Clique na imagem para acompanhar as atividades dos poetas aldravianistas em Madri

 

*************

 

Prefeito de Mariana incentiva circulação de livros e autores na Rede Pública de Ensino


Prefeito Celso Cota recebe coleção de livros dos escritores aldravistas


A Secretaria Municipal de Educação e os escritores do Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - do Mec/Minc em 2009, Poesia Viva: a poesia bate à sua porta, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira lançarão na segunda quinzena de maio, na Escola Municipal Serra do Carmo (distrito de Mariana) coleção de seis livros inéditos de literatura, extensão do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, sendo que cada aluno receberá um livro, segundo sua faixa etária e nível escolar.
Foram editados dois livros para crianças: Os Quatro Meninos da escritora Andreia Donadon Leal e As crianças que ainda somos do poeta Gabriel Bicalho, e quatro livros para todas as idades: João-sem-braço, contos de J. B. Donadon-Leal; Algo nas Nuvens, poesia de J.S. Ferreira; Brevidades, crônica, e Megalumens, aldravia, ambos de Andreia Donadon Leal.
A edição dessa coleção foi idealizada pelo Prefeito Municipal de Mariana, que elaborou projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal para celebração do Convênio 080/2013. Os autores das obras da coleção e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação farão a distribuição dos livros nas escolas, estabelecendo contato direto entre alunos e autores, com o objetivo de aumentar o interesse pela leitura e gosto pelo livro, além de disponibilizar acervo literário para as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino.


Secretária de Educação Elizabeth Cota recebe coleção de livros dos aldravistas


Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação de Mariana recebe coleção de livros de aldravistas


Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação de Mariana recebe coleção de livros de aldravistas

Conheçam o Projeto de Incentivo à leitura, ao Livro e à Literatura.
http://pontoleituramariana.blogspot.com.br/

Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal foram homenageados pela
Academia Brasileira de Medalhística Militar

Em cerimônia que realizada em 13 de março de 2014, às 17h30min, na FALARJ, Rua Teixeira de Freitas, nº 05, Centro, no Rio de Janeiro, os acadêmicos da ALACIB e poetas aldravistas Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal foram homenageados pela Academia Brasileira de Medalhística Militar. A ABRAMMIL foi fundada em 01 de março de 2007, tem como Patrono D. João VI, declarada de Utilidade Pública Estadual do Rio de Janeiro, é entidade Registrada na União Europeia e Cadastrada na Organização das Nações Unidas. A indicação dos acadêmicos da ALACIB e poetas aldravistas para receberem a homengem foi do Membro Titular da ABRAMMIL, acadêmico Gilberto Madeira Peixoto.

**** ****** ****

Jorna Aldrava Cultural reconhecido pela IWA

O JORNAL ALDRAVA CULTURAL é reconhecido pela IWA (Internacional Writers and Artists Association - entidade de Toledo- OH-USA) o MELHOR (The Best) JORNAL DE POESIA SINTÉTICA DE 2014 do BRASIL! Prêmio para a Aldravia! Parabéns a todos que amam a Poesia!

This Diploma is to certify that is 2014 ALDRAVA CULTURAL/ALDRAVA LETRAS E ARTES
who has demonstrated distinguished achievement within the principles and purposes
of the International Writers and Artists Association, is recognized as THE BEST
JORNAL OF SYNTHETIC POETRY of BRAZIL

assina: Teresinka Pereira, Presidente

A Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) fundada em 1978, a IWA é a maior entidade literária e artística do mundo composta por mais de 1.200 membros. A Presidente da IWA, Dra.Teresinka Pereira, é mineira, naturalizada norte-americana.
“A Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) tem sede em Toledo. Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Entre seus membros mais ilustres estão príncipes, presidentes de nações, ganhadores de Prêmio Nobel de Literatura e Paz, grandes escritores, artistas, editores e colecionadores de arte, além de ativistas culturais. A diretoria da entidade é composta de diretores em diversos países como Rússia, Cuba, Estados Unidos, Turquia, Tunísia, Argélia, Coréia, Japão. A entidade é também representada na UNESCO. Entre as atividades da IWA estão as menções para o Prêmio Nobel de Paz e para o Prêmio Nobel de Literatura. A IWA apoia a liberdade de expressão e os direitos e liberdades da Declaração Universal dos Direitos do Homem para todos os povos.”

***************************

Acadêmicos da ALACIB tomarão posse na Academia de Letras e Artes - Portugal

Os acadêmicos da ALACIB Gilberto Madeira Peixoto e José Luiz Foureaux de Souza Júnior tomarão posse na ALA - Academia de Letras e Artes - Monte Estoril - Portugal. A cerimônia ocorrerá em 21 de fevereiro, às 19 horas na sede da Academia. Este acontecimento consolida ainda mais o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal.


NOVOS ACADÉMICOS

Académicos Correspondentes na Classe de Letras
- Dra. Ana Maria Coutinho e Castro
- Manuel António Amendoeira
- João Coelho dos Santos
- Dra. Maria Margarida Porto Cristina Afonso
- Dr. Hélder José Godinho Mendes
- Arqtº. Ruy de Sequeira Manso Gomes Palma Jervis d’Athouguia Ferreira Pinto Basto - Académico de Honra (A Título Póstumo)

Académicos Correspondentes Estrangeiros na Classe de Letras
- Dr. Emérson Rocha dos Santos
- Dr. Gilberto Madeira Peixoto
- Dra. Glória Brandão
- Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior
- Dra. Michelle Franzini Zanin

Académicos Correspondentes Estrangeiros na Classe de Artes
- Prof. Antonio Sciortino
- Dr. Miguel Fuentes Del Olmo

 

******* *******

ALACIB abre ano acadêmico em 29 de março

Prezados Membros da ALACIB, escritores vencedores do 1° Concurso Internacional de Literatura da ALACIB e Convidados

Paz e Bem! Feliz 2014! Envio-lhes data de cerimônia de Premiação do 1° Concurso Internacional de Literatura da ALACIB.
Os escritores vencedores residentes em Portugal receberão a premiação no mês de abril de 2014, em Lisboa, na reunião da ALACIB. (Local a ser confirmado)

Será uma honra contar com sua presença!

1ª REUNIÃO da ALACIB de 2014.
DIA 29 DE MARÇO DE 2014. (Sábado: 16:00)
Local: Auditório do ICHS/UFOP
Rua Cônego Amando, s/n° - Centro
Cidade: Mariana-MG

Pauta:

Minipalestra - 1º: Comunicação: "O Saci no Folclore e na obra de Monteiro Lobato"- com a Acadêmica Miriam Stella Blonski.

Miriam Stella Blonski é natural de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. É professora, e posteriormente Inspetora Escolar. É pesquisadora da Cultura Popular, dedicando-se ao registro de lendas, casos, testemunhos,fazeres e lembranças das pessoas que encontra, nas trilhas que percorre, em especial da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais, onde reside.
Especializou-se, na UFMG, em Literatura Brasileira, defendendo a dissertação de Mestrado: “A representação do Saci na Cultura Popular e em Monteiro Lobato”. Atualmente é diretora do Centro Cultural de São Gonçalo.É articulista do Jornal “São Gonçalo Notícias”. Colabora com vários periódicos da região. Publicou alguns livros, e entre eles: O pescador de lembranças – breve introdução à leitura de Max´s de Figueiredo Portes; Corporação Musical Santa Cecília – memória afetiva e histórica de São Gonçalo do Rio Abaixo; Trilha de Lembranças, vols. 1 e 2.
Faz parte de instituições culturais de Brasil e do estrangeiro. Membro efetivo da ALACIB.
2- Leitura das Poesias Classificadas (somente Poesia) no 1° Concurso Internacional de Literatura da ALACIB, pelos Membros da Academia Infantojuvenil de Letras, Artes e Ciências.

3- Entrega dos Prêmios e da coletânea: Prosa e Verso (textos vencedores do Concurso - 1,2 e 3º lugar) do 1º Concurso Internacional de Literatura da ALACIB.


Coletânea ALACIB - prosa e verso

4- Entrega aos autores do Livro I da ALACIB


O Livro I da ALACIB

5- Café Colonial

******* *********

 

A escritora aldravista Andreia Donadon Leal participa da antologia Brèsil en Scène da Divine Acadèmie, de Paris - França, que será lançada em março de 2014, no Salão do Livro de Paris (Port de Versailles - Pavillon 1 - Paris, de 21 a 24 de março de 2014) e em novembro deste ano, em Cerimônia de Gala, no Rio de Janeiro.

Aldravipeia

Criada por Andreia Donadon Leal e com argumento teórico de J. B. Donadon-Leal, a Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas lançou neste 17 de setembro de 2013 uma novidade na produção poética - a aldravipeia. Trata-se de um poema temático constituído por 20 aldravias, todas dedicadas a um único tema ou a uma única palavra. Confira

Projeto de Lei Estadual institui a Semana da Leitura

Assembleia Legislativa de Minas Gerais concederá Título aos Projeto de Incentivo à Leitura realizados em Minas Gerais e Premiados pelo Mec-Minc. O Projeto POESIA VIVA - a poesia bate à sua porta, de Mariana (idealizado por Andreia Donadon Leal) é um deles. Confira

ALACIB declarada de "utilidade pública" por Lei Municipal

Câmara Municipal de Mariana aprova Projeto da Lei 7.762 que outorga à ALACIB o título de utilidade pública municipal. Com 05 anos de funcionamento, a Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil foi declarada de "utilidade pública municipal" pela Câmara de Vereadores de Mariana em sessão ordinária realizada em 16 de setembro de 2013. A Lei foi sancionada pelo Prefeito Muncipal em 17 de setembro de 2013, publicada no órgão oficial do município - o monumento Ano XXIX, nº 100 de 25/09 a 02/10/2013, pág. 6.